• Nenhum resultado encontrado

DIMENSÕES E INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE

No documento Download/Open (páginas 33-37)

Nos últimos anos com o surgimento de uma série de iniciativas no sentido de colocar em ação as práticas socioambientais nas organizações, instituições e governos, gerou-se consequentemente a necessidade de criar ferramentas de avaliação para mensurar o grau de sustentabilidade.

O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. “É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado” (FERREIRA, CASSIOLATO E GONZALES, 2009).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nas informações da realidade brasileira divulga os indicadores de sustentabilidade, que congregam quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.

Esses indicadores referem-se às seguintes diretrizes, a saber: equidade; eficiência; adaptabilidade e capacidade institucional.

Quadro 3–Dimensões para Construção de Indicadores de Sustentabilidade - IBGE

AMBIENTAL SOCIAL ECONÔMICO INSTITUCIONAL

Atmosfera População Quadro econômico Quadro institucional

Terra

Água doce, Oceanos, Mares e áreas costeiras Trabalho e rendimento Saúde Padrões de produção e consumo Capacidade institucional Biodiversidade Saneamento Educação Habitação Fonte: IBGE (2012)

Alguns desses indicadores são utilizados para informar a complexa realidade existente de forma compacta, facilitando a análise e entendimento.

Para a realização da pesquisa são apresentados os indicadores utilizados com base no relatório do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável com foco na Agroindústria (CEBDS, 2008-2010), em que são apresentados considerando as dimensões ambiental, econômica e social.

Para o desenvolvimento deste trabalho foram escolhidos alguns dos indicadores apresentados no CEBDS (2010), considerando as três dimensões do tripé da sustentabilidade.

SOCI AL SOCI AL SOCI AL

O motivo da escolha dos indicadores de sustentabilidade Empresarial do CEBDS se deu em função de estarem representando as empresas da Agroindústria no Brasil que é o foco do objeto de estudo do trabalho.

Quadro 4 - Indicadores de Sustentabilidade CEBDS

AMBIENTAL ECONÔMICO SOCIAL

Emissões, efluentes e resíduos. Faturamento Sociedade

Água e Energia Tributos Segurança e Saúde

Conformidade ambiental Folha de Pagamento Responsabilidade social

Fornecedores Lucro Treinamento

Materiais Receita Práticas trabalhistas

Biodiversidade Investimentos Diversidade

Reciclagem - Preservação Exportação Direitos humanos

Fonte: CEBDS (2008-2010)

Segundo Bueno et al. (2011), a sustentabilidade empresarial pode ser constatada através de ações voltadas para três dimensões principais: econômica, social e ambiental. Essas dimensões foram denominadas de Triple Botton Line, representando um modelo de sustentabilidade socioambiental também chamado de tripé da sustentabilidade, apresentado em 1987 por John Elkington. “Corresponde à preocupação que as organizações devem ter com as pessoas, com o negócio, com o lucro que garante a atividade e a preocupação com o meio ambiente” (NEVES, 2010).

O (TBL) aborda os resultados da empresa não apenas pelo valor econômico adicionado, mas também pelo valor social e ambiental que elas criam – ou destroem.

A sustentabilidade será analisada a partir das dimensões representadas no Triple Botton Line, como mostra a figura 2.

ECONÔMICA

ECONÔMICO

CRESCIMENTO ECONÔMICO

PROTEÇÃO AMBIENTAL COMUNIDADE E EQUIDADE

AMBIENTAL SOCIAL

Fonte: Elaboração própria adaptado de Elkington (2004).

O modelo (TBL) é também conhecido como 3Ps da sustentabilidade: people (pessoas), profit (lucro), planet (planeta), os quais foram introduzidos no planejamento estratégico das organizações definindo novos paradigmas de gerenciamento onde cada dimensão deve ser continuamente controlada e melhorada ou ter como filosofia a busca da melhoria contínua.

3.2.1 Dimensão econômica

Nessa dimensão destaca-se o crescimento, a eficiência e a estabilidade dos recursos e condições econômicas como importantes meios para a busca da sustentabilidade nessa dimensão (MUNASINGHE, 2007).

Essa dimensão busca reduzir os custos sociais e ambientais. O lucro é que garante a continuidade do investimento pela atratividade (NEVES, 2007).

Para Melo e Froes (2010) essa dimensão caracteriza a criação de valor, gerar emprego e renda, desenvolver uma rede de fornecedores.

A dimensão econômica da sustentabilidade se refere aos impactos da organização sobre os seus stakeholders (ALBUQUERQUE, 2007).

Nesse trabalho a dimensão econômica caracteriza-se por identificar as possíveis condições de gerar valor econômico para o setor sucroalcooleiro, seja na redução de custos organizacionais, através da reutilização de seus resíduos ou pela geração de novos negócios sustentáveis que trazem aumento de valor e renda para empresa, obtidos através de novas atividades, produtos ou segmentos.

Essa dimensão, especificamente nesse trabalho está também condicionada à identificação de uma nova gestão nas empresas entrevistadas, que condicionem as estratégias desenvolvidas para obtenção de um valor agregado, talvez intangível, porém de grande repercussão, como por exemplo, a existência de estratégias de marketing que envolva a divulgação das ações no campo ambiental e no contexto social.

Indicadores da dimensão econômica

Segundo Bueno et al (2011), a dimensão econômica, pode designar: vantagem competitiva, qualidade e custo, foco, mercado, resultado, estratégias de negócio.

Os indicadores que serão utilizados para identificar a dimensão econômica são: exportações; investimentos; tributos e vendas.

A análise dos investimentos busca identificar se há existência da aplicação de numerários (dinheiro), por exemplo, no desenvolvimento de pesquisas com vistas ao crescimento do setor.

Com o estudo dos tributos objetiva-se conhecer quais as principais contribuições, taxas, impostos, para o governo.

O conhecimento sobre o montante das vendas busca identificar a quantia vendida.

3.2.2 Dimensão ambiental

Essa dimensão se preocupa com a capacidade de um sistema voltar ao seu equilíbrio após receber alguma mudança. É uma preocupação constante, que se refere aos impactos da organização sobre o meio natural.

Segundo Sachs (1993), essa dimensão deve considerar os recursos naturais que são renováveis e limitar o uso dos recursos não renováveis.

Inclui nessa dimensão uma estrutura assegurando o compromisso com o atendimento aos requisitos legais, compromissos com a redução de poluição, estabelecendo uma política ambiental apropriada, decorrentes das atividades exercidas no ambiente.

Os indicadores de desempenho nessa dimensão se relacionam com energia, água, resíduos, emissões entre outros.

Indicadores da dimensão ambiental

Segundo Bueno et al (2011), a dimensão ambiental busca designar as tecnologias limpas, reciclagem, utilização sustentável de recursos naturais, atendimento a legislação, tratamento de efluentes e resíduos, produtos ecologicamente corretos e impactos ambientais.

As variáveis utilizadas para identificar as ações da dimensão ambiental são: água e energia; emissões, efluentes e resíduos; conformidade ambiental e biodiversidade.

A água e energia para identificar o uso racional das fontes renováveis, eficiência energética e hídrica dentro da empresa.

As emissões, efluentes e resíduos, visam identificar ações de controle/ tratamento das emissões de gases, efluentes, líquidos e resíduos sólidos.

A conformidade ambiental visa identificar a existência de atuações caracterizada pela violação das normas de proteção ambiental.

A biodiversidade visa identificar se existe a prática de ações voltadas para a manutenção de um habitat natural.

3.2.3 Dimensão social

Na dimensão social, busca-se equilibrar a renda, moradia, emprego, oportunidades de participação social com vistas à redução das desigualdades entre os atores sociais envolvidos.

Os indicadores destinados nessa dimensão contemplam as práticas trabalhistas, os direitos humanos, a responsabilidade de um pelo outro, refletindo os impactos das organizações na sociedade em que opera.

Segundo Melo e Froes (2010), a dimensão social deixa de ser um atributo e passa a tornar valor com real compromisso empresarial, definindo políticas para as empresas.

Indicadores da dimensão social

Os indicadores utilizados para abordar a dimensão social são: práticas trabalhistas; responsabilidade social; segurança e saúde e treinamento.

As práticas trabalhistas visam identificar o cumprimento dos direitos e deveres dos funcionários.

A responsabilidade social procura identificar se ocorrem ações que promovam o desenvolvimento social.

A segurança e a saúde visa obter informações sobre segurança do trabalho e saúde ocupacional.

O treinamento busca obter informações sobre se ocorre à preocupação como desenvolvimento dos funcionários tornando-os aptos para suas atividades.

Pesquisas demonstram que as teorias sobre Responsabilidade Social Empresarial detém foco predominante nas relações de desempenho financeiro da organização, motivação dos colaboradores e percepção do consumidor (ARRUDA, 2009).

No documento Download/Open (páginas 33-37)