• Nenhum resultado encontrado

ROTEIROS DE LEITURA E DADOS DA PESQUISA

4.4 Discussão e análise de dados

A realização das atividades de leitura atendeu ao objetivo de observar como os alunos receberam os textos selecionados para a pesquisa e que conhecimentos eles aplicaram para produzir significados para essas obras literárias. Os dados apresentados a seguir demonstram interessantes concepções e comportamentos de alunos de uma 4ª etapa da EJA tanto em relação ao ato de ler, quanto em relação à temática das identidades sexuais contemporâneas. Os dados obtidos serviram de referência para a sistematização de uma proposta de leitura literária direcionada, em princípio, aos alunos da EJA, podendo ser aplicada também em turmas do Ensino Fundamental regular.

Na primeira parte desse trabalho de análise de dados, o pesquisador deteve-se sobre os as respostas apresentadas pelos alunos no questionário de sondagem aplicado na 1ª etapa do método de leitura. Abaixo, apresentam-se com alguns detalhes as análises realizadas a partir do material coletado.

A primeira questão apresentada nesse questionário refletia sobre o tema bigamia. As respostas dos alunos assim se apresentaram:

Quadro 03

Índice de respostas à1ª questão de sondagem

Para você, um homem bígamo é aquele que Nº de

respostas % Apesar de ser casado, quando surge uma oportunidade, relaciona-se

sexualmente com outras mulheres 7 41 Assume a condição de marido de duas mulheres ao mesmo tempo. 8 47 Trai a esposa mantendo relações com prostitutas 2 12 Fonte: produção do autor

Para a maioria dos alunos já há o conhecimento de que a bigamia pressupõe a identificação de um sujeito como sendo, de uma só vez, o cônjuge de duas mulheres. Chamou a atenção o fato de que, para um número considerável de alunos, mesmo quando o homem mantém relacionamentos esporádicos fora do casamento, ele já é identificado como sendo um homem bígamo. Por outro lado, um número mínimo de alunos associou a bigamia com a prostituição. Assim, deve-se considerar que para esses leitores lidar com termos como bigamia e prostituição já pressupõe estar discutindo sobre conceitos que não se confundem, ainda que possam, em determinadas circunstâncias, estarem associados.

A segunda questão proposta para os alunos visava investigar os conhecimentos que os alunos tinham sobre o tema da homossexualidade feminina. Neste ponto foram obtidos os seguintes resultados:

Quadro 04

Índice de respostas à2ª questão de sondagem

Para você, uma mulher homossexual é aquela que Nº de

respostas % só se relaciona sexualmente com homens 5 30 relaciona-se sexualmente com mulheres 6 35 relaciona-se sexualmente com homens e com mulheres 6 35 Fonte: produção do autor

A forma equitativa como as respostas dos alunos se distribuíram entre as três opções demonstrou que ainda há entre o grupo uma visível confusão em ralação ao conceito de homossexual. Evidenciou-se, assim, a necessidade de promover estudos sobre os termos homossexual, bissexual e heterossexual dando aos três um tratamento que não os hierarquizasse, isto é, sem estabelecer que nenhum deles fosse considerado desviante em relação ao outro.

Quadro 05

Índice de respostas à3ª questão de sondagem

Em sua opinião, o homem que trai sua esposa com outra mulher: Nº de

respostas % deve fazer isso escondido para que sua esposa não se sinta ofendida 3 18 merece ser desprezado pela esposa 7 41 merece ser traído pela esposa. 7 41 Fonte: produção do autor

Para a maioria dos alunos deve prevalecer o princípio de que o homem adúltero deve ser castigado de alguma forma. Atente-se para o fato que um número considerável de alunos prevê que para um adúltero, o melhor castigo é passar a ser também vítima do adultério, o que implica dizer que, para esse grupo de alunos, uma mulher vítima de traição por parte de seu marido estaria autorizada a traí-lo. Já com relação à 4ª questão de sondagem, foram obtidos os seguintes dados:

Quadro 06

Índice de respostas à4ª questão de sondagem

Em sua opinião, quando uma mulher descobre que está sendo traída por

seu marido, ela deve respostasNº de %

separar-se dele. 7 41

procurar meios para que ele se afaste da outra pessoa 6 35 procurar se vingar dele fazendo-o passar pelo mesmo sofrimento que ela

está passando 4 24

Nesse ponto do questionário, chamou a atenção o fato de que, embora na questão anterior 41% dos alunos tenham afirmado que uma pessoa que trai o parceiro sexual mereça ser traída, nesta outra questão, apenas 24% do grupo concordou com a ideia de que a pessoa traída deva também trair como forma de vingança. A despeito de parecer uma contradição, pode-se compreender que a forma como os alunos se posicionaram em relação a essas duas questões reflete a forma como eles julgam as ações de quem trai e as de quem é traído, sem perder de vista a ideia do amor próprio que a vítima de uma traição deve manter – nesse sentido, a maioria apontou para a ideia de que a melhor solução para essa situação seria a separação.

Encerrando os questionamentos, apresentou-se uma proposição sobre a possibilidade de um indivíduo direcionar seu desejo sexual tanto para homens quanto para mulheres. Foram colhidos os seguintes dados:

Quadro 07

Índice de respostas à 5ª questão de sondagem

Para você, uma pessoa que se relaciona sexualmente tanto com mulheres

quanto com homens: respostasNº de % sente-se livre para escolher o que mais lhe atrai em cada situação 4 23 ainda não sabe o que quer 3 18 está se comportando de forma errada 10 59 Fonte: produção do autor

Em sua maioria, os alunos consideraram que um sujeito que satisfaz seus desejos sexuais tanto com homens quanto com mulheres está agindo em desacordo com os comportamentos que a sociedade determina para seus membros na esfera da sexualidade. Para eles, a identidade sexual de cada sujeito deve estar inserida num contexto cultural no qual as regras são estabelecidas pelo grupo e aqueles que não as respeitam acabam por se tornarem mal vistos na sociedade.

Uma vez analisados os dados estatísticos apresentados acima, o professor procedeu à segunda fase do trabalho de análise dos resultados obtidos ao longo da realização da experiência de leitura. Nesse momento, com base nos textos produzidos pelos alunos na 3ª e na 5ª etapa da realização do método, respectivamente sobre os contos “O corpo” e “Ele me bebeu”. A seguir, são apresentados alguns dados destacados no material produzido pelos alunos e uma possível análise sobre os pontos destacados nos textos desses leitores.