• Nenhum resultado encontrado

E TERAPIA INTENSIVA

No documento Boletim ABN Mensagem do Presidente da ABN (páginas 35-39)

O Departamento Científico de doenças cerebrovasculares, neurologia intervencionista e terapia intensiva, atualmente sob a coordenação da Dra. Gisele Sampaio Silva, da Dra. Sheila Martins e do Dr. Norberto Luiz Cabral, apresenta em tópicos e descrições as realizações do ano de 2015.

1. Consolidada a Rede Nacional de Pesquisas em Acidente Vascular Cerebral (RNPAVC), composta

por instituições de ciência, tecnologia, inovação e produção em saúde, públicas e privadas. A RNPAVC, desde a sua instituição pela Portaria nº 195 de 31 de janeiro de 2014, tem funcionado como um grande catalisador da pesquisa científica

sobre doenças cerebrovasculares no País, integrando grupos de pesquisadores de diferentes regiões, fomentando um ciclo de pesquisa científica epidemiológica, pré-clínica e clínica aplicada à realidade nacional, contribuindo diretamente para a redução do impacto das doenças cerebrovasculares em nosso meio. Em linhas gerais, o primeiro ciclo de atividades desenvolvidas pela RNPAVC inclui o delineamento mais acurado da epidemiologia atual da doença cerebrovascular aguda no País, um esforço para translação dos achados da pesquisa básica sobre doenças cerebrovasculares para a prática clínica, passando ao estudo da segurança e eficácia de novas intervenções diagnósticas e terapêuticas para o AVC no nosso meio, com o objetivo de avaliar o impacto dessas novas intervenções diagnósticas e terapêuticas na nossa população. PORTFÓLIO DOS PROJETOS DE PESQUISA INSERIDOS NA RNPAVC

Estudo Epidemiológico Populacional em Doenças Cerebrovasculares – BIOEPIAVC – Este

estudo é coordenado pelo Prof. Norberto Luiz Cabral (Univille – Joinville, SC) e conta com o apoio financeiro do CNPq. Trata-se de um estudo epidemiológico prospectivo populacional com o objetivo principal de avaliar a taxa de incidência, recorrência e mortalidade de AVC em cinco cidades brasileiras, além de analisar o perfil genômico dos casos.

Estudos Pré-clínicos – No contexto da RNPAVC, está sendo proposta a reunião de vários grupos

de pesquisa que vem trabalhando com estudos pré-clínicos de isquemia cerebral no País. A organização em rede permite a troca de informações em tempo real, o compartilhamento de protocolos experimentais e de equipamentos e a otimização de recursos humanos.

Ensaio Clínico Fase 3 – RESILIENT (do inglês, Randomization of EndoVascular Treatment with

Solitaire FR® vs Best Medical Therapy in Acute Ischemic Stroke due to Large VEsselOcclusioN

Trial) – É um ensaio clínico randomizado, prospectivo, multicêntrico, controlado, aberto, com

desfecho cego com desenho sequencial. A randomização é 1:1 para trombectomia mecânica com o stent retriever autoexpansível aprovado no Brasil Solitaire FR® versus tratamento clínico sozinho. A randomização é feita sob um processo de minimização usando idade, escore do NIHSS basal, uso de tPA EV, e sítio do RNPAVC 14 vaso ocluído. Para o desfecho primário, os sujeitos são seguidos por 90 dias pós-randomização. Procedimento endovascular simulado (Sham) não é realizado em virtude da morbidade da arteriografia e da futilidade e dificuldade

DC DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES, NEUROLOGIA INTERVENCIONISTA E TERAPIA INTENSIVA

de manter os investigadores cegos para a alocação. Este estudo está em fase de análise nos comitês de ética de cada centro participante. Já foi aprovado pelo CONEP.

ENCHANTED (do inglês, Enchanced Control of Hypertension and Thrombolysis Stroke

Study) – É um estudo acadêmico organizado e conduzido por investigadores independentes com

colaboração internacional, de desenho quasi-fatorial, controlado e randomizado envolvendo um grupo de dois braços de tratamentos comparativos vinculados, com o objetivo de fornecer resposta a quatro perguntas-chave em pacientes elegíveis para trombólise na fase aguda do AVCi: (1) A dose baixa (0,6 mg/kg) de ativador do plasminogênio tecidual recombinante (rtPA) endovenoso proporciona benefícios equivalentes à dose preconizada do rtPA (0,9 mg/kg)? (2) O controle rigoroso da pressão arterial (alvo sistólico de 140-150 mmHg) melhora o desfecho quando comparado com o valor recomendado nas diretrizes atuais (pressão arterial sistólica [PAS] alvo de 180 mmHg)? (3) A dose baixa de rtPA (0,6 mg/kg) endovenoso reduz o risco de hemorragia intracraniana sintomática (HICs)? (4) A combinação de controle rigoroso de pressão arterial e dose baixa do rtPA reduzem o risco de HICs? Este estudo está em fase de coletas de dados.

HeadPoST (do inglês, Head Position in StrokeTrial) – Um estudo iniciado e conduzido

por pesquisador, com cooperação internacional, organizado regionalmente, multicêntrico, prospectivo, aleatorizado em grupos, cruzado, com avaliação cega de resultados que irá comparar a eficácia da posição de cabeça plana (0°) com a posição semi sentada (≥ 30°) nas primeiras 24 horas de internação hospitalar em pacientes com Acidente Vascular Cerebral agudo (AVC), no pior resultado de morte ou invalidez nos 90 dias seguintes. Este estudo está em fase de iniciação do centro coordenador do Brasil, HCFMRP-USP, e os demais centros estão em fase de submissão e análise pelos respectivos comitês de ética.

BRIDGE-STROKE (do inglês, Brazilian inteRvention to Increase eviDence usaGe in practicE –

Stroke) – Ensaio clínico randomizado em cluster, sobre o aumento do uso de práticas baseadas

em evidência através de uma estratégia multifacetada. Este estudo representa um projeto de melhoria de qualidade assistencial, por meio de incorporação de intervenções baseadas em evidências, em hospitais públicos terciários e hospitais privados no Brasil, Argentina e Peru.

2. Realizado o XX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares no período de 15 a

17 de outubro de 2015, em Belo Horizonte, com 847 inscritos, 9 palestrantes internacionais e 93 palestrantes nacionais.

Seguem detalhados o número de inscritos por categoria.

Categoria Total

A1 - médico sócio SBDCV/ABN 141

A2 - médico não sócio SBDCV/ABN 100

A3 - médico residente ou pós graduado 145

A4 - outros profissionais 177 A5 - estudantes 101 Monitores 23 Palestrantes (convidados) 153 Comissão organizadora 7 Totais 847

DC DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES, NEUROLOGIA INTERVENCIONISTA E TERAPIA INTENSIVA

Foram realizados seis cursos pré-congresso. Seguem número de inscritos e detalhamento dos cursos.

Curso Confirmados

MC1 - Neurossonologia (55-50) 52

MC2 - Atendimento ao AVC Agudo: Modus Faciendi (64/240) 56

MC3 - Neurointebnsivismo (51/240) 48

MC4 - Reabilitação em AVC (138/240) 125

MC5 - Terapia Endovascular no AVC (27/240) 26

MC6 - Neuroimagem e AVC (44/240) 38

S1 - Simpósio de unidades de AVC 63

Totais 345

Foram apresentados 325 trabalhos científicos detalhados abaixo:

Eixo/Modalidade Tema livre Pôster Totais

Diagnóstico 4 38 42 Epidemiologia 7 40 47 Fase Aguda 6 32 38 Miscelânia 1 78 79 Neurointervenção 7 10 17 Neurossonologia 4 6 10 Reabilitação 1 84 84 Semiologia 0 7 7 Totais 30 295 325 COMISSÃO CIENTÍFICA: Comissão Organizadora

Presidente: Romeu Vale Sant’Anna Secretário: Marco Túlio Azevedo Tanure

Diretor Executivo: Fidel Castro Alves de Meira Tesoureiro: Rodrigo Menezes de Brito Xavier Comissão Científica

Presidente: Wagner Mauad Avelar Membros:

Leonardo de Deus Silva Gisele Sampaio Silva

Octávio Marques Pontes Neto Sheila Ouriques Martins Norberto Cabral

Tatiana Simões Chaves

Laélia Cristina Caseiro Vicente Ciomara Nunes

Lenise Valler

Fidel Castro Alves de Meira Romeu Vale Sant’Anna

DC DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES, NEUROLOGIA INTERVENCIONISTA E TERAPIA INTENSIVA

3. Realizada Campanha Nacional de AVC 2015: a campanha Mundial de AVC no Brasil

em 2015 foi organizada pelo DC de cerebrovascular da ABN, SBDCV, Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC. Ocorreu de 24 de outubro a 01 de novembro e teve a participação de 260 cidades com profissionais da saúde, estudantes, secretarias de saúde, associações de pacientes usando camisetas padronizadas e os panfletos da World Stroke Organization distribuídos para todo o país. Tivemos como embaixadores Ricardo Gomes (técnico do Vasco que teve AVC em 2011) e Ivete Sangalo.

Seguem materiais utilizados na campanha:

Dra. Gisele Sampaio Silva

Dra. Sheila Cristina Ouriques Martins Dr. Norberto Luiz Cabral

No documento Boletim ABN Mensagem do Presidente da ABN (páginas 35-39)