• Nenhum resultado encontrado

Educação a Distância na Formação de Professores e o CEDERJ

No documento isabelcristinapereiradossantoscoelho (páginas 30-35)

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que vem sendo apontada como uma possibilidade concreta de democratização do ensino, rompendo-se as barreiras de ordem espaciais e temporais resultando na construção do conhecimento.

A Secretaria de Educação a Distância (SEED), criada pelo Ministério da Educação (MEC) em seu boletim de novembro de 2006 destaca que:

As questões relacionadas à EAD, até um tempo atrás, predominavam em torno de assumir uma posição a favor ou contra, uma vez que essa modalidade de ensino trazia uma preocupação para os educadores em termos da sua qualidade e, consequentemente, da aprendizagem do aluno. No entanto, no final da década de 90, com o avanço da tecnologia e a disseminação da Internet, a EAD ganhou um novo foco de análise, evidenciando novas questões e envolvendo, de forma híbrida, aspectos de caráter tecnológico e educacional. Com isso, as preocupações passaram a girar em torno das diferentes abordagens educacionais de EAD veiculadas com o suporte das plataformas computacionais, denominadas de ambientes virtuais. (MEC, 2006, p. 53).

Por volta de 2000 surgiu o CEDERJ, consórcio formado por Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e dos Governos Municipais em que há polos de apoio presencial. Atualmente fazem parte desse consórcio as seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior público de qualidade. Em 2005, foi incorporado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São oferecidos diversos cursos pelo consórcio, dentre os quais destacam-se os cursos de Licenciaturas e em particular o Curso de Licenciatura em Matemática Distância da UFF/UNIRIO, que será a base da pesquisa a ser realizada neste trabalho.

As ações do Consórcio CEDERJ foram inauguradas pelo curso de Licenciatura em Matemática em novembro de 2001, onde foram oferecidas e preenchidas 160 vagas, ofertadas em seu primeiro vestibular. Atualmente o curso tem 5550 estudantes e desde sua implantação foram formados 1201 professores de Matemática. A parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) teve início em 2006, onde a UNIRIO passou a assumir a diplomação de alguns Polos. A divisão de Polos consiste da seguinte maneira: Polos UFF: Angra dos Reis (ARE), Bom Jesus de Itabapoana (BJE), Campo Grande (CGR), Cantagalo (CAN), Itaperuna (ITA), Itaocara (ITO), Macaé (MAC), Nova Iguaçu (NIG), Natividade (NAT), Paracambi (PAR), Piraí (PIR), Resende (RCE), Rio das Flores (RFL), Rio Bonito (RBO), Saquarema (SAQ), São Fidelis (SFI), São Francisco de Itabapoana (SFR), Santa Maria Madalena (SMA), São Pedro da Aldeia (SPE) e Volta Redonda (VRE). Polos UNIRIO: Magé (MAG), Miguel Pereira (MPE), São Gonçalo (SGO), Petrópolis (PET) e Três Rios (TRI).

O Curso de Licenciatura em Matemática UFF/UNIRIO atualmente segue a grade representada no fluxograma apresentado na Figura 5.

Figura 5: Fluxograma do Curso de Licenciatura em Matemática

Fonte: Fundação CECIERJ (2019)

Como é possível observar no fluxograma acima, a disciplina Probabilidade e Estatística é uma disciplina obrigatória que faz parte do quarto período. Essa disciplina tem carga horária de 60h e segue a seguinte ementa: Estatística Descritiva; Medidas de Posição; Medidas de Dispersão; Probabilidade; Independência de Eventos; Teorema da Probabilidade Total; Teorema de Bayes; Variáveis Aleatórias Discretas Distribuições Discretas; Variáveis Aleatórias Contínuas; Distribuição Normal.

Ressalta-se que essa pesquisa tem como objetivo analisar como são construídas as competências estatísticas, portanto foi foco da pesquisa apenas a parte da ementa referente aos conteúdos estatísticos.

Atualmente a entrada nos cursos de graduação oferecidos pelo consórcio se dá de duas maneiras; através do vestibular ou do ENEM.

Ao se falar sobre Educação a Distância é necessário que se pense nos diversos atores que são fundamentais para que o processo de ensino aprendizagem aconteça, são eles: material didático impresso, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e as tutorias presencial e a distância, mas nessa pesquisa abordaremos apenas as tutorias a distância.

O material didático impresso, que é retirado pelo aluno presencialmente no Polo ao qual está vinculado e também é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) adotado no curso, é de grande importância para o aluno em EAD. Não basta que esse material apresente apenas conteúdo substancial, é necessário que ele propicie a maior quantidade de desdobramentos daquele conteúdo, para que o estudante possa percorrer diferentes caminhos de estudo. Esse material é disponibilizado apenas para os alunos inscritos na disciplina e a versão impressa é como aparece na Figura abaixo:

Figura 6: Material didático impresso da disciplina Probabilidade e Estatística

Fonte: Foto tirada pela autora

A construção e a implementação de AVA têm sido objetos de atenção nos processos de formação a distância, como destaca Bairral (2009). A sala de tutoria na Plataforma CEDERJ, que é o ambiente virtual de aprendizagem adotado a partir de uma customização da Plataforma MOODLE, será também objeto de análise deste trabalho, e é baseada na filosofia educacional do construcionismo, ou seja, o ambiente criado tem foco no aluno e não no professor.

A Figura a seguir mostra a imagem da sala de tutoria da disciplina Probabilidade e Estatística. Só é permitido acessá-la aos alunos, mediadores presenciais ou a distância e Coordenadores da disciplina.

Figura 7: sala de tutoria da disciplina Probabilidade e Estatística na Plataforma CEDERJ

Fonte: Plataforma CEDERJ

Outro elemento importante são as tutorias. Há duas modalidades de tutoria em cursos em EAD no CEDERJ: a tutoria presencial e a tutoria a distância. O Mediador Presencial encontra-se nos Polos enquanto os Mediadores a Distância ficam na Universidade e atendem os alunos via telefone e ambiente virtual.

Diversos autores enfatizam a importância das tutorias nos cursos a distância. Segundo Costa:

Na estrutura dos cursos superiores a distância, a tutoria desempenha papel de extrema relevância. Na qualidade de mediadores do processo de ensino aprendizagem, os tutores estabelecem uma ponte segura e dinâmica entre docentes e alunos. (COSTA, 2009, p.11)

Para este trabalho faremos a análise apenas das tutorias a distância devido ao número de Polos onde são ofertados a disciplina Probabilidade e Estatística. Há vinte e três municípios do estado do Rio de Janeiro em que há Polos de apoio presencial onde são oferecidos o Curso de Licenciatura a Distância UFF/UNIRIO.

No documento isabelcristinapereiradossantoscoelho (páginas 30-35)