• Nenhum resultado encontrado

Doação de probioticos Brasil foi completamente preenchida antes de fechar Esse processo ocorreu em 3 dias!

No documento Manual do Kombucha (páginas 35-38)

Quando abri a garrafa o gás fez com que a metade do líquido vazasse rápida e intensamente da garrafa, espirrando Kombucha por todos os lados de forma incontrolável. Tampei e voltei a abrir somente um pouco para que o gás saísse sem expulsar o líquido, mas o gás permaneceu saindo por 15 ou 20 minutos sem parar. Impressionante. Consegui depois de algum trabalho, abrindo e fechando rapidamente a garrafa, salvar um terço do seu conteúdo. Ficou muito saboroso apesar da bagunça. Esse efeito parece ocorrer com as garrafas PET de forma mais intensa do que com as garrafas de vidro.

Como você deve estar imaginando, podemos utilizar outros sabores. São inúmeras as possibilidades. Não sei se existe algum risco quando misturamos Kombucha com outros alimentos. Acredito que a maioria dos alimentos mais ácidos sejam compatíveis com Kombucha, mas não posso afirmar com certeza. Já testei algumas receitas com melão, maracujá, gengibre, limão. O de maracujá fica muito saboroso, mas temos que colocar pouco porque o sabor é muito marcante e suplanta o sabor do Kombucha. O melão devemos colocar maior quantidade porque o sabor é mais fraco. O meu

preferido até o momento é mesmo esse de gengibre com limão, que já se tornou uma receita clássica e está sendo utilizada em todo o mundo.

Algumas frutas tem seu sabor tão presente, tão intenso, tão marcante que podem modificar completamente o gosto final da bebida. Um novo campo para saborosos experimentos se abre.

3. Condições climáticas

3.1 O preparo da bebida no calor

No calor a colônia se reproduz mais rapidamente e mais intensamente. A temperatura elevada faz com que a colônia aumente a sua capacidade de fermentação. Todo o processo se torna mais rápido e eficiente.

Uma característica que podemos observar muito claramente é que a colônia reage sempre as temperaturas às quais é exposta: quanto mais quente maior é a sua atividade e quanto mais frio, menor. Por isso acondicionamos em refrigeradores as nossas colônias que não estão trabalhando. Sua atividade se reduz a um ponto mínimo sem, no entanto, matar a colônia. Podem ser guardadas por meses se devidamente acondicionadas em vidros bem lacrados [leia mais].

Sobre o preparo: No calor tropical de algumas regiões do Brasil, o chá já estará pronto em alguns poucos dias – acredito que, no mínimo são necessários 4 dias mesmo em temperaturas mais elevadas, próximas dos 35 graus centígrados. Algumas pessoas conhecidas relataram a necessidade de períodos entre 5 e 7 dias para a adequada

Doação de probioticos - Brasil

No frio , com temperaturas variando entre 10 e 22 graus centígrados, esse período de preparo pode ser estendido por até 12 dias. Em temperaturas mais baixas é

recomendável o uso de aparelhos específicos para aquecimento da colônia ou a utilização de períodos de tempo maior, o que é utilizado e recomendável em lugares com clima frio.

Portanto, no calor, deixaremos fermentar a bebida por um período mínimo de 4 dias para temperaturas extremamente quentes; e entre 5 e 8 dias para períodos com temperaturas médias, entre 20 e 30 graus centígrados.

3.2 O preparo da bebida no frio

Durante o inverno a colônia reage baixando sua velocidade de reprodução. O tempo de descanso do cultivo para a fermentação do chá aumenta, geralmente, em cerca de 50%. Isso é, se no verão você retira o cultivo e o chá está pronto em 4 ou 5 dias, no inverno esse tempo aumentaria para 6 a 12 dias.

No Brasil, as condições climáticas ainda não são tão extremas quanto no inverno europeu ou asiático. Mesmo assim notamos alguns pontos importantes:

No frio a colônia pode demorar mais para fermentar o chá – até 10 dias, normalmente, ou mais.

O aspecto da bebida no frio pode ser um pouco mais turvo do que no calor.

Recomenda-se testar o pH da bebida no dia no qual normalmente se recolhe a colônia. Sobre o preparo: a bebida é preparada da mesma forma no frio; normalmente não é necessária nenhuma adequação ou alteração no método utilizado. Somente deve se observar o tempo de descanso da bebida para o adequado preparo, lembrando-se de

Doação de probioticos - Brasil

que no frio a atividade da colônia é reduzida o que aumenta o tempo necessário para a fermentação.

4. Tempo de fermentação - Tempo necessário para a fermentação

Quando preparamos o Kombucha seguindo a receita básica observamos que depois de pronto o chá e adicionada a colônia, devemos deixar que descanse por alguns dias. Mas qual é o prazo ideal para a fermentação?

Em condições normais e à temperatura ambiente, o tempo de fermentação ira

depender principalmente das condições climáticas: quanto mais quente, mais rápido o processo;

Para a produção de uma bebida adequada – nem muito doce nem muito ácida, mas mantendo um pouco do sabor doce e um pouco do azedo simultaneamente –

deixamos fermentar em local propício, sem fumaça, sem luz direta do sol e sem que se movimente o recipiente.

Esse tempo de “descanso” pode variar entre 4 e 12 dias de acordo com as condições climáticas – assim, quanto mais frio, mais tempo precisamos para a fermentação adequada.

Para mais detalhes sobre a produção em clima quente, com temperaturas acima de 20 graus, Pagina x

Para mais detalhes sobre a fermentação em climas mais frios, Pagina x 5. Como beber - Quanto Kombucha devo beber e quando

Achei um relato interessante sobre o uso do Kombucha, que apresenta uma resposta simples a essa questão da quantidade. Lembrando que são sugestões e não indicações de uso. Pessoalmente acredito que as medidas aqui apresentadas sejam adequadas para o início.

Como todos os suplementos, assim como quaisquers medicações ou gêneros alimentícios, a quantidade de Kombucha necessitada por cada pessoa varia. Se você tiver uma doença crônica então você deve começar com menos do que as seguintes recomendações mas deve terminar bebendo o máximo que você puder. Para uma pessoa saudável ou alguém que não seja doente crônico, siga estas instruções: Começando: Quando você começar primeiramente a beber o chá de Kombucha você deverá beber meio copo (100ml mais ou menos) por dia. Você deve beber pela manhã, aproximadamente 15 minutos antes do café da manhã.

Doação de probioticos - Brasil

No documento Manual do Kombucha (páginas 35-38)

Documentos relacionados