• Nenhum resultado encontrado

Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em

CAPITULO II – PELOS CAMINHOS DO ENSINO SUPERIOR

2.3 Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em

O Conselho Nacional de Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena, com fundamento no Parecer CNE/CES 58/2004, de 18 de fevereiro de 2004. Em seu art. 4 determina que ―o curso de graduação em Educação Física deverá assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética‖ e que:

O graduado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

O Art. 5º as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física (2004, p. 1) sugere que:

A Instituição de Ensino Superior deverá pautar o projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física nos seguintes princípios: a) autonomia institucional; b) articulação entre ensino, pesquisa e extensão; c) graduação como formação inicial; d) formação continuada; e) ética pessoal e profissional; f) ação crítica, investigativa e reconstrutiva do conhecimento; g) construção e gestão coletiva do projeto pedagógico; h) abordagem interdisciplinar do conhecimento; i) indissociabilidade teoria-prática; j) articulação entre conhecimentos de formação ampliada e específica.

Durante a pesquisa, podemos perceber o comprometimento da Universidade de Cruz Alta, no projeto pedagógico do curso de educação física, o qual leva em conta as normativas das Diretrizes Curriculares Nacionais, pois sabemos que é uma exigência legal.

O Art. 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física (2004, p. 1) indica que: As competências de natureza político- social, ético moral, técnico-profissional e científica deverão constituir a concepção nuclear do projeto pedagógico de formação do graduado em Educação Física. Da mesma forma, no parágrafo 1º do referido artigo, elencam-se as competências e habilidades que devem permear a formação do graduado:

Parágrafo 1º - A formação do graduado em Educação Física deverá ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada visando a aquisição e desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

 Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

 Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

 Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

 Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

 Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico- esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

 Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico- profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

 Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico- profissional.

 Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Analisando todas estas competências e habilidades percebemos a responsabilidade na formação acadêmica dos nossos jovens e quantas habilidades e competências são necessárias para a formação de um bom profissional na área de educação física, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Sendo a Faculdade de Educação Física da Universidade de Cruz Alta, o lócus dessa pesquisa, apresentam-se os seguintes dados sobre esta instituição: o funcionamento foi autorizado pelo parecer 216/72 do Conselho Federal de Educação em 10 de abril de 1972 para atuar com os cursos de Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo, na época mantida pela Associação de Professores de Cruz Alta, antecessora da Universidade de Cruz Alta. Esta autorização veio por

Decreto Federal n.º 7.427, de 17 de abril de 1972 e publicada no Diário Oficial da República Federativa do Brasil, em 19 de abril de 1972.

O reconhecimento do Curso de Educação Física, habilitações em Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo da Faculdade de Educação Física de Cruz Alta, foi obtido somente pelo decreto Presidencial n.º 77.508 de 29 de abril de 1976.

A Faculdade de Educação Física está entre as quatro faculdades mais antigas da instituição, perpassando toda uma trajetória de conquistas em conjunto com a Universidade de Cruz Alta. Pelo novo regimento da instituição, as faculdades foram extintas, passando todos os cursos organizados em centros. Hoje se chama Curso de Educação Física – Licenciatura e está ligado ao Centro de Ciências da Saúde.

O curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Cruz Alta está embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN 9.394/96, no Parecer CNE/CP nº 9 e 27/2001, na Resolução CNE/CP 1 e 2/2002 e 2/2004, na Resolução do CONFEF nº 46/2002, na Resolução 07/2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Educação Física e nos Princípios Institucionais, para formar profissionais capacitados a estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissionalmente e academicamente no contexto específico e histórico-cultural da educação básica, a partir de conhecimentos técnicos, científicos e culturais de modo a atender as diferentes manifestações e expressões do movimento humano referentes ao Sistema Nacional de Educação.

O referido curso tem como objetivo geral formar profissionais capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento biopsicossocial do ser humano, com exercício profissional voltado à ação transformadora e inovadora, fundamentados a partir de uma formação pedagógica crítico-reflexiva, política, técnica, científica, humanista, enfatizando aspectos éticos, socioambientais, culturais e de cidadania para atuar em contextos formais e/ou informais de educação ou em outros espaços em que são trabalhados os movimentos humanos. E possui como objetivos específicos:

 Formar professores com um embasamento teórico prático alicerçado na pesquisa e na extensão para atuar em ambientes formais de educação numa dimensão crítico-reflexiva do movimento humano;

 Formar professores para trabalhar com o movimento humano planejando, dirigindo, supervisionando, executando e avaliando programas, planos e projetos de Atividades Físicas;

 Instrumentalizar os acadêmicos com sólida formação para realizar auditorias e consultorias no âmbito educacional;

 Formar profissionais que possam participar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos na área da atividade física e do desporto;

 Proporcionar a apreensão de conhecimentos teóricos e práticos que propiciem o planejar, dirigir, supervisionar, executar e avaliar programas de recreação em atividades física, com caráter lúdico, objetivando promover, otimizar e restabelecer as perspectivas do lazer ativo e bem estar psicossocial e as relações sócio-culturais da população;

 Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos aos acadêmicos para que possam atuar na área da atividade física e do desporto, orientando e ministrando exercícios físicos, com objetivo de promover, otimizar, aprimorar e reabilitar o funcionamento fisiológico-orgânico e o condicionamento físico, a fim de manter um estilo de vida ativo, prevenindo doenças e atingindo boas condições de vida e saúde para a sociedade, contribuindo para o alcance da autoestima e construção da cidadania;

 Proporcionar o embasamento teórico e prático necessário para prestar consultorias, orientações e aplicação de métodos e técnicas de administração e gerenciamento em instituições, entidades, órgãos e pessoas jurídicas cujas atividades afins sejam a docência da educação física.

Os objetivos que o Curso de Educação Física se propõe a alcançar derivam das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Educação Física.