• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 Elaboração dos jogos por parte dos alunos

Com a finalidade de incentivar a criatividade dos alunos através da elaboração e confecção de jogos educativos que englobem o tema transversal Meio Ambiente, enfatizando a Educação Ambiental, descrevemos os jogos criados pelos alunos das turmas participantes.

Santos (1999, p.13) afirma que esse tipo de atividade é uma forma do indivíduo integrar-se ao ambiente em que vive, pois por meio dela o aprendiz foi incentivado a expressar-se, formar conceitos, formar relações lógicas, relacionar ideias e desenvolver a expressão oral.

Quebra-cabeça: causas e consequências no meio ambiente

Os quebra-cabeças confeccionados pelos alunos, em cartolina ou EVA, abordavam as causas e consequências da poluição no meio ambiente (água, terra, ar), sua degradação, desequilíbrio ambiental. Alguns grupos utilizaram desenhos feitos pelos próprios integrantes, outros utilizaram figuras retiradas de revistas ou internet ou fotografias tiradas pelos próprios alunos (Figura1).

Figura 1: quebra-cabeça elaborado pelos alunos Fonte: autora

Dominó de Educação Ambiental: Reativação dos Conceitos sobre o lixo, sua reciclagem e danos causados no meio ambiente.

Os dominós foram confeccionados com cartolinas ou EVA, utilizando figuras retiradas de livros e revistas, ou desenhos feitos pelos próprios alunos. Abordavam as interferências e danos causados pelo homem no meio ambiente, coleta e reciclagem do lixo, destino do lixo não reciclável (Figura 2).

A princípio não demonstraram facilidade em associar a dica com a imagem, porque eles precisavam ler e observar as imagens, muitos ficavam perguntando se encaixava na imagem (sem mesmo ter observado as peças). Quando as regras do jogo foram bem explicadas, eles apresentaram facilidade em entender e segui-las, pois não fizeram mais indagações como anteriormente.

Figura 2: Dominó de Educação Ambiental elaborado pelos alunos. Fonte: autora

Jogo da Memória: Reativação de Conceitos sobre Poluição e Degradação do meio Ambiente.

O jogo da memória foi confeccionado em EVA (Espuma Vinílica Acetinada) ou cartolina, abordando as causas e consequências da poluição no meio ambiente (água, terra, ar); a coleta e reciclagem do lixo, destino do lixo não reciclável; desequilíbrio ambiental; Biodiversidade. Utilizaram desenhos feitos pelos próprios alunos ou imagens retiradas da internet, livros e revistas (Figura 3).

Esperávamos com essa atividade que os alunos conseguissem expressar os conceitos assimilados anteriormente como subsídios para as próximas atividades a serem realizadas, isto é, a capacidade de memorizar conceitos e proposições instruídas anteriormente. Constatamos também que os alunos se sentiram desafiados e por isso discutiam entre si a respeito da posição e da resposta correta.

Figura 3: Jogo da Memória elaborado pelos alunos. Fonte: autora

Jogo de Tabuleiro: Reativação dos Conceitos sobre biodiversidade, impactos e equilíbrio ambiental.

Os jogos de tabuleiro foram confeccionados em folhas de cartolina ou reutilizaram placas de isopor. Alguns grupos utilizaram miniaturas (de carros, pessoas, animais e plantas), dados de plástico ou confeccionados em papel. Abordavam as interferências e danos causados pelo homem no meio ambiente, causas e consequências da poluição no meio ambiente (água, terra, ar); coleta e reciclagem do lixo, destino do lixo não reciclável (figura 4).

Figura 4: Jogo de Tabuleiro elaborado pelos alunos Fonte: autora

Jogo dos 7 Erros: interferências no meio ambiente.

Os alunos desenharam numa folha de cartolina a representação de um ambiente onde havia interferência do ser humano. No outro desenho, havia sete erros que deveriam ser identificados ao ser comparados com o outro desenho (figura 5).

Figura 5: jogo dos 7 erros elaborado pelos alunos. Fonte: autora

Jogo dos animais e biodiversidade: animais em risco de extinção e

biodiversidade.

Este jogo foi confeccionado sobre uma base de isopor reutilizado e pintado com tinta guache (simulando uma floresta), sobre o qual foram fixadas árvores de papel, pontes, miniaturas de animais. A cada questionamento, um animal era libertado da jaula e voltava para a floresta, conforme a gravidade do erro, um animal dessa espécie (ou até mesmo dois) seria vítima de extinção na natureza (figura 6).

Figura 6: Jogo dos animais e biodiversidade elaborado pelos alunos Fonte: autora

Caça palavras: o homem e a natureza.

Apesar da simplicidade, o grupo utilizou conceitos e frases relacionados à Biodiversidade, causas e consequências da poluição no meio ambiente (água, terra, ar), interferências e danos causados pelo homem no meio ambiente. A palavra que dava sentido à frase ou conceito deveria ser marcada no caça palavra.

Casa do desperdício: situações de desperdício de água e energia elétrica em ambiente doméstico.

O grupo utilizou uma caixa de papelão, caixinhas, miniaturas, etc. para criar um ambiente doméstico onde havia desperdício de água e energia elétrica. O grupo simulou uma casa dentro da caixa de papelão, onde a família deixou a porta da geladeira aberta, a televisão ligada, a torneira da pia gotejando, a luz acesa, o chuveiro ligado, etc., para que o observador identificasse onde ocorria o desperdício e o que fazer para evitar o problema. Cada acerto valia um ponto, sendo que tirava nota nove quem acertasse e corrigisse todas as falhas na casa.

O participante não ficará com a nota final dez, porque a brincadeira visava incutir no participante a ideia de que os desperdícios de recursos naturais e materiais energéticos não têm a sua solução limitada às iniciativas domésticas. É preciso muito mais, olhando para o mundo exterior à casa, em associação à coletividade e cobrando das autoridades posturas ambientalmente favoráveis em relação aos recursos naturais, sejam materiais ou energéticos, renováveis ou não renováveis.

Este foi o jogo mais procurado durante a exposição na escola, chamando atenção pela criatividade e simplicidade na abordagem do problema que, muitas vezes, cometemos sem pensar nas consequências (figura 7).

Figura 7: Casa do desperdício elaborada pelos alunos Fonte: autora

Jogo do destino do lixo: uso correto das lixeiras

Utilizando caixinhas de leite longa vida, encapadas com papel e pintadas com tinta guache, os alunos confeccionaram as “lixeiras” que seriam usadas para depositar o lixo espalhado pelo ser humano na natureza. Após ler o cartão com a figura e o tipo de material, este lixo deveria ir para a lixeira correta, sendo atribuído um ponto para cada acerto e uma multa para cada erro (figura 8).

Figura 8: Jogo do destino do lixo elaborado pelos alunos. Fonte: autora

Documentos relacionados