• Nenhum resultado encontrado

Elaboração das Avaliações

No documento Download/Open (páginas 54-58)

As avaliações foram elaboradas com dois objetivos distintos, a serem atendidos concomitantemente, pela exiguidade habitual de tempo oferecido para a disciplina: o primeiro seria atender aos critérios de avaliação da escola, para que uma nota seja atribuída ao aluno, aplicadas no período determinado pela escola ou de acordo com a necessidade de cumprimento dos prazos. Já o segundo objetivo é avaliar o desenvolvimento deste trabalho. Esse processo avaliatório consistirá em uma avaliação prévia, avaliações intermediárias e uma avaliação final.

Como já foi dito, a mestranda foi professora de uma escola da rede pública estadual, localizada no município de Angra dos Reis. Sendo assim, a implementação da sequência teve de se conciliar com as necessidades e normas do sistema de avaliação praticado pela escola. Neste sentido, adotou-se um sistema, aplicado a dois bimestres, em que a nota atribuída aos alunos compreendeu o intervalo de 0,0 a 10,0, de modo que as quatro avaliações aplicadas somassem 10,0 pontos. Em cada bimestre, foram elas: um teste com valor de 2,0 pontos, um trabalho com valor de 2,0 pontos, uma prova com valor de 4,0 pontos e a prova SAERJ com valor de 2,0 pontos.

Algumas avaliações, de ambos os bimestres, além de atenderem aos critérios de avaliação determinados pela escola, foram elaboradas de modo que pudessem avaliar o interesse dos alunos pelo tema e pelas atividades, bem como a eficiência da sequência didática em relação aos objetivos da proposta.

A avaliação prévia não fez parte das avaliações do bimestre, de modo, que atendeu apenas ao segundo objetivo e é, assim, considerada parte importante da proposta didática aqui apresentada. Com ela (Avaliação Prévia/Apêndice B) pretende-se verificar quais os

conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e saber se eles veem a produção de energia elétrica como uma questão problemática para a cidade.

No terceiro bimestre foram aplicadas as avaliações de acordo com a tabela 2. Tabela 2: Avaliações aplicadas no 3º bimestre.

Avaliação Atividade Valor

Trabalho Aulas 2 e 3/Apêndice A 2,0 pontos

Teste Aula 5/Apêndice A 2,0 pontos

Prova Prova 3º Bimestre/Apêndice B 4,0 pontos

Prova SAERJ Prova SAERJ 2,0 pontos

O trabalho, realizado nas aulas 2 e 3, avalia se os alunos compreenderam todos os aspectos envolvidos na construção de uma usina hidrelétrica, se eles entenderam a importância de se informar, conhecer e participar dos processos decisórios sobre o tema, se eles se irão se posicionar em relação ao problema, desenvolvendo uma atitude de tomada de decisão, e se irão se empenhar em desenvolver uma ação social responsável ao realizar o trabalho. Ao mesmo tempo, este trabalho atende ao primeiro objetivo ao ser atribuída uma nota para sua realização.

O teste, realizado na aula 5, avalia se a proposta de abordagem temática é eficiente para transferir o conhecimento do concreto para o abstrato, ao empregar exercícios tradicionais após a introdução dos conceitos utilizando metodologias alternativas. A lista de exercícios aplicada é um exemplo do que se encontra na maioria dos livros didáticos, vestibulares e outros exames, e representa uma relativa contradição à proposta de abordagem temática, uma vez que utiliza situações hipotéticas para o cálculo das grandezas físicas. Contudo, devido à necessidade de preparação dos alunos para vestibulares e exames de admissão ao ensino superior, optou-se por realizar ao menos uma atividade no modelo tradicional e verificar se, após a introdução dos conceitos por meio do tema, eles teriam mais facilidade para resolução de exercícios tradicionais. Na implementação da sequência, esta atividade também atendeu ao primeiro objetivo, correspondendo à nota do teste.

A prova, aplicada entre as aulas 7 e 8, atende ao primeiro objetivo somente, com valor de 4,0 pontos, e aborda os dois subtemas: “Usinas Hidrelétricas” e “Outros Modos de Produção de Energia”. Contudo, conforme pode-se notar (Prova 3º bimestre/apêndice B), as questões abordam aspectos políticos, ambientais, sociais e econômicos sobre os subtemas e também os fenômenos físicos envolvidos na produção de energia, de modo que coincidem com as características da abordagem temática com enfoque CTS. No entanto, não é objetivo desta pesquisa avaliar os alunos de modo quantitativo, uma vez que quase todas as questões são de múltipla escolha e não há dados anteriores à aplicação desta proposta para comparação. Todas as questões foram extraídas das provas SAERJ dos anos anteriores, consistindo em uma preparação dos alunos para realizar a prova SAERJ do bimestre.

A prova SAERJ, aplicada no terceiro bimestre, não é elaborada pelo professor. Portanto, não poderá atender ao objetivo 2, pois somente apresenta questões de múltipla escolha e como já foi dito, não é objetivo deste trabalho fazer uma análise quantitativa.

No quarto bimestre foram aplicadas as avaliações de acordo com a tabela 3. Tabela 3: Avaliações aplicadas no 4º bimestre.

Avaliação Atividade Valor

Trabalho Aula 14/Apêndice A 2,0 pontos

Teste Teste 4º Bimestre/Apêndice B 2,0 pontos

Prova Prova 4º Bimestre/Apêndice B 4,0 pontos

Prova SAERJ Prova SAERJ 2,0 pontos

O trabalho, realizado na aula 14, avalia o nível de compreensão dos alunos sobre o subtema Usinas Nucleares, através de uma atividade em grupo. Além de atender aos critérios de avaliação da escola, pois os alunos receberão uma nota por sua realização, esta atividade pretende desenvolver atitudes de tomada de decisão e ação social responsável, atendendo também ao segundo objetivo.

O teste mencionado será aplicado após o término da sequência didática, pois representa a avaliação final da pesquisa. Ele atenderá aos dois objetivos avaliativos descritos acima, pois será atribuído 2,0 pontos por sua realização, mas principalmente, ao segundo objetivo, pois irá avaliar a eficiência da sequência didática em relação aos objetivos da proposta. A primeira questão é igual à da avaliação prévia, a fim de comparar as respostas e verificar se houve evolução no nível de conhecimento dos alunos sobre o tema central. As demais questões pretendem avaliar se os alunos compreenderam a função, os impactos e os riscos da Usina Nuclear de Angra dos Reis e se eles conseguem avaliar as vantagens e desvantagens dos diferentes modos de produção de energia e decidir qual seria o mais adequado para a cidade, ou mesmo se a usina nuclear é realmente necessária, se compreenderam a importância de estudar o tema e de entenderem sobre ciência e tecnologia para estarem aptos a opinar diante dos processos decisórios que ocorrem no país.

A prova, aplicada após a aula 14, com valor de 4,0 pontos, atende somente ao primeiro objetivo. Assim como a prova aplicada no terceiro bimestre, esta (Prova 4º bimestre/apêndice B) também traz questões que abordam aspectos políticos, ambientais, sociais e econômicos sobre o subtema, como também os fenômenos físicos envolvidos na produção de energia, mas como estas questões são, em sua maioria, de múltipla escolha, não serão consideradas como parâmetro para avaliação da proposta. As questões desta prova também foram extraídas das provas SAERJ dos anos anteriores, consistindo em uma preparação dos alunos para realizar a prova SAERJ do bimestre.

A prova SAERJ, aplicada no quarto bimestre, também não é elaborada pelo professor e atende apenas ao primeiro objetivo, representando 20% da nota do bimestre.

Na tabela 4 estão resumidas as avaliações e seus respectivos objetivos para cada bimestre.

Tabela 4: Resumo das avaliações.

Bimestre Avaliação Tipo Atividade Objetivo Valor

Final do 2º Avaliação Prévia Prévia Avaliação Prévia/ Apêndice B 2 0,0

Trabalho Intermediária Aulas 2 e 3/Apêndice A 1 e 2 2,0

Teste Intermediária Aula 5/Apêndice A 1 e 2 2,0

Prova Escola Prova 3º Bimestre/Apêndice B 1 4,0

Prova SAERJ Escola Prova SAERJ 1 2,0

Trabalho Intermediária Aula 14/Apêndice A 1 e 2 2,0

Teste Final Teste 4º Bimestre/Apêndice B 1 e 2 2,0

Prova Escola Prova 4º Bimestre/Apêndice B 1 4,0

Prova SAERJ Escola Prova SAERJ 1 2,0

A tabela 5 apresenta somente as avaliações que serão consideradas como parâmetros para avaliar esta proposta, já a tabela 6 apresenta as avaliações que foram aplicadas somente para atender aos critérios de avaliação da escola e não constituirão a sequência didática.

Tabela 5: Avaliações que serão consideradas como parâmetro para avaliar a proposta.

Avaliação Tipo Atividade

Avaliação Prévia Prévia Avaliação Prévia/ Apêndice B Trabalho Intermediária Aulas 2 e 3/Apêndice A Teste Intermediária Aula 5/Apêndice A Trabalho Intermediária Aula 14/Apêndice A

Teste Final Teste 4º Bimestre/Apêndice B

Tabela 6: Avaliações aplicadas somente para atender aos critérios de avaliação da escola.

Avaliação Tipo Atividade

Prova Escola Prova 3º Bimestre/Apêndice B

Prova Escola Prova 4º Bimestre/Apêndice B

Prova SAERJ Escola Prova SAERJ

No documento Download/Open (páginas 54-58)

Documentos relacionados