• Nenhum resultado encontrado

No segundo encontro do curso, a intenção foi trabalhar aspectos da empatia afetiva, destacando o papel e funcionamento dos neurônios espalho no processo de imitação interna que dá origem ao contágio emocional, base sobre a qual se constrói esse tipo de empatia. Por se tratar de uma busca pelo sentir e não somente pelo compreender, foram utilizadas diversas modalidades de arte nas práticas, uma vez que a arte tem sido reconhecida como um canal valioso para o despertar e o desenvolvimento de um relacionamento mais saudável com as emoções.

No Quadro 11, foram sumarizados os diferentes momentos ocorridos no Encontro 2, oferecendo explicações detalhadas de sua finalidade e metodologia.

Quadro 11

Detalhamento dos momentos e metodologias utilizados no Encontro 2

Momento Metodologia

Momento de concentração e apresentação de vídeo reflexivo

Todos os encontros foram iniciados com um momento de concentração. Foi utilizado uma música relaxante e o instrutor guiou todos em exercício respiratório. A finalidade foi a de permitir que os participantes desenvolvessem a presença durante o encontro.

Após a concentração, foi apresentada, em vídeo, um poema sobre a necessidade de termos pessoas ao nosso lado, que compartilhem momentos e emoções. Foi realizada uma breve discussão sobre o poema e sua relação com o tema central do encontro.

Revisão dos objetivos com a empatia No início dos encontros, foram utilizados alguns minutos iniciais para revisar os objetivos descritos pelos participantes no

primeiro encontro. Essa prática teve o intuito de recuperar em cada um o propósito do curso, motivando-os para seguir, e

oferecer espaço para que pudessem comentar sobre avanços alcançados.

Estórias dos parceiros Os participantes foram estimulados a tentarem lembrar as estórias contadas em dupla no primeiro encontro. O objetivo foi sublinhar a importância da atenção no processo de comunicação, uma vez que, mesmo depois de uma semana, os participantes lembravam de detalhes das estórias justamente por terem concentrado seu foco de atenção, uma vez que seriam perguntados sobre as estórias.

Resultados da atividade extra Os participantes foram convidados a compartilharem com o grupo as vivências significativas que tiveram no intervalo entre os encontros e as emoções que vivenciaram durante essas vivências. Puderam falar também sobre o processo de reconhecimento dessas emoções.

Lista de emoções Foi realizada uma breve revisão da lista de emoções apresentada no primeiro encontro a fim de oferecer uma oportunidade para que os participantes criassem uma maior intimidade com esse novo conhecimento.

Vídeo – depoimento sobre o amor Foi apresentado um trecho do documentário “Human”, no qual um prisioneiro norte-americano oferece seu depoimento sobre sua vida pessoal e sobre os significados do amor para ele. Ao final da apresentação, os participantes foram convidados a falarem sobre as emoções geradas pelo depoimento e,

posteriormente, sobre como os sentimentos podem ter diferentes significados para diferentes pessoas.

Dinâmica – apresentação de vídeo sobre contágio emocional

Foram apresentados dois vídeos com o objetivo de provocar um contágio nos participantes. O primeiro vídeo apresentava situações nas quais pessoas começavam a rir

descontroladamente, provocando a mesma reação nos

participantes. O segundo vídeo, também parte do documentário “Human”, apresentava dois depoimentos de pessoas que demonstravam tristeza e desespero frente à realidade a qual estavam submetidas.

Contágio emocional Apresentação dialogada sobre a definição do contágio emocional, sua diferenciação para a empatia afetiva e sua importância como cola social na formação e manutenção dos grupos.

Neurônios espelho e mimese Apresentação dialogada sobre o que são neurônios espelho, sua descoberta, sua importância para a imitação interna de uma experiência vivida pelo outro e o limite existente entre a experiência própria e a do outro.

Foram apresentados também os tipos de mimese presentes nas interações diárias, como a facial, a emocional, a verbal e a comportamental.

Prática - Apresentação de obras de arte Foram apresentadas imagens de obras de arte (pinturas e esculturas), de forma a permitir uma discussão entre os alunos sobre as emoções suscitadas neles pela obra e as possíveis intenções e emoções do autor da obra.

Prática - Poesias e emoções Os participantes foram divididos em 5 grupos. Cada grupo recebeu uma poesia com temáticas diversificadas. O grupo deveria ler a poesia e discutir sobre as emoções que estavam sendo vivenciadas pelos autores, preparando uma apresentação onde a poesia deveria ser declamada de forma a despertar no grupo a emoção identificada. Após cada apresentação, o grupo deveria falar sobre as emoções despertadas pela apresentação da poesia.

Prática - As emoções nas músicas Foi apresentado um vídeo com a mesma música sendo interpretada em diferentes estilos (romântica, clássica, rock, reggae, sertanejo e rumba). Após a apresentação, os participantes

discutiram sobre a influência dos estilos musicais sobre o estado emocional vivenciado.

Vivências e empatia Apresentação dialogada sobre a importância das vivências no processo empático. A experiência cria um vínculo entre o que foi vivenciado e a emoção, programando nosso cérebro para

relacionar situações semelhantes a emoções semelhantes. Foram abordadas as limitações desse modelo, uma vez que pessoas diferentes percebem e sentem de forma, também, diferenciada. Prática - Contando vivências Cada participante preparou um texto sobre uma vivência

significativa de sua vida que provocou uma emoção marcante. Os participantes foram divididos em grupos e leram, para esse grupo, sua vivência. Após a leitura, cada grupo elegeu uma vivência para ser contada para toda a turma.

Atividade extra – diário de emoções Os participantes foram convidados a prepararem um diário de emoções, onde fossem anotando suas vivências e as emoções geradas por elas. Da mesma forma, foram convidados a praticar a escuta empática e perguntarem a amigos e familiares se já haviam passado por alguma situação semelhante a vivenciada por eles e como se sentiram.

Documentos relacionados