• Nenhum resultado encontrado

6. INFORMAÇÃO E PRIVACIDADE NOS TERMOS DE USO

6.1 DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO

O primeiro aspecto verificado quanto à disponibilidade da informação diz respeito à possibilidade de acessar os termos de serviço ou privacidade previamente, ou seja, antes da adesão ao serviço ou sua simples utilização. Em todos serviços avaliados havia, na página de adesão ou uso, link disponível para acesso aos termos de uso e privacidade.

Um dos aspectos que foi destacado neste trabalho, no entanto, diz respeito ao fato dos usuários muitas vezes sequer tomarem conhecimento acerca da existência de tais termos, o que leva ao questionamento sobre o destaque que é dado pelo serviço ao link na página de adesão ou uso do serviço. Nesse ponto, serviços que dispensam adesão, como a busca da Google e o Bing disponibilizam o link no rodapé da página, mas sem qualquer destaque.

Outros serviços Facebook, Twitter, Outlook, Yahoo Mail e Dropbox exigem inscrição prévia e são acessados via web. Neles, à exceção do Twitter, os links estão colocados antes do usuário clicar para aderir, mas sem qualquer destaque ou procedimento para chamar a atenção do consumidor. No Facebook, por exemplo, o link está inserido em uma frase:

Ao clicar em Abrir uma conta, você concorda com nossos Termos e que você leu nossa Política de Dados, incluindo nosso Uso de Cookies.5

Esta opção, que também é utilizada pelo Outlook e Yahoo Mail, não contribui para chamar a atenção do usuário quanto à existência dos termos, notadamente quando colocadas em letras diminutas ou cores esmaecidas. Não se considera neste caso existir qualquer destaque. O procedimento do Twitter, no entanto, é ainda mais prejudicial, na medida em que o texto sequer foi colocado antes do clique de adesão, mas abaixo dele. Antes do clique há apenas outra opção, já marcada (opt out), que também afeta a privacidade do usuário, mas sobre a qual a empresa utiliza expressões vagas, que não oferecem a exata dimensão do que será feito. Trata-se da

seguinte oferta: “Personalize o Twitter de acordo com os sites que eu visitei recentemente. Saiba mais.”6 Ao clicar em saiba mais, o usuário é levado ao seguinte

texto:

Personalize o Twitter de acordo com seus interesses.

As sugestões personalizadas tornam a criação de um ótimo histórico — repleto de Tweets, links, mídia e conversas de pessoas nas quais você tem interesse — mais fácil e mais rápida. O Twitter pode fazer sugestões mais inteligentes e mais relevantes sobre quem você pode querer seguir.7

Muito embora o tópico seguinte se proponha a explicar “como funcionam as sugestões personalizadas”, segue na mesma trilha de apontar os benefícios, sem em nenhum momento relatar que na verdade a empresa realizará o monitoramento da navegação do usuário na web.

Neste particular, é de considerar como mais adequado o procedimento do Dropbox, exigindo, antes do clique de adesão, que o usuário marque uma caixa (opt in) afirmando que concorda com os termos do serviço, estando aí inserido o link. Ao tentar finalizar o cadastro sem marcar a caixa o usuário recebe a mensagem, em vermelho, de que é necessário marcar a opção e declarar que está de acordo com os termos de serviço para acessar.

Os serviços iCloud, Viber e Whatspp são iniciados a partir de aplicativos instalados em smartphones ou tablets, muito embora possam também ser acessados em computadores. Em todos eles há links para os termos quando da adesão, destacando-se apenas que no caso do iCloud esta adesão ocorre no momento do registro da conta em um dos produtos Apple, apesar de ser possível não utilizar o serviço naquele momento.

Quando se fala em disponibilidade do termo, é importante considerar também a frequência com que alterações são realizadas. Na data em que os termos foram recolhidos (12.12.14), constava que a grande maioria havia passado por modificações recentes. Dos dez termos aqui tratados, apenas 2 não haviam sido alterados no ano de 2014 e alteração mais antiga datava de 2012, conforme demonstrado no quadro 3.

6 Participe hoje do Twitter. Disponível em: <https://twitter.com/signup> Acesso em: 09 fev. 2015. 7 Sobre sugestões personalizadas. Disponível em: <https://support.twitter.com/articles/20169944-

Quadro 3 – Datas da última modificação dos termos de uso

SERVIÇO/APLICAÇÃO ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

Google Mar 14

Bing Set 14

Facebook Nov 13

Twitter Set 14

Outlook Set 14

Yahoo Mail Out 14

Dropbox Mar 14

iCloud Set 14

WhatsApp Jul 12

Viber Jun 14

Fonte: Elaborado pelo autor

Observa-se, no entanto, que apenas o Google disponibiliza link para um histórico dos termos anteriores, inexistindo tal referência nas demais. Merece atenção o fato de haver a alteração unilateral dos termos do contrato, algo que é legalmente vedado (CDC, art. 51, inc. XIII), mas que poderia ser considerado, pelo menos nos serviços gratuitos, mediante prévia notificação dos usuários para exercessem nova opção.

O que se tem, no entanto, é prática de alterar as disposições dos termos, conforme surge nova maneira de manipular os dados ou novos dados sejam necessários, sem que se dê ao usuário sequer a oportunidade prévia de anuir com a mudança ou mesmo, considerando o foco na informação, saber o que foi alterado. É que, muito embora se aponte a existência de mudança, não há mais qualquer informação sobre o foi modificado com relação ao conteúdo anterior, nem os termos estão disponíveis para consulta e comparação.

Quanto ao idioma em que a informação se apresenta, os termos selecionados estão escritos em português, à exceção do WhatsApp e Viber, cujas políticas estão redigidas em inglês.