• Nenhum resultado encontrado

Elementos de Extração e Retorno

No documento projeto de moldes para plásticos (páginas 41-51)

Os elementos de extração são responsáveis em expulsar o produto final dos machos, após a refrigeração e a abertura da máquina. São utilizados de acordo com a

necessidade do produto, forma, tamanho, material e produção. Sempre que possível usar o sistema de extração automático.

Os extratores podem ter as formas descritas abaixo: - Pinos redondos;

- Lâminas extratoras; - Buchas extratoras; - Placas de extração.

Todos os elementos de extração possuem características de construção que são fundamentais para seu bom desempenho.

Após a confecção em H-13 ou semelhantes, será retificado e receberá um tratamento termoquímico, cementação ou nitretação criando uma camada superficial, endurecida seu núcleo fica com a dureza menor a fim de manter a tenacidade do aço.

Esta camada superficial com dureza elevada é necessária devido ao atrito constante com as partes do molde no momento da extração e seu núcleo tenaz para manter a flexibilidade do elemento para não se quebrar ou deformar com eventuais

as partes do molde devem ser em torno de 0,5mm à 0,6mm no diâmetro e ajuste H7g6 na altura de 1,5 à 2 vezes o diâmetro do pino na região de deslizamento na área do produto.

Na superfície das cavidades os extratores não devem possuir folgas pois poderia ocasionar rebarbas no produto.

Desnível em relação a superfície das cavidades gera um alto ou um baixo relevo no produto podendo enfraquecer ou causar chupagens no produto.

Recomenda-se utilizar elementos de extração padronizados, que podemos adquirir de fabricantes especializados, em vários diâmetros e comprimentos, com melhor

qualidade e rapidez.

A área de extração deve ser a máxima possível, ou seja, o maior número de pinos e maior diâmetro possível disposto de forma que a peça ao ser extraída mova-se equilibrada e a força de extração se distribua uniformemente ao longo da área do produto, evitando assim uma inconstância na posição do produto em relação a linha de abertura do molde, podendo gerar defeitos no produto.

Devemos manter uma ótima perpendicularidade dos pinos em relação as placas extratoras e as demais partes para não se desgastar, quebrar ou travar os pinos no momento da extração, para isto podemos usar os pinos com cabeça forjada e retificada.

As lâminas extratoras são usadas em peças de paredes delgadas e nervuras profundas, região onde não é possível ou inviável a colocação de pinos redondos. As buchas extratoras são elementos de extração que empregamos para ejetar peças de forma tubular, onde a mesma envolve o macho central que molda o diâmetro interno do produto. Obrigando assim a fixação do postiço na placa base inferior.

As placas de extração podem substituir as buchas extratoras dependendo do tipo de molde, da quantidade de cavidades ou do produto em questão.

É notório que podemos utilizar mais de um tipo de elemento extrator no mesmo projeto.

Quem irá ditar isto é o formato da peça, há casos onde é preciso a utilização de pinos redondos, lâminas e buchas extratoras. Em fim, é possível fazermos uma combinação entre estes elementos de extração de acordo com a necessidade exigida pelo produto.

Extração a ar comprimido

Representa uma alternativa eficiente e econômica para o problema da extração. O extrator é mantido retraído sob ação da mola, sendo acionado por ar comprimido. Consiste na introdução de ar comprimido entre a face do molde e o produto moldado. É um método eficiente de extração para uma moldagem adequada, geralmente do tipo de caixa ou recipiente.

PINO EXTRATOR TIPO C

PINO EXTRATOR TIPO A

LÂMINA EXTRATORA

BUCHA EXTRATORA LISA

O ar é introduzido no ponto mais afastado em relação à linha de fechamento, de tal forma que separe definitivamente a moldagem da face do molde, antes que possa haver o escape do ar. Além de fazer uma extração positiva, a introdução do ar

comprimido elimina o vácuo produzido, quando a moldagem do tipo balde é retirada da ferramenta macho.

O detalhe da extração típica a ar, consiste invariavelmente em um pino do tipo válvula, que é operado pela introdução de ar comprimido por trás de sua cabeça. O retorno é feito geralmente, através de uma mola de compressão.

O ar é controlado pelo operador da injetora, através de uma válvula operada externamente, que pode também ser ligada para operar automaticamente. A fim de eliminar arestas vivas, deixa-se um corpo paralelo de 0,5 mm na válvula e na sede.

Elementos que Compõe a Extração

Além dos elementos de extração temos outros elementos que formam o conjunto extrator, que atuarão de forma simultânea, direta ou indiretamente no sistema, completando o ciclo de ejeção.

Estes são elementos que fazem parte do padronizado exceto o curso de extração que é ditado pela altura máxima do produto e os furos na placa base inferior que é

estabelecido de acordo com o tamanho da injetora.

Função dos Elementos

1-Calços: Estes elementos geram o alojamento para os demais e limita o curso de extração necessário, pré-estabelecido de acordo com o tamanho do produto. 2-Porta Extrator: Placa mais delgada, que aloja os elementos de extração.

3-Placa Extratora: Placa de maior espessura, responsável pelo avanço e retorno dos extratores, recebe o impacto do varão de extração da máquina injetora.

4-Buchas e Colunas: Tem como função guiar as placas extratoras e mantendo assim a perpendicularidade e o alinhamento dos extratores.

5-Pinos Top’s: São pequenos discos sob a placa criando folga entre a placa base inferior e a placa extratora, facilitando o assentamento e evitando o acúmulo de sujeira. 6-Molas: É um dos componentes responsáveis em retornar a placa extratora para a posição de injetar, recolhendo assim os pinos extratores evitando que os mesmos colidam com as cavidades.

7-Pinos de Retorno: Trabalhando em conjunto com as molas garante no momento final do fechamento que a placa extratora está totalmente recuada e apoiada sobre os pinos top’s. Não corremos o risco da placa ficar avançada no período da injeção

8-Furo na Placa Base Inferior: Estes furos são necessários para possibilitar o avanço das placas extratoras, pois o movimento das mesmas é feito pelo avanço do varão da máquina, podendo ser um único furo central ou mais, de acordo com o tamanho e recurso da máquina, podendo chegar até cinco, sendo um central e quatro nas laterais

O avanço e recuo da placa extratora também podem ser feitos pelo acoplamento deste varão na placa extratora através de rosca, este sistema pode eliminar as molas e os pinos de retorno, condição esta não muito aconselhável no que tange a segurança do molde.

9-Curso de Extração: O curso de extração é a distância que as placas extratoras devem avançar para que os pinos extratores expulsem o produto preso no macho através da contração. Este compreende da superfície da placa porta extratores até a face de apoio da placa suporte. Normalmente este curso é a altura da peça mais uma pequena folga suficiente que proporcione a total liberação do produto e caia por ação da gravidade.

Fatores que Influenciam na Extração do Produto

1- Refrigeração 2- Ângulo de Saída

3- Pressão de Injeção, Recalque. 4- Polimento (Rugosidade)

5- Detalhes Contra-Saída (Moldes com Gaveta)

No documento projeto de moldes para plásticos (páginas 41-51)

Documentos relacionados