• Nenhum resultado encontrado

A investigação científica é um método de aquisição de conhecimento e uma forma ordenada e sistemática de encontrar respostas para questões que necessitem de uma investigação, sendo esta cada vez mais comum em todo o Mundo, e em particular em Portugal e nas Ilhas.

O estudo inicialmente baseou-se em transportes realizados em 2014, pelo serviço de Transporte de Doentes Não Urgentes, em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este serviço está integrado no SESARAM, E.P.E, sendo responsável pelo transporte para todos os habitantes da RAM.

Algumas das características importantes desta investigação, esteve direcionada para a descoberta de relações de causa e efeito entre variáveis, com base nos transportes de doentes. Primeiramente as técnicas e os métodos utilizados na análise estatística permitiram obter, analisar dados, determinar correlações entre variáveis, proporcionando conclusões, associando-se nas aplicações de softwares

“Microsoft Excel” e “Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 21.0”.

Salienta-se o facto, de se ter encontrado relações significativas entre as variáveis, no que diz respeito a distribuição dos doentes transportados por grupo etário e género. Nos resultados descritivos do género, observou-se que a proporção maior de transportados são do género masculino, com 50,8%. A média de idades dos transportados de ambos os géneros ronda os 68 anos. As maiores diferenças encontradas entre os três grupos etários, apontou no grupo das mulheres mais velhas entre 65 ou mais anos.

Pelo Teste de Kolmogorov-Smirnov, concluiu-se que a idade dos doentes transportados não estava normalmente distribuída. A análise dos gráficos Normal Q-

Q e Detrended Normal Q-Q mostrou que o maior afastamento da distribuição normal

em observações, ocorreu nas idades inferiores a 60 anos e superiores a 80 anos. Relativamente, ao mês com maior número de transportados, surge em janeiro com 6003 utentes que utilizaram o TDNU. É importante referir que dos 55532 doentes, as maiores diferenças encontradas entre o tipo de assistência e o género apontaram no transporte das mulheres para as consultas (6307), estas realizaram 1421 exames complementares, houve 1943 altas para outra instituição e 4756 altas para a residência. Da mesma forma, 149 dos homens foram internados, 16643 foram para os tratamentos e 12 foram transferidos para as unidades de saúde. Detetou-se

também uma prevalência das mulheres na utilização de ambulâncias com maca superior à dos homens. Enquanto que no transporte de lugar sentado foram os homens que mais utilizaram o serviço.

No que se refere ao grupo horário de marcação do TDNU, o fluxo maior de entradas ocorreu durante o período da manhã das 7:00 às 12:00, com a proporção de 59,2%, correspondente a 32864 utentes. Quanto ao grupo horário de envio do TDNU, com maior afluência, ocorreu entre as 12:00 e as 18:00, com uma proporção de 56,3%, que corresponde a 31275 utentes.

A distribuição dos doentes por concelho de origem e destino foi também estudado, tendo-se obtido em todos os concelhos da ilha, diferenças significativas entre o grupo horário da marcação e envio do transporte. Foram encontradas evidências que permitiram afirmar que as instituições de saúde localizadas no Funchal, registaram o maior número de partidas de transporte, totalizando 36573 doentes.

É de referir que o custo de transportes dos serviços realizados, no dia em estudo, pelas 7 bases do SESARAM, entre as 07:00 e as 23:00, revelou um total de custo de transporte em combustível no valor de 3 832,53€, com 66 serviços realizados em utentes de maca, distribuídos por 705,3 km, relativos às ambulâncias AMT´S e 189 serviços realizados a utentes em lugares sentados, distribuídos por 2242,8 km pelas ambulâncias AT´S, comparativamente, com outros hospitais nacionais parece ser um pouco elevado (Cardoso, 2012).

Seguidamente, apresentamos um modelo de Dial-a-Ride Problem para tratar do problema de um dia de trabalho realizado no SESARAM, considerando a informação dada através das credenciais de transporte programado.

Um dos objetivos, portanto, foi construir um modelo de um problema de roteamento (VRP), baseado em exemplos gerados a partir de dados aleatórios, focando-se na determinação de rotas de veículos e o seu planeamento, com recurso

ao sistema de navegação GPS -Global Positioning System.

Com ajuda do GPS através do Google Maps, calculamos as distâncias em (km) e os tempos (min), baseada nos transportes realizados a utentes da Zona I e II do concelho do Funchal.

Dentro do concelho do Funchal, foi estipulado um máximo de uma hora, no tempo que cada utente dispõe do transporte quer na ida e no regresso. Em 2014, no qual se refere este estudo, esta restrição de tempo e rotas diárias, não se regem a um modelo próprio. Surge apoiado pelo software XTraN, conjuntamente com a experiência e conhecimento do operador de central e dos tripulantes de ambulância. Na análise dos transportes realizados no dia 02-01-2014, conseguiu-se verificar que a base do Funchal realizou 131 serviços, onde 56 foram de outros concelhos. Com isto é importante salientar a necessidade de implementar novas bases fora da Zona I e II do concelho do Funchal.

Esta amostra permitiu conhecer de forma simples, o conhecimento de todas as variáveis envolvidas no TDNU, ajudando no conhecimento do que é possível fazer com sucesso para o planeamento de estratégias, na concretização de viagens das ambulâncias, em tempo adequado e melhorar o seu tempo de espera médio.

Os custos associados à operação de distribuição dos veículos da empresa, foram calculados, contudo, seria fundamental após a aplicação do modelo verificar com a obtenção de rotas ótimas, a execução do TDNU com uma redução significativa dos custos.

Ao longo deste estudo, depreende-se que é necessário o investimento de mais veículos de melhores condições, nomeadamente, ao nível da capacidade de carga, estando de certa forma em consonância com o que literatura científica refere (da Silva Santos, 2018).

Acreditamos que o modelo e as abordagens possam ser úteis para motivar pesquisas futuras, assim como tratar o caso combinado deste problema complexo de otimização, com o problema de roteamento e programação de veículos, ajudando na previsão de ocorrências em outras áreas.

Os frutos deste estudo, poderá vir a contribuir para o melhoramento dos transportes no SESARAM, ajudando toda a população que usufrua e que venha a precisar do Transporte de Doentes Não Urgentes na RAM, no âmbito da Saúde Regional.

Documentos relacionados