• Nenhum resultado encontrado

Tabela 11: Questionário aplicado aos professores: Item 6. Como trabalha em sala de aula o conteúdo origem da vida?

Unidade/ Orientação Modelo adotado Número de professores Católico “Evolucionista” (1) Protestante “Liberal” (1) Estadual “Laico” (4) Evangélico “Criacionista” (1)

Uso somente o Livro didático X X X

Não uso o livro didático

Uso o livro e outros textos X

Nesse item em especial, os professores mencionaram utilizar o livro didático, pois “evita problemas, torna o tema mais simples pois não dá muita margem para discussões, entende?” (Entrevistas, orientação laica, 2012).

Somente o professor de orientação criacionista disse usar outros textos que amparam o modo de pensar de sua orientação. Esses textos são todos assinados por doutores e contribuem para um pensamento a respeito da origem inteligente.

Não posso deixar meu aluno cego diante de tanta informação. Todos os textos utilizados são de doutores nos mais variados níveis da ciência. Todos argumentam em favor de um debate franco e honesto. Muitos alunos talvez, só vejam esse tema aqui no Ensino Médio, eles precisam saber que existe um mundo de pesquisa que não fica preso a uma cúpula de determinadores da ciência. (Entrevistas, orientação criacionista, 2012).

Esse professor nomeou vários cientistas e seus respectivos livros para amparar e embasar suas declarações. Mas não evita o debate da crença em sala de aula, pois assim se expressou:

Sim, eu acabo por dizer qual meu credo. Não tem como ignorar os alunos quando te perguntam, sabe. Existe em algum grau uma ordem na natureza, sei lá, existem informações nas equações e tudo mais. Mas assim, dou a eles alguns minutos de consideração e logo volto para o livro. (Entrevistas, orientação laica, 2012).

ou:

Vou te dizer que não é lá sem muita intenção não. Mesmo sendo evolucionista por causa da Biologia, tenho sim minha fé, não num Deus e tal, mas numa energia capaz de reunir as coisas. Mesmo por

que há evidências de desígnio na natureza. Isso acaba saindo sem querer, e as vezes tenho de explicar por que penso assim. (Entrevistas, orientação laica, 2012).

Assim, mesmo que o livro traga a versão uniforme a respeito de como a “ciência” deve ser conduzida em sala, isso não anula a crença, enraizada em cada comentário do professor.

Tabela 12: Questionário aplicado aos professores: Item 7. Que evidências fornece para explicar esse processo? Item 8. Você utiliza o livro didático como mapa nesse

quesito? Unidade/ Orientação Modelo adotado Número de professores Católico “Evolucionista” (1) Protestante “Liberal” (1) Estadual “Laico” (4) Evangélico “Criacionista” (1) O que é listado no Livro

didático X X

As do livro didático e outras X X

Não soube listar

Todos os professores usam em sala de aula a ciência positivista para validar sua argumentação. Disseram “validá-la” com o uso de evidências, ou seja, com a aplicação do método cientifico.

Essa é a diferença. A ciência trabalha com fatos, provas, evidências. A religião não, fica no campo do metafísico mesmo. Não to incluindo aqui as evidências de plano na natureza. A ciência é feita de provas, de evidências que a afirmem. (Entrevistas, orientação laica, 2012).

A ciência é exposta como sendo a ampliação do método científico, e será validada por provas ou evidências. Nesse sentido, as argumentações foram unânimes em reunir, ora dentro do livro didático, ora com ele e algumas outras referências, geralmente para dar suporte a um pensamento criacionista, trazendo os elementos necessários a sua validação, sempre usando evidências científicas para isso.

Por isso que eu acho que esse terreno da origem da vida é meio complicado. A ciência teoriza sobre a origem da vida, a religião também. Então ambas estão empatadas. Não tem como ter provas disso. Fico nas evidências que o livro demonstra para todo o resto. (Entrevistas, orientação protestante, 2012).

Essa forma de encarar a ciência é carente de debate e discussão e pouco se pode aproveitar-se de uma abordagem como essa, pois a ciência é vista como detendo a resposta final e incontestável, já que apresenta “provas” de sua construção. Assim, cabe ao aluno apenas colaborar com seu raciocínio, tendo pouco ou nada a compartilhar, discutir ou argumentar.

Tabela 13: Questionário aplicado aos professores Item 9. Sofre o embate em sala de aula com o tema criacionismo? Ele aparece sob outra designação? Item 10. Como

lida com essa dicotomia?

Unidade/ Orientação Modelo adotado Número de professores Católico “Evolucionista” (1) Protestante “Liberal” (1) Estadual “Laico” (4) Evangélico “Criacionista” (1) Não lido com esse tema,

sigo o livro didático X X

Recebo as colocações mas retorno ao guia que é o livro didático

X

Mostro todas as variantes e sigo com o pensamento construído em sala

X

De modo geral, os professores entrevistados disseram que ouvem as colocações dos alunos, mas não as ponderam, apenas dizem que “respeito a opinião dos alunos, seja de que religião for, mas digo que o livro adotado pela escola é esse e vamos seguir o que pensa esse autor, só isso”. (Entrevistas, Orientação laica, 2012).

Todos foram enfáticos em determinar que cerca de 20% dos alunos acabam por levantar o tema em sala de aula, e que esse número está crescendo ano após ano, pois:

em anos anteriores nem via isso, essa coisa da religião na ciência, tem aumentado ano após ano. A gurizada vem com cada artigo da net que derruba, sabe. A gente tem que se preparar para isso, pois o negócio está crescendo. (Entrevistas, orientação evolucionista, 2012).

Somente o professor de orientação criacionista disse dividir o quadro em 2 e abordar o que argumenta cada teoria, na qual lista as realizações, os expoentes de cada pensamento e as conclusões a que chegam.

Não posso tapar o Sol com a peneira, meus alunos vão fazer vestibular. Mesmo querendo dar a eles uma visão mais ampla, suscitando o debate, mostro que o vestibular não é preparado para isso, que eles terão de saber o modelo evolucionista. Acho que se deve apontar todas as formas de pensamento e suas evidências. Escolher qual abrange a realidade é do aluno. (Entrevistas, orientação criacionista, 2012).

Ou ainda,

Eu até os ouço sabe, mas tem de haver um norte nisso tudo. A teoria da evolução pode não ser a melhor, mas pelo menos é uniforme, não tem variação. O que não posso aceitar é que vire bagunça, eu os ouço, vejo o que tem a dizer, até percebo que tem uns questionamentos inteligentes, mas deu, e proponho seguir o livro que é o melhor para resolver o problema. (Entrevistas, orientação liberal, 2012).

O que se percebe é um fuga do tema. Não se deseja ampliar o debate ou mesmo a socialização de experiências e materiais.O que se percebe é a utilização da coerção, da força embutida na função do professor para fechar o assunto e seguir em frente. Poderia essa fuga do tema origem da vida revelar medo ou incompetência para geri-lo?

Tabela 14: Questionário aplicado aos professores Item 11. Acredita que a crença é algo a ser considerado nesse estudo?

Unidade/ Orientação Modelo adotado Número de professores Católico “Evolucionista” (1) Protestante “Liberal” (1) Estadual “Laico” (4) Evangélico “Criacionista” (1) Sim X X X (3) X Não

Não quis se manifestar X (1)

Um professor não quis se manifestar.Disse que essa pergunta nada tem a ver com o tema em discussão e que não se sentia a vontade para respondê-la.Há exceção desse, os demais responderam que a crença que um indivíduo possa ter determina o que ele faz e como ele faz.

É a crença, que alimenta o ser, fazendo-o humano, o que norteia nossas ações e determina quem somos.

Cada um de nós é um ser espiritual e material. Se desenvolvo um em detrimento do outro, me torno insensível para com minha espécie. Todos os crimes que existiram, a esse respeito [origem da vida] foram perpetrados por pessoas assim, ora insensíveis para com o material,

no caso nazista, ora pelo espiritual, no caso da inquisição. Acho que tem de haver equilíbrio nisso tudo. (Entrevistas, orientação criacionista, 2012).

Ou então,

O que é a fé senão um produto de nosso cérebro, algo que nos salvou do ambiente e nos separou dos seres irracionais ao longo da evolução. Esse elemento distintivo nos dá hoje, condições de sermos a civilização que somos. Deus deve dar boas risadas disso tudo em algum lugar, não? (Entrevistas, orientação laica, 2012).

Para os professores investigados, a crença é o elemento que nos distingue da natureza ao nosso redor. É ela que nos dá uma vantagem evolutiva para alguns ou reflete o cuidado de um Deus [judaico-cristão] para conosco.Em menor ou maior grau, sua menção se dá sempre no sentido da esperança, de algo melhor no “depois”, no “além”, ou seja, num momento para todos desconhecido: a morte.

Tais respostas encontram respaldo nos objetivos, pois foi na fala do professor que os argumentos apareceram, justificando um discurso a respeito de Deus na Ciência e no conteúdo, origem da vida.

Foi dessa análise realizada que consegui os elementos que dão plausibilidade a um discurso que envolva Deus nessa construção.Com base nos depoimentos dos professores e na análise de seus depoimentospude construir as considerações finais em aberto, com os elementos de pesquisa, que nos serviram de base à construção do metatexto.

7 CONSIDERAÇÕES EM ABERTO A RESPEITO DA POSSIBILIDADE DE