• Nenhum resultado encontrado

A empresa contratante adotará as providências necessárias para acompanhar o cumprimento pelas empresas

Contratantes, Contratadas e Disposições Finais

5.46 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para fins de aplicação desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades.

O dimensionamento da CIPA, para as empreiteiras ou empresas prestadoras de serviço, é calculado com base no número de seus empregados em cada estabelecimento, separadamente, não podendo ser somados com os empregados do estabelecimento onde prestam seus serviços, ou dos demais estabelecimentos, ou da sede da empresa, sendo que estabelecimento é o local onde os empregados estejam exercendo suas atividades.

5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante deverá, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integração e de participação de todos os trabalhadores em relação às decisões das CIPA existentes no estabelecimento.

5.48 A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, deverão implementar, de forma integrada, medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, decorrentes da presente NR, de forma a garantir o mesmo nível de proteção em matéria de segurança e saúde a todos os trabalhadores do estabelecimento.

5.49 A empresa contratante adotará medidas necessárias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informações sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteção adequadas.

5.50 A empresa contratante adotará as providências necessárias para acompanhar o cumprimento pelas empresas contratadas que atuam no seu estabelecimento, das medidas de segurança e saúde no trabalho.

Os itens 5.47, 5.48, 5.49 e 5.50, tratam da relação e das responsabilidades de contratantes e contratadas. A norma responsabiliza, solidariamente, contratantes e contratadas na criação de mecanismos de integração de políticas de segurança e saúde e de CIPA ou designados, de forma a garantir o mesmo nível de proteção a todos os trabalhadores do estabelecimento. A contratante deve: repassar as informações sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho às contratadas, às CIPA ou Designados e aos demais trabalhadores do estabelecimento; definir as medidas de proteção adequadas aos riscos da empresa e acompanhar a implementação das medidas indicadas. A forma como se dará o cumprimento desses itens deverá ser definida pela empresa ou estabelecida em acordos e convenções coletivas.

Uso do PDCA na CIPA

O PDCA é uma ferramenta de gestão importantíssima no mundo moderno. Veremos a seguir como usar esta ferramenta na implantação da CIPA.

Utilizando os conceitos do PDCA na CIPA será mais eficaz e fácil de tratar eventuais desvios da segurança no trabalho, vejamos:

Conceitos do PDCA:

– Plan (Planejar);

– Do (Executar);

– Check (Verificar);

– Act (Agir).

– Plan (Planejar): Tudo começa no processo eleitoral. Identifique as pessoas que podem fazer diferença na CIPA e tente estimular que elas participem do processo eleitoral. Se elas se elegeram ou pelo menos uma delas já será importante pois irá facilitar o trabalho pra frente.

Porém se isso não ocorrer use a fórmula correta de planejamento

pois será possível salvar a gestão, independente de quem seja o presidente ou vice.

Elabore juntamente com o líder da CIPA um plano de trabalho detalhado. O planejamento é o começo de tudo!

Elabore um plano de trabalho como as seguintes determinantes:

– Defina algumas prioridades: Elas irão servir como um empurrão para a CIPA. Depois que ensinar a CIPA a usar plano de trabalho eles irão fazer por conta própria. Afinal, só gente boba ou preguiçosa não valoriza o planejamento.

– Previsão de tempo para realização da tarefa: Perguntas como, a tarefa é urgente ou pode esperar? Deverão ser feitas para a sua CIPA.

– Responsáveis, detalhe a tarefa: Uma das grandes vantagens do planejamento é poder atribuir determinada atividade diretamente a uma pessoa. Com isso evita-se o famoso jogo de empurra que tanto amarra nossas vidas, nossos trabalhos, empresas e até nosso país!

– Do (Executar): O trabalho precisa ser realizado conforme combinado com pontualidade e com a qualidade necessária.

– Check (Verificar): Medir ou avaliar o que foi feito. Identificando a diferença entre o que foi planejado e o que foi realmente executado.

A qualidade precisa estar em foco.

– Act (Agir): Se houver diferença entre o que foi combinado e executado deveremos interferir no processo. O padrão de qualidade precisa ser mantido, dentro do prazo, e se for o caso, precisaremos rever o planejamento.

Considerações finais: ninguém consegue mudar tudo nem todos de uma só vez. Implante no ritmo normal de suas atividades e comemore os objetivos alcançados. Apresente os resultados da CIPA e comemore com todos, porém cobre com paciência e educação os resultados inexpressivos ou inexistentes.

Uso do 5W2H para o Plano de Ação na CIPA

O 5W2H é uma ferramenta de gestão que permite documentar e estratificar com detalhes os processos produtivos nas empresas. É uma ferramenta que, além de definir e organizar claramente as ações para se pôr em prática, é também ótima para criar soluções de problemas já identificados. É uma ferramenta de planejamento, organização, execução e controle de ações, mas que pode ser usada por diferentes profissionais e pessoas e para distintos objetivos.

- What (O que)?: O que será realizado, quais as atividades principais ações e etapas;

- Why (Por que)? Por que será realizado, qual o motivo e a real necessidade, qual o resultado esperado;

- When (Quando)? Quando será realizado no que se refere ao tempo, qual a programação de prazos, quais as datas e horários, quando será o começo e o término das ações;

- Who (Quem)? Por quem será realizado, qual pessoa ou pessoas serão responsáveis;

- Where (Onde)? Onde será realizado, qual o local físico, qual a abrangência;

- How (Como)? Como será realizado, quais as atividades e recursos necessários, qual o método a ser usado;

- How Much (Quanto)? Quanto custará monetariamente para realizar, quais os gastos, qual o investimento.

Segue um exemplo de uma planilha de um Plano de Ação seguindo a metodologia da ferramenta 5W2H para a implementação de uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção à Acidentes em uma empresa.

Mapa de Risco

O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informação e orientação de todos que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto às principais áreas de risco. No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

O mapa de riscos é elaborado pela CIPA, segundo a NR-5, item 5-16, alínea "o" (por determinação da Portaria nº 25 de 29/12/94) ouvidos os trabalhadores de todos os setores do estabelecimento e com a colaboração do SESMT, quando houver. É considerada indispensável, portanto, a participação das pessoas expostas ao risco no dia-a-dia.

O mapeamento ajuda a criar uma atitude mais cautelosa por parte dos trabalhadores diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados. Desse modo, contribui para a eliminação ou controle dos riscos detectados. As informações mapeadas são de grande interesse com vista à manutenção e ao aumento da

competitividade, prejudicada pela descontinuidade da produção interrompida por acidentes. Também permite a identificação de pontos vulneráveis na sua planta.

(...) O mapa de riscos é um modelo participativo e pode ser um aliado de empresários e empregados para evitar acidentes, encontrar soluções práticas para eliminar ou controlar riscos e melhorar o ambiente e as condições de trabalho e a produtividade.

Com isso ganham os trabalhadores, com a proteção da vida, da saúde e da capacidade profissional. Ganham as empresas, com a redução de perdas por horas paradas, danos em equipamentos e desperdício de matérias-primas. Ganha o país, com a redução dos vultosos gastos do sistema previdenciário no pagamento de vale de pensões e com o aumento da produtividade geral da economia.

O mapeamento deve ser feito anualmente, toda vez que se renova a CIPA. Com essa reciclagem, cada vez mais trabalhadores aprendem a identificar e a registrar graficamente os focos de acidentes nas empresas, contribuindo para eliminá-los ou controlá-los. A obrigatoriedade do mapeamento de riscos ambientais se encontra em pleno vigor. A realização do mapa é informada formalmente ao empregador por meio da cópia da ata da respectiva reunião da CIPA. Após 30 dias ele deverá dizer se cabe a adoção das medidas sugeridas pela CIPA para eliminar os focos de risco.

Os prazos para a adoção das medidas são negociados entre as CIPAs e as empresas.

A falta de elaboração e de afixação, nos locais de trabalho, do mapa de riscos ambientais pode implicar multas de valor elevado.

(...) Essa multa é aplicada em casos extremos, quando fica evidenciada a posição do empregador em fraudar a lei ou resistir à fiscalização. Além das situações extremas existem outras previstas na NR-28 da Portaria 3.214/78 (com a redação dada pelas Portarias nºs 3 de 1º de julho de 1992, e 7, de 5 de outubro de 1992), que também implicam multas vultosas.

(...) A Portaria nº 25 de 29 de dezembro de 1994, expedida pela

obrigada a fazer o mapa de riscos, portanto, a empresa que deve ter CIPA. Mesmo quando esse órgão for inoperante ou não tiver condições de realizar o mapa de riscos, no entanto, a empresa é quem estará exposta à punição em função disso.

A fiscalização e as penalidades a que estão sujeitas as empresas que deixarem de elaborar o mapa de riscos ou o fizerem incorretamente encontram-se previstas na Norma Regulamentadora - NR-28 da mesma Portaria 3.214/78, com a redação dada pela Portaria nº 7, expedida pelo mesmo órgão em 5 de outubro de 1992.

Cabe ao empregador dar condições para a realização do mapeamento de riscos ambientais afixando-o em local visível. O mapa de riscos será executado pela CIPA, depois de consultados os trabalhadores de todos os setores produtivos da empresa.

Tipos de Riscos

Os riscos estão presentes nos locais de trabalho e em todas as demais atividades humanas, comprometendo a segurança das pessoas e a produtividade da empresa. Esses riscos podem afetar o trabalhador a curto, médio e longo prazos, provocando acidentes com lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes de trabalho.

Para fazer o mapa de riscos, consideram-se os riscos ambientais provenientes de:

Riscos Físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, pressões anormais, temperaturas extremas, iluminação deficiente, umidade, etc.

Riscos Químicos: poeiras, fumos névoas, vapores, gases, produtos químicos em geral, neblina, etc.

Riscos Biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos, parasitas, insetos, cobras, aranhas, etc.

Riscos Ergonômicos: trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente, trabalhos em turnos, trabalho

noturno, atenção e responsabilidade, monotonia, ritmo excessivo, etc.

Riscos de Acidentes: arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

É muito importante saber que a presença de produtos ou agentes no local de trabalho não quer dizer que, obrigatoriamente, existe perigo para a saúde. Isso depende da combinação de muitas condições como a natureza do produto, a sua concentração, o tempo e a intensidade que a pessoa fica exposta a eles, por exemplo.

Abaixo, segue a tabela de classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza e a padronização das cores correspondentes:

Grupo Riscos Cor de

Identificação Descrição 1 Físicos Verde

Ruído, calor, frio, pressões, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes e vibrações.

2 Químicos Vermelho

Poeiras, fumo, gases, vapores, névoas, neblinas e substâncias compostas ou produtos químicos em geral.

3 Biológicos Marrom Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários e bacilos.

4 Ergonômicos Amarelo

Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade

e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

5 Acidentes Azul

Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, probabilidade de incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, armazenamento inadequado, quedas e animais peçonhentos.

O Mapa de Risco é feito tendo como base a planta baixa ou esboço do local de trabalho, e os riscos serão definidos pelos diâmetros dos círculos:

Disseminar a conscientização entre os funcionários

O Mapa de Risco visa também estimular as ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na empresa. Visa estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança.

Veja a seguir uma planta baixa com a identificação das áreas de risco.

Anexo - QUADRO I - Dimensionamento de CIPA QUADRO I - Dimensionamento de CIPA

OBS.: Os membros efetivos e suplentes terão representantes dos Empregadores e Empregados.

* As atividades econômicas integrantes dos grupos estão especificadas por CNAE nos QUADROS II e III.

* Nos grupos C-18 e C-18a constituir CIPA por estabelecimento a partir de 70 trabalhadores e quando o estabelecimento possuir menos de 70 trabalhadores observar o dimensionamento descrito na NR 18 – subitem 18.33.1.

Anexo - QUADRO II - Agrupamento pelo CNAE

Agrupamento de setores econômicos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE (versão 2.0), para dimensionamento da CIPA (Dado pela Portaria SIT n.º 14, de 21 de junho de 2007)

C-1 - MINERAIS 05.00-3

06.00-0

10.64-3

14.21-5 14.22-3

C-4 - CONFECÇÃO 14.11-8

14.12-6 14.13-4 14.14-2 32.92-2

C-5 - CALÇADOS E SIMILARES

Documentos relacionados