• Nenhum resultado encontrado

B) Outras Atividades

5. FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

5.1.6. Discussão dos Resultados

Através dos resultados obtidos no estudo, foi possível perceber que, em geral, os alunos possuem uma atitude positiva e favorável face à disciplina de Educação Física o que bem corroborar com outros estudos apresentados na revisão da literatura (Leal, 1993; Pierón et al., 2000; Brandão, 2002; Betti e Liz, 2003; Stelzer et al., 2004; Pereira, 2008; Madanços, 2012). Segundo, Pereira (2012) algumas das razões associadas a esta atitude positiva perante a disciplina, divergindo das demais disciplinas de caráter mais teórico, está ligada com o facto desta ser eminentemente prática, e com forte componente lúdica. Segundo a análise dos resultados é possível perceber que, de um modo geral os alunos gostam da disciplina de Educação Física e das suas respetivas matérias, afirmando ter satisfação e prazer nas aulas. Este resultado que vai ao encontro com outras investigações desenvolvidas anteriormente. (Leal, 1993; Brandão, 2002; Betti e Liz, 2003; Pereira, 2008).

Verificamos que relativamente à importância atribuída à disciplina de Educação Física, os alunos consideram-na importante na sua formação global. No entanto, verificou-se que uma parte significativa dos alunos que participou neste estudo, evidencia posições

49

desfavoráveis ou de indecisão em relação à importância da Educação Física quando comparada com as demais disciplinas. Outras pesquisas, realizadas anteriormente manifestaram também estes resultados (Leal, 1993; Pierón et al., 2000; Brandão, 2002; Betti e Liz, 2003; Pereira, 2008).

Os resultados demonstram ainda, que os alunos frequentam o 2º ciclo atribuem maior importância à disciplina de Educação Física do que os alunos do 3º ciclo. Esta conclusão corrobora com os dados obtidos na maioria dos estudos que referem que as atitudes favoráveis para com a Educação Física diminuem com o decurso da escolaridade e ao longo dos anos (Duarte, 1992 – 9º, 11º e 12º ano; Delfosse et al., 1997 – alunos com 12 e 15 anos de idade; Leal e Carreiro da Costa, 1997 – alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário; Vidal, 2001 – 8º ao 12º ano).

Salienta-se que na análise das dimensões do questionário da atitude dos alunos face à Educação Física, por estatuto socioeconómico das famílias dos alunos, este não influenciou as suas atitudes face à disciplina. Estes resultados são semelhantes aos de outras investigações (Aktop, 2010; Pereira, 2008; Pereira, Carreiro da Costa & Diniz, 2009).

As atitudes dos alunos surgem associados às características sociais das suas famílias, sendo normalmente mais favoráveis em sujeitos de nível socioeconómico mais elevado. Neste sentido, uma parte consideravel dos alunos provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos têm uma atitude negativa face à escola (Saavedra, 2001). Contrariamente do que acontece no ensino geral, é possível que na Educação Física, pela especificidade da disciplina (é uma disciplina prática, acompanhada de uma componente lúdica), o nível socioeconómico dos alunos não exerça uma influência determinante nas suas atitudes face àquela disciplina.

50

5.1.7. Conclusão

O presente estudo permite-nos verificar que:

• Em geral, os alunos têm uma atitude favorável face à disciplina de Educação Física. De um modo geral, os alunos apreciam ou gostam da disciplina de Educação Física e das suas matérias, considerando ter prazer e divertir-se nas mesmas;

• Mesmo sendo favorável, a percentagem de alunos que manifesta uma posição positiva sobre a Educação Física é menor que o gosto exprimido pela disciplina e suas matérias, e a satisfação e o prazer na aula;

• Mesmo os resultados não sendo estatisticamente significativos, verificou- se que alunos que frequentam o 2º ciclo atribuem maior importância à disciplina de Educação Física do que os alunos do 3º ciclo, apesar da diferença não ser estatisticamente significativa;

• O nível socioeconómico não tem influência sobre as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física.

5.1.8. Limitações do Estudo

ü A amostra poderia ser mais numerosa;

ü O facto de a amostra pertencer a apenas um estabelecimento de ensino.

5.1.9. Sugestões

ü Aumentar a amostra, alargando o estudo a outros estabelecimentos de ensino;

ü Comparar a amostra entre vários estabelecimentos de ensino do meio rural e do meio urbano.

51

52

Considerações Finais

No decorrer da vida, vamos construído ideologias, sonhos e objetivos, que acabam por traçar o nosso percurso. Durante essa passagem, vamos aprendendo que alguns se tornam inconcebíveis, e que outros estão muito distantes do que imaginamos. Porém, aqueles que verdadeiramente nos impulsionam fazem-nos querer ir mais além. Mesmo que, às vezes, o percurso escolhido não seja repleto de satisfação e alegria, representando muitas vezes momentos de tristeza, de dúvida, e de escolhas nem sempre fáceis.

Vejo agora, o fim de mais um caminho alcançado, mais um sonho que vem desde criança. Sou professor de Educação Física. Levo comigo um ano repleto de desafios, aprendizagens, competências e com o sentimento de dever cumprido.

Senti-me privilegiado por ter a oportunidade de durante um ano, realizar, não só o meu sonho, mas também perceber a minha identidade e conceção de professor em contexto real de ensino.

Fui percebendo que ser professor, não se resume unicamente a transmitir conteúdos específicos, impõe educar e instruir indivíduos, pois, no base desta pirâmide deve estar o contributo para a formação do aluno enquanto cidadão, utilizando as estratégias necessárias e adequadas à sua realidade.

Durante este período, foram postos em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos até este momento.

Durante o estágio, sempre que planeava as aulas tentei criar estímulos que potenciassem ao máximo os alunos e o seu tempo de empenho motor. Outra das preocupações foi manter uma relação de proximidade com os alunos, procurando manter um clima de respeito entre os alunos, utilizar uma linguagem clara e precisa, e incutir-lhes o gosto pelo exercício físico.

Os obstáculos e desafios vivenciados contribuíram para a evolução da minha capacidade de reflexão e de resolução dos problemas. O docente deve ser capaz de planear, refletir, delinear estratégias e metodologias de ensino, pois, mesmo as tarefas mais pensadas por vezes não são possíveis de aplicar na prática da forma desejada.

Concluída mais uma etapa da minha vida, comprometo-me a fazer de tudo que estiver ao meu alcance para melhorar enquanto profissional, sabendo que muito passará pelo meu inconformismo e por uma constante atualização das aprendizagens adquiridas até aqui.

53

54

Referências bibliográficas

• Aktop, A. (2010). Socioeconomic status, physical fitness, self-concept, attitude toward physical education, and academic achievement of children. Percept Mot Skills. 110 (2):531-546.

• Alarcão, I. & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina.

• Alfano, C. M., R. C. Klesges, D. M. Murray, B. M. Beech, and B. S. McClanahan. History of sport participation in relation to obesity and related health behaviors in women. Prev Med. 34:82-89, 2002.

• Alves, C. (2001). Socialização e Identidades. In: M., Teixeira (Eds.). Ser professor no limiar do século XXI. Porto: Edições ISET, pp. 19-80.

• Aranha, A. (2004). Organização, Planeamento e Avaliação em Educação Física. Definição de objetivos. Planeamento, organização e análise da atividade pedagógica. Técnicas de intervenção pedagógica. Avaliação. Série Didática das Ciências Sociais e Humanas, 47. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real.

• Batista, P., e Queirós, P. (2013). O estágio profissional enquanto espaço de formação profissional. In P. Q. P. Batista, & R. Rolim (Ed.), Olhares sobre o Estágio Profissional em Educação Física (pp. 31-52). Porto: FADEUP.

• Bento, J. O. (2003). Planeamento e avaliação em educação física. (3ªed.). Lisboa. Livros Horizontes.

• Bento, J. O. (2010). Conjuntura corporal, inatividade e obesidade: Papel do desporto e da escola. In Educação física, esporte, saúde e educação (pp. 333). Minas Gerais: Editora e Gráfica Universidade Federal do Triângulo Mineiro. • Betti, M & Liz, M.T.F. (2003). “Educação Física Escolar: A Perspectiva das

Alunas do Ensino Fundamental”. Revista Motriz, Vol.9, nº3, 135 -142.

• Brandão, D. (2002). Expectativas e Importância atribuídas à Disciplina de Educação Física. Estudo Comparativos por Géneros nos Alunos do 12º ano de Escolaridade nas Escolas Secundárias do Concelho de V.N. de Gaia. Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de mestre em Ciências do Desporto no âmbito do Mestrado de Desporto de crianças e jovens. FADEUP. Porto.

55

• Corbin, C. B.; Fox, K. R. (1986) Educação Física e Saúde: a aptidão para toda a vida. Revista Horizonte, Lisboa, v. 2, n. 12, p. 205-208.

• Cunha, E. (2008) Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Walk.

• Cloes, M., e Mouton, A. (2012). Students’ and Staff’s Opinions about the Reflective Practice Process Implemented in a Preservice Physical Education Teacher Programme. Asian Journal of Exercise and Sports Science, 9(1), 67- 84. • Coelho, J.D. (2000). Student Perceptions of Physical Education in a Mandatory

College Program. Journal of Teaching in Physical Education, 19, 222-245 • Delfosse, C., Ledent, M., Carreiro da Costa, F., Telama, R., Almond, L., Cloes,

M. & Piéron, M. (1997). Les Attitudes de Jeunes Européens à l’égard de l’école et du Cours d’Éducation Physique. Sport, 159/160, 96-105.

• Eagly , A. e Chaiken, S. (1993). The psychology of attitudes. Fort North, Ph: Harcourt Brace Jovanovich.

• Ernest; J.M.; Fenster, M.J.; Langford, G. e Stelzer, J. (2004). Attitudes toward Physical Education: A Study of High School Students from Four Countries- Austria, Czech

• Feldman, R. (2001). Compreender a psicologia (5ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill de Portugal.

• Guedes, D. e Guedes, P. (1997). Características dos programas de educação física escolar. Rev. Paul. Educ. Fis., V.11, p.49-62.

• Guimarães, H. (1988). Ensinar Matemática: Concepções e práticas (Tese de mestrado, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM.

• Hirvensalo, M., T. Lintunen, and T. Rantanen. (2000).The continuity of physical activity--a retrospective and prospective study among older people. Scand J Med Sci Sports. 10:37-41.

• ILSI Europe (2000). Overweight and obesity in european children and adolescents: Causes and consequences – prevention and treatment, 1-22. ILSI European Report Series.

• Ishee, J. (2002). Physical Education Activity Preferences of Middle School Students. JOPERD-The Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 73 (8), 6+. http:// www.questia.com /(2005.05.20).

56

Comportamentos de Ensino do Professor. Dissertação de Mestrado não publicada. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. • Lima, L. (2000). Atitudes: Estrutura e mudança. In J. Vala & M. Monteiro

(Coord.). Psicologia social (4ª ed., pp. 185-225). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

• Lopes, R., & Cunha, C. (2012). A Educação Física no Ensino Secundário: Estudo das Representações e Atitudes dos Alunos, (2), 18.

• Luckesi, C. (2005) Prática educativa: processo versus produto. ABC Educativo 52, 20-21.

• Madanços, C. (2012). As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física. Estudo sobre o género no 5º e 7º ano de escolaridade. Relatório de Estágio. Braga: Universidade do Minho.

• Matos, Z. (2012). Regulamento da unidade curricular estágio profissional do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário. FADEUP.

• Mesquita, I. (2005). A Pedagogia do Treino - A Formação em Jogos Desportivos Coletivos. Lisboa. Livros Horizonte.

• Morissette, D. e Gingras, M. (1994). Como Ensinar Atitudes: Planificar, Intervir, Avaliar. Lisboa: Edições Asa.

• Mota, J. (2002). A atividade física e saúde. Fatores da influência da atividade física nas crianças e adolescentes. Porto: Campo das Letras.

• Nahas, M. (2010). Atividade física, saúde e qualidade de vida conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo (5ª ed.). Londrina: Midiograf.

• Pacheco, (1999). Formação e Avaliação de Professores. Porto: Porto Editora. • Piéron, M., Ledent, M., Delfosse, C. & Cloes, M. (2000). Mieux Connaître Les Élèves: Les Motivations. Revue de l’Education Physique, 40, 1, 35-43.

• Pereira, P. (2008). Os processos de pensamento dos professores e alunos em Educação Física. Dissertação de Doutoramento não publicada. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

• Pereira, P., Costa, F., e Alves Diniz, J. (2009). As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: um estudo plurimetodologico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação, 34, 83-94.

57

Física).Loures: Lusociência.

• Piéron, M. (1999). Para una enseñanza eficaz de las actividades físico- deportivas. Barcelona: INDE.

• Ribeiro, L. (1999). Avaliação da Aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.

• Rink, J. (1985). Teaching physical education for learning. St.Louis: Times Mirror/Mosby.

• Santos, C. (2001). Da Importância dos Conteúdos na Atitude dos Alunos Face à Aula de Educação Física. Tese de Mestrado. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

• Saavedra, L. (2001). Sucesso/Insucesso Escolar: A importância do nível socioeconómico e do género. Psicologia, 15(1), 67-92.

• Silva, N. (2009). Prevalência do excesso de peso e obesidade numa amostra de crianças Portuguesas dos 7 aos 9 anos: sensibilidade e especificidade dos valores de referência para o índice de massa corporal. Universidade do Porto, Porto. • Shigunov, V. (1993). A Influência da Matéria de Ensino e da Intervenção

Pedagógica nas Atitudes dos Alunos em Aulas de Educação Física. Horizonte, X (58), 147-153.

• Stelzer, J., Ernest, J., Fenster, M. & Langford, G. (2004). Attitudes Toward Physical Education: A Study of Highschool Students From Four Countries – Austria, Czechrepublic, England, and USA. College Student Journal, 38, 2, 171- 178.

• Subramaniam, P. e Silverman, S. (2007). Middle School Student’s Attitudes Toward Physical Education. Teaching and Teacher Education,23, 602-611 • Tammelin, T., S. Nayha, A. P. Hills, and M. Jarvelin. (2003) Adolescent

participation in sports and adult physical activity. Am J Prev Med. 24:22-28. • Tinning, R.; Fitzclarence, L. (1992). Postmodern Youth Culture and the Crisis in

Australian Secondary School Physical Education. Quest, 1992, 44, 287-303.

• Trost, S., N. Owen, A. Bauman, J. Sallis, e W. Brown. (2002) Correlates of

adults' participation in physical activity: Review and update.Medicine and Science in Sports and Exercise. 2002,33:1996–2001.

• Vaquinhas, M. (2004). Promoção da atividade física em meio escolar-saúde, desporto e enfermagem. Coimbra: Formação e Saúde.

58

• Vidal, S. (2001). Objetivos de Realização e Clima Motivacional nas Aulas de Educação Física: um Estudo com Alunos do 8º ao 12º ano de Escolaridade da Cidade de Penafiel. Dissertação da Tese de Mestrado de Desporto de Crianças e Jovens. FCDEF. Porto.

59

Documentos relacionados