• Nenhum resultado encontrado

4. PESQUISA DE CAMPO

4.5 EMPRESA E

A empresa, localizada no estado de São Paulo, trata-se de uma estamparia com mais de 100 funcionários. Enquadra-se em uma organização de pequeno porte com gestão familiar.

O entrevistado tem mais de 10 anos de experiência, trabalhou na área de produção, qualidade, logística e planejamento de materiais. Atualmente, é o gerente da planta e é responsável pelas atividades da fábrica e suprimentos.

Segundo o gestor, a aplicação da tecnologia é extremamente importante para a organização. Por outro lado, a falta de mão de obra qualificada para implantar novos processos é a grande dificuldade das organizações. Relatou ainda, que a área de planejamento de materiais necessita de investimentos.

Foi constatada que uma das barreiras é a centralização dos projetos pelos donos, que muitas vezes desconhecem os recursos disponíveis, impactando negativamente no processo de inovação da organização.

Com base na entrevista, foi possível constatar a melhoria no aumento da confiabilidade, credibilidade, responsividade e competência na realização do serviço, além da empatia por parte dos compradores para realizar negociações após a implantação das tecnologias S&OP, MRP, MPS, MRPII, CRP, RRP, MES, CRM, OMS, EDI, E-procurement, E-communication, E-purchasing, Internet, TMS, GIS, GPS, RFID, WMS, ERP, SCM, DASHBOARD, BPM e BSC na cadeia de suprimentos, resultando na melhoria da qualidade do serviço. Entretanto, constatou- se que o emprego do CÓDIGO DE BARRAS não aumentou a confiabilidade das informações do estoque e o SRM não teve relação positiva ou negativa na gestão dos fornecedores.

Os indicadores de desempenho, tais como: entrega de produtos para os clientes, entrega de produtos pelo fornecedor e acuracidade de estoque melhoraram expressivamente após a implantação destas inovações tecnológicas. Por outro lado, não foi constatada a redução de inventário e aumento da rotatividade dos estoques.

Consequentemente, o emprego das tecnologias S&OP, MRP, MPS, MRPII, CRP, RRP, MES, CRM, EDI, E-procurement, E-communication, E-purchasing, Internet, TMS, GIS, GPS, SRM, RFID, CÓDIGO DE BARRAS, WMS, ERP, SCM, DASHBOARD, BPM e BSC influenciou na gestão correta dos recursos da organização, como por exemplo, os estoques, a mão de obra, o financeiro, os equipamentos, as máquinas, as ferramentas e a gestão dos processos, que contribuíram para a confiabilidade do estoque físico e a pontualidade da entrega dos produtos, tanto por parte do cliente como do fornecedor.

O emprego do OMS, por outro lado não contribuiu para melhorar a gestão dos clientes que é um recurso organizacional. Constatou-se ainda um desconhecimento, do entrevistado, quanto as tecnologias DRP, BI, DATAMING, CAE, CAD, CAM e GUANXI.

Portanto, as discussões das tecnologias, neste caso, permitiram concluir que a tecnologia da informação melhora a qualidade do serviço (P1) e gera vantagem competitiva por meio da gestão correta dos recursos (P2), conforme os dados apresentados quadro 8.

Embora haja uma melhora na qualidade do serviço e na gestão dos recursos, o entrevistado informou que existem muitas dificuldades para implantação destas tecnologias como, por exemplo, a escassez de mão de obra qualificada para implantá-la e utilizá-la, além da centralização dos projetos pelos diretores- proprietários.

Em linhas gerais, verifica-se que o gestor da organização desconhecia 20% dos temas analisados durante a entrevista.

CASO E

PERCEPÇÃO DE MELHORIA DA QUALIDADE DO SERVIÇO E DA VANTAGEM COMPETITIVA - RBV COM BASE NOS INDICADORES, APÓS IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Tecnologias

Influencia positivamente? Melhorou os Indicadores na cadeia de Suprimentos? P1: Qualidade do Serviço P2: Vantagem competitiva - RBV Desempenho de entrega de produtos para os clientes Desempenho de entrega do fornecedor Acuracidade do estoque Redução de inventário Giro de estoque

S&OP Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

MRP Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

MPS Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

MRP II Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

CRP / RRP Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

MES Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

DRP Desconheço Desconheço Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

CRM Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

OMS Concordo Discordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

EDI Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

E-Procurement, E-Communication,

E-Purchasing, internet e B2B

Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

TMS - GIS - GPS Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

SRM Indiferente Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

BI Desconheço Desconheço Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

RFID Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

DATAMING Desconheço Desconheço Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

CÓDIGO DE

BARRAS Discordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente WMS Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

CAD/CAE/CAM Desconheço Desconheço Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

ERP Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

SCM Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

DASHBOARD Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

BPM Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

BSC Concordo Concordo Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

GUANXI Desconheço Desconheço Concordo Concordo Concordo Indiferente Indiferente

Quadro 8 - Percepção do executivo da empresa E em relação à melhoria da qualidade do serviço e gestão dos recursos como fonte de vantagem competitiva - RBV, com base nos indicadores da área

SCM

Com base na percepção do entrevistado, representado no Gráfico 16, pode- se concluir que 72% das questões avaliadas colaboraram para a proposição P1, influenciando na melhoria nos seguintes indicadores de desempenho: entrega para os clientes, desempenho de entrega do fornecedor e acuracidade do estoque. Por outro lado, notou-se um desconhecimento, por parte do gestor, de 20% das tecnologias avaliadas.

Conforme os dados apresentados no Gráfico 17 observar-se que a empresa concorda em 76% que o emprego de soluções tecnológicas proporciona a gestão

correta dos recursos da empresa, contribuindo assim com a proposição P2. No entanto, 20% dos assuntos analisados sobre tecnologia da informação são desconhecidos pelo gestor, inviabilizando sua contribuição em relação às tecnologias DRP, BI, DATAMING, CAD, CAE, CAM e GUANXI.

Gráfico 16 - Percepção da empresa E em relação à proposição 1: A tecnologia da informação aplicada na cadeia de suprimentos melhora a qualidade do serviço

Gráfico 17 - Percepção da empresa E em relação à proposição 2: A tecnologia da informação aplicada na cadeia de suprimentos gera vantagem competitiva

Documentos relacionados