• Nenhum resultado encontrado

Recomendações sobre dirigir fora de estrada

A direção "fora de estrada" pode ser prazeirosa, mas tem vários riscos, e o maior deles é a própria superfície. Fora de estrada significa fora do sistema de rodovias. Não existe demarcação de tráfego na superfície. Não há placas de trânsito. As superfícies podem ser escorregadias, irregulares, em aclive ou declive acentuado. Resumindo, significa dirigir sobre as condições naturais do solo.

Dirigir fora de estrada exige certas habilidades adicionais. Damos a seguir algumas recomendações e

sugestões que tornarão mais segura e agradável a direção fora de estrada.

Antes de dirigir fora de estrada

É preciso observar alguns tópicos antes de dirigir fora de estrada. Por exemplo, providencie a execução de todos os serviços de reparo e manutenção.

. Há combustível suficiente? . O pneu reserva está com a

pressão correta? Os níveis dos fluidos estão dentro do

especificado?

. Quais os regulamentos locais para direção fora de estrada? Se não souber, consulte as autoridades locais. Você vai entrar em propriedade privada? Neste caso, obtenha a devida autorização.

Depois de dirigir fora de estrada

Remova todo o material aderido ao fundo do veículo, no chassi ou embaixo do capô. Alguns podem ter

risco de incêndio. Depois de dirigir em lama ou em areia, limpe e verifique as lonas de freio. Essas substâncias podem

prejudicar a frenagem e vitrificar as sapatas. Verifique carroceria, direção, suspensão, rodas, pneus, sistema de escapamento,

tubulações de combustível e sistema de arrefecimento. Durante o uso fora da estrada, seu veículo exigirá menores intervalos de manutenção.

Familiarize-se com o método de dirigir fora de estrada

Antes de iniciar qualquer viagem, convém praticar em um local seguro nas proximidades. A direção fora de estrada exige certas habilidades novas e diferentes, tais como: Ficar atento aos tipos de sinais

diferentes. Sua visão, por exemplo, deve observar o terreno o tempo todo quanto a restrições

inesperadas.

Seus braços, pés e corpo devem reagir às vibrações e movimentos do veículo. Controlar o veículo é o principal fator para uma boa viagem

fora de estrada. A melhor maneira de controlar o veículo é controlando sua velocidade. Alguns pontos devem ser observados. Em alta velocidade:

. Os objetos se aproximam mais rápido; há menos tempo para notar as imperfeições do terreno;

. O tempo de reação fica menor; . O veículo balança mais ao

vencer obstáculos;

. É preciso uma maior distância para a frenagem, principalmente em estradas de terra.

Cuidado

Ao dirigir fora de estrada, movimentos e manobras repentinos poderão provocar a perda de controle da direção. Isto poderá causar a perda de controle do veículo e colisões. Assim, ao dirigir em estradas e fora delas, você e seus

passageiros devem usar os cintos de segurança.

Dirigir com neblina

Ocorre neblina quando existe muita umidade no ar ou geada intensa. A neblina pode ser tão leve,

permitindo enxergar centenas de metros à frente, ou espessa, reduzindo a visão a poucos metros. Pode surgir neblina de repente em uma estrada normal, tornando-se um risco. Dirigir com neblina limita rapidamente a visibilidade. Aumenta o perigo de colidir com o veículo à frente ou ser atingido pelo de trás. Procure determinar a densidade da neblina. Se for difícil enxergar o veículo à sua frente (ou,

durante a noite, as lanternas traseiras) você deve estar em meio a neblina espessa. Reduza a velocidade, para que o veículo atrás de você faça o mesmo.

O corpo da neblina pode se

prolongar por apenas alguns metros ou por muitos quilômetros, sendo impossível saber enquanto não sair dela. Tudo o que há a fazer é enfrentá-la com cuidado. Mesmo que às vezes o tempo pareça bom, pode haver neblina, principalmente à noite ou durante a madrugada, em estradas que atravessem vales ou regiões alagadas. De uma hora para outra, a pessoa pode estar envolta em neblina espessa, sem enxergar muito pelo para-brisa.

Frequentemente os faróis tornam possível notar estas ondas de neblina, embora algumas vezes você seja apanhado no alto de uma subida ou no fundo de um vale. O limpador e o lavador do para-brisa ajudam a remover a sujeira proveniente da estrada. Diminua a velocidade.

Recomendações para dirigir na neblina

. Quando entrar em um trecho enevoado, ligue o farol baixo ou os faróis de neblina, mesmo durante o dia. Você enxergará melhor os outros e também será visto por eles.

. Não ligue o farol alto, pois o clarão vai lhe ofuscar. . Use o desembaçador. Se a

umidade estiver elevada, até a menor condensação dentro do veículo prejudicará a

visibilidade, que já está reduzida. Ligue por alguns instantes o limpador e o lavador do para-brisa. A umidade do lado externo dos vidros pode parecer neblina.

. Se a visibilidade tornar-se nula e você tiver de parar mas não tiver certeza se ainda está na

estrada, acenda os faróis, ligue o pisca-alerta e toque a buzina de vez em quando ou sempre que perceber a aproximação de algum veículo.

. Não ultrapasse com neblina, a não ser que tenha boa

visibilidade à frente e a manobra for segura. Mesmo assim, fique preparado para recuar se a neblina à sua frente ficar mais espessa. Se outros veículos estiverem ultrapassando, facilite a manobra para eles.

Dirigir na lama ou na areia

Quando se dirige sobre lama ou areia, as rodas perdem a tração. Não se consegue acelerar com rapidez, as manobras ficam mais difíceis e frear o veículo exige maiores distâncias.

Na lama, é melhor usar uma marcha baixa - quanto mais densa a lama, mais baixa deve ser a marcha. Se entrar em um banco de lama espessa, mantenha o veículo em movimento para não atolar. Quando se passa por areia muito macia (como em praias ou dunas), os pneus tendem a afundar. Isto prejudica a direção, a aceleração e a frenagem. Para melhorar a tração, reduza um pouco a pressão dos pneus quando for entrar em areia.

Nota

Depois de dirigir sobre lama ou areia, limpe e verifique as lonas dos freios. A não execução deste serviço pode causar frenagem irregular ou a vitrificação das lonas dos freios. Verifique se há danos na estrutura da carroceria, na direção, na suspensão, nas rodas, nos pneus e no sistema de escapamento.

Direção em estradas

Documentos relacionados