• Nenhum resultado encontrado

2 A TRAJETÓRIA CONSTRUÍDA: DISSEMINAÇÃO, UTILIZAÇÃO DOS

3.3 Eixo 3 Planejamento estratégico e participativo da gestão

O planejamento estratégico, segundo Lück (2000), é o “esforço disciplinado e consistente, destinado a produzir decisões fundamentais e ações que guiem a organização escolar, em seu modo de ser e de fazer, orientado para resultados, com forte e abrangente visão de futuro” (LÜCK, 2000, p.5).

Enquanto o planejamento estratégico enfatiza o conteúdo, a orientação e os resultados, o planejamento participativo dá ênfase ao processo envolvido na elaboração do plano, tornando-o legítimo, mantendo uma relação de complementaridade.

Machado (2012b) afirma que o planejamento deve ser compreendido como um instrumento de apoio à gestão estratégica, composta por três componentes interdependentes: a visão sistêmica, o pensamento estratégico e o planejamento. Para a autora,

é a partir da visão sistêmica que os gestores de escola são capazes de compreender não apenas como funciona a escola, mas também como funciona o sistema educacional como um todo e a interdependência das suas partes (MACHADO, 2012, p. 5).

Afirma, ainda, que o sucesso de uma gestão estratégica e participativa depende da superação da visão fragmentada da realidade.

Assim, “a gestão estratégica e participativa é um caminho para a construção da autonomia da escola” (MACHADO e MIRANDA, 2012, p. 19). Essas autoras afirmam que “para que as escolas possam implementar a gestão estratégica e participativa como forma de construção da autonomia escolar, a avaliação deve ser vista como um instrumento de gestão, que, juntamente com o planejamento, deve resultar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE)18 e do Projeto Político Pedagógico (PPP)19.

18 PDE abarca visão estratégica, visão de futuro, missão e objetivos estratégicos que deverão ser desenvolvidos pela escola (LÜCK, 2009; FONSECA, 2003 apud MACHADO e MIRANDA, 2012). 19 PPP constitui-se o meio pelo qual a escola adapta as diretrizes e políticas definidas em nível macro do sistema educacional. [...] PDE e PPP devem abranger a política educacional da escola, suas normas e regulamentos, a partir da definição do cenário e do seu contexto de atuação, do conhecimento dos seus pontos fortes e fracos e das metas pactuadas que irão garantir a efetivação das diretrizes e políticas definidas em nível macro do sistema educacional. (MACHADO E MIRANDA, 2012, p. 20).

O pensamento estratégico é o segundo componente da gestão estratégica, permite que o gestor compreenda a realidade da escola de forma articulada e sistêmica, reconheça as necessidades e exigências, seus pontos fortes e fracos, com a finalidade de definir prioridades, metas e de monitorar e agir sobre os seus resultados para a melhoria do desempenho da instituição.

O terceiro elemento da gestão estratégica é o planejamento fundamental para a construção da autonomia da escola, com a definição de objetivos, estratégias, metas e planos de ação. Para Machado (2011),

a visão sistêmica e o pensamento estratégico são os elementos que permitem ao gestor utilizar o planejamento como ferramenta de apoio. Sem eles, o planejamento torna-se um fim em si mesmo e a gestão estratégica perde o sentido. Desta maneira, o planejamento, o controle e o monitoramento são ferramentas fundamentais a serem utilizadas pelo gestor (MACHADO, 2011, p. 5).

A orientação para o planejamento estratégico e participativo da Gestão da Direc e da escola tem como referência inicial a Avaliação Institucional, os elementos e as etapas do planejamento estratégico. Os elementos fundamentais do planejamento estratégico, segundo Lück (2000), são:

1- Informações sobre os elementos internos e externos da escola (identificar o que precisa ser modificado do ponto de vista estrutural e funcional, com a finalidade de atender as necessidades).

2- Análise de implicações futuras e globais de decisões atuais e ações locais (antecipar ações para verificar que repercussões pode promover a curto, médio e longo prazo e tomar decisão por aquela que apresente melhores e maiores perspectivas).

3- Exploração de alternativas de ação (escolher a mais promissora para a obtenção de resultados mais capazes de promover transformações). 4- Aplicação de pensamento inovador e criativo (visualizar o que não existe, projetar perspectivas capazes de transformar a realidade).

5- Construção do referencial avançado (buscar referências avançadas para balizar o trabalho, construir boas referências para os outros).

6- Visão estratégica (ter visão abrangente, aprofundada e dinâmica da realidade, com forte perspectiva de futuro).

7- Objetividade para resultados e responsabilidade social (realizar monitoramento e avaliação das ações e seus resultados) (LÜCK, 2000, p. 7).

As etapas do planejamento estratégico definidas por Lück (2000) serão apresentadas didaticamente de forma sequencial, entretanto, devem ser entendidas como um processo dinâmico e interativo, conforme figura 20:

Figura 20- Etapas do Planejamento Estratégico de Lück, 2000. (Adaptado pela autora) Ambiente externo: oportunidades e ameaças Ambiente interno: forças e fraquezas Análise de Ambientes Bases Conceituais Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa Diagnóstico Estratégico Definição

Missão, visão de futuro e valores

Indicadores Objetivos Estratégicos

Plano Operacional Estratégias, Metas, Plano de Ação

Acompanhamento e Monitoramento

Fonte: Elaborado pela autora.

Na primeira etapa do planejamento estratégico é feita a análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças) da escola, com ênfase em bases conceituais que possibilitem a compreensão da realidade. Para a coleta de informações, utiliza-se a pesquisa quantitativa e qualitativa para verificar a frequência e a intensidade e os múltiplos significados e desdobramentos, respectivamente, resultando em um diagnóstico estratégico.

A próxima etapa é a definição de missão, visão de futuro e valores, “elementos básicos do plano que imprimem significados a tudo o mais que nele se coloca. Sem eles para orientar as ações, estas passam a ter caráter meramente operacional” (LÜCK, 2000, p. 10). Para tanto, essa autora apresenta algumas questões para reflexão com a comunidade escolar: i) que papel a escola representa na comunidade? ii) quais são os desafios que o mundo moderno apresenta para a

educação? iii) que necessidades sociais a escola deve atender? iv) o que se deve antecipar para atender a essas necessidades? v) que identidade deve construir?

O plano operacional é uma etapa que tem como pré-requisito os elementos básicos e os objetivos estratégicos constituídos de indicadores, estratégias, metas, plano de ação, acompanhamento e monitoramento das ações desenvolvidas.

Quadro 24 - Proposta de Intervenção do PAE Eixo 3: Planejamento estratégico e participativo.

O quê Ação Objetivo Como Custo Responsável Prazo Avaliação

Ações insuficientes para gerar impacto no desempenho dos alunos (Padrão de desempenho crítico). Reflexão e elaboração do planejamento estratégico e participativo da gestão. Elaborar o planejamento estratégico e participativo da gestão.

Utilização das dificuldades e propostas obtidas por meio da

Avaliação Institucional. Realização de um encontro com a

participação dos gestores e do técnico da SEC responsável pelo

PDE.

Reuniões com a participação da comunidade escolar. Análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças)

da escola para identificar o que precisa ser modificado do ponto de

vista estrutural e funcional. Observação dos elementos e das etapas do planejamento estratégico

descritos no eixo 3. Recursos financeiros necessário s para a realização do encontro (passagens , almoço e lanche, aproximada mente R$ 3.000,00. SEC/Direc/ Equipe gestora, professores e comunidade escolar . Início em Abril/ 2016 Monitorar as ações definidas no planejamento estratégico. Avaliação das ações implementada s a partir das análises dos resultados alcançados da avaliação.