• Nenhum resultado encontrado

Nesse capítulo foi mostrada a fabricação de fibras fotoluminescentes em escala nano e micrométricas com potencial aplicação como um sensor inteligente de radiação para utilização no tratamento da hiperbilirrubinemia neonatal. O desenvolvimento desse trabalho iniciou-se com a proposta de produzir fibras e nanofibras de PVC, MEH-PPV e PVC:MEH-PPV a partir da técnica de eletrofiação, para o desenvolvimento de sensor unidimensional (1D) que tem sua cor emitida alterada do vermelho ao transparente com a exposição à radiação, permitindo, fácil leitura de dose, praticidade e confiabilidade.

Ademais, foi possível através da técnica de eletrofiação fabricar fibras e nanofibras de PVC e PVC:MEH-PPV, além disso, correlacionar a incorporação do MEH-PPV ao diâmetro da fibra. Ou seja, o aumento da proporção do polímero luminescente à solução de PVC 0,1 g/mL conduziu ao aumento do diâmetro das fibras. Já em relação ao número de contas houve um decréscimo de numero de contas observado em função ao aumento da concentração de MEH-PPV. Outra característica significante a ser destacada foi ao tempo de degradação da fibra sob-radiação azul. Observou-se que aparentemente que o radical cloro do PVC não interferiu na cinética de degradação do MEH-PPV, pois esta se apresentou lenta. No entanto, as fibras e nanofibras de PVC:MEH-PPV responderam positivamente à exposição a radiação azul, uma vez que houve alteração da cor do vermelho ao transparente em função do tempo de exposição.

Esses fatores atrelados à simplicidade de fabricação e baixo custo de processamento e de materiais utilizados mostram o grande potencial de aplicação dessas fibras e nanofibras fotoluminescentes como dosímetros de radiação unidimensionais preparados e caracterizados neste trabalho.

104

CAPÍTULOV

CONCLUSÃO

Neste trabalho foram preparados, por eletrofiação, e caracterizadas nano e microfibras fotoluminescentes baseadas em dois compostos orgânicos, o MEH-PPV (polímero orgânico conjugado luminescente) e o PVC (polímero convencional como matriz), para possível aplicação como sensores de radiação azul. A utilização do sistema de eletrofiação permitiu fabricar fibras com diâmetros reduzidos de 80 nm a 2μm, cuja composição de PVC:MEH-PPV influencia diretamente essa grandeza. A exposição de um sistema composto pela mistura dos dois materiais à radiação resultou em alterações gradativas nas cores refletidas e emitidas da mistura devido, principalmente, às mudanças nas propriedades ópticas e estruturais do MEH-PPV. Tais mudanças de cor são o resultado direto de processos de fotodegradação do MEH-PPV, que apesar de deletérios às aplicações desse polímero em dispositivos luminosos, sobretudo diodos emissores de luz e displays, possibilitou o desenvolvimento de um conjunto de fibras fotoluminescentes com acúmulo de dose quando expostos a radiação azul.

Outra característica importante a ser destacada é a possível atuação dos radicais cloro na fotodegradação do MEH-PPV. Observou-se que nesse sistema a cinética da reação foi lenta. Assim pode-se afirmar que os radicais cloro não atuaram como catalisadores da reação como o esperado. Por outro lado, o estudo do efeito da concentração das soluções de PVC:MEH-PPV mostrou que a proporção de MEH-PPV à solução de PVC teve relação direta com o diâmetro das fibras. Ademais, o estudo da fotodegradação permitiu-nos concluir que a alteração da cor esta relacionada à diminuição no tamanho efetivo da conjugação da cadeia polimérica principal desse polímero. Nesse caso, com a substituição de ligações vinílicas por grupos carbonilas, já bastante explorada na literatura. Em relação às propriedades ópticas, os resultados obtidos mostraram que as soluções orgânicas apresentaram alteração das cores refletida e emitida do vermelho-laranja ao transparente ou incolor. Isso poderá possibilitar, por exemplo, a fabricação de tecidos que mudam de cor com a radiação. Assim, de acordo com a proposta da eletrônica orgânica: dispositivos “vestíveis” que tem sua cor alterada com a exposição à radiação.

105  É possível fabricar fibras e nanofibras de PVC e PVC:MEH-PPV (veja Figs 4.1

– 4.3, 4.14-4.18 e 4.25 – 4.49);

 O aumento da concentração de MEH-PPV está diretamente relacionado ao aumento do diâmetro das fibras de PVC:MEH-PPV. Possivelmente, este efeito está associado ao aumento da viscosidade além do consequente aumento de emaranhado de cadeias poliméricas na solução (veja Figura 4.50);

 O número de contas diminuiu enquanto que o numero de poros aumentou com o aumento da concentração de MEH-PPV na solução.

 Aparentemente, não há relação do cloro do PVC na cinética de degradação do MEH-PPV, o que contrapõe aos resultados prévios da literatura [81]. Isso pode estar associado à concentração de MEH-PPV utilizada na composição das fibras. Nesse caso, a cinética de degradação induzida pela presença do radical cloro seria “imperceptível” por FTIR levando-se em consideração às condições usadas para exposição das mesmas à radiação;

 As mantas de PVC:MEH-PPV responderam positivamente à exposição a radiação azul (veja Figs 4.57 a 4.62).

Saliente-se ainda que a partir desse trabalho estão abertas perspectivas para o desenvolvimento de outros tipos de sensores unidimensionais com propósitos de controle quantitativo e qualitativo das taxas exposição em regiões específicas e reduzidas. Neste sentido, nesse trabalho, estamos dando um grande passo ruma à nanotecnologia no sentido de se utilizar a técnica de eletrofiação para produção de sensores em escala cada vez menores aliando a esta a utilização de diferentes materiais orgânicos, muito utilizados na fabricação de dispositivos de luz (OLED’s), como elemento ativo de dosímetros. Contudo, embora muito explorados para uso em OLED’s, há poucos trabalhos [111] na literatura que usa a técnica de eletrofiação e a mistura desse sistema orgânico em displays. Logo, além da utilização simultânea da técnica e dos materiais em dosímetros, também vale ressaltar que este trabalho é um dos pioneiros na utilização de misturas de PVC e MEH-PPV para fabricação de dispositivos eletrônicos orgânicos. Finalmente, vale ressaltar, mais uma vez, que as fibras luminescentes propostas fabricadas pela técnica de eletrofiação à base de polímeros convencionais e luminescentes para a possível aplicação como dosímetro para o monitoramento da radiação empregada na terapêutica da hiperbilirrubinemia é um sistema inovador de controle de qualidade dos equipamentos de fototerapia neonatal.

106 A título de ilustração, a Figura 5.1 mostra o conjunto de nano e microfibras luminescentes obtidas pela técnica de eletrofiação à base de PVC:MEH-PPV para possível aplicação como sensor unidimensional inédito. Nesse caso em especial, a possibilidade de fabricação de dispositivos “vestíveis”, tais como tecidos, à base dessas fibras, cuja cor seja alterada pela exposição a diferentes energias e doses de radiação.

FIGURA 5.1: Foto do conjunto de micro e nanofibras luminescentes obtidas pela técnica de

107

CAPÍTULOVI

PRINCIPAISRESULTADOSGERADOS

Apresentações de Trabalho

nanofibers by electrospinning. XIII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2014.

108

REFERÊNCIAS

[1] SZE, S. M. IN PHYSICS OF SEMICONDUCTOR DEVICES. 2 ND ED., JOHN WILEY & SONS, 1981.

[2] CHIANG, C.K.; FINGER, C.R.; PARK, Y.W; HEEGER A.J.; SHIRAKAWA, H.; LOUIS E.J.; GRAU S.C. & MACDIARMID, A.G. ELECTRICAL CONDUCTIVITY IN DOPED POLYACETYLENE. PHYS. REV. LET., V 39, N 17, P 1098-1101, 1977.

[3] FERREIRA, G. R.. ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES ÓTICAS E ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS LUMINESCENTES COM APLICAÇÃO EM DOSIMETRIA DE RADIAÇÃO. 2011.

[4] FERREIRA, G.R., DE VASCONCELOS, C. K. B., SCHIMITBERGER, T., SILVA, M. M., DUARTE, A. S., BIANCHI, R. F. CARACTERIZAÇÃO DE FILMES DE PS/MEH-PPV/ALQ3 BRASILEIRO DE POLÍMEROS - CBPOL, 2009, FOZ DO IGUAÇU. CR ROOM DOS TRABALHOS DO 10O CBPOL, V. 01. P. 01-08 (2009). [5] FERREIRA, G.R., DE VASCONCELOS, C. K. B., SCHIMITBERGER, T., SILVA, M. M., DUARTE, A. S., BIANCHI, R. F. DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO INTELIGENTE PARA MONITORAMENTO DA DOSE DE RADIAÇÃO INCIDENTE EM NEONATOS ICTÉRICOS SOB FOTOTERAPIA.REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS (BELO HORIZONTE), V. 20, P. 198-202, 2010. [6] SILVA, M. M.. SENSOR PARA CONTROLE DA FOTOTERAPIA NEONATAL. 2011

[7] DHAKAL KP, LEE H, LEE JW, JOO J, GUTHOLD M, KIM J. J APPL PHYS 2012;111:123504.

[8] TU D, PAGLIARA S, CINGOLANI R, PISIGNANO D. APPL PHYS LETT 2011;98:023307.

[9] KIM FS, REN G, JENEKHE SA. CHEM MATER 2011;23:682E732.

[10] BALDERAS, U. ; FALCONY, C. ; MOGGIO, I. ; ARIAS, E. ; MONDRAGÓN, M. ; “A PHOTOLUMINESCENCE STUDY OF ELECTROSPUNFIBERS OF

109

CONJUGATED POLY[2-METHOXY-5-(20-ETHYLHEXYLOXY)-1,4-

PHENYLENEVINYLENE] BLENDED WITH POLY(9-VINYLCARBAZOLE)”. POLYMER 54 (2013) 2062-2066

[11] J.D.P.M. , ALMEIDA, R.S., D’ÁVILA, M.A. “ ELETROFIAÇÃO DE MANTAS DE POLI(CAPROLACTONA) EM COLETOR PLANO E COLETOR VAZADO COM ARAMES PARALELOS.” 2014

[12] FOMHALS, A. – “ARTIFICIAL FIBER CONSTRUCTION”, PATENTE US2109333 (1938).

[13] ZHENG-MING HUANG,*, Y.-Z. ZHANG, M. KOTAKI , S. RAMAKRISHNA “A REVIEW ON POLYMER NANOFIBERS BY ELECTROSPINNING AND THEIR APPLICATIONS IN NANOCOMPOSITES”. APRIL 2003.

[14] TAÍS H. C. SALLES, T. H. C. , MARCOS A. D´ÁVILA, M. A. ,"ELETROFIAÇÃO DE NANOFIBRAS DE BLENDAS DE GELATINA/PVP A PARTIR DE SOLUÇÕES DE ÁCIDO ACÉTICO/ÁGUA". 2012.

[15] AKCELRUD, LENI. FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DOS POLÍMEROS, EDIÇÃO 1, BARUERI - SP, EDITORA MANOLE, 2007. 288 PÁGINAS.

[15] FERREIRA, G.R “PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E FABRICAÇÃO DE SENSORES DE ACÚMULO DE DOSE DE RADIAÇÃO AZUL BASEADO EM SISTEMAS ORGÂNICOS LUMINESCENTES”. FEVEREIRO DE 2099

[16] GRAEFF, C. F. O. ; BORIN, J. F. ; BRITO, E. S. ; BIANCHI, R. F. . DOSÍMETRO DE RADIAÇÃO IONIZANTE DE BAIXA DOSE CONSTRUÍDO COM POLÍMERO CONJUGADO.

[17] PEREIRA, M. V. M. PROPRIEDADES ÓPTICAS DE BLENDAS E BICAMADAS DE POLÍMERO SEMICONDUTOR E APLICAÇÕES EM DISPOSITIVOS EMISSORES DE LUZ. 2008

[18] VALE, M. M. GUIA DE ONDA POLIMÉRICA PARA SENSORIAMENTO ÓPTICO E CONVERSÃO DE COMPRIMENTO DE ONDA. 2010.

110 [19] BAZANI, D. L. M. CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS SEMICONDUTORES PARA O USO DE SENSORES DE RADIAÇÃO GAMA. 2008. [20] VASCONCELOS, C. K. B.; BIANCHI, R. F.. DOSÍMETRO DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE CONSTRUÍDO COM POLÍMEROS CONJUGADO. 2007.

[21] VASCONCELOS, C. K. B.; BIANCHI, R. F.. POLÍMEROS LUMINESCENTES COMO SENSORES DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE: APLICAÇÃO EM FOTOTERAPIA NEONATAL. POLÍMEROS, V. 17, P. 325-327, 2007.

[22] BIANCHI, R. F.. ESTUDO DAS PROPRIEDADES ELETRÔNICAS E ÓPTICAS DE FILMES E DISPOSITIVOS POLIMÉRICOS. 2002

[23] GODOY, V. A. G. .”PRECESSAMENTO DE NANOFIBRAS DE POLIAMIDA 66/NANOTUBOS DE CARBONO DE MÚLTIPLAS CAMADAS POR ELETROFIAÇÃO”. 2010.

[24] HUANG, Z. M.; ZHANG, Y.-Z.; KOTAKI, M.; RAMAKRISHNA, S. “COMPOSITES SCIENCE AND TECNOLOGY”. 2003

[25] BRASKEM, “TECNOLOGIA DO PVC”. 2006. WWW.BRASKEM.COM.BR [26] FERREIRA, G. R. “CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA E CONTROLE CINÉTICO DO EFEITO DA LUZ AZUL EM POLÍMEROS LUMINESCENTES: APLICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SENSORES DE RADIAÇÃO PARA USO EM FOTOTERAPIA NEONATAL”. JULHO DE 2013

[27] SANTOS, M. C “PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ELÉTRICA DE FILMES ULTRAFINOS DE POLIANILINA/POLI(VINIL SULFATO DE SÓDIO) (PANI/PVS)” FEVEREIRO DE 2009

[28] FERREIRA, G. R.. ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES ÓTICAS E ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS LUMINESCENTES COM APLICAÇÃO EM DOSIMETRIA DE RADIAÇÃO. 2011.

[29] FERREIRA, G.R., DE VASCONCELOS, C. K. B., SCHIMITBERGER, T., SILVA, M. M., DUARTE, A. S., BIANCHI, R. F. CARACTERIZAÇÃO DE FILMES

111 DE PS/MEH-PPV/ALQ3 BRASILEIRO DE POLÍMEROS - CBPOL, 2009, FOZ DO IGUAÇU. CR ROOM DOS TRABALHOS DO 10O CBPOL, V. 01. P. 01-08 (2009). [30] FERREIRA, G.R., DE VASCONCELOS, C. K. B., SCHIMITBERGER, T., SILVA, M. M., DUARTE, A. S., BIANCHI, R. F. DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO INTELIGENTE PARA MONITORAMENTO DA DOSE DE

RADIAÇÃO INCIDENTE EM NEONATOS ICTÉRICOS SOB

FOTOTERAPIA.REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS (BELO HORIZONTE), V. 20, P. 198-202, 2010.

[31] SILVA, M. M.. SENSOR PARA CONTROLE DA FOTOTERAPIA NEONATAL. 2011.

[32] TU D, PAGLIARA S, CINGOLANI R, PISIGNANO D. APPL PHYS LETT 2011;98:023307.

[33] KIM FS, REN G, JENEKHE SA. CHEM MATER 2011;23:682E732.

[34] BALDERAS, U. ; FALCONY, C. ; MOGGIO, I. ; ARIAS, E. ; MONDRAGÓN, M. ; “A PHOTOLUMINESCENCE STUDY OF ELECTROSPUNFIBERS OF

CONJUGATED POLY[2-METHOXY-5-(20- ETHYLHEXYLOXY)-1,4-

PHENYLENEVINYLENE] BLENDED WITH POLY(9-VINYLCARBAZOLE)”. POLYMER 54 (2013) 2062-2066

[35] FERREIRA, G. R “PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E FABRICAÇÃO DE SENSORES DE ACÚMULO DE DOSE DE RADIAÇÃO AZUL BASEADO EM SISTEMAS ORGÂNICOS LUMINESCENTES”. 2009

[36] GREENHAM N.C., FRIEND R.H., SEMICONDUCTOR DEVICE PHYSICS OF CONJUGATED POLYMERS, SOL. STAT.PHYS. 49, 1 ( 1995).

[37] BIANCHI, R. F. “ESTUDO DAS PROPRIEDADES ELETRÔNICAS E ÓPTICAS DE FILMES E DISPOSITIVOS POLIMÉRICOS.” SÃO CARLOS. 2002.

[38] Acesso em fevereiro de 2013:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanofibrasproduzid as-por-eletrofiacao-sao-patenteadasporbrasileiros&id=010165090501#.vf0wy_nf9cg

112 [39] BRÉDAS, J. L. E HEEGER, A. J. - CHEM. PHYS. LETT. 217,507(1994).

[40] YU, G.; PARKBAZ, K. AND HEEGER, A.J. APPL. PHYS. LETT., 64, 3422(1994).

[41] HÜMMELGEN, I. A. , ROMAN, L. S. DE LIMA, , J. R. “POLÍMEROS CONJUGADOS COMO CAMADA ATIVA DE DIODOS EMISSORES DE LUZ E FOTODETECTORES.” 1998

[42] ZHENG-MING HUANG, Y.-Z. ZHANG, M. KOTAKI, S. RAMAKRISHNA. “ A REVIEW ON POLYMER NANOFIBERS BY ELECTROSPINNING AND THEIR APPLICATIONS IN NANOCOMPOSITES” .APRIL 2003

[43] LI. X., SU. Y., ZHOU. X., MO. X., ELECTROSPINNING OF POLYMETHYL METHACRYLATE NANOFIBRES IN DIFFERENT SOLVENTS, IRANIAN POLYMER JOURNAL, V. 19,N. 2, P. 123-129, 2010.

[44] PIPERNO, S.; LOZZI, L., RASTELLI, M., PASSACANTANDO, M.; SAUTUCCI, S.. PMMA NANOFIBERS PRODUCTION BY ELECTROSPINNING, APPL SURF SCI, V. 252, P. 5583-5586,2006.

[45] RENEKER, D. H. & YARIN, A. L. - POLYMER, 49, P.2387 (2008). HTTP:// DX.DOI.ORG/10.1016/J.POLYMER.2008.02.002

[46] COSTA, R. G. F. , OLIVEIRA, J. E. , PAULA, G. F. , PICCIANE, P. H. DE S. , MEDEIROS, E. S. , RIBEIRO, C. MATTOSO, L. H. C. ELETROFIAÇÃO DE POLÍMEROS EM SOLUÇÃO. PARTE I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 2012 [47] FENG, J. J. - PHYS. FLUIDS, 14, P.3912 (2002). http://dx.doi. org/10.1063/1.1510664

[48] HOHMAN, M. M.; SHIN, M.; RUTLEDGE, G. & BRENNER, M. P. - PHYS. FLUIDS, 13, P.2201 (2001). http://dx.doi.org/10.1063/1.1383791

[49] YARIN, A. L.; CHASE, G. G.; LIU, W.; DOIPHODE, S. V. & RENEKER, D. H. - AICHE J., 52, P.217 (2006). http://dx.doi.org/10.1002/aic.10661

113 [50] YARIN, A. L.; KOOMBHONGSE, S. & RENEKER, D.H. - J. APPL. PHYS., 90, P.4836 (2001).

[51] FENG, J. J. - J. NON-NEWTON. FLUID, 116, P.55 (2003). [17] HAN, T.; RENEKER, D. H. & YARIN, A. L. - POLYMER, 48, P.6064 (2007). http://dx.doi.org/10.1016/j.polymer.2007.08.002

[52] HAN, T.; RENEKER, D. H. & YARIN, A. L. - POLYMER, 49, P.2160 (2008). http://dx.doi.org/10.1016/j.polymer.2008.01.048

[53] 22. THOMPSON, C. J.; CHASE, G. G.; YARIN, A. L. & RENEKER, D. H. - POLYMER, 48, P.6913 (2007). http://dx.doi.org/10.1016/j.polymer.2007.09.017 [54] HAN, T.; YARIN, A. L. & RENEKER, D. H. - POLYMER, 49, P.1651 (2008). http://dx.doi.org/10.1016/j.polymer.2008.01.035

[55] SHIN, Y. M.; HOHMAN, M. M.; BRENNER, M. P. & RUTLEDGE, G. C. - APPL. PHYS. LETT., 78, P.1149 (2001). http://dx.doi.org/10.1063/1.1345798

[56] SHIN, Y. M.; HOHMAN, M. M.; BRENNER, M. P. & RUTLEDGE, G. C. - POLYMER, 42, P.9955 (2001). http://dx.doi.org/10.1016/s0032- 3861(01)00540-7 [56] O´KNOSKI, C. T. ; THACHER, H. C. JOURNAL OF PHISICAL CHEMISTRY.1953

[57] SHIN, Y. M.; HOHMON, M. M. ;BRENNER, M. P.; RUTLEDGE, G.C. ELETROSPININNING.

[58] FONG, H. , RENEKER, D. H. ELETROSPINNING AND FORMATION OF NANOFIBER. 2001

[59] YARIN, A. L.; KOOMBHONGSE,S.;RENEKER,D.H. ; TAYLOR CONE AND JETTING FROM LIQUID DROPLETS IN ELECTROSPINNING OF NANOFIBERS. J. APPL.PHYS.2001.

[60] RENEKER, D. H. ;CHUN,I. NANOMETER DIAMETER FIBERS OF POLIMER PRODUCED BY ELECTROSPINNING, V.7,1996,PP 216-223.

114 [61] RENEKER, D. H. & YARIN, A. L. - POLYMER, 49, P.2387 (2008). http:// dx.doi.org/10.1016/j.polymer.2008.02.002

[62] COSTA, R.G.F. ´OLIVEIRA,J.E. , PAULA,G.F. , PICCIANI, P.H. DE S. , MATTOSO, L.H.C. , RIBEIRO, C. “ELETROFIAÇÃO DE POLÍMEROS EM SOLUÇÃO. PARTE I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA”. POLÍMEROS, VOL. 22, N. 2, P. 170-177, 2012

[63] PIPERNO, S.; LOZZI, L., RASTELLI, M., PASSACANTANDO, M.; SAUTUCCI, S.. PMMA NANOFIBERS PRODUCTION BY ELECTROSPINNING, APPL SURF SCI, V. 252, P. 5583- 5586,2006.

[64] GUERRINI, L .M. , BRANCIFORTI M. C. , THOMAS CANOVAB, ROSARIO ELIDA SUMAN BRETAS, R. E. S. “ELECTROSPINNING AND CHARACTERIZATION OF POLYAMIDE 66 NANOFIBERS WITH DIFFERENT MOLECULAR WEIGHTS” MAY 2008.

[65] S.Y. CHEW, Y. WEN, Y. DZENIS, K.W. LEONG. THE ROLE OF ELECTROSPINNING IN THE EMERGING FIELD OF NANOMEDICINE.CURR PHARM DES. 2006 ; 12(36): 4751–4770.

[66] SALLES, T. H. C. “ELETROFIAÇÃO DE NANOFIBRAS DE BLENDAS DE GELATIN/PVP A PARTIR DE SOLUÇÕES DE ÁGUA E ÁCIDO ACÉTICO”. CAMPINAS. 2013.

[67] PIPERNO, S.; LOZZI, L., RASTELLI, M., PASSACANTANDO, M.; SAUTUCCI, S.. PMMA NANOFIBERS PRODUCTION BY ELECTROSPINNING, APPL SURF SCI, V. 252, P. 5583- 5586,2006.

[68] GUERRINI, L .M. , BRANCIFORTI M. C. , THOMAS CANOVAB, ROSARIO ELIDA SUMAN BRETAS, R. E. S. “ELECTROSPINNING AND CHARACTERIZATION OF POLYAMIDE 66 NANOFIBERS WITH DIFFERENT MOLECULAR WEIGHTS” MAY 2008.

[69] S.Y. CHEW, Y. WEN, Y. DZENIS, K.W. LEONG. THE ROLE OF ELECTROSPINNING IN THE EMERGING FIELD OF NANOMEDICINE.CURR PHARM DES. 2006 ; 12(36): 4751–4770.

115 [70] A. KULKARNI, V. A. BAMBOLE, P. A. MAHANWAR. ELECTROSPINNING OF POLYMERS, THEIR MODELING AND APPLICATIONS.POLYMER- PLASTICS TECHNOLOGY ANDENGINEERING, 49: 427–441, 2010.

[71] P. Q. FRANCO, J.C. SILVA, J.P. BORGES. PRODUÇÃO DE FIBRAS DE HIDROXIAPATITE POR ELECTROFIAÇÃO. CIÊNCIA & TECNOLOGIA DOS MATERIAIS, VOL. 22, N.º 1/2, 2010.

[72] CALÍOPE, P. B. “ CARACTERIZAÇÃO DE NANOFIBRAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS” . 2009.

[73] SANTOS, M. C. “PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ELÉTRICA DE FILMES ULTRAFINOS DE POLIANILINA/POLI(VINIL SULFATO DE SÓDIO) (PANI/PVS). “

[74] CHAGAS, M. J. “EFEITO DOS PARÂMETROS EXPERIMENTAIS NA ELETROFIAÇÃO DE BIOPOLIMEROS”. 2013

[75] COSTA, R. G. F. , OLIVEIRA, J. E. , PICCIANI, P.H. S. , MEDEIROS , E.S. , MATTOSO, L. H. C. , “ELETROFIAÇÃO DE POLÍMEROS EM SOLUÇÃO. PARTE I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA“ . 2012

[76] GONÇALVES, V.A. , PIECZKOSKI, G. M. , SIQUEIRA, F. J. , JAHNO, V.D. , VIEZZER,C. , MACHADO, D.C. , LIABUE, R. , EINLOFT, S. , ALVES, K., A. , BERGMANN, C.P. , DULLIUS J. ELETROFIAÇÃO DE POLIURETANOS

BIOABSORVÍVEIS E AVALIAÇÃO DA ADESÃO CELULAR DE

FIBROBLASTOS. – PUCRS, 2009

[77] ZHENG-MING HUANG,*, Y.-Z. ZHANG, M. KOTAKI , S. RAMAKRISHNA “A REVIEW ON POLYMER NANOFIBERS BY ELECTROSPINNING AND THEIR APPLICATIONS IN NANOCOMPOSITES”. APRIL 2003.

[78] TAÍS H. C. SALLES, T. H. C. , MARCOS A. D´ÁVILA, M. A. ,"ELETROFIAÇÃO DE NANOFIBRAS DE BLENDAS DE GELATINA/PVP A PARTIR DE SOLUÇÕES DE ÁCIDO ACÉTICO/ÁGUA". 2012.

116 [79] PEREIRA, M. V. M. PROPRIEDADES ÓPTICAS DE BLENDAS E BICAMADAS DE POLÍMERO SEMICONDUTOR E APLICAÇÕES EM DISPOSITIVOS EMISSORES DE LUZ. 2008

[80] BAZANI, D. L. M. CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS SEMICONDUTORES PARA O USO DE SENSORES DE RADIAÇÃO GAMA. 2008. [81] VASCONCELOS, C. K. B.; BIANCHI, R. F.. POLÍMEROS LUMINESCENTES COMO SENSORES DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE: APLICAÇÃO EM FOTOTERAPIA NEONATAL. POLÍMEROS, V. 17, P. 325-327, 2007.

[82] FERREIRA, G. R.. ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES ÓTICAS E ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS LUMINESCENTES COM APLICAÇÃO EM DOSIMETRIA DE RADIAÇÃO. 2011.

[83] FERREIRA, G.R., DE VASCONCELOS, C. K. B., SCHIMITBERGER, T., SILVA, M. M., DUARTE, A. S., BIANCHI, R. F. DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO INTELIGENTE PARA MONITORAMENTO DA DOSE DE

RADIAÇÃO INCIDENTE EM NEONATOS ICTÉRICOS SOB

FOTOTERAPIA.REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS (BELO HORIZONTE), V. 20, P. 198-202, 2010.

[84] SILVA, M. M.. SENSOR PARA CONTROLE DA FOTOTERAPIA NEONATAL. 2011

[85] ORGANIC SEMICONDUCTORS: THE BASICS. 2003. DISPONÍVEL EM ACESSO EM 17 DE JULHO DE 2013.

[86] PARKER, C. A. PHOTOLUMINESCENCE OF SOLUTIONS. 1968, AMSTERDAM: AMERICAN ELSEVIER.

[87] NETO, A. B. “ESTRUTURA ELETRÔNICA DO POLÍMERO ORGÂNICO CONJUGADO MEH-PPV EMSOLUÇÃO SOB RADIAÇÃO IONIZANTE.”2009. [86] VALEUR, B. MOLECULAR FLUORESCENCE: PRINCIPLES AND APPLICATIONS. 2001: WILEY-VCH VERLAG GMBH.

117 [88] GUILLET, J. POLYMER PHOTOPHYSICS AND PHOTOCHEMISTRY – AN

INTRODUCTION TO THE STUDY OF PHOTOPROCESSES IN

MACROMOLECULES. CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS, 1985, LONDON UK. [89] CURY, L. A. ABSORÇÃO E FOTOLUMINESCÊNCIA EM POLÍMEROS CONJUGADOS. BELO HORIZONTE: ED. DA UFMG, 2004. COMUNICAÇÃO INTERNA DF/ICEX

[90] SILVA, M. A. T. ; OLIVEIRA, F. A. C. ; DIAS, I. F. L. ; JOSÉ LEONIL DUARTE4; LAURETO, E. ; LOURENÇO, S. A.; CURY, L. A. ; GUIMARÃES, P. S. S. PROPRIEDADES ÓPTICAS DE FILMES FINOS DE MEH-PPV PREPARADOS POR “SPIN-COATING” EM DIFERENTES VELOCIDADES DE ROTAÇÃO.

[90] HÜMMELGEN,I. A. ; ROMAN,L. S. E LIMA,J. R. L.”POLÍMEROS CONJUGADOS COMO CAMADA ATIVA DE DIODOS EMISSORES DE LUZ E FOTODETECTORES.” 1998.

[91] MARCO-AURELIO DE PAOLI, DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE POLÍMEROS, 2ª VERSÃO ONLINE (REVISADA) 2008, P 228.

[92] SCHIMITBERGER, T. “AVALIAÇÃO DE DOSÍMETRO ORGÂNICO INTELIGENTE PARA APLICAÇÃO EM RADIOTERAPIA.” 2011.

[93] FRANÇA, F. L. “DISPOSITIVO FOTÔNICO ORGÂNICO PARA MONITORAMENTO DE UVC”.2011.

[94] ALEXANDRE MARLETTAA,A. ; GONÇALVES, V.C. ;BALOGH, D. T. “EFFECT OF TEMPERATURE ON EMISSION OF MEH–PPV/PS SOLID-STATE SOLUTION “. 2005.

[95] BANEGAS, R. S. “ ESTUDOS EM FILMES FORMADOS POR PVC E

AGENTES PLASTIFICANTES: ESTABILIDADE, MORFOLOGIA,

PROPRIEDADES TÉRMICAS E MECÂNICAS. “ 2011

[96] http://www.sigmaaldrich.com/chemistry/solvents/tetrahydrofuran-center.html [97] CATÁLOGO GLASSMAN HIGH VOLTAGE INC. FC SERIES. ACESSO EM http://www.glassmanhv.com/

118 [98] CATÁLOGO KDS CIENTIDIC ACESSO EM http://www.kdscientific.com/ [99] EDILENE C.S. MARCHI, PROF. DANIEL MELO DE CASTRO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA REVISÃO DE MICROSCOPIA.2005. [100] DEDAVID, B. A. , GOMES, C. I. , MACHADO, G. “MICORSCOPIA ELETRONICA DE VARREDURA: APLICAÇÕES E PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS.”2007.

[101] GUERRINI,L.M. ; OLIVEIRA, M. P. DE ; BRANCIFORTI, M. C. ; CUSTODIO, T.A. , BRETAS, R.E.S. “THERMAL AND STRUCTURAL CHARACTERATION”.

[102] FERREIRA, G. R. , DE VASCONCELOS, C. K. B. , SILVA, M. M. , ANDRÉ SILVEIRA DUARTE,A. S. , BIANCHI, R. F. “DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO “INTELIGENTE” PARA MONITORAMENTO DA RADIAÇÃO EM FOTOTERAPIA NEONATAL”. REV MED MINAS GERAIS 2010; 20(2): 198-202. [103]RAFAEL DI FALCO COSSIELLO. PRESIDENTE DA COMISSÃO

JULGADORA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO.

DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM QUÍMICA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, 2003.

[104]AKCELRUD, L. ELECTROLUMINESCENT POLYMERS. PROGRESS IN POLYMER SCIENCE,28:875-962, 2003

[105] ARNAUTOVA, SERGEY, NECHVOLODOVAA, ELENA, LOMAKINB, SERGEI, SHCHEGOLIKHINB, ALEXANDER, PHOTO- AND THERMAL- OXIDATIVE STABILITY OF NOVEL MATERIAL FOR PHOTOVOLTAICS: MEH-PPV/TNF BLENDS, RENEWABLE ENERGY 33, 259–261, 2008

[106] CUMPSTON, BRIAN, JENSEN, H., KLAVS F., PHOTO-OXIDATION OF POLYMERS USED IN ELECTROLUMINESCENT DEVICES, 73, 195-L99, SYNTHETIC METALS, 1995.

119 [107] VASCONCELOS, C. K. B. ; BIANCHI, R. F. . DOSÍMETRO DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE CONSTRUÍDO COM POLÍMEROS CONJUGADO. 2007.

[108] P. R. DE LUCENA; F. M. PONTESI; C. D. PINHEIRO; E. LONGO; P. S. PIZANI; S. L.ÁZARO; A. G. SOUZA; I. M. G. DOS SANTOS “FOTOLUMINESCÊNCIA EM MATERIAIS COM DESORDEM ESTRUTURAL” CERÂMICA VOL.50 NO.314 SÃO PAULO APR./JUNE 2004

[109] http://www.radiantimaging.com/dloverview.htm

[110] http://www.lcs.poli.usp.br/~gstolfi/ptc2547downloads.html

[111] WEI ZHONG,AB FAN LI, LIE CHEN,YIWANG CHEN AND YEN WEI. A NOVEL APPROACH TO ELECTROSPINNING OF PRISTINE AND ALIGNED MEH-PPV USING BINARY SOLVENTS. 2012.

[112] W. M. MARIANE. “SISTEMAS LUMINESCENTES À BASE DE PVC:MEH- PPV VISANDO APLICAÇÃO EM DOSIMETRIA TRIDIMENSIONAL.” DISSERTAÇÃO DE MSTRADO. ABRIL DE 2015.

Documentos relacionados