• Nenhum resultado encontrado

3 TRABALHOS RELACIONADOS

3.1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UTILIZANDO COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Primeiramente, foram relacionados os estudos sobre a infraestrutura de sistemas de educação a distância com a utilização de computação em nuvem. Os artigos a seguir são imprescindíveis para o entendimento do tema, demonstram a sua relevância e serão importantes para o desenvolvimento da arquitetura de sistemas de educação a distância utilizando computação em nuvem.

3.1.1 Um ecossistema de e-learning baseado em infraestrutura de computação em nuvem

Nesse artigo de Dong et al. (2009), cujo título original é “An e-learning ecosystem based on cloud computing infrastructure”, os autores definem um ecossistema de e-learning baseado na infraestrutura de computação em nuvem. E que a computação em nuvem oferece um ecossistema de e-learning com a infraestrutura que é confiável, flexível, econômica, autorregulada e com garantia de QoS (Quality of Service [Qualidade de Serviço]), pois essa tecnologia possui

mecanismos para garantir as atividades de ensino e aprendizagem, a qualidade e o funcionamento do ecossistema.

Segundo os autores, a infraestrutura de computação em nuvem e os mecanismos relacionados permitem estabilidade, equilíbrio, uso eficiente de recursos e sustentabilidade de um ecossistema de e-learning.

3.1.2 Usando cloud computing para sistemas de e-learning

Nesse artigo, Pocatilu, Alecu e Vetrici (2009) apresentam o impacto positivo do uso de arquiteturas de computação em nuvem no desenvolvimento de soluções de e-learning. Eles se concentram nos benefícios da computação em nuvem e nos desafios de gerenciamento de projetos de e-learning quando essa arquitetura é utilizada.

Eles afirmam que o uso da computação em nuvem para soluções de e- learning influencia a maneira como os projetos de software são gerenciados. E que existem tarefas específicas que lidam com provedores de cloud computing, dependendo dos requisitos (infraestrutura, plataforma ou serviços). Além disso, a gestão de custos e riscos influencia a maneira como as soluções de e-learning baseadas na computação em nuvem são gerenciadas.

Com isso, determinam que um sistema de métricas precisa ser desenvolvido para avaliar a eficiência de soluções de e-learning baseadas em computação em nuvem. Exemplificam que a Academia de Estudos Econômicos de Bucareste utiliza uma solução baseada no Moodle e tem o seu próprio datacenter que pode ser no futuro uma plataforma para a computação em nuvem.

3.1.3 Cloud computing: um novo paradigma de negócios para o e-learning

Nesse artigo, Laisheng e Zhengxia (2011) introduzem a computação em nuvem para o e-learning, construindo uma nuvem e fazendo uma pesquisa e exploração ativa dos seguintes aspectos: modo de trabalho, arquitetura, método de construção, interface externa com o modelo de negócios, desafios e soluções.

Segundo eles, a arquitetura de cloud computing para e-learning é logicamente dividida em cinco camadas, a saber, a camada de recurso de hardware, a camada de recurso de software, a camada de gestão de recursos, a camada do servidor e a camada de aplicações de negócios.

Os resultados desse artigo sugerem que a introdução de cloud computing no ensino a distância é viável e pode melhorar significativamente a eficiência do investimento e do poder de gestão, o que pode tornar o desenvolvimento do sistema e-learning em um círculo virtuoso com ganhos tanto para fornecedores quanto para os clientes do sistema.

3.1.4 Cloud computing benefícios e arquitetura em e-learning

Nesse artigo, Ghazizadeh (2012) discute a arquitetura, serviços e benefícios da cloud computing para a aprendizagem eletrônica e móvel. Fala que um serviço de computação em nuvem pode ter acesso onipresente por meio de dispositivos móveis e aplicativos fornecidos por provedores de serviços em nuvem.

Segundo o autor, a computação em nuvem tem muitos benefícios na educação, fornecendo recursos educacionais e bancos de dados, e-mails, aplicativos e ferramentas educacionais para estudantes e professores e clientes localizados em todo o mundo envolvendo um programa educacional. A principal vantagem é a relação custo-eficácia para a implementação do hardware e software e essa tecnologia pode melhorar a qualidade do sistema atual de educação a um custo acessível.

Segundo o autor, cloud computing pode oferecer acesso a vários usuários, a partir de qualquer local, com acesso aos bancos de dados e às aplicações disponibilizadas.

Com essa estrutura, o autor identificou que estudantes e funcionários da universidade podem utilizar muitas das tecnologias em sua vida pessoal; essas aplicações podem melhorar a comunicação e otimizar o tempo desses usuários. Os professores podem gerenciar seu material de ensino utilizando essa tecnologia, inclusive para otimizar seu tempo na preparação as aulas.

3.1.5 Uma arquitetura de sistema e-learning baseada em cloud computing

Nesse artigo, Masud e Huang (2012) apresentam as características do e- learning atual; em seguida, analisam o conceito de computação em nuvem e descrevem a arquitetura da plataforma de computação em nuvem, combinando os recursos do e-learning.

Os autores priorizaram conceituar a computação em nuvem para o e-learning, construir uma nuvem para e-learning e fazer uma pesquisa e exploração ativa a partir dos seguintes aspectos: arquitetura, método de construção e interface externa com o modelo.

3.1.6 E-learning baseado em cloud computing

Nesse artigo, Madan et al. (2012) discutem o uso da computação em nuvem no âmbito educacional e de aprendizagem, denominado Educação e Aprendizagem como Serviço, enfatizando seus possíveis benefícios e ofertas.

Eles apresentam que é essencial para uma organização educacional e de aprendizagem, com suas restrições orçamentárias e desafios de sustentabilidade, usar a formação de nuvens mais adequada para uma determinada atividade de TI. Nesse artigo, o ambiente de aprendizagem baseado na Web e o conceito de computação em nuvem são discutidos.

Através da pesquisa, acharam possível a criação de um modelo de aplicação e-learning baseado em computação em nuvem por meio do armazenamento em massa de dados da computação em nuvem, capacidades de computação de alta velocidade, bem como sua alocação ideal e o modo de compartilhamento de recursos.

Segundo os autores, à medida que as tecnologias de computação em nuvem se tornarem mais sofisticadas e as aplicações da computação em nuvem se tornarem cada vez mais difundidas, o e-learning certamente inaugurará uma nova era de computação em nuvem.

3.1.7 Implementação de cloud computing para o sistema de e-learning

Nesse artigo, Phankokkruad (2012) propõe a arquitetura de computação em nuvem no sistema de e-learning. A arquitetura, separada em três camadas, inclui infraestrutura, plataforma e aplicativo. Essa arquitetura precisa projetar componentes para transferir os recursos de aprendizagem para a plataforma de nuvem.

Os resultados mostraram que todas as aplicações cooperaram com os outros componentes adequadamente. A aplicação da computação em nuvem faz com que o e-learning ganhe mais escalabilidade, flexibilidade e interoperabilidade.

Além disso, a computação em nuvem induz a forma como o e-learning pode ser compartilhado e os recursos de aprendizagem distribuídos para qualquer tipo de dispositivos e plataformas.

Documentos relacionados