• Nenhum resultado encontrado

4. Metodologia para Definição de Requisitos em Sistemas Data

4.5 Especificação de Requisitos

4.5.3 Documentação

Essa fase é o coração de nossa metodologia. O propósito aqui é prover uma documentação completa e detalhada dos requisitos elicitados, de maneira a torná-los compreensíveis a todos os interessados. Em verdade, a documentação dos requisitos é gerada ao longo do processo de desenvolvimento, não estando restrita a esta fase especificamente (vide Figura

Capítulo 4 – Metodologia para Definição de Requisitos em Sistemas Data Warehouse

15). Dentro de nossa abordagem, desenvolvemos um conjunto de templates de artefatos para acomodar os requisitos funcionais e não-funcionais de um data warehouse, e seus requisitos de domínio correlatos.

Item Questionamento Agregação

Automática Todos os níveis de dimensão definidos garantem uma completa e direta agregação automática (adição, soma, contagem,...), em termos do esquema

multidimensional elaborado?

Representação de Fatos e

Dimensões

Todas as necessidades das partes interessadas estão representadas no esquema multidimensional projetado no que diz respeito a fatos e dimensões?

Conexão entre Fatos e Dimensões

O conjunto total de níveis dimensionais está correta e completamente associado ao conjunto de fatos a ser analisado?

Completude da Integração

Todos os procedimentos e requisitos de integração encontram-se definidos de forma a possibilitar a correta incorporação dos dados provenientes de fontes externas?

Qualidade da

Documentação Todos os documentos elaborados servem como ferramentas efetivas para modelar as necessidades dos usuários em termos de requisitos, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa?

Requisitos

Desnecessários O requisito documentado corresponde a uma real necessidade dos usuários ou serve apenas como um “embelezamento” do sistema?

Ambiguidade de

Requisitos Existe ambiguidade entre os requisitos, i.e., um dado requisito pode ser interpretado de formas diferentes por pessoas diferentes? Quais são as possíveis interpretações de cada requisito e como isso pode ser melhor trabalhado no projeto?

Testabilidade dos

Requisitos Todos os requisitos são testáveis, ou seja, eles estão declarados de forma tal que testes podem ser derivados para comprovar que o sistema atende aos requisitos do usuário?

Conformidade dos Requisitos

Podemos na prática navegar (drill) entre tabelas-fato através do esquema de dimensões comuns sem incorrer em perda de dados ou inconsistência nas consultas?

Tabela 7. Exemplo de Lista de Verificação de Requisitos em Sistemas Data Warehouse.

Os templates são meta-documentos que descrevem o seu próprio propósito e uso apropriado (vide Apêndice 1). Os artefatos foram inspirados no modelo de documentação para a fase de Requisitos proposto no Rational Unified Process (RUP) (KRUCHTEN, 1999) e na abordagem para organização da especificação de requisitos em uma família de produtos de LEFFINGWELL e WIDRIG (2000), a qual se demonstra bastante apropriada à filosofia de

Capítulo 4 – Metodologia para Definição de Requisitos em Sistemas Data Warehouse

Notação: Rational Unified Process 2001-A (RATIONAL, 2001a) Planejamento da Gerência de Requisitos

Stakeholder Usuário Final Fonte Provedora Engenheiro de Requisito Engenheiro de Software Líder de Projeto Relatório de Revisão Especificação de

Requisitos Validação de Requisitos Visão

do Data

Warehouse

Glossário

do Projeto Plano de Gerenciamento de Requisitos Necessidades dos Usuários Domínio de Negócios da Aplicação Especific. Requisitos Multidimens. (preliminar) Visão Data Warehouse (revisado) Especificação de Regras de Negócio (revisado) Glossário do Projeto (revisado) Especif. de Casos de Uso Visão Data Mart Especif. de Requisitos Não- Funcionais Matrizes de Rastreabil. Protótipo da Aplicação Plano de Gerenciamento de Requisitos (revisado) Especificação Requisitos Multidimens. (revisado) LEGENDA Papel

Externo Técnico Papel Atividade Ator Protótipo de Interface Artefato de Trabalho de Termos Glossário Casos de Uso RastreabilidadeMatriz de construção de data warehouses a partir de data marts individuais. A seguir, descrevemos cada um desses artefatos.

Capítulo 4 – Metodologia para Definição de Requisitos em Sistemas Data Warehouse

Plano de Gerenciamento de Requisitos. Documenta aspectos de gerência essenciais ao controle da engenharia de requisitos do projeto, conforme discutido na Seção 4.4.

Glossário. Coleta e organiza toda a terminologia e conceitos específicos dos domínios de problema tratados no corpo do data warehouse da organização. O principal objetivo do Glossário é melhorar o entendimento comum de termos fundamentais para o desenvolvimento da aplicação entre todas as partes envolvidas.

Visão do Data Warehouse. Descreve os requisitos gerais do data warehouse corporativo, incluindo considerações sobre sua motivação e escopo estratégico atacado; objetivos e diretrizes de projeto; e outros aspectos referentes ao sistema como um todo.

Visão do Data Mart. Coleta as necessidades de alto nível dos usuários dos data mart, além das funcionalidades e atores que dão suporte a essas necessidades. Ademais, o artefato cobre os principais marcos de projeto a serem atendidos em cada etapa de construção dos data mart.

Especificações de Caso de Uso. Detalham os passos para a implementação das funcionalidades projetadas para o data warehouse/data mart, representando a seqüência de operações que devem ter lugar até que um resultado final seja obtido.

Especificação de Requisitos Multidimensionais10. Especifica os aspectos inerentes à

multidimensionalidade da aplicação, incluindo a relação de fatos e dimensões que compõem o esquema dimensional e considerações sobre sua granularidade, aditividade, e conformidade à arquitetura global.

10 Esse artefato foi acrescido a partir da consolidação de informações contidas anteriormente nos documentos

de Visão, conforme descrito em (PAIM et al., 2002), devido à importância e volume desses requisitos e para facilitar o estudo de questões como a conformidade de fatos e dimensões.

Capítulo 4 – Metodologia para Definição de Requisitos em Sistemas Data Warehouse

Especificação de Requisitos Não-Funcionais. Complementa as especificações de caso de uso, descrevendo os requisitos não-funcionais da aplicação que não são cobertos pelo modelo de casos de uso. O artefato documenta ainda restrições de projeto e limitações legais.

Especificação de Regras de Negócio. A função desse documento é registrar todas as regras de negócio que regulam a operacionalização das funcionalidades dos data mart. Adicionalmente, conforme o volume de regras identificadas, documentos distintos, orientados por assunto, podem ser produzidos, para agrupar categorias específicas de regras.

Os quatro últimos artefatos constituem juntos o que foi referenciado no Capítulo 2 como “Moderno Documento de Requisitos de Software”.

Relatório de Revisão. Um relatório simples descrevendo as ações acordadas após uma sessão de validação de requisitos (vide Seção 4.5.2).

Matrizes de Rastreabilidade. Artefato primordial para a gerência de mudanças em requisitos do sistema, conforme descrito na seção 4.7.