• Nenhum resultado encontrado

Dez DC foram caracterizados a partir da análise das entrevistas (favorecimento de mudanças, advocacia em saúde, liderança, parceria, comunicação, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação e promoção do protagonismo juvenil). Destes, 7 foram identificados na normativa (favorecimento de mudanças, liderança, parceria, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação) (QUADRO 6).

78 Quadro 6 - Resultado da análise das entrevistas e da normativa.

Domínios de competências

Trechos ilustrativos

Domínio de competências mobilizadas Domínio de competências que deveriam ser

mobilizadas Normativa

Favorecimento de mudanças*

"Os índices também mostram pra gente que as coisas melhoraram, eles [alunos] estão indo mais pro centro de saúde pra tomar anticoncepcional, pra buscar o preservativo, o índice de gravidez na adolescência praticamente caiu, praticamente pela metade. Em 2 anos é um trabalho que a gente vem fazendo que a gente vê. A procura no centro de saúde pelos adolescentes é muito grande e não existia essa procura, porque não tinha uma porta aberta pra eles" (S16).

"[...] tenho conversando já há algum tempo pra ampliar um pouco mais, pra fazer cogestão, o que eu entendo por isso? ela junto com a SEE, mais outras, Gerência de Nutrição, o grupo como um todo, talvez não todo o grupo, mas uma boa parte desse grupo que a gente percebe o pessoal que tá mais engajado, que pudesse estar discutindo todas essas questões de planejamento do PSE pra 2012, a contratualização, as novas diretrizes, encaminhar isso [...]" (S17).

"Interdisciplinarizar e intersetorializar as ações"

Advocacia em saúde

"[...] a FEPECS, ela não oferece esse tipo de estágio porque as universidades, elas só querem estágios em hospitais [...] ela tem modelo de hospital e de, de, de centro de saúde [...] não tem modelo de estágio pra escola. Aí, eu falando com Fulana né, falando: "olha preciso que a gente vá na FEPECS", porque assim como eu sou [de tal regional] e ela é do nível central, eu acho que ela tem muito mais now how [...] de interferir [...] na FEPECS né, tentar influenciar [...] que a reunião tinha sido boa [...]" (S12).

"[...] eu acho que se deve cobrar mais a participação

mais das pessoas" (S4). Não encontrado

Parceria

"[...] procuro é fazer parcerias com as pessoas e com as instituições que querem tá participando dos projetos, então, eu vou atrás, [...] saio em busca dessas parcerias pra que as ações sejam desenvolvidas dentro da escola. [Temos parceria com] a UNIEURO, tem a FEPECS, tem a própria UnB que também faz parte, tem o posto de saúde que tá dentro do programa [...]" (S4).

"Eu vejo assim, que tem a SEE a SES, tá acontecendo essa parceria, mas eu acho que não tem que ficar só nas secretarias de saúde e educação não, a gente tem que tentar também nas outras instituições [de ensino] que podem ta dando esse apoio" (S3).

"estabelecer parcerias com entidades e associações relacionadas ao Programa"

Comunicação

"[...] os pais não são muito envolvidos no programa, eles sabem, eles conhecem porque no primeiro dia de aula e na primeira reunião de pais eu falo sobre o PSE, o que é o programa, que a nossa escola está inserida dentro desse programa [...]" (S4).

"[...] a gente tá querendo ver se no ano que vem a gente se organiza melhor, que é uma coisa que tem que ser trabalhada [falar melhor sobre o PSE para os pais] na primeira semana, na semana pedagógica que eu te falei" (S6).

Não encontrado

Liderança*

"[...] a gente vê que onde tem alguém ali atento, toda hora, a regional tá deslanchando né, e quando não tem o trabalho fica meio que que... empacado, não sai! então você vai, faz a reunião, e vamos fazer e tal, mas se você não volta o trabalho não acontece" (S9).

"[...] deveríamos descentralizar, sabe, mas assim, no sentido de cogestão nesse sentido de vamos é diluir no sentido de todo mundo participar de tudo [...]" (S17).

"designar um servidor em exercício na Escola parceira para acompanhar a execução do Programa" continua

79 Diagnóstico

"[...] no início de 2009 fizemos um diagnóstico de quais eram os agravos [...] [os integrantes do GGI] enviaram pra gente um questionário para gente fazer um levantamento de qual era as nossas necessidades de saúde, juntos elaboramos um questionário, aplicamos esse questionário para todo mundo, daí tabulou-se os dados e informamos ao PSE as coisas mais importantes que a gente viu" (S7).

"Talvez em primeiro lugar você encontrar quem esteja realmente disponível para ajudar pra que a coisa funcione, pra que a coisa siga" (S8).

"o diagnóstico local em saúde escolar; a

capacidade operativa das unidades envolvidas"

Planejamento

"[...] a gente chamou as coordenadoras, a direção da escola, mais a coordenação lá da secretaria de saúde e eu. A gente sentou e colocou qual eram os planos pro PSE e eles propuseram que quem iria trabalhar com esses temas seriam os professores de [...] parte diversificada, [...] Esses mesmos professores na semana pedagógica, eles colocaram pra gente que seria interessante que nos fizéssemos umas oficinas que fossem feitas próximo da semana da mulher. [...] A escola ficou de ver como isso seria operacionalizado, então todos os professores iam participar dentro das salas de aula, iam ser duplas dentro da sala de aula e iam ser de manha e a tarde as mesmas oficinas. [...] E foram montadas assim, oficinas por faixa etária [...]. Então houve todo esse planejamento. [...] a gente fez o planejamento depois nas reuniões subsequentes, fizemos o planejamento bimestral [...] Nesses conteúdos tinha família, tinha a questão da violência que continuaria sendo trabalhado" (S12).

"O planejamento mais, mais, sabe, mais assim, [...] uma coisa assim, mais elaborada, [...]mas que faça parte todo mundo, não só a fulana [...]. Esse planejamento não pode vir só com o olhar da fulana [...] todas as áreas que cheguem e falem: "olha é importante" [...] e de certa forma eu percebo que existe esse movimento, mas ainda eu acho que não vai sair pra 2012, redondinho, de jeito que penso assim, um planejamento participativo, mais elaborado, mais consistente" (S17).

"elaborar o Plano de Execução do Programa"

Implementação*

"[...] eu tô fazendo um trabalho com um professor de ciências sobre sexualidade e tem algumas alunas de terapia ocupacional que estão fazendo esse trabalho aqui [oficinas de sexualidade com alunos da 7⁰ série], que é da UnB, então nós estamos assim, casando tudo! (S4).

"[...] temos que ter um momento para a gente parar e refletir um pouco sobre as nossas ações. [...] a gente vai ter que tirar pelo menos uma vez no mês, para gente sentar e discutir o que a gente pode melhorar, o que tá bom, dá uma parada mesmo para dar uma avaliada nas nossas ações" (S13).

"acompanhar, no âmbito das escolas, as atividades desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria de Estado de Saúde"

Avaliação Não encontrado

"[...] qualquer tipo de política pública tem que ser avaliado, e o que tá funcionado e o que não está? e ter o registro disso tudo é fundamental, então assim, você precisa ter, ela é válida, é necessária para saber o que tá dando certo e o que não dá, e assim, ainda mais se você tem uma prestação de contas pra ser feita é de dinheiro público [...]" (S8). "avaliação do Programa" Promover o protagonismo juvenil Não encontrado

"[...] foi uma coisa que eu sempre falei, a gente tem que incluir mais o estudante nas discussões, os representantes, os líderes de turma" (S10).

Não encontrado * Considerado também domínio de competências mobilizadas e importantes

80

Com relação às convergências entre a normativa e os DCPS, 6 DC foram encontrados, a saber: favorecimento de mudanças, liderança, parceria, diagnóstico, planejamento e implementação, sendo que avaliação foi considerada uma convergência parcial, pois no CompHP o domínio refere-se à avaliação e pesquisa (QUADRO 7).

Foram verificadas convergências, uma convergência parcial e uma singularidade entre as entrevistas e os DCPS. Oito DC tiveram convergências (favorecimento de mudanças, advocacia para saúde, parceria, comunicação, liderança, diagnóstico, planejamento e implementação) nos DC mobilizadas e DC que deveriam ser mobilizadas. Nesta última também foram encontradas uma convergência parcial (avaliação) e uma singularidade (promoção do protagonismo juvenil). No DC mobilizadas e importantes 3 categorias convergiram (favorecimento de mudanças, liderança e implementação) (QUADRO 7).

Quadro 7 - Domínios de competências no PSE/DF: convergências e singularidade em relação aos domínios de competências em promoção da saúde e força das categorias.

Domínios Dimensões da análise Domínio de competências mobilizadas Domínio de competências mobilizadas e importantes Domínio de competências que deveriam ser mobilizadas Normativa D C P S Favorecimento de

mudanças moderada moderada muito fraca

C

Advocacia em saúde moderada SC fraca SC

Parceria muito forte SC moderada C

Comunicação forte SC muito fraca SC

Liderança forte muito fraca muito fraca C

Diagnóstico moderada SC muito fraca C

Planejamento muito forte SC moderada C

Implementação muito forte fraca moderada C

Avaliação* SC SC fraca C S in g u la ri d a d e Promoção do protagonismo juvenil** NR NR Moderada SC

C: convergência; SC: sem convergência; NR: não relatado.

*No CompHP o domínio é avaliação e pesquisa, logo, a convergência é parcial. **Singularidade do cenário de promoção da saúde.

81

foram classificadas em moderada, 3 em muito forte e 2 em forte; no DC mobilizadas e importantes 2 categorias como moderadas e uma muito fraca; e, no DC que deveriam ser mobilizadas 4 categorias foram moderadas, 2 fracas e 4 muito fracas (QUADRO 7).

Documentos relacionados