• Nenhum resultado encontrado

EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

No documento Direito Constitucional (páginas 43-58)

EXERCÍCIOS

III. EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

Nós sabemos que a CF88 é uma constituição do tipo formal, onde só é considerado “constituição” aquilo que está escrito em seu texto ou o que pode ser depreendido de sua leitura. Assim, todas as normas presentes na constituição possuem a mesma hierarquia e o mesmo status constitucional. No entanto, algumas normas possuem mais eficácia do que outras. ATENÇÃO: isso não significa que elas possuem hierarquia diferente, mas tão somente que possuem mais efeitos!!

Todas as normas constitucionais possuem o mesmo status, não havendo normas hierarquicamente superiores às outras.

As normas constitucionais podem ser classificadas, quanto à sua eficácia (efeitos) em:

a) Normas de Eficácia Plena: possuem efeitos completos desde a edição da CF88, não necessitando de regulamentação por parte de uma lei. Exemplo: Homens e mulheres são iguais nos termos desta CF (art. 5o,I). Outro exemplo são os remédios constitucionais, como o Habeas Corpus ou o Habeas Data.

b) Normas de Eficácia Contida ou Prospectiva: são normas que possuem efeitos completos. No entanto, uma lei posterior pode limitar seus efeitos. Assim, um efeito que antes era amplo, torna-se mais limitado.

Exemplo: “livre exercício de profissão, nos termos da lei” (art. 5o, XIII). Pode-se exercer qualquer tipo de profissão, independentemente de autorização do governo ou de preenchimento de requisitos. No entanto, uma lei posterior pode vir depois e exigir condições para o exercício da profissão. Nesse caso, o direito que era amplo, passa a ser mais restrito. Como exemplo, desde a promulgação da CF, qualquer um pode exercer a profissão de borracheiro, sem ter que preencher nenhum requisito ou obter autorização. No entanto, se uma lei for promulgada e regulamentar a profissão de borracheiro, em tese, ela pode exigir que, a partir daquele momento, essa profissão só poderá ser exercida por profissional com curso

em engenharia mecânica. Estão vendo? Um direito que era amplo passa a ser mais restrito.

Uma importante e recente observação: Nem todos os ofícios ou profissões podem ser condicionadas ao cumprimento de condições legais para o seu exercício. A regra é a liberdade. Apenas quando houver potencial lesivo na atividade é que pode ser exigida inscrição em conselho de fiscalização profissional (RE 509409/SP).

c) Normas de eficácia Limitada ou de Aplicabilidade

mediata/reduzida/diferida: Não produz efeitos completos até que

norma infraconstitucional a regulamente. Geralmente, ela vem acompanhada das expressões “nos termos da lei” ou “lei disporá sobre”. Ex: art. 5o, VII – “é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”. A norma só terá efeitos completos quando uma lei efetivamente regulamentar como será essa prestação de assistência religiosa.

Uma observação importante é que as normas de eficácia limitada possuem sim efeitos, eles apenas não são completos! Dessa forma, essas normas possuem efeitos como servir de parâmetro para interpretação constitucional, condicionar legislação futura a se adequar a elas, servir de parâmetro para o controle de constitucionalidade e estabelecer um dever para o legislador ordinário.

As normas de eficácia limitada ainda são divididas em normas

Programáticas e de Princípio Institutivo (ou organizativo). As normas Programáticas são as que estabelecem princípios e programas a serem implementados pelo Estado. Já as de princípio institutivo (ou organizativas) são as que trazem esquemas gerais de estruturação de instituições e órgãos.

Cuidado! Aplicabilidade imediata não é o mesmo que norma de eficácia plena. José Afonso da Silva classifica as normas assim:

1 - Normas de aplicabilidade imediata e eficácia plena 2 - Normas de aplicabilidade imediata e eficácia contida 3 - Normas de aplicabilidade reduzida e eficácia limitada  Preâmbulo

O Preâmbulo é a parte logo no início da Constituição, que diz assim:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

O Preâmbulo não possui relevância jurídica e não é norma de reprodução obrigatória nas Constituições Estaduais.

 ADCT

Quando uma nova Constituição é criada, a transição entre a Constituição antiga e a nova é um verdadeiro caos. Assim, para regular essa transição e para garantir que ela seja menos tormentosa, existe o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. O ADCT possui eficácia jurídica e vale como qualquer outro artigo da CF88. Da mesma forma, seu texto somente pode ser alterado através da Emenda Constitucional.

 As normas que instituem os direitos e garantias fundamentais

O §1º do art. 5º diz que “as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm APLICAÇÃO IMEDIATA”.

Atenção: o STF já decidiu que nem todos os direitos fundamentais são normas

de eficácia plena. Existem os três tipos de normas de direitos e garantias fundamentais: plena, contida e limitada. Dessa forma, você deverá ter a sensibilidade para saber se a questão está te cobrando o texto da Constituição ou a jurisprudência do STF.

 CF88 é formal e todas as normas possuem o mesmo status / hierarquia o Porém, existem diferentes tipos de eficácia das normas constitucionais Eficácia - Plena

- Contida

- LTDA - Normas de Conteúdo programático

- Normas de princípio institutivo / organizativo / de conteúdo orgânico OBS: Não há hierarquia entre elas. As diferenças se baseiam nos EFEITOS

a) Eficácia plena

 Produzem todos os seus efeitos no momento em que a nova CF entra em vigor  Não necessita de lei que a complete

 Ex: Homens e mulheres são iguais nos termos desta CF (art. 5o, I) b) Eficácia contida ou prospectiva

 Produz todos os efeitos até que a norma infraconstitucional a restrinja  Lei pode vir depois e restringir o que era amplo

 Ex: livre exercício de profissão, nos termos da lei (5º, XIII)

 Ex: entrada e saída de bens do território nacional, nos termos da lei (5º, XV) c) Eficácia LTDA / Aplicabilidade mediata / reduzida / diferida

 Não produz efeitos completos* até que norma infraconstitucional a regulamente

o Produz alguns poucos - Estabelecer um dever para o legislador ordinário efeitos como - Servir de parâmetro para interpretação

- Condicionar legislação futura a se adequar a elas - Controle de constitucionalidade

c.1) Conteúdo programático: princípios e programas a serem implementados pelo Estado c.2) Normas de princípio institutivo / organizativo / de conteúdo orgânico: esquemas gerais de estruturação de instituições e órgãos.

 A regra é a liberdade. Apenas quando houver potencial lesivo na atividade é que pode ser exigida inscrição em conselho de fiscalização profissional (RE 509409/SP).

EXERCÍCIOS

51. (CESPE - AJ /TRT 8/2016) O preâmbulo da CF constitui vetor interpretativo para a compreensão do significado de suas prescrições normativas, de modo que também tem natureza normativa e obrigatória.

Negativo! O Preâmbulo não possui relevância jurídica e não é norma de

reprodução obrigatória nas Constituições Estaduais. Gabarito: Errado.

52. (CESPE - AJ/TRE PI/Administrativa/2016) De acordo com a CF, é direito do trabalhador urbano e rural a participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração. Em relação à aplicabilidade das normas constitucionais, esse dispositivo constitucional classifica-se como norma constitucional de eficácia limitada, uma vez que depende de normatividade ulterior para completa incidência sobre os interesses tutelados.

Pense bem: no momento em que a nova Constituição entrou em vigor, o trabalhador já poderia exercer o direito de participação nos lucros? R: não. Para isso, precisa-se de uma lei. Vamos ver o texto do art. 7º, XI –

participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei. Trata-se, portanto, de norma de eficácia limitada.

Gabarito: Certo.

53. (CESPE - AJ/TRT 8/2016) A aplicabilidade das normas de eficácia limitada é direta, imediata e integral, mas o seu alcance pode ser reduzido.

A norma descrita pela questão é a norma de eficácia contida. Já as

normas de eficácia limitada são de aplicabilidade indireta e mediata. Gabarito: Errado.

54. (CESPE - AJ/TRT 8/2016) Em se tratando de norma constitucional de eficácia contida, o legislador ordinário integra-lhe a eficácia mediante lei ordinária, dando-lhe execução mediante a regulamentação da norma constitucional.

A norma descrita pela questão é a norma de eficácia limitada. Já as

No entanto, uma lei posterior pode limitar seus efeitos. Assim, um efeito que antes era amplo, torna-se mais limitado.

Gabarito: Errado.

55. (CESPE - AJ/TRT 8/2016) A norma constitucional que impõe o dever da inviolabilidade do domicílio, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial, é exemplo de norma constitucional de eficácia plena.

A norma em questão é o art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do

indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

Assim, desde que a Constituição foi promulgada, ela já possui pleno alcance e aplicação imediata, sendo norma de eficácia plena.

Gabarito: Certo.

56. (CESPE - Esc Pol/PC PE/2016) Quanto ao grau de aplicabilidade das normas constitucionais, as normas no texto constitucional classificam-se conforme seu grau de eficácia. Segundo a classificação doutrinária, a norma constitucional segundo a qual é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer é classificada como norma constitucional a) de eficácia limitada. b) diferida ou programática. c) de eficácia exaurida. d) de eficácia plena. e) de eficácia contida.

As normas de eficácia contida são normas que possuem efeitos completos. No entanto, uma lei posterior pode limitar seus efeitos. Assim, um efeito que antes era amplo, torna-se mais limitado. No exemplo dado, um direito que antes era amplo, passa a ser restrito.

Gabarito: E

57. (CESPE - Procurador/PGE AM/2016) Embora o preâmbulo da CF não tenha força normativa, podem os estados, ao elaborar as suas próprias leis fundamentais, reproduzi-lo, adaptando os seus termos naquilo que for cabível.

O Preâmbulo não possui relevância jurídica e não é norma de

reprodução obrigatória nas Constituições Estaduais. Entretanto, caso queiram, os estados podem reproduzi-lo quando da elaboração das suas constituições estaduais.

Gabarito: Certo.

58. (CESPE - Aud (FUB)/FUB/2015) Enquanto a norma constitucional de eficácia contida requer normatização legislativa ordinária para impor limites ao exercício do direito, a norma constitucional de eficácia limitada requer a normatização legislativa ordinária para tornar viável o pleno exercício do direito.

Perfeito! Apesar das palavras difíceis, o item resumiu bem:

- norma de eficácia contida: o direito pode ser exercido de pronto, mas uma lei posterior pode restringir seus efeitos.

- norma de eficácia limitada: o direito não pode ser exercido de pronto, e uma lei posterior pode fazer com que tenha efeitos completos (ampliar seus efeitos).

Gabarito: Certo.

59. (CESPE - Esp GT/TELEBRAS/Advogado/2015) As normas constitucionais de eficácia contida têm aplicabilidade indireta e reduzida porque dependem de norma ulterior para que possam incidir totalmente sobre os interesses relativos a determinada matéria.

A questão definiu as normas de eficácia limitada. Já as normas de

eficácia contida são normas que possuem efeitos completos. No entanto, uma lei posterior pode limitar seus efeitos. Assim, um efeito que antes era amplo, torna-se mais limitado.

60. (CESPE - 2015 - TRE-GO - Analista Judiciário - Área Judiciária) Embora a aplicabilidade do direito à educação seja direta e imediata, classifica-se a norma que assegura esse direito como norma de eficácia contida ou prospectiva, uma vez que a incidência de seus efeitos depende da edição de normas infraconstitucionais, como a de implementação de programa social que dê concretude a tal direito.

Aí passou longe! O direito à educação é uma norma de eficácia plena, não necessitando de lei para que o Estado assegure esse direito.

Além disso, não precisávamos saber dessa informação: as normas cuja incidência de efeitos depende de edição de normas infraconstitucionais são as normas de eficácia limitada e não de eficácia contida, como afirma a questão.

Gabarito: Errado.

61. (CESPE - 2014 – ANTAQ) É norma de eficácia contida o dispositivo constitucional segundo o qual é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

Isso mesmo. A liberdade profissional é uma norma de eficácia contida. Dessa forma, o direito pode ser exercido livremente até que norma posterior restrinja seus efeitos.

Gabarito: Certo.

62. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo) Quando um estado da Federação deixa de invocar a proteção de Deus no preâmbulo de sua constituição, contraria a CF, pois tal invocação é norma central do direito constitucional positivo brasileiro.

O Supremo já decidiu que não se pode falar em relevância jurídica e

norma de reprodução obrigatória quanto ao preâmbulo constitucional, já que este é dispensável.

Gabarito: Errado.

63. (CESPE - 2014 - TJ-CE - Analista Judiciário) As normas programáticas, que veiculam princípios a serem cumpridos pelo Estado, podem ser exemplificadas, entre outras, pela previsão constitucional de proteção ao mercado de trabalho da mulher mediante incentivos específicos.

As normas de eficácia limitada são aquelas que não possuem efeitos completos no momento em que a CF é promulgada e necessitam de normas infraconstitucionais para completar seus efeitos. As normas programáticas são espécies de normas de eficácia limitada.

Vamos conferir o texto do art. 7º, XX: são direitos do trabalhador: proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.

Quando a CF entrou em vigor, ainda deveriam ser elaboradas essas leis que disciplinam a proteção do mercado da mulher. Dessa forma, essa é uma norma constitucional de eficácia limitada.

Gabarito: Certo.

64. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo) Tem eficácia contida o dispositivo constitucional que estabelece a liberdade de exercício profissional.

Isso aí! Esse é o exemplo clássico de normas de eficácia contida, que são as normas que possuem efeitos completos quando da promulgação da CF, mas que podem ser restringidas por normas infraconstitucionais. Por exemplo, uma lei pode restringir o direito de exercício da profissão de pipoqueiro, exigindo curso superior em nutrição ou gastronomia... rsrsrs.

Gabarito: Certo.

65. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área I) As normas constitucionais de eficácia limitada não produzem qualquer efeito no momento de sua entrada em vigor, dada a necessidade de serem integradas por meio de emenda constitucional ou de lei infraconstitucional.

Claro que não! Elas produzem sim alguns efeitos, apesar de não produzirem efeitos completos. Vamos revisar:

Eficácia LTDA / Aplicabilidade mediata / reduzida / diferida

 Não produz efeitos completos* até que norma infraconstitucional a regulamente

o Produz alguns poucos - Estabelecer um dever para o legislador ordinário efeitos como - Servir de parâmetro para interpretação

- Condicionar legislação futura a se adequar a elas - Controle de constitucionalidade

Gabarito: Errado. .

66. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo) As normas constitucionais de eficácia contida gozam de eficácia plena enquanto não houver restrição, podendo seus efeitos ser limitados apenas pela atuação do legislador infraconstitucional.

A primeira parte da afirmação, apesar de apresentar um conceito não muito convencional, está correta: as normas de eficácia contida valem “como se fossem de eficácia plena”, até que norma posterior restrinja seus efeitos. O problema foi a segunda parte. Não é só o legislador infraconstitucional que pode fazer a limitação. A própria CF também pode restringir os efeitos de tais normas.

Gabarito: Errado.

67. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo) Conforme entendimento do STF, não é possível o exercício do direito de resposta com o intuito de retificar matéria publicada em jornal impresso, por ser tal direito destituído de eficácia plena, dada a não recepção da Lei de Imprensa pela CF.

De maneira contrária ao texto da afirmativa, encontramos na CF, em seu art. 5º, V: “é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem”.

Outrossim, segundo o STF, a norma indicada possui eficácia plena, não necessitando, em vista disso, de uma regulamentação posterior de lei complementar.

Gabarito: Errado.

68. (CESPE - 2014 - SUFRAMA) As normas constitucionais de caráter programático têm como destinatário principal o legislador, isto é, têm mais natureza de expectativas do que de verdadeiros direitos subjetivos.

Isso mesmo. As normas de eficácia limitada, dentre elas, as de caráter programático estabelecem um dever para que o legislador aja. É claro

que elas produzem alguns poucos efeitos, como servir de parâmetro para a interpretação da Constituição.

Gabarito: Certo.

69. (CESPE - 2014 - MDIC - Analista Técnico) Sendo a liberdade profissional norma constitucional programática, não pode a lei infraconstitucional impor condições ao seu exercício.

A liberdade profissional é uma norma de eficácia contida, e não limitada programática, como diz a questão. Dessa forma, o direito pode ser exercido livremente até que norma posterior restrinja seus efeitos. Gabarito: Errado.

70. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área VIII) Se o poder público tiver a intenção de condicionar o exercício de determinada profissão a certas exigências, e se tais exigências forem estabelecidas mediante lei formal, elas serão constitucionais, pois o Estado tem discricionariedade para eleger as restrições que entenda cabíveis para todos os ofícios ou profissões, desde que o faça por lei federal.

Claro que não! Somente as profissões que trazem um risco para a sociedade podem ser restringidas (ex: medicina, engenharia, nutrição, etc). Não é qualquer profissão que pode sofrer restrições!

Gabarito: Errado.

71. (CESPE - 2014 - PM-CE - Oficial da Polícia Militar) A norma programática vincula comportamentos públicos futuros. Ao editar uma norma desse tipo, o constituinte, então, direciona, formalmente, o desdobramento da ação legislativa dos órgãos estatais.

Isso mesmo. As normas de eficácia limitada, dentre elas, as de caráter programático estabelecem um dever para que o legislador aja. É claro que elas produzem alguns poucos efeitos, como servir de parâmetro para a interpretação da Constituição.

Gabarito: Certo.

72. (CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista) A norma constitucional que preveja a participação dos empregados nos lucros ou resultados da empresa configura exemplo de norma de eficácia limitada.

Questão bastante difícil, pois exige que o candidato tenha na memória a exata redação do inciso XI do art. 7º. Reproduzindo: “participação nos

lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei”. O trecho grifado mostra que a participação nos lucros e na gestão da empresa depende de lei posterior definindo como isso acontecerá. Essa norma tem sua aplicabilidade diferida para o momento em que esse direito for regulamentado pela lei, ou seja, possui eficácia limitada.

Gabarito: Certo.

73. (CESPE - 2012 - STJ - Técnico Judiciário) As normas que tratam de direitos e garantias fundamentais são consideradas programáticas, pois dependem de regulamentação para ter eficácia.

A grande maioria das normas definidoras de direitos e garantias fundamentais possui eficácia plena, não precisando de lei regulamentadora. Além disso, observe o § 1º do art. 5º: “As normas

definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.”

Gabarito: Errado.

74. (CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial) O dispositivo constitucional que afirma que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” é uma norma constitucional de eficácia contida.

Este dispositivo constitucional consagra o princípio da legalidade, que garante que as obrigações de fazer e não fazer devem estar previstas em lei, não podendo ser estabelecidas de maneira arbitrária pelo Estado. A eficácia deste dispositivo é plena, devendo ser imediatamente aplicado a todos.

Gabarito: Errado

75. (CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial) A gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos maiores de sessenta e cinco anos é uma norma constitucional de eficácia plena e aplicabilidade imediata.

Realmente, a gratuidade de transportes urbanos é uma norma constitucional. Ela está no longínquo art. 230, que trata dos idosos. Este

mandamento constitucional não demanda lei para regulamentação, sendo considerado de eficácia plena. Vamos reproduzi-lo? “§ 2º - Aos

maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos”

Gabarito: Certo.

76. (CESPE - 2012 - TJ-RR - Administrador) As normas de eficácia limitada e aplicabilidade imediata caracterizam-se por poderem ser restringidas ou suspensas pelo legislador ordinário.

As normas de eficácia limitada são aquelas que dependem de lei posterior que a torne plenamente eficaz, possuindo aplicabilidade reduzida. Por sua vez, as normas de eficácia plena são aquelas cujo direito é exercível de maneira imediata. Já as normas de eficácia contida podem ser restringidas (mas não suspensas) pelo legislador ordinário. Gabarito: Errado.

77. (CESPE - 2011 - TJ-PB - Juiz) As normas constitucionais programáticas cingem-se a estipular princípios ou programas que devem cingem-ser percingem-seguidos pelos poderes públicos, não possuindo eficácia vinculante nem sendo capazes de gerar direitos subjetivos na sua versão positiva ou negativa, embora impeçam a produção de

No documento Direito Constitucional (páginas 43-58)

Documentos relacionados