• Nenhum resultado encontrado

Emoções e cores consideradas no estudo realizado 46

No documento A dimensão cromática nos logótipos (páginas 59-62)

Capítulo III – A Cor e as emoções 30

3.5 Emoções e cores 41

3.5.3 Emoções e cores consideradas no estudo realizado 46

o calor.

Na comunicação a cor é o elemento mais importante para transmitir a mensagem criando sensações de realidade colorida, tornando fácil a assimilação da mesma.

3.5.3 Emoções e cores consideradas no estudo realizado

 

As emoções e cores consideradas no estudo realizado estão relacionadas com a fundamentação teórica descrita nos pontos considerados.

Farina et al. (2011) consideram que o estudo da cor é muito importante e torna a comunicação, principalmente a comunicação visual mais fácil na identificação e perceção de códigos do quotidiano. Esta comunicação baseia-se em pesquisas e fundamentos das várias ciências e áreas como a Fisiologia, Sociologia, Psicologia, Semiótica e nas Artes.

No estudo realizado foram consideradas as seguintes cores e emoções: Cores Primárias

Azul - Heller (2017) considera a cor azul a cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante.

Emoções - Foram consideradas duas emoções positivas e negativas para cada cor. Na cor azul as emoções foram Simpatia/Antipatia e Confiança/Desconfiança.

A Simpatia é um sentimento e emoção de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma tendência instintiva que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade. Os antónimos desta emoção são: antipatia, repugnância, aversão, ódio, repulsa embirração entre outros.

Confiança é um sentimento de quem confia, de quem acredita na sinceridade de algo ou de alguém. Os antónimos desta emoção são: desconfiança, descrédito,

incerteza.

Vermelho - Farina et al. (2011) consideram a cor vermelha, a cor do amor, do erotismo, da violência, da intensidade.

Emoções - Na cor vermelha as emoções analisadas foram Amor/Ódio e Afinidade/Raiva. O Amor é uma emoção que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atracção; grande afeição ou

afinidade forte por outra pessoa. Os antónimos desta emoção são: antipatia, aversão, desapreço, desprezo, malquerença, repulsa, ódio, horror.

A Raiva é um sentimento e emoção de fúria intensa que pode manifestar-se através de agressividade física ou verbal. Os antónimos desta emoção são: interesse, afinidade, amizade, apreço, afeição, simpatia, compaixão.

Amarelo - Heller (2000) considera a cor amarela a mais contraditória, sendo a cor do otimismo, do ciúme, da recreação, do entendimento e da traição.  

Emoções - Na cor amarela as emoções analisadas foram Alegria/ Tristeza e Inveja/Altruismo. A Alegria é o estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou de prazer excessivo. Os antónimos desta emoção são: tristeza, desgosto, aflição. A Inveja é uma emoção e sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia. Os antónimos desta emoção são: desapego, abnegação, altruísmo, generosidade, desinteresse, desprendimento, renúncia, desambição.

Cores Secundárias

Verde - Farina et al. (2011) consideram a cor verde a cor da tranquilidade, da segurança, da natureza, do ciúme.  

Emoções - Na cor verde as emoções analisadas foram Esperança/Desesperança e Serenidade/ Tormento. A Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. Os antónimos desta emoção são: ceticismo, decepção, desapontamento, desesperança.

A Serenidade expressa tranquilidade diante de situações complicadas. Os antónimos desta emoção são: tormento, levantamento, brutidade, contundência, aperto, angústia.

Violeta - Heller (2017) considera a cor violeta, a cor do poder, a cor da teologia, da magia, do feminismo e do movimento gay.  

Emoções - Na cor violeta as emoções analisadas foram Cólera/Moderação e Aversão/Afeição. A Cólera é uma emoção violenta diante de uma situação revoltante. Os antónimos desta emoção são: moderação, serenidade. A Aversão é uma emoção e sentimento que nos afasta da pessoa ou coisa. Os antónimos desta emoção são: afeição, afinidade, amizade, simpatia, interes- se, benevolência, carinho, desvelo,

Laranja - Farina et al. (2011) consideram a cor laranja a cor da euforia, do prazer e teve a sua origem na India.

Emoções - Na cor laranja as emoções analisadas foram Excitação/Calma e Otimismo/Pessimismo. A Excitação é a emoção e ação de efeito de excitar ou excitar- se. Circunstância em que há excesso de agitação. Os antónimos desta emoção são: tranquilidade, calma, calmaria. O Otimismo é a emoção e atitude de um indivíduo para quem tudo no mundo é o melhor possível, ou para quem a soma dos bens supera a dos males. Os antónimos desta emoção são: apatia, conformismo, pessimismo, ansiedade, ceticismo, descrença, desânimo, desalento.

Cores Acromáticas

Preto - Farina et al. (2011) consideram a cor preta a cor do negativo, da tristeza, do medo, da dor e da melancolia.

Emoções - Na cor preta as emoções analisadas foram Medo/Coragem e Nostalgia/Entusiasmo.  O  Medo é o estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo. É um sentimento de ansiedade com ou sem razão fundamentada. Os antónimos desta emoção são: coragem, calma, despreocupação. A Nostalgia é um estado emocional que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. Os antónimos desta emoção são: bem-estar, deleite, exaltação, jubilidade, entusiasmo.

Branco - Farina et al. (2011) consideram a cor branca, a cor neutra, da pureza, da simplicidade, da paz.  

Emoções - Na cor branca as emoções analisadas foram Angústia/Tranquilidade Bondade/Maldade. A   Tranquilidade é uma emoção e sentimento de sossego, paz, aquilo que é tranquilo. Os antónimos desta emoção são: barulho, ansiedade, alvoroço, raiva, ira, pânico, loucura, angústia, dúvida, insegurança, incerteza, medo, temor, receio. A Bondade é benignidade; inclinação para fazer o bem. Benevolência, a qualidade da pessoa que é boa e generosa. Os antónimos desta emoção são: maldade, ruindade.    

No documento A dimensão cromática nos logótipos (páginas 59-62)