• Nenhum resultado encontrado

O editor GRAFCET foi desenvolvido de acordo com a especificação referida ante- riormente. Neste momento é possível criar todo o tipo de componentes da norma

Implementação

Figura 5.16: Esquema representativo da implementação da restrição M2

GRAFCET menos aqueles que foram previamente identificados como menos im- portantes. As funcionalidades de zoom,redo, undo, copiar e cortar, entre outras, estão a funcionar apenas pelo teclado, dado que não foi dada grande importância ao desenvolvimento de botões para suportar estas funcionalidades, uma vez que é algo que não acrescenta nada de novo no desenvolvimento de diagramas.

No editor é então possível criar os elementos de forma rápida e com um controlo de erros moderado. O utilizador não tem permissão para expandir ou conectar ele- mentos que não façam sentido segundo a norma do GRAFCET. Existe ainda um bloqueio de movimentos que controla a acção do utilizador, não deixando este mo- ver os elementos de forma a destruir a estrutura do GRAFCET.

A criação de elementos é realizada pelo uso do botão direito do rato, onde é possí- vel aceder ao contextmenu. No contextmenu são apresentadas as acções possíveis do utilizador realizar. De acordo com a situação em que é utilizado o menu, são apresentadas diferentes acções. As acções apresentadas estão de acordo com as restrições definidas, de modo a controlar

Implementação

Figura 5.17: Esquema representativo da restrição M3

Figura 5.18: Esquema representativo da restrição M4

Na figura 5.19é possível observar a construção de um grafcet com o editor desen- volvido. Na figura ?? é possível verificar diversos grafcets criados sobre o mesmo diagrama. O diagrama apresentado com uma cor diferente significa que está selec- cionado e é possível arrastar.

Implementação

Figura 5.19: Grafcet criado pelo editor de desenvolvido

Capítulo 6

Conclusões e trabalho futuro

Na indústria a evolução dos processos de trabalho têm evoluindo em simultâneo de acordo com a tecnologia envolvente. É da mais elementar importância salientar que a melhoria dos processos de trabalho na indústria, de modo a aumentar a produti- vidade e diminuir os custos de manutenção, tem sido algo que as empresas têm se preocupado cada vez mais. Ferramentas de especificação, estruturação e controlo dos processos têm vindo a ser desenvolvidas e utilizadas cada vez mais na industria, de forma a melhorar o processo de trabalho. Para que isso aconteça as ferramen- tas que trabalhador necessita, devem estar preparadas para servirem o interesse do mesmo, facilitando o seu processo de trabalho. Isto é, motivar o uso da ferramenta recorrendo a interfaces apelativas e fornecendo funcionalidades que permitem o uti- lizador praticar acções de uma forma automática ou diminuindo o tempo de acção na realização das suas tarefas. O controlo de erros praticados pelo utilizador também é de extrema importância, uma vez que existem erros facilmente controlados pelas aplicações, que podem ajudar a desenvolver trabalhos com uma maior integridade. Pelos motivos referidos anteriormente, a especificação GRAFCET tem assumido um elevado grau de importância, na indústria de programação de PLC’s. As fer- ramentas nesta área têm vindo a evoluir no sentido gráfico, funcional e no tipo de acções diversificadas que permitem realizar. Apesar disso existe ainda um grande descontentamento no uso das ferramentas existentes, pois existem diversos aspec- tos que podem ser melhorados, tanto a nível funcional como gráfico, dado que são utilizadas tecnologias ainda primitivas no desenvolvimento das interfaces gráficas. A primeira parte da tese consistiu na revisão do Estado de Arte que resultou num conjunto de conhecimentos de grande valor, para uma maior sensibilização sobre as áreas envolvidas. A análise da norma GRAFCET permitiu ao autor identificar e

Conclusões e trabalho futuro

compreender as diferentes restrições de especificação deste tipo de diagramas, que revelaram ser extremamente rígidas e complexas, comparativamente com outro tipo de diagramas mais usuais, como é o caso de diagramas UML.

A utilização das tecnologias escolhidas foi desafiante e motivadora, pelo facto de serem tecnologias de vanguarda e permitem desenvolver uma enorme quantidade funcionalidades. As tecnologias WPF e o GoXAM, possuem inúmeras funcionali- dades que permitem elaborar interfaces e diagramas extremamente apelativos. Ape- sar disso sua aprendizagem não é imediata, dado que possuem conceitos recentes de programação e apresentam uma exagerada quantidade de funcionalidades, que traduzem um aumento de complexidade da documentação. A aprendizagem de tec- nologias de grande complexidade como é o caso do GoXAM, e sua consequente aplicação para a construção de um diagrama em que existem inúmeras restrições, que dizem respeito ao GRAFCET não foi imediata. Foi necessária despender mui- tos recursos, para a percepção dos conceitos que envolvem as tecnologias WPF e GoXAM e desenvolver uma possível aplicação na construção de diagramas GRAF- CET.

A segunda parte constitui o processo de desenvolvimento da aplicação em si. Numa primeira parte foram desenvolvidos diversos protótipos de forma a compreender me- lhor os conceitos das tecnologias envolventes e as suas funcionalidades, ao mesmo tempo que eram estudas formas de abordar a construção do diagrama GRACET. Estes protótipos revelaram-se de grande para a concepção e implementação da User Interface, pois culminaram no desenvolvimento de regras e especificações para o desenvolvimento do protótipo final. Numa fase posterior procedeu-se ao desenvol- vimento do protótipo funcional final, o que se revelou ser bastante trabalhoso mas ao mesmo tempo gratificante.

Durante o desenvolvimento do projecto foi possível compreender que as tecnolo- gias possuem um grande futuro dada à qualidade apresentada, mas ainda possuem problemas no que diz respeito à documentação e essencialmente ao suporte.

6.1

Objectivos e satisfação

O principal objectivo do projecto, que visa a construção de um editor de GRAFCET com qualidade gráfica e funcional para que possa competir no futuro com aplicações já existentes, foi cumprido com sucesso. O editor contém muitas das funcionalida- des que já outras aplicações dispunham, como redo/undo, zoom, cortar, copiar, entre outras. O que distingue este editor dos outros é a sua abordagem de desenho. Tendo uma grande preocupação com a uma liberdade ponderada, permitindo ao utilizador

Conclusões e trabalho futuro

diversos movimentos na construção do GRAFCET e ao mesmo tempo controlar e ajudar a acção do utilizador para que este não cometa erros.

É possível criar todos os componentes do GRAFCET, excepto os foram identifica- dos antes do desenvolvimento do projecto como de menor importância. Contudo o trabalho exigido para a elaboração do editor foi muito dispendioso. Isto porque o GRAFCET é um tipo de grafo muito específico e altamente complexo, devido à quantidade de restrições que são impostas pela norma. O GoXAM aliado ao uso do WPF verificou-se ser uma ferramenta muito interessante, mas pelo facto do GRAF- CET ser um diagrama único e complexo, a abordagem de implementação através do uso do toolkit não foi imediata. Foi necessário compreender bem a vasta documen- tação do GoXAM, bem como do WPF, para elaborar a concepção do diagrama de uma forma correcta. O tempo gasto nesta parte veio a impossibilitar a implemen- tação dos restantes objectivos. Apesar disso já foram estudadas formas de concluir esses objectivos.

A exportação do GRAFCET e a possível integração com uma ferramenta de tradu- ção automática, encontra-se muito próxima dado que o GoXAM está bem prepa- rado, no que diz respeito à exportação dos diagramas para o formato XML. O ob- jectivo de controlar em tempo real o comportamento do GRAFCET também é um objectivo que poderá ser concluído sem grandes problemas, dado que toda a base do editor está montada, e a tecnologia WPF associada ao GoXAM, permite correr todo o grafo de forma simples, e alterar a aparência dos nós segundo o Datatemplate.

Documentos relacionados