• Nenhum resultado encontrado

O discurso como princípio para a realização das ações da pesquisa

3. DISCURSO EM FOUCAULT COMO CAMINHO TEÓRICO E

3.3. O discurso como princípio para a realização das ações da pesquisa

A pesquisa que tem como objeto de estudo o projeto de extensão Desafio Pré- vestibular, foi realizada tendo como metodologia da pesquisa, a análise de discurso na perspectiva foucaultiana.

Foucault concebia sua obra como uma caixa de ferramentas que os leitores poderiam vasculhar em busca daquela de que precisavam para pensar e agir. O manejo dessas ferramentas, contudo, pode envolver questões de interpretação, uma vez que o uso de toda ferramenta é sempre determinado pelo contexto e, em última análise, pelo objeto de nosso trabalho. (OKSALA, 2011, p.7).

O discurso visto como ferramenta é uma forma de análise dos dados, mas também uma forma de olhar a pesquisa e, a partir desse olhar, compreender como os dados se constituem como tal. Esse tipo de análise leva em conta os discursos e as relações que se estabelecem com os sujeitos.

Na tentativa de compreender a formação de professores que realizam atividades extensionistas no curso Desafio Pré-vestibular, analisou-se os discursos que fazem do projeto Desafio um espaço de formação de professores. Assim, buscou-se analisar discursos que constituem as práticas realizadas no curso pelos professores em formação, considerando o discurso pedagógico que institui modos de “ser professor” da prática, com incentivo ao desenvolvimento de sua autonomia e ênfase na interdisciplinaridade, mas também pelo discurso político, uma vez que o espaço do Desafio nasce a partir dos movimentos sociais.

O trabalho se refere, então, à análise sobre o Projeto de Extensão Desafio Pré- vestibular da UFPel, visando compreender o curso como espaço para a formação de professores que praticam a docência durante ou depois de sua formação inicial, tendo como questão de pesquisa: como o curso Desafio Pré-vestibular se constitui como espaço de formação de professores e quais seus efeitos na formação e na identidade docente dos sujeitos que atuam como extensionistas no curso?

O objetivo geral do trabalho é: analisar os discursos que constituem o projeto de extensão Desafio Pré-vestibular como um espaço de formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, bem como compreender seus efeitos para a formação e a identidade docente desses professores. Para atender o objetivo geral do trabalho, apresento os seguintes objetivos específicos:

 Pesquisar sobre as políticas de Formação de Professores no país na literatura de referência sobre Formação e Identidade Docente;

 Investigar as motivações e expectativas dos professores em relação ao exercício da docência no curso

 Pesquisar as finalidades do Desafio Pré-vestibular em relação às práticas desenvolvidas pelos professores da área de Ciências da Natureza;

 Compreender como os professores veem e lidam com o trabalho em um curso de Educação Popular que tem como finalidade preparar os alunos para um exame classificatório/eliminatório;

 Analisar as falas dos professores pesquisados referente às práticas que realizam no Curso em relação a sua formação profissional.

A partir do objetivo geral e dos objetivos específicos da pesquisa, se fez necessário, primeiramente, fazer um levantamento do perfil dos sujeitos para a construção dos instrumentos de pesquisa: sua formação acadêmica (em áreas específicas) em relação ao ensino desses conhecimentos.

Com relação aos sujeitos da pesquisa, trata-se de 11 professores da área de Ciências da Natureza, que participaram do projeto em 2015. Estes sujeitos, identificados de P1 à P11 são graduados ou graduandos de cursos de licenciatura ou de outros cursos,

da UFPel e de outras instituições de ensino superior da região. Podemos ver esse perfil no quadro 3 no capítulo 5dessa dissertação.

A realização da pesquisa contou com as seguintes ações:

 análise documental sobre o curso e sobre os documentos oficiais que norteiam a formação de professores no país;

 Construção de instrumentos para levantamento do perfil dos sujeitos, envolvendo questões sobre as motivações e expectativas dos mesmos em participar do projeto;

 levantamento de dados a partir das respostas ao questionário;

 construção de roteiro para a entrevista com questões construídas a partir das respostas ao questionário;

 gravação e transcrição da entrevista;  Análise dos dados.

Como já dito anteriormente, para a realização dessa pesquisa foram utilizados dois instrumentos: o questionário e a entrevista semiestruturada, sendo por isso, necessária diferenciar as respostas dos sujeitos a cada um desses instrumentos de pesquisa. As respostas dadas aos questionários serão identificadas como PQ (seguida do

número ao qual o sujeito foi identificado) e as respostas dadas à entrevista serão identificadas como PE (seguida também do número ao qual o sujeito foi identificado),

como pode ser visto no exemplo abaixo:

PQ1: resposta do sujeito P1 no questionário

PE1: resposta dada pelo sujeito P1 na entrevista

A partir das primeiras análises com relação aos documentos sobre o curso, documentos oficiais e referenciais teóricos que embasaram a pesquisa, foram organizados os primeiros instrumentos de pesquisa. Primeiramente organizou-se um questionário (Apêndice A) a fim de conhecer o perfil dos sujeitos da pesquisa, assim como suas motivações em participar do projeto, bem como sobre suas concepções acerca do curso Desafio Pré-vestibular, sua estrutura, organização, relacionamento professor/aluno e relacionamento entre os participantes de modo geral.

Ainda, como ação da pesquisa, foi realizada uma entrevista semi-estruturada (Apêndice B) com os sujeitos da pesquisa15 contendo questões acerca da formação acadêmica desses sujeitos, formação e identidade docente, participação no curso, relação com alunos e colegas, planejamento de aulas, o paradoxo Educação Popular e Enem, aspectos pedagógicos e organizacionais do curso, e ênfases na autonomia do professor para a prática da interdisciplinaridade e da inclusão. A transcrição das respostas da entrevista e as respostas aos questionários foram analisadas procurando ver nos discursos político, pedagógico, científico e midiático, entre outros, enunciados que operam na formação desses sujeitos extensionistas.

15

Os sujeitos da pesquisa assinaram um Termo de Consentimento (Anexo D) autorizando o uso de suas respostas para a pesquisa.

4. HISTÓRICO E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO E IDENTIDADE