• Nenhum resultado encontrado

Documentos de Instrumentação

No documento Introdução a instrumentação e controle (páginas 111-114)

instrumentos são incluídos para uso do engenheiro de instrumentação.

Acessórios e instrumentos auxiliares, como filtro reguladores de instrumentos individuais, geralmente não são mostrados no P&I.

Se um subsistema do processo, por

exemplo, um sistema de tratamento de água, é comprado como um pacote, então o P&I pode representá-lo como um retângulo sem mostrar nenhum equipamento ou instrumento do processo. Em vez disso, a caixa dá uma referência para um desenho do fabricante que mostra todos os detalhes.

O P&I informa ao projetista de tubulação esquematicamente onde colocar as conexões de instrumentos e os trechos retos necessários para a medição de vazão.

O P&I é também usado por muitas

disciplinas e pela operação como um desenho funcional geral da planta para discussões, referência pelos operadores e pessoal de manutenção.

12.3. Critérios de Instrumento

Critérios de aplicação de instrumentos

O engenheiro de instrumentação para um determinado projeto prepara um documento que estabelece as recomendações a serem seguidas para a seleção dos instrumentos. Estas recomendações tornam padrões do projeto para promover uniformidade e qualidade. Elas incluem itens como:

1. faixas de sinal padrão

2. tipos de sensores que geralmente são usados e limitações de seu uso

3. as variáveis que devem ser colocadas no computador da planta

4. o tipo de anunciador, tamanho de janela e código de cores e seqüência de alarme 5. o tamanho e a cor dos instrumentos a

serem montados no campo e na sala de controle

6. marcas preferidas de fabricantes, baseando-se na experiência anterior e julgamento do pessoal envolvido 7. muitos outros pontos de filosofia e

prática de aplicação de instrumentos.

Critérios de instalação de instrumentos

Este documento é preparado pelo engenheiro de instrumentação para um específico projeto para estabelecer as recomendações a serem seguidas para a instalação dos instrumentos. O documento cobre necessidades como:

1. válvulas de bloqueio e bypass de instrumentos - tipos e tamanhos

2. linhas de tomada - tamanhos, conexões de teste, disposição geral

3. materiais dos tubos de instrumentos e tamanho e tipo das conexões

4. tolerâncias das instalações.

12.4. Diagramas de Malha

Um diagrama de malha mostra as ligações detalhadas dos instrumentos em uma malha e as conexões dos instrumentos com as fontes de alimentação.

12.5. Especificações de Instrumentos

Estes documentos estabelecem as descrições e exigências dos instrumentos, sistemas de instrumentos e equipamentos auxiliares e serviços, como assistência de partida pelo fabricante do instrumento, que devem ser comprados. Há normas [p. ex., ISA S20 (1983)] que fornecem diferentes

especificações prontas para instrumentos, sensores e sistemas de medição e controle.

12.6. Documentos de Computador

Hoje, tudo está dentro do computador. Um computador da planta necessita de

documentos de suporte que o engenheiro de instrumentação prepara, tais como:

Lista de entrada e saída do computador,

Esta lista inclui o seguinte:

a) sinais de entrada e para cada sinal, sua fonte, endereço do computador, tipo (analógico, binário ou digital) e sua faixa e unidade de engenharia b) b) funções aplicáveis aos sinais,

como conversão, cálculo, display de rotina ou anormal e alarme

c) sinais de saída e para cada sinal, seu endereço do computador, destino, tipo (analógico, binário ou digital) e sua faixa e unidade de engenharia.

Diagramas lógicos do computador.

Um computador da planta é geralmente comprado com todos seus programas feitos pelo fornecedor de acordo com as

necessidades de operação listadas pelo engenheiro de instrumentos nos diagramas lógicos de computador. O programa define o modo que computador executa o controle e as funções de informação que deveriam ser feitas por instrumentos convencionais, se não houvesse computador.

Diagramas de display do computador.

O vídeo do computador mostra listas, estados, desenhos ou uma combinação destes. A informação para estes displays é

Documentos de Instrumentação

instrumentação e dada para o fornecedor para fazer o programa.

Diagramas de Fiação do Computador

O engenheiro de instrumento prepara os diagramas ou listas de fiação para possibilitar o projetista elétrico planejar a fiação entre o sistema de computador, instrumentos de processo associados e a fonte de alimentação. Os diagramas identificam os terminais elétricos do sistema de computador e mostra os

equipamentos para os quais eles estão fiados.

12.7. Diagramas do Anunciador

Estes diagramas mostram os arranjos para o anunciador , uma lista de janelas, seus pontos de fiação e as origens de seus sinais de entrada. Se o anunciador tiver saídas elétricas, elas e seus destinos são também listados.

Atualmente, os sistemas de alarme estão incorporados aos terminais de vídeo do computador.

12.8. Diagramas de Construção

Diagramas de localização do instrumento

Estes diagramas indicam os locais e elevações dos instrumentos em relação às coordenadas da planta.

Diagramas do painel dos instrumentos

Estes diagramas mostram a lista dos painéis de instrumentos, como eles são cortados e como os instrumentos são dispostos.

Atualmente, a configuração dos instrumentos é apresentada em vídeos de computador, nas estações de Sistemas Distribuídos de Controle ou em Sistemas Supervisórios.

Diagramas de instalação dos instrumentos

Estes diagramas mostram as tubulações para conexão dos instrumentos com o processo, com outros instrumentos e para a fonte de alimentação pneumática. Quando a instrumentação é elétrica, mostra as fiações de ligação dos instrumentos entre si e com a fonte de alimentação. Estes desenhos mostram detalhes de instalação e também instruções para calibração especial para instrumentos individuais do campo.

12.9. Requisição de Compra

O engenheiro de instrumentação prepara uma requisição que é ordem escrita para a compra da instrumentação ou de serviços. A requisição contem uma referência para uma

especificação anexa para os itens e para outro material descritivo, se necessário. Uma

requisição é normalmente a base para convites de cotação que são remetidas a todos os fornecedores cadastrados. Depois que o engenheiro de instrumentos revê as cotações, ele pode revisar a especificação e a requisição. O departamento de compra então emite um pedido de compra para o fornecedor escolhido.

12.10. Descrição do sistema

Este documento é uma descrição do projeto e operação do processo da planta, preparado pelos engenheiros de processo, com material adicional escrito pelo engenheiro de

instrumentação e outros. A contribuição do engenheiro de instrumentação é a de discutir os instrumentos e como eles são usados para medir e controlar o processo.

A descrição do sistema é um documento de referência valioso para todas as pessoas envolvidas no trabalho da planta. Ele descreve a planta como ela foi construída e deve ser mantido atualizado, quando houver

modificações.

12.11. Índice de instrumentos

Este índice é uma tabulação que o engenheiro de instrumentação prepara para rastrear todos os instrumentos e seus

documentos relacionados. Em sua forma pura, o índice não fornece nenhuma informação direta do instrumento mas é simplesmente um diretório que aponta onde a informação pode ser encontrada. Substantivamente, ele diz muito pouco, já que ele é um documento de trabalho importante para o engenheiro de instrumentação e outros durante o projeto, construção e operação da planta.

A criação, expansão e uso do índice começa com a preparação do P&I, perto do início do projeto para trabalho na planta e continua através de todo o projeto. Deve-se listar um instrumento no índice antes de fazer qualquer trabalho de engenharia para garantir que isto não será esquecido mais tarde e que os números de identificação não são

duplicados.

Para um grande projeto, o índice pode consistir de centenas de páginas de computador. Hoje, o índice é feito no computador, facilitando a obtenção e atualização dos instrumentos comprados, entregues, montados, agrupados por unidade.

A tabulação do índice pode incluir colunas com os itens listados abaixo.

1. Número de identificação do instrumento ou tag, por exemplo FT-1234.

Documentos de Instrumentação

2. Serviço do instrumento, por exemplo,

instrumento reserva.

3. Número do P&I.

4. Número da especificação

5. Número da ordem de compra, se diferente do número de especificação 6. Número do diagrama de malha

7. Número do diagrama de controle lógico 8. Número de lista de entrada/saída do

computador

9. Número do diagrama do display de computador

10. Número do diagrama de fiação de computador

11. Número do diagrama esquemático elétrico

12. Número do desenho do anunciador 13. Número do desenho da tubulação ou

equipamento do processo que mostra a conexão do sensor.

14. Número do diagrama de localização do instrumento

15. Número do desenho de instalação do instrumento

16. Números dos documentos do fabricante, como desenho de fiação, manual de instalação, manual de manutenção. 17. Observações.

Apêndice A

No documento Introdução a instrumentação e controle (páginas 111-114)