• Nenhum resultado encontrado

Principais doenças causadas por Rizópodes Amebíase

- Infecção causada pelo protozoário Entamoeba histolistica, é capaz de encistar (forma cistos que suportam condições adversas).

- É uma das principais causas de mortes parasitária no mundo.

- O ciclo biológico inicia com a ingestão dos cistos desse protozoário por alimento e água contaminada.

No intestino os cistos se rompem e liberam quatro amebas que se alimentam no intestino sem trazer grande prejuízo (sem sintomas, muitas vezes). Mas em algumas situações o protozoário pode penetrar na mucosa intestinal, gerando ulcerações e atingindo órgãos como o fígado, pulmão e até o cérebro. Os sintomas podem variar de diarréia até hemorragias.

- Para prevenção, devemos nos lembrar de como se contrai.

- Lave as mãos e os alimentos, beba água potável e é importante o saneamento básico.

Principais doenças causadas por Flagelados Giardíase

- Causada por um protozoário da espécie Giardia lamblia, capaz de formar cistos.

- A infecção ocorre normalmente pela ingestão de cistos presentes em água contaminada. A transmissão também pode ocorrer pelo contato com animais domésticos infectados.

- A acidez do estômago faz os cistos se romperem e ocorre a liberação dos protozoários.

- Os protozoários permanecem no intestino delgado, onde se alimentam e reproduzem.

- Alguns deles viram cistos e saem com as fezes, dando continuidade ao ciclo.

- A giardíase pode provocar má absorção de nutrientes, diarréia, perda de peso, e dores abdominais.

Algumas vezes pode ser assintomática.

- A prevenção se dá por hábitos de higiene, como lavar as mãos e os alimentos, beber água potável, tratar os doentes e saneamento básico.

Tricomoníase - É uma DST.

- Causada por um protozoário da espécie Trichomonas vaginalis.

- No homem a doença geralmente é assintomática. Na mulher pode causar corrimentos de odor fétido, irritação e dor ao urinar.

- As respostas inflamatórias podem causar problemas de fertilidade e riscos na gravidez, além de tornar a mulher mais vulnerável a outras infecções por alterar o PH vaginal.

- Para prevenir, usar preservativo.

Leishmaniose

- O parasita necessita de dois hospedeiros para completar o seu ciclo.

- Um deles é o mosquito do gênero Lutzomyia sp., popularmente conhecido por mosquito-palha. O outro hospedeiro é um mamífero, geralmente roedores, canídeos e primatas.

- Dependendo da espécie do protozoário a leishmaniose pode ser tegumentar ou visceral.

Leishmaniose visceral ataca principalmente o baço e o fígado. Pode levar a morte. É transmitida pela picada do mosquito. Os cães também são atacados por essa doença.

Leishmaniose tegumentar (conhecida também por úlcera de bauru) causa lesão na pele em forma de úlceras com bordas

elevadas e fundo granuloso. Pode causar lesões deformantes no septo nasal (se você tiver interesse procure por imagens na internet). A transmissão também ocorre pela picada do mosquito-palha.

- Para prevenir essa doença devemos evitar o mosquito, usando repelentes e evitar que formem poças da água, que é onde o mosquito pode se reproduzir (meio difícil essa). Podemos evitar que o mosquito entre em nossas casas usando tela nas portas e janelas. A aplicação de inseticida pode ser feita por instituições especializadas, nas áreas atingidas por essa doença. Lembre-se que o uso de inseticida nunca é uma boa medida, pois prejudica outras espécies, polui rios e pode prejudicar nossa saúde também.

Doença de Chagas

- Causada pelo protozoário flagelado da espécie Trypanossomoa cruzi.

- Doença ocorre apenas na América (por isso é conhecida também por tripanossomíase americana).

- Necessário dois hospedeiros, um mamífero e um inseto do gênero Triatoma, popularmente chamado de barbeiro.

- O barbeiro é hematófago, ou seja, se alimenta de sangue. Quando ingere sangue contaminado de um vertebrado ele fica contaminado. O protozoário vai até o intestino do inseto e se multiplica por divisão

binária. Quando o barbeiro pica outro animal (um humano, por exemplo) ele se enche de sangue e acaba defecando, junto às fezes do barbeiro saem os protozoários. Quando a pessoa coça, transfere os protozoários das fezes do barbeiro para a ferida aberta da picada. Assim fica doente.

- Te liga que o nome desse inseto é chamado popularmente de barbeiro porque ele pica normalmente a região do rosto, enquanto a pessoa dorme (hábito noturno). Eles são atraídos pelo CO2 liberado pela respiração da pessoa.

- Outros tipos de transmissão podem ocorrer, como por transfusão de sangue contaminado, pela passagem do protozoário por via placentária, leite materno ou ainda pela ingestão do parasita que ocorre geralmente junto ao suco de açaí ou cana-de-açúcar, pois é um local onde pode estar presente o barbeiro contaminado, que é dilacerado junto com a bebida.

- O protozoário quando entra na corrente sanguínea da pessoa começa a se multiplicar intensamente. Isso causa febre e edemas localizados, essa fase é chamada de aguda. Após um período o protozoário se instala na musculatura do hospedeiro e pode ficar anos sem ter nenhum sintoma, nesse período a doença está na fase crônica e pode ficar assintomática pelo resto da vida.

- Caso o protozoário volte a se multiplicar intensamente nas células musculares pode causar lesões como o aumento no coração, no intestino ou no esôfago, principalmente.

- A prevenção se dá principalmente ao combater o vetor. Impedir que ele chegue nas residências é a melhor maneira, para isso as casas devem ter construções adequadas, evitando fendas nas paredes, que é onde o barbeiro se esconde durante o dia. Analisar o sangue dos doadores também é importante.

Veja o ciclo resumido (a) e detalhado (b) da doença de chagas:

a.

b.

Principais doenças causadas por Esporozoários Malária

- Causada por protozoários apicomplexos do gênero Plasmodium.

- É a doença parasitária que mais mata no mundo, com estimativas de 1 milhão de óbitos por ano (quase todos na África, onde existe a forma mais forte da doença).

- No Brasil a doença é praticamente restrita a região amazônica, o Plasmodium vivax causa a malária conhecida por febre terça benigna, ou seja, ocorrem casos febris a cada 48 horas, vai e volta. O Plasmodium malariae gera a febre quartã benigna, com crises de febre a cada 72 horas.

- O Plasmodium mais forte é o P. falciparum, causado a febre terçã maligna, com acessos febris irregulares entre 36 e 48 horas, essa é a que mais mata.

- Os parasitas na forma de esporozoítos se concentram nas glândulas salivares do mosquito do gênero Anopheles. Quando o mosquito pica é inoculado o parasita no hospedeiro, que vão até o fígado e se multiplicam assexuadamente por divisão múltipla (chamado nesse caso, também, de esquizogonia), liberando protozoários na forma de merozoítos. Estes vão até as hemácias e se nutrem da hemoglobina, quando rompem as hemácias liberam toxinas e causam a febre. Dependendo da espécie o intervalo é de 48h ou 72h, como visto anteriormente.

Febre terçã

- Alguns merozoítos no sangue, se diferenciam em gametócitos e quando sugados fazem reprodução sexuada no corpo do mosquito, continua seu ciclo e fica apto a infectar um novo hospedeiro.

- A melhor maneira de prevenir a malária é usando repelentes, mosquiteiros e telas em portas e janelas, evitando assim o contato com o mosquito Anopheles.

Toxoplasmose

- Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.

- Hospedeiros: gatos e outros felinos.

- Ser humano contrai a doença ingerindo os cistos maduros no ambiente, alimento (como carne) ou água.

Pode ser transmitido de mãe para feto.

- O problema maior ocorre em pacientes com imunidade baixa.

- Pode causar cegueira, problemas cardíacos e neurológicos.

- Se a mulher desenvolver a doença na gravidez pode ser muito grave, causando aborto ou má formação do feto.

- Normalmente felinos contraem a doença comendo ratos contaminados.

- Os gatos não são os vilões. Raramente uma pessoa contrai a doença pelos cistos eliminados pelas fezes dos gatos. O principal meio de contágio é pela ingestão de carne mal passada.

Bizu extra: Pesquise também sobre a doença do sono (tripanossomíase africana)

Documentos relacionados