• Nenhum resultado encontrado

6.2 Bancada Experimental

6.2.2 Dimensionamento e montagem

O primeiro passo para o dimensionamento da bancada experimental é a definição de sua faixa de frequência de trabalho. Tendo em vista que o MMT possui validade somente até a frequência de corte, essa foi adotada como a faixa de frequência de trabalho do presente trabalho, calculada conforme Eq.(3.33).

A tubulação de teste onde foram alocados os microfones, possuem diâmetro de 150 mm, com espessura de parede de 5 mm, sendo portanto sua frequência de corte de 1340 Hz. Esse valor é a frequência máxima de trabalho da bancada, 𝑓max, com a qual foi

determinado o espaçamento entre os microfones, 𝑠𝑛, utilizando a Eq. (6.13):

𝑠𝑛<<

𝑐

2𝑓max

. (6.13)

A variável 𝑠𝑛 representa o espaçamento entre os microfones localizados em ambas

as faces do objeto de teste, em metros, 𝑐 é a velocidade do som no meio, no caso, 343 m/s. Dessa maneira, 𝑠1 e 𝑠2, como mostrados na Fig. 6.1, equivalem a 0, 10 m. A norma

ASTM E 2611 ASTM (2017) recomenda que o espaçamento entre os microfones não deve ultrapassar 80% do valor de 𝑐/2𝑓max.

Com relação à frequência mínima de trabalho, 𝑓min, a norma recomenda que

a mesma seja determinada com base no espaçamento mínimo entre os microfones, 𝑠𝑛,

ressaltando que este valor deve ser superior a 1% do comprimento de onda, (𝜆 = 𝑐 𝑓min).

Escrevendo matematicamente, a 𝑓min foi determinada conforme Eq. (6.14), sendo portanto

34, 3 Hz.

𝑓min =

0, 01𝑐

𝑠 . (6.14)

Dessa maneira, a faixa de frequência dos resultados obtidos pela bancada foi de:

34, 3Hz < 𝑓 < 1340Hz.

Diferentemente dos dutos de teste, os modelos de filtro acústico propostos possuem diâmetro de 0,3 m, o que resulta em uma frequência de corte de 670 Hz, o que significa

que esse valor é o limite de frequência de propagação de ondas planas no interior desse elemento. Isso indica que a bancada experimental possibilita a medição tanto nessa região de frequências, como além destas. Tendo em vista que o objeto de estudo é o filtro acústico, os resultados serão demonstrados apenas até 670 Hz, de modo que os efeitos acima dessa faixa de frequência não serão estudados no presente trabalho.

Outra dimensão determinada, foi aquela referente à distância entre a fonte e o primeiro microfone de medição,(𝑙1), sobre o qual, a norma recomenda que seu valor seja

no mínimo 3 vezes o valor do diâmetro do duto de medições, sendo portanto, 0,45 m. Foi determinada ainda, a distância entre o microfone mais próximo ao objeto de teste, que no caso, é o filtro acústico, recomendado pela norma que seja no mínimo 2 vezes o diâmetro do duto, sendo nesse caso, 0,3 m. Todas essas dimensões estão demonstradas no desenho técnico final da bancada de testes, demonstrado no ApêndiceA.

A montagem da bancada experimental se inicia com a fonte sonora, que é constituída pelo alto-falante Markaudio Alpair-10 Gold 6 "Full Range Gen 2, que possui 35 Watts RMS e faixa de frequência de 40 a 23 kHz. O mesmo foi armazenado em uma caixa confeccionada em MDF 12 mm, revestida com material de alta absorção acústica, garantindo condições minimamente não reflexivas. A Figura (6.4) demonstra a caixa acústica com alto-falante embutido, utilizado como fonte sonora.

Figura 6.4 – Fonte Sonora utilizada na bancada de testes: alto-falante embutido na caixa acústica.

O sinal de teste foi fornecido ao alto-falante por um gerador de ruído branco, que passou por um filtro passa baixas, e por um amplificador, sendo enviado ao alto-falante embutido na caixa acústica. O projeto desses elementos foi descrito por (SILVA et al.,

2013), e são demonstrados pela Figura (6.5).

Os quatro microfones utilizados são da marca BSWA Technology, do tipo campo livre, de 1/4", mostrados na Fig. (6.6(a)). Para alocação dos microfones nas paredes do tubo, foram utilizadas uniões de engate rápido fabricadas em nylon, com diâmetro de 6mm, conforme mostra a Figura (6.6 (b)).

(a) (b)

Figura 6.6 – Microfones utilizados e suporte adaptado para fixação no duto. (a) Microfones de 1/4” e (b) União de engate rápido.

Interligada aos microfones, possibilitando a coleta dos dados, foi utilizada uma placa de aquisição de quatro-canais, demonstrada pela Figura (6.7), que consiste em um sistema virtual plug and play, que é conectada ao computador através de uma entrada USB. Para processamento do sinal, foi utilizado o software VA-Lab, que acompanha a placa de aquisição.

Figura 6.7 – Analisador de frequência digital de quatro canais utilizado na bancada expe- rimental.

Todos os experimentos foram realizados em um computador de 6GB de RAM, processador Intel Core 2 Duo 2,93 GHz, de onde os dados de TL sob incidência normal foram extraídos em formato de texto (.txt). Para comparação dos dados, foi utilizado o software MATLAB®, no qual os arquivos em formato (.txt) foram incluídos, para geração dos gráficos.

Com relação à montagem do filtro acústico na bancada, esta foi realizada de modo que sejam facilmente removíveis, visto a variedade de configurações internas. Para facilitar a união entre o silenciador e os dutos de medição, foram feitas adaptações com CAPs de ambos os diâmetros dos dutos, de 0,3 m e de 0,150 m, proporcionando um isolamento entre

os dutos removíveis da bancada. A Figura (6.8) ilustra um dos modelos de silenciador fora da bancada de testes, e a adaptação feita com as CAPs para união entre os dois elementos.

(a) (b)

Figura 6.8 – Objeto de teste da bancada experimental. (a) Silenciador e (b) Detalhe da adaptação existente na entrada e na saída do silenciador.

As CAPs de união entre os dutos, bem como o posicionamento da MPP no interior dos filtros acústicos, foi utilizado silicone de vedação, para evitar frestas e possíveis vazamentos de som na bancada de testes. Dessa maneira, garantiu-se também que a MPP ficasse paralela à parede interna da câmara, formando a cavidade de apoio entre a MPP e essa. Como o método de Duas Cargas necessita de terminações com diferentes impedâncias, na primeira medição foram utilizadas duas espumas simultaneamente, uma do tipo casca de ovo e outra reta, demonstradas na Fig. (6.9 (a)). Para que a outra terminação fosse fechada, foi utilizada uma CAP de PVC, de diâmetro 0,150 m, mostrada pela Fig. (6.9(b)).

(a) (b)

Figura 6.9 – Terminações utilizadas no Método de Duas Cargas: (a) Espumas acústicas plana e casca de ovo, (b) CAP de 0,150 m de diâmetro.

Com isso, o processo de montagem dos equipamentos constituintes da bancada expe- rimental é finalizado, iniciando-se a fase de calibração e aferição desta. Esses procedimentos são descritos pela norma ASTM E2611ASTM(2017), e serão realizados em conjunto com o software VA-Lab. A descrição detalhada desses procedimentos será realizada na próxima seção.