• Nenhum resultado encontrado

A. Recusa a manter o peso corporal em um nível igual ou acima do mínimo normal adequado à idade e à altura (por ex., perda de peso levando à manutenção do peso corporal abaixo de 85% do esperado; ou fracasso em ter o ganho de peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor que 85% do esperado).

B. Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo, mesmo estando com peso abaixo do normal. C. Perturbação no modo de vivenciar o peso ou a forma do corpo, influência indevida do peso ou da forma do corpo sobre a autoavaliação, ou negação do baixo peso corporal atual.

D. Nas mulheres pós-menarca, amenorreia, isto é, ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. (Considera-se que uma mulher tem amenorreia se seus períodos ocorrem apenas após a administração de hormonas, por ex., estrogénio.)

Especificar tipo:

Tipo Restritivo: durante o episódio atual de Anorexia Nervosa, o indivíduo não se envolveu regularmente em um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação (isto é, autoindução de vómito ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas).

Tipo Compulsão Periódica/Purgativo: durante o episódio atual de Anorexia Nervosa, o indivíduo envolveu- se regularmente em um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação (isto é, autoindução de vómito ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas).

Maria Inês Silva (m.ines.psic@gmail.com) 46 Critérios Diagnósticos para F50.2 - 307.51 Bulimia Nervosa

A. Episódios recorrentes de compulsão periódica. Um episódio de compulsão periódica é caracterizado por ambos os seguintes aspetos:

(1) Ingestão, em um período limitado de tempo (por ex., dentro de um período de 2 horas) de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar e sob circunstâncias similares

(2) Um sentimento de falta de controlo sobre o comportamento alimentar durante o episódio (por ex., um sentimento de incapacidade de parar de comer ou de controlar o que ou quanto está comendo)

B. Comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como autoindução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos.

C. A compulsão periódica e os comportamentos compensatórios inadequados ocorrem, em média, pelo menos duas vezes por semana, por 3 meses.

D. A autoavaliação é indevidamente influenciada pela forma e peso do corpo. E. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante episódios de Anorexia Nervosa. Especificar tipo:

Tipo Purgativo: durante o episódio atual de Bulimia Nervosa, o indivíduo envolveu-se regularmente na autoindução de vómitos ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas.

Tipo Sem Purgação: durante o episódio atual de Bulimia Nervosa, o indivíduo usou outros comportamentos compensatórios inadequados, tais como jejuns ou exercícios excessivos, mas não se envolveu regularmente na autoindução de vómitos ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas.

F50.9 - 307.50 Perturbação Alimentar Sem Outra Especificação

A categoria Perturbação Alimentar Sem Outra Especificação serve para transtornos da alimentação que não satisfazem os critérios para qualquer Transtorno Alimentar específico.

Exemplos:

1. Mulheres para as quais são satisfeitos todos os critérios para Anorexia Nervosa, exceto que as menstruações são regulares.

2. São satisfeitos todos os critérios para Anorexia Nervosa, exceto que, apesar de uma perda de peso significativa, o peso atual do indivíduo está na faixa normal.

3. São satisfeitos todos os critérios para Bulimia Nervosa, exceto que a compulsão periódica e os mecanismos compensatórios inadequados ocorrem menos de duas vezes por semana ou por menos de 3 meses.

4. Uso regular de um comportamento compensatório inadequado por um indivíduo de peso corporal normal, após consumir pequenas quantidades de alimento (por ex., vómito autoinduzido após o consumo de dois biscoitos).

Maria Inês Silva (m.ines.psic@gmail.com) 47 6. Transtorno de compulsão periódica: episódios recorrentes de compulsão periódica na ausência do uso regular de comportamentos compensatórios inadequados, característico de Bulimia Nervosa.

Perturbação de Ingestão Compulsiva (PIC)

A- Episódios recorrentes de ingestão compulsiva. Um episódio de ingestão compulsiva caracteriza-se pelas seguintes condições:

1) Ingestão num período curto de tempo ( por exemplo num período até 2 horas) de uma grande quantidade de alimentos que é definitivamente superior à que a maioria das pessoas poderia consumir no mesmo tempo e sob circunstâncias similares.

2) Sensação de perda de controlo sobre o ato de comer durante o episódio (por exemplo, sensação de que não pode parar de comer ou controlar o quê ou quanto se está a comer).

B- Os episódios de ingestão compulsiva associam-se a três ou mais dos seguintes sintomas: 1) Ingestão muito mais rápida que o habitual

2) Comer até se sentir desagradavelmente cheio

3) Ingestão de grandes quantidades de comida apesar de não sentir fome 4) Comer sozinho para esconder a sua voracidade

5) Sentir-se desgostoso consigo próprio, depressão ou grande culpabilidade depois da ingestão compulsiva

C- Profundo mal-estar ao recordar as ingestões compulsivas.

D- As ingestões compulsivas têm lugar, em média pelo menos dois dias na mesma semana durante seis meses.

E- A ingestão compulsiva não se associa a estratégias compensatórias inadequadas (por exemplo, purgantes, jejum, exercício físico) e não aparecem exclusivamente no decurso de uma AN ou uma BN.

Nota: o método para determinar a frequência difere do utilizador no diagnóstico de Bulimia Nervosa; futuros trabalhos de investigação esclarecerão se o melhor método para estabelecer um limiar de frequência se deve basear na quantificação dos dias em que há ingestão compulsiva ou na quantificação do seu número

Maria Inês Silva (m.ines.psic@gmail.com) 48

Apêndice A - Documento formal solicitando autorização para administrar o protocolo.

Investigação no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica (Ramo de Psicoterapia e Psicologia Clínica)

Código: ___________ Escola: ___________ Turma: ___________ Nº Aluno: ___________

Consentimento Informado para menores de 18 anos:

Vamos pedir-lhe que leia este pequeno texto. Antes de autorizar o seu filho a participar neste estudo coloque as questões que entender.

Esta investigação decorre no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica (Ramo de Psicoterapia e Psicologia Clínica) do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra) e tem como objetivo estudar a associação entre os estilos educativos parentais e algumas variáveis clínicas e a autoestima numa amostra de adolescentes. Para concretizarmos este objetivo, necessitamos que o seu filho responda a algumas perguntas de resposta breve e preencha três questionários, também de resposta rápida.

A participação do seu filho é muito importante. No entanto, ela é voluntária. Todos os dados recolhidos têm garantia de confidencialidade e servem somente para investigação científica. O investigador está disponível para qualquer esclarecimento acerca do estudo.

Eu, ________________________________________________________li a informação acima apresentada e aceito que o meu/minha filho/a participe neste estudo.

Consentimento Informado para maiores de idade (18 anos ou mais):

Vamos pedir-te que leias este pequeno texto. Antes de autorizares a tua participação neste estudo coloca as questões que entenderes.

Esta investigação decorre no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica (Ramo de Psicoterapia e Psicologia Clínica) do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra) e tem como objetivo estudar a associação entre os estilos educativos parentais e algumas variáveis clínicas e a autoestima numa amostra de adolescentes. Para concretizarmos este objetivo, necessitamos que respondas a algumas perguntas de resposta breve e preenchas três questionários, também de resposta rápida.

A tua participação é muito importante. No entanto, ela é voluntária. Todos os dados recolhidos têm garantia de confidencialidade e servem somente para investigação científica. O investigador está disponível para qualquer esclarecimento acerca do estudo.

Eu, ________________________________________________________li a informação acima e aceito participar neste estudo.

Maria Inês Silva (m.ines.psic@gmail.com) 49

Apêndice B - Questionário sociodemográfico

Questionário sociodemográfico Código: ___________ Escola: ___________ Turma: ___________ Nº Aluno: ___________ Secção I 1. Género  Masculino  Feminino

2.Qual o teu ano de escolaridade?

7º ano  8º ano  9º ano  10ºano  11º ano  12º ano 

3. Qual é a tua idade? ________ Secção II

1. Com quem vives

Família nuclear (só os pais)

Família nuclear e alargada (com os pais e com tios, avós...) Família alargada (só com avós/tios...)

Com quantas pessoas vives no total ____________

2. Estado civil dos teus pais

Casados/vivem juntos Separados/divorciados/viúvos Nunca viveram juntos

3. Escolaridade e Profissão do teu pai e da tua mãe

Pai  Sem escolaridade;  Sabe ler e escrever, mas não tem escolaridade

 1.º ciclo do ensino básico (4.ª classe);  2.º ciclo do ensino básico (5º/6º ano)  3.º ciclo do ensino básico (7º ao 9.º ano);  Ensino secundário (10º ao 12.º ano)  Curso superior (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento)

Qual a profissão do teu pai?__________________

Mãe  Sem escolaridade;  Sabe ler e escrever, mas não tem escolaridade

 1.º ciclo do ensino básico (4.ª classe);  2.º ciclo do ensino básico (5º/6º ano)  3.º ciclo do ensino básico (7º ao 9.º ano);  Ensino secundário (10º ao 12.º ano)  Curso superior (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento)

Qual a profissão da tua mãe?____________________ 4. Tens irmãos? Não 

Maria Inês Silva (m.ines.psic@gmail.com) 50 Secção III

1. Qual é o teu peso atual? ________ 2. Qual é a tua altura? ________

3. Praticas desporto, fora do contexto escolar? Sim Não  Secção IV

1. Com que frequência tomas o pequeno-almoço durante a semana?

Nunca Às vezes Todos os dias

2. Com que frequência bebes leite?

Raramente Diariamente Semanalmente Mensalmente

3. Com que frequência bebes coca-cola/refrigerantes?

Raramente Diariamente Semanalmente Mensalmente

4. Com que frequência comes vegetais?

Raramente Diariamente Semanalmente Mensalmente

5. Com que frequência comes fruta?

Raramente Diariamente Semanalmente Mensalmente

6. Com que frequência comes hambúrguer, cachorro quente ou pizza?

Raramente Diariamente Semanalmente Mensalmente

7. Com que frequência comes doces (chocolates, bolos)?

Documentos relacionados