• Nenhum resultado encontrado

ELEMENTOS A CONSIDERAR NA ELABORAÇÃO DE PACOTES TURÍSTICOS

FATORES A QUE OS TURISTAS JAPONESES DÃO BASTANTE IMPORTÂNCIA:

5.3 ELEMENTOS A CONSIDERAR NA ELABORAÇÃO DE PACOTES TURÍSTICOS

Com base nos perfis e tendências do turismo outbound dos três países alvo e tendo em conta a necessidade de estruturação de produtos turísticos compósitos que vão ao encontro dos públicos-alvo foi feita uma análise crítica dos atuais produtos turísticos (pacotes) que estão disponíveis a partir do website da Rota do Românico.

Houve um foco especial nos pacotes de um dia, uma vez que o primeiro grande desafio é motivar o turista que, por norma, passa no màximo 1-2 dias no Porto a passar esse tempo na Rota. Por outro lado, estadias curtas na Rota do Românico (inferiores a 2 dias) não têm grande impacto na ocupação hoteleira.

Ao nível das aptidões dos três mercados relativamente à duração das viagens, pontos de entrada, pontos de saída dos turistas, estes variam mas existem alguns padrões que podem ser extrapolados para a Rota do Românico. No caso dos Chineses, alguns chegam através do voo direto a Lisboa, mas a principal tendência de grupos de turistas Chineses que visitam Portugal é fazerem-no integrado através de um pacote que inclui Espanha e Portugal. Os principais pontos de entrada e de saída de turistas Coreanos e Japonenes são os mesmos. No máximo, as viagens são de 14 dias (incluindo tempo de viagem).

Ver exemplos abaixo (a título ilustrativo apenas) de pacotes que incluem Portugal e Espanha ou apenas Portugal e que estão actualmente a ser comercializados na China.

Utour: 14 dias 12 noites em Portugal e Espanha 33 1ª noite: Lisboa.

2ª noite: Lisboa, Cabo da Roca e Cascais. 3ª noite: Lisboa, Sintra e Óbidos.

4ª noite: Lisboa e Porto. 5ª noite: Porto e Évora.

6ª noite: Évora e Faro. 7ª noite: Faro e Sevilha. 8ª noite: Sevilha e Granada.

9ª noite: Granada, Toledo e Madrid. 10ª noite: Madrid.

Caissa: 12 dias 9 noites em Portugal e Espanha 34 1ª noite: Lisboa, Cabo da Roca e Sintra.

2ª noite: Lisboa e Porto.

3ª noite: Porto, Segóvia e Madrid.

4ª noite: Madrid

5ª noite: Madrid, Toledo e Córdoba. 6ª noite: Córdoba, Granada e Málaga. 7ª noite: Málaga e Sevilha.

8ª noite: Sevilha e Barcelona. 9ª noite: Barcelona.

Tuniu: Este pacote é só Portugal, 9 noites (inclui passagem em Amarante que faz parte da Rota do Românico) 35

1ª noite: Lisboa e Évora.

2ª noite: Évora, Estremoz, Marvão e Castelo Branco. 3ª noite: Castelo Branco, Monsanto e Guarda. 4ª noite: Guarda, Amarante, Guimarães e Braga. 5ª noite: Braga e Porto.

6ª noite: Porto, Aveiro e Coimbra. 7ª noite: Coimbra, Fátima e Alcobaça.

8ª noite: Lisboa, Cabo da Roca, Sintra e Óbidos. 9ª noite: Lisboa

A realidade da Coreia e do Japão é ligeiramente diferente na medida em que os grupos tendem a ser mais pequenos, viajam ainda durante menos dias e para um menor número de países que os turistas Chineses.

Assim, sugere-se uma adaptação de alguns dos pacotes de um dia assinalados na tabela abaixo de forma a melhor alinhar respetivamente com as preferências dos Chineses, Coreanos e Japoneses. Pacotes de mais dias podem então ser elaborados através da combinação de múltiplos programas diários.

http://group.caissa.com.cn/detail/3CBB94DD77C04C68BC4A1DB516B5C651

34

h)p://www.tuniu.com/product/300059062

Não foi possível obter informação sobre programas turísticos Coreanos e Japoneses, mas como referido acima o seu padrão de viagens é normalmente mais curto e inclui menos países por viagem.

Estes programas turísticos que estão a ser comercializados/operados em Espanha e/ou Portugal para turistas Chineses e outros idênticos que haverá para Japoneses e Coreanos podem ser tidos como referências para terem uma melhor noção do que visitam, duração das viagens e tempos de visita.

Os programas marcados com smiles são programas que terão maior aceitação e maior nível de satisfação por parte dos turistas asiáticos.

Nome do Programa (pacote turistico) China Coreia Japão

#1 1 Dia | À Descoberta do Douro Românico #2 1 Dia | Amadeo de Souza-Cardoso: Entre Cores, Pedras e Sabores #3 1 Dia | De Penafiel a Amarante #4 1 Dia | Do Tâmega ao Douro: Caminhos de Fé #5 1 Dia | Golfe no Românico #6 1 Dia | Histórias do Românico #7 1 Dia | Pascoaes: ExisCr não é pensar, é ser lembrado. #8 1 Dia | Românico, Vinho e Tradições #9 1 Dia | Rota do Românico em BTT #10 1 Dia | Trilhos no Douro Românico #11 1 Dia | Um Dia no Românico - Mosteiros BenediCnos #12 1 Dia | Vinho Verde & História

Nível de saCsfação básica

Assegurar que em todos eles existe uma possibilidade de pick up e drop off dos turistas no Porto.

• Flexibilizar o número máximo e mínimo de participantes principalmente naqueles programas que têm grupos maiores. Possibilidade de organizar pequenos grupos ou visitas individuais desde que feita reserva com 48 horas de antecedência.

• Os programas devem ter tudo incluído (não ter opções pelas quais se tem que pagar extra) de forma a que o turista considere “good value for Money”.

• Considerar privilegiar percursos turísticos que incluam Amarante uma vez que é a única localidade que faz parte da Rota do Românico que está incluída em pacotes turísticos comercializados na China.

• Reforçar a componente de provas de vinhos e de degustação gastronómica em todos os programas.

Criar possibilidade de fazer reservas online na língua de origem dos visitantes (Chinês, Japonês ou Coreano) através do site da Rota do Românico que deve ter um link direto para a plataforma dos operadores que comercializam o produto.

• Qualificar hóteis e restaurantes associados a esses programas.

• A parte dos doces conventuais poderá ser pouco do agrado dos Chineses uma vez que não têm por hábito comer doçaria muito açucarada.

• Vender este dia a visitantes Chineses que venham em pacotes ibéricos que incluam visitas a outros museus de arte emblemáticos, por exemplo em Barcelona, Madrid ou Bilbao.

Gradualmente, assim que haja um maior reconhecimento da marca Rota do

Românico por parte de turistas destes países, começar a promover programas mais

longos que incluam pelo menos uma noite de estadia e alojamento na Rota.

• Dar formação a Agências/ empresas responsáveis pela comercialização desses programas.