• Nenhum resultado encontrado

Esse eixo tem como objetivo implementar e dinamizar as ações dos órgãos que constituem o Sistema de Garantia de Direitos, bem como assegurar ações preventivas, protetivas e de defesa jurídica para crianças e adolescentes vítimas da violência e da exploração sexual. Nesse sentido, informações sobre as atividades desenvolvidas pelos serviços no combate à impunidade e a disponibilização de serviços de notificação no município do Jaguarão foram identificadas. Além disso, foram avaliadas ações bem sucedidas no âmbito da defesa e da responsabilização para o aprimoramento do enfrentamento a violação de direitos fundamentais.

4.4.1 CMDCA

A análise dos dados permite concluir que o CMDCA realiza atividades vinculadas aos segmentos de defesa e responsabilização diretamente. O representante do Conselho referiu que as atividades de prevenção e as atividades de mobilização no município contam com o apoio e o suporte da Polícia Civil e da Brigada Militar. Esses serviços são envolvidos diretamente nas conferências e nas palestras desenvolvidas a fim de possibilitar a divulgação do trabalho de

73

defesa dos direitos da criança e do adolescente. As mobilizações realizadas no dia 18 de maio são consideradas importantes para a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

4.4.2 Defesa e Responsabilização

Os serviços de defesa e responsabilização evidenciaram uma série de atividades que estavam sendo realizadas no momento da entrevistas e aquelas que estavam sendo planejadas. É importante destacar que os representantes buscaram descrever suas principais ações e suas articulações com a temática investigada.

O Exército citou ações que envolviam diretamente a comunidade como a campanha do quilo e do agasalho, a jornada de ações comunitárias que se destina a reforma de escolas, o dia do desafio e o Programa Força Esporte (PROFESP) e também ações específicas do segmento tais como a formatura da corporação, campo de instrução básica e o projeto soldado cidadão. A Aduana salientou que suas atividades estão relacionadas ao controle do turismo na fronteira, a fiscalização de mercadorias e o controle de cargas. Embora não tenha evidenciado nenhuma ação diretamente relacionada ao combate a violência sexual, fica implícito o papel protetor desses agentes ao relatarem o controle das fronteiras, uma vez que essa atividade pode evitar o tráfico de crianças e adolescentes para fins sexuais. Os Bombeiros revelaram uma série de projetos articulados com outros segmentos da defesa e do atendimento. A parceria com a Secretaria de Saúde, o Projeto Bombeiro Mirim e o projeto nas escolas para o combate as drogas em conjunto com a Brigada Militar (PROERD) foram identificados como ações pontuais realizadas pelo setor. É importante destacar que essas ações visam à tomada de consciência das pessoas e, especialmente, dos jovens para o cuidado com a saúde e com a comunidade. No caso do projeto direcionado a prevenção do uso de drogas, os representantes dos bombeiros e da brigada salientaram que seu combate pode colaborar com a não vitimização sexual, já que a droga pode ser um fator de risco para tal violação. A Brigada Militar acrescentou que o policiamento ostensivo que realizam também é uma atividade direcionada para o enfrentamento da violência sexual.

O Conselho Tutelar salientou que além das suas atividades de rotina no combate a violência sexual, tem atuado em projetos juntamente com as escolas, pais e alunos na prevenção

74

do uso de drogas (Projeto Livre Escolha) e na valorização da educação. Já o Juizado da Infância, Adolescência e Família tem buscado se especializar através de cursos e participação em eventos temáticos para qualificar o atendimento e o julgamento de casos relacionados a violência sexual. Além disso, os seus representantes estão pleitando uma vaga para um profissional da psicologia para a implementação do depoimento sem dano. Nessa mesma direção, o Ministério Público salientou que suas ações tem estado voltadas para a capacitação e ajustamento da conduta nos casos de violação sexual. Outras atividades têm buscado realizar ações para estruturar a casa de passagem, acordos para descentralizar as medidas socioeducativas em meio aberto, projeto de prevenção de drogas e projeto livre escolha junto ao Conselho Tutelar. O combate às drogas também é uma atividade realizada pela Polícia Civil.

Como é possível verificar, as drogas ainda estão sendo o cerne de debates e ações dos principais órgãos de defesa do município de Jaguarão. A violência perpassa essa discussão, no entanto, uma atenção especial ao tema poderia contribuir com as ações de prevenção e enfrentamento.

Os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes chegam aos serviços de defesa e responsabilização de diferentes formas. Denúncias e encaminhamentos são mais comuns e corriqueiros na Brigada Militar, no Conselho Tutelar, no Juizado, no Ministério Público e na Polícia Civil. O Disque 100 foi citado apenas pelo Ministério Público, mas o seu representante relatou as dificuldades enfrentadas para a investigação das denúncias desse serviço. As demandas espontâneas aparecem com maior freqüência para os Bombeiros e na Policia Civil. A Policia Federal, o Exército e a Aduana afirmaram nunca ter tido qualquer contato com denúncia de violência sexual.

Todos os entrevistados afirmaram estar articulados com algum outro serviço de defesa citando, até mesmo, serviços do país vizinho a fim de fortalecer o trabalho na fronteira. Os benefícios do trabalho conjunto foram destacados por todos. Por exemplo, o Juizado da Infância, Juventude e Família lembrou que o processo judicial sozinho não possibilita um tratamento efetivo para o combate a violência sexual, por esse motivo, a atuação dos demais órgãos é indispensável. Alguns obstáculos têm sido identificados no trabalho em rede, sendo que a dificuldade mais freqüente apontada pelos entrevistados refere-se à confusão de papeis de cada

75

serviço, fato que gera desentendimentos e conflitos. Talvez a possibilidade de esclarecimento das funções e atribuições de cada serviço de defesa, atendimento e prevenção pudesse favorecer a integração e a construção de estratégias em rede.

4.4.3 Atendimento e Prevenção

Os serviços de atendimento e prevenção ao avaliar as ações bem sucedidas no enfrentamento e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes referiram com maior freqüência o trabalho do Conselho Tutelar. Os representantes desse segmento entendem que a proximidade que os conselheiros possuem com a comunidade e com as escolas favorece a denúncia e a revelação dos casos de vitimização, situação que pode fortalecer a defesa.

4.4.4 Comunidades

Como já referido nesse documento, os moradores das diferentes comunidades do município de Jaguarão relataram ter conhecimento sobre eventos de violência através das próprias vitimas, das denuncias dos vizinhos ou de visitas domiciliares. Foi investigado a que serviço ou a quem as pessoas da comunidade recorrem quando tomam conhecimento de uma situação de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar, a Policia Civil e o Disque 100 foram identificados como os principais locais para a notificação evidenciando que os serviços são reconhecidos. Quando solicitados a identificar as ações positivas e exitosas na comunidade outros serviços de defesa foram incluídos na discussão além dos serviços já citados, o Ministério Público e a Brigada Militar que não haviam sido referidos como locais para denuncia. Para aprimorar a defesa da criança e do adolescente também propuseram um maior rigor na aplicação das leis contra os agressores.

4.4.5 Movimentos sociais

Os representantes dos movimentos sociais relataram conhecer algumas ações realizadas pelos serviços de defesa e responsabilização, principalmente o Projeto Livre Escolha. Tais serviços também foram lembrados quando os representantes dos movimentos sociais relataram ter algum conhecimento sobre eventos de violência através das próprias vitimas, dos comentários

76

dentro da ONG ou ainda na imprensa local. Isso significa que quando tomam conhecimento dessas violações buscam os serviços do Conselho Tutelar, da Policia Civil, da Brigada Militar e do Ministério Público para as notificações. Os entrevistados avaliaram de forma positiva esses serviços, no entanto, citaram com maior freqüência o trabalho de atendimento a vitima ao invés do trabalho de defesa. Importante destacar que também compreendem a necessidade de punição para os agressores, salientando que a defesa dos direitos da vitima também passa por essa questão.

77 5. Mapas de geoprocessamento das demandas e georreferenciamento dos serviços

A última análise apresenta o geoprocessamento dos casos e o georreferenciamento dos serviços. Esse mapeamento visa a identificação dos bairros mais vulneráveis para a ocorrência de situações de violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes indicados pelos segmentos entrevistados: CMDCA, defesa e responsabilização, atendimento e prevenção, comunidades e movimentos sociais. Já o georreferenciamento dos serviços busca mapear a localização dos serviços existentes no município para o enfrentamento, o atendimento e o combate das violações da infância e adolescência. Tal análise propicia um retrato da atual situação enfrentada no Jaguarão e contribui para a construção de estratégias mais efetivas no combate e na erradicação da problemática.

Documentos relacionados