• Nenhum resultado encontrado

Dons Transformadores de Deus

No documento A Palavra Curativa de Deus (páginas 46-50)

Para a Cura do Coração Quebrantado

Enviou a Sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. Salmos 107:20

Introdução

Para podermos exercer o nosso poder de escolha e aplicar os dons de cura, necessitamos entender dois pontos importantes.

1. Circunstâncias não são a causa de sentimentos ímpios.

Circunstâncias externas – pessoas, lugares, eventos e coisas – não pro- duzem o mal tantas vezes revelado nas nossas respostas a elas. Essas circunstâncias expõem apenas o que na realidade vai no coração.

Mateus 12:34 Do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

“O Senhor testou e provou o Seu povo, para revelar o que estava no coração deles; e assim fazendo, mostrou-lhes o que estava oculto neles mesmos que não era de acordo com o Espírito de

Deus.” Testemunhos para a Igreja, Vol. 4, p. 14.2

“Os nossos sentimentos não são causados pelas circunstâncias da nos- sa infância há muito perdida ou por circunstâncias do presente. Os

nossos sentimentos são causados por aquilo que dizemos a nós mes- mos sobre as nossas circunstâncias, seja em palavras ou em atitudes.

“Se você diz inverdades ou mentiras, você vai acreditar nas inverdades ou mentiras.... Se você acredita em algo, então agirá de acordo com o que crê....

“Falsas convicções são a causa direta de perturbação emocional, com- portamento mal adaptativo e a mais usualmente chamada ‘doença mental.’ Falsas convicções são a causa de comportamento destruti- vo de pessoas que persistem em se envolver nesses comportamentos mesmo estando plenamente conscientes do que é prejudicial para elas.” William Backus and Marie Chapian, Telling Yourself the Thuth,

Bethany House Publishers, 2000, p. 17.

2. Circunstâncias não são a causa do sucesso ou fracasso na cura.

casso no processo de cura. A cura bem sucedida da mente depende dos seguintes quatro fatores:

O nosso desejo de entregar a nossa vontade – o poder de escolha – a Deus

Romanos 6:16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

O nosso desejo de confiar em Deus – colocando a nossa fé nas Suas promessas e verdades e obedecendo aos Seus mandamentos

Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu cami- nho, e serás bem sucedido.

O nosso desejo de desenvolver – através da Sua Palavra – uma relação de amor com Jesus

1 João 2:5 Mas qualquer que guarda a Sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nEle.

O nosso desejo de aceitar – como Jó – o que quer que Deus per- mita que aconteça na nossa vida

Jó 1:21 O Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.

Filipenses 4:11 Já aprendi a contentar-me com o que tenho.

Dons Transformadores de Deus

Através do Espírito Santo, Deus oferece sete dons transformadores os quais são perdoadores de pecados concedendo vitória sobre os hábitos pecaminosos e os seus efeitos mortais, e estão disponíveis para a huma- nidade.

1. O dom santificador das Escrituras

O dom de Deus da instrução fala a verdade sobre como Deus é en- contrado na Sua Palavra.

João 17:17 Santifica-os na Tua verdade; a Tua palavra é a verdade. Visto que nenhum de nós viu fisicamente a Jesus, a única maneira que podemos saber que estamos ouvindo e respondendo a Ele é através

P

P

P

P

das Escrituras.

2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensina, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.

2. O dom supremo do sacrifício de Cristo

O sacrifício reconciliatório de Cristo na cruz perdoa-nos e livra-nos da pena da morte eterna atribuída pelos nossos pecados.

2 Coríntios 5:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.

3. O dom capacitador do Espírito Santo

Através da obra sobrenatural do Espírito Santo, Cristo vive em nós e capacita-nos a ter uma amorável e vitoriosa experiencia cristã.

João 6:63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos digo são espírito e vida.

4. O dom soberano da vontade

A vontade soberana – o real poder da escolha – ajuda-nos a decidir a quem estamos amando e dando o nosso tempo, energias e talentos para servir.

Josué 24:15 Se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais... porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

5. O dom especial do arrependimento

Arrependimento é deixar os nossos maus caminhos, e determinar- mo-nos a não mais voltar a eles.

Atos 5:31 Deus com a Sua destra O elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

2 Coríntios 7:10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mun- do opera a morte.

6. O dom vitorioso da fé

A fé dá-nos a capacidade de confiar em Deus e crer na Sua Palavra.

Romanos 12:3 Conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

A fé é um dos dons espirituais (1Coríntios 12:8-11) disponível aos crentes cristãos para o seu ministério: “E a outro, pelo mesmo Espíri- to, a fé...” (1 Coríntios 12:9).

7. O dom glorioso da graça

A graça de Deus é o Seu poder salvador para perdoar pecados e tor- nar-nos aptos a obedece-Lo em amor.

Efésios 4:7 A graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Capítulo 5: Ajudando as Pessoas a

No documento A Palavra Curativa de Deus (páginas 46-50)