• Nenhum resultado encontrado

A disciplina ICC como é ministrada atualmente e a metodologia de ensino utilizada

No documento Universidade de Brasília (páginas 131-134)

1. Apresentação da Disciplina

Atualmente a disciplina Introdução à Ciência da Computação (ICC) propicia aos alunos conhecimentos básicos na elaboração de programas computacionais. Para isso, o aluno deve aprender como é organizado internamente um computador e uma linguagem de programação que permita criar programas computacionais para a resolução de problemas simples.

2. Objetivos

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de, dado um determinado problema, elaborar um algoritmo para solucioná-lo, e implementá-lo como um programa simples que funcione corretamente no computador.

3. Ementa/Programa Atual

1. Introdução: Hardware. Software

2. Linguagem C: Estrutura de um programa C. Variáveis e tipos básicos. Constantes, Operadores, Funções e Expressões. Atribuição. Entrada e Saída de Dados. Operador Cast.

3. Estruturas Condicionais: Comando IF. Comando Switch.

4. Estruturas de Repetição. Comando Do-While. Comando While. Comando For. 5. Ponteiros e Funções: Ponteiros. Funções.

6. Arquivos: Arquivos text. Manipulação de arquivos.

7. Vetores: Tipo Array. Pesquisa em vetores. Ordenação de vetores. Strings. Arrays multidimensional.

8. Registros: Composição de structs. Arrays e Structs. Strcts em arquivos.

4. Metodologia Atual

A disciplina ICC é ministrada na forma semi-presencial. Vale 4 créditos. Não há aulas expositivas sobre o conteúdo conceitual.

Semanalmente há um dia de presença obrigatória. Neste dia, em uma semana ocorre estudo dirigido acompanhado pelo tutor da turma (exercício simulado da prova, 30

valendo 1 ponto da prova) e na semana seguinte uma prova é aplicada, e assim sucessivamente até completar os 7 módulos que compõem a disciplina

Anualmente são ofertadas 14 turmas de ICC, turmas de A a N. ICC é disciplina obrigatória dos cursos de Licenciatura em Matemática e para os Bacharelados em Matemática, Estatística, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Florestal e Engenharia de Produção.

Há seis grupos no Moodle para ICC Semi Presencial. Um grupo para as turmas A e B. Um segundo para as turmas L e M. Outro terceiro, para as turmas C e H. Um quarto grupo, para as turmas G, J e K. Um quinto para as turmas F e I e o sexto para as turmas D, E e N. As seis estão no Moodle em: www.aprender.unb.br -> Campus Darcy Ribeiro -> Ciência da Computação/. Cada grupo tem aulas no Linf, no mesmo dia e horário, em laboratórios distintos.

O aluno estuda pelo Tutorial_ICC, disponível dentro da disciplina. Há uma versão do Tutorial disponível para ser baixada pelo aluno, de modo que ele possa estudar off-line.

A principal ferramenta do Tutorial era a denominada Tira Teima. Consiste em um simulador que apresenta na tela, para um determinado programa, a sua execução passo a passo, exibindo uma representação da situação da memória, dos arquivos e do console. Também comunica ao aluno algumas mensagens em pontos críticos do programa. Para que o Tira teima funcione é preciso ter o Java instalado no computador e o browser suportar plugin npapi. A versão atual do Chrome não suporta mais e a tendência dos demais é deixar de suportá-lo.

A linguagem C é a utilizada para a construção de programas. O curso não é um curso de linguagem C. A linguagem serve apenas como ferramenta para que o aluno verifique se o seu raciocínio está correto.

São realizadas até 7 provas, na própria sala destinada para aulas no Linf. Cada prova corresponde a um dos módulos do programa. Todas as provas tem o mesmo peso. Há uma prova substitutiva que só pode ser feita por quem tenha perdido alguma prova anterior

As provas são disponibilizadas ao aluno por meio do Moodle. Há várias versões da mesma prova. O aluno fornece o seu número de matrícula e o Visualizador de Provas sorteia uma questão.

No final da prova o aluno envia a solução (código fonte) pelo Moodle. A prova é corrigida por um programa Corretor de Provas, que emite um relatório para cada aluno, com sua nota e comentários. O aluno pode fazer revisão de provas com o tutor encarregado, nas semanas seguintes à prova. O Corretor de Provas é um programa Java que apresenta muitos bugs e só corrige programas escritos em C. Existem várias versões, uma para cada entrada/saída diferente do programa, o que dificulta sua utilização. Existe a ncessidade de se implementar um novo corretor,

Os simulados são parecidos com as provas, mas há uma única versão, que o aluno faz acompanhado pelo tutor da turma. As notas dos simulados valem 10% do total. As notas das provas valem 90% do total. É obrigatória a presença do aluno em pelo menos 75% das reuniões semanais.

No dia da prova o aluno deve apresentar carteira de identidade. Baixar a prova do Moodle e desconectar o computador da Interente (retirar o RJ-45 do computador). Para postar a prova, o aluno pede a presença do tutor, que vê o aluno conectar novamente o computador na rede, vê o aluno fazer o upload do programa C e ao final anota o horário de entrega. Nesse momento o aluno assina a lista de presença.

5. Resultados

A média de aprovação na disciplina ICC é em média superior a 70%. No entanto, alguns coordenadores de cursos de gradução que tem ICC como disciplina obrigatória observam que existe a necessidade de aumentar a competência adquirida pelos alunos no sentido da capacidade do mesmo em utilizar ferramentas computacionais na solução de problemas computacionais nas demais disciplinas do curso. Com isto, a dificuldade deve aumentar, sendo que um esforço maior deverá ser realizado pela equipe de ICC e professores para que não se aumente a reprovação, contenção e evasão de alunos. Ainda, na disciplina de licenciatura em matemática (noturno), a aprovação na disciplina está, em média, abaixo de 50%, com um alto grau de evasão.

6. Conclusão

Existe a necessidade de atualizar a ementa da disciplina ICC que atenda as modernas necessidades em letramento computacional dos cursos que tem ICC como disciplina obrigatória e melhorar a metodologia de ensino com técnicas mais modernas, flexíveis e escaláveis.

No entanto, com a inclusão de aulas teóricas e ênfase nas capacidades que os alunos tem que adquirir para o prosseguimento do seu curso de graduação, é provável que a dificuldade das avaliações seja mais aprofundada, com o consequente aumento na dificuldade de atingir a menção mínima na disciplina.

Anexo B

Quadro de distribuição semanal de aulas da disciplina ICC a partir

No documento Universidade de Brasília (páginas 131-134)