• Nenhum resultado encontrado

Do tratamento estatístico aplicado aos resultados do presente trabalho.

Conceitos importantes.

5. Material e método.

6.3. Do tratamento estatístico aplicado aos resultados do presente trabalho.

Aqui serão apresentados os resultados do tratamento estatístico aplicado respectivamente sobre os valores da perda de massa e da rugosidade, tanto para o substrato de vidro, como para o de amálgama.

6.3.1. Sobre os valores da perda de massa promovida em todas as condições de desgaste no substrato de vidro.

Foi efetuada a análise de variância dos valores encontrados nas tabelas 1 e 3, quando constatou-se um valor de F igual a 15,8115, o que indica existir diferença significante, a um nível menor que 0,001. Consequentemente, foi necessária a subsequente aplicação de um teste de contrastes; assim, foi escolhido o de Tukey, ao nível de significância de 0,05, cujos resultados possibilitaram a confecção da tabela 15.

Tabela 15. Resultados do teste de Tukey aplicado aos valores de perda de massa do substrato de vidro. Na comparação dos resultados, a semelhança é igual quando as

letras da coluna são as mesmas. Condições Média Grau de

semelhança a 0,0007 a pp 0,0010 a pa 0,0011 a spa 0,0021 a v 0,0023 a spo 0,0028 a m 0,0066 b

Com base nos tais resultados, para esse substrato originalmente mais liso, ficaram constatados os seguintes fatos: 1) o menor valor numérico de perda de massa ocorreu para a ponta azul, continuando a haver o aumento de tal índice, progressivamente, para a pasta de pedra-pomes, a pasta de Amalgloss, a seqüência de pastas, a ponta verde e a seqüência de pontas, embora a diferença entre estes seis índices não tenha sido significante, do ponto de vista estatístico, e 2) a perda de massa promovida pela ponta marrom foi estatisticamente diferente de todas as demais condições.

6.3.2. Sobre os valores da perda de massa promovida em todas as condições de desgaste no substrato de amálgama.

Também foi efetuada a análise de variância dos valores encontrados nas tabelas 5 e 7, quando constatou-se um valor de F igual a 57,3470, o que indica existir diferença significante, a um nível menor que 0,001. Consequentemente, foi necessária a subsequente aplicação de um teste de contrastes; assim, foi também escolhido o de Tukey, ao nível de significância de 0,05, cujos resultados possibilitaram a confecção da tabela 16.

Tabela 16. Resultados do teste de Tukey aplicado aos valores de perda de massa do substrato de amálgama. Na comparação dos resultados, a semelhança é igual quando as

letras da coluna são as mesmas. Condições Média Grau de semelhança

pa 0,0041 a pp 0,0244 a b spa 0,0443 b c a 0,0677 c v 0,0964 d spo 0,1170 d e m 0,1308 e

Com base nos tais resultados, para esse substrato originalmente mais rugoso, ficaram constatados os seguintes fatos: 1) o menor valor numérico de perda de massa ocorreu para a pasta de Amalgloss, continuando a haver o aumento numérico para a pasta de pedra-pomes; entretanto, a diferença entre estes dois índices não foi significante, do ponto de vista estatístico. 2) ao tomar-se como base a perda de massa promovida pela pasta de pedra-pomes, nota-se que o aumento do índice da condição seguinte também não implica na existência de diferença estatisticamente significante entre elas; 3) tomando-se como base a perda de massa promovida pela seqüência de pastas, nota-se que o aumento do índice da condição seguinte também não implica na existência de diferença estatisticamente significante entre elas, as quais são diferentes das demais seguintes; 4) tomando-se como base a perda de massa promovida pela ponta verde, nota-se que o aumento do índice da condição seguinte também não implica na existência de diferença estatisticamente significante entre elas e 5) tomando-se como base a perda de massa promovida pela seqüência de pontas, nota- se que o aumento do índice da condição seguinte também não implica na existência de diferença estatisticamente significante entre elas.

6.3.3. Sobre os valores da rugosidade média global promovida em todas as condições de desgaste no substrato de vidro.

Foi efetuada a análise de variância dos valores encontrados nas tabelas 9 e 10, quando constatou-se um valor de F igual a 146,0528, o que indica existir diferença significante, a um nível menor que 0,001. Consequentemente, foi necessária a subsequente aplicação de um teste de contrastes; assim, foi escolhido o de Tukey, ao nível de significância de 0,05, cujos resultados possibilitaram a confecção da tabela 17.

Tabela 17. Resultados do teste de Tukey aplicado aos valores de rugosidade do substrato de vidro. Na comparação dos resultados, a semelhança é igual quando as

letras da coluna são as mesmas. Condições Média Grau de semelhança

orig 0,003 a pa 0,028 a b a 0,051 a b c v 0,077 b c spo 0,102 c spa 0,177 d m 0,258 e pp 0,474 f

Com base nos tais resultados, para esse substrato originalmente mais liso, ficaram constatados os seguintes fatos: 1) em relação à rugosidade original, o valor numérico desta característica aumentou, quando foi usada a pasta de Amalgloss, continuando a haver o aumento numérico, quando foi usada a ponta azul; entretanto, a diferença entre estes três índices não foi significante, do ponto de vista estatístico; 2) ao tomar-se como base a rugosidade criada pela pasta de Amalgloss, nota-se que o aumento dos índices das duas condições seguintes também não implica na existência de diferença estatisticamente significante, entre elas; 3) tomando-se como base a rugosidade criada pela ponta azul, repete-se a situação descrita na frase anterior e 4) as condições nas quais houve a aplicação, respectivamente, da seqüência das pastas, da ponta marrom e da pasta de pedra-pomes criaram um aumento progressivo do tal índice de rugosidade, o qual estatisticamente demonstrou a existência de diferença significante, tanto entre estas três últimas condições citadas, como entre elas e todas as demais.

6.3.4. Sobre os valores da rugosidade média global promovida em todas as condições de desgaste no substrato de amálgama.

Também foi efetuada a análise de variância dos valores encontrados nas tabelas 11 e 12, quando constatou-se um valor de F igual a 77,72738, o que indica existir diferença significante, a um nível menor que 0,001. Consequentemente, foi necessária a subsequente aplicação de um teste de contrastes; assim, foi também escolhido o de Tukey, ao nível de significância de 0,05, cujos resultados possibilitaram a confecção da tabela 18.

Tabela 18. Resultados do teste de Tukey aplicado aos valores de rugosidade do substrato de amálgama. Na comparação dos resultados, a semelhança é igual quando as

letras da coluna são as mesmas. Condições Média Grau de semelhança

orig 3,383 c pa 2,334 b pp 2,310 b spo 0,864 a v 0,503 a m 0,492 a spa 0,490 a a 0,390 a

Com base nos tais resultados, para esse substrato originalmente mais rugoso, ficaram constatados os seguintes fatos: 1) em relação à rugosidade original, o valor numérico desta característica diminuiu, em todas as condições de desgaste, de maneira significante; 2) ao tomar-se como base a rugosidade criada pela pasta de Amalgloss, esta foi semelhante à promovida pela pasta de pedra-pomes, porém ambas foram diferentes das demais condições restantes, e 3) tomando-se como base a condição da seqüência das pontas, esta criou uma rugosidade semelhante à das condições com a ponta verde, com a ponta marrom, com a seqüência de pastas e com a ponta azul.

7. Discussão.

No presente capítulo, inicialmente serão tecidas considerações a respeito do método aqui utilizado, no sentido de justificar as diversas decisões tomadas, para em seguida serem discutidos os resultados obtidos.