• Nenhum resultado encontrado

Desde cedo, ao conviver com o fundador, o herdeiro escuta, atentamente, o que ele tem a dizer sobre as estratégias da companhia, passa a ser seu confidente, transmite as primeiras percepções que tem sobre o assunto, entendendo seu comportamento e o seu estilo como gestor.

Procedendo dessa maneira, juntamente com a informalidade no relacionamento entre os seus membros e a reduzida estrutura hierárquica que, geralmente, prevalece nas empresas familiares, vistas como uma extensão da família, possibilita aos herdeiros acesso direto à cúpula diretiva, sem necessidade de passar por formalismos.

Apesar de serem unidos por laços afetivos, alcançam a difícil missão de serem, sobretudo, profissionais, que sabem separar o convívio pessoal, do profissional, ao mesmo tempo, se preocupam com os aspectos sociais e éticos, cujo sobrenome está incorporado ao produto e, assim, não economizam energia para protegê-lo, porque, para os líderes de empresas familiares, a reputação tem grande peso na continuidade dos negócios e da própria família, verificando, excessivamente, as mudanças repentinas no mercado e a elas se adaptando.

Os valores familiares formam os alicerces da cultura organizacional, porque, sua vez, é dela que advêm as normas e os procedimentos à admissão de funcionários, os investimentos para expansão, os critérios para tomada de decisão, além de determinar os comportamentos aceitáveis à identificação dos indivíduos com a empresa.

Essas e várias outras situações que envolvem as empresas familiares podem ser praticamente impossíveis, para alguns indivíduos imaginarem que, realmente, ocorrem na vida real, mas é só procurar saber o que vem acontecendo com os exemplos citados na introdução. Os casos de sucesso, ainda, surpreendem pela constante ousadia e inovação como tratam a relação família e negócio.

Uma vez implementadas as vantagens competitivas que possuem, tornando- as sustentáveis (a longo prazo) e disseminadas por toda a estrutura organizacional, as empresas familiares se constituem em uma séria candidata à condição de mais competente e eficaz de todas as organizações existentes. Dificilmente, seus concorrentes conseguem adotar um sistema tão eficiente e tão natural de como as atividades acontecem. Possuem um recurso valioso, intangível e imensurável. E a família e os empregados se unem de tal maneira que as ameaças não a prejudicam.

São diversos os diferenciais que seus integrantes podem usar diante de qualquer contexto. O famoso ditado popular que ensina que as pessoas precisam de vestir a camisa da empresa não é suficiente nas organizações familiares. A marca se encontra, desde a infância, arraigada no coração.

REFERÊNCIAS

ADACHI, P. P. Família S.A.: gestão de empresa familiar e solução de conflitos. São Paulo: Atlas, 2006.

AGOSTINI, S. R. Análise de fatores determinantes do sucesso na sucessão de

empresas familiares de médio porte com destaque na economia regional do extremo oeste de Santa Catarina: estudo de multicasos. Florianópolis:

Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. (Dissertação de Mestrado em Administração).

AGUIAR, M. A. F. de. Psicologia aplica à administração: teoria crítica e a questão ética nas organizações. São Paulo: Excellus, 1992.

ÁLVARES, E. ORG. Governando a empresa familiar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

ALVES, C. S. C. O papel do especialista de organização nas crises das

empresas familiares de médio porte: um exemplo de parceria. Niterói:

Universidade Federal Fluminense, 1997. (Dissertação de Mestrado em Administração).

ANDRADE, D. M.; GRZYBOVSKI, D. Aplicabilidade do “modelo dos três círculos” em empresas familiares brasileiras: um estudo de caso. In: Encontro da Associação

Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 28, 2004, Curitiba.

Anais... Curitiba: ENEO, 2004. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 23/10/2008.

______________________; LIMA, J. B. de. Aplicabilidade do “modelo dos três círculos” em empresas familiares brasileiras: um estudo de caso. Revista Eletrônica

de Administração. v.11, n.5, p.1-25, set./out., 2005. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/edicoes/busca.php?pagina=15&acao=busca>. Acesso em: 17/01/2009.

______________________; LIMA, J. B. de; ANTONIALLI, L. M. Significados do processo de sucessão em uma empresa familiar. In: Encontro da Associação

Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 30, 2006, Salvador.

Anais... Salvador: ANPAD, 2006. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 20/10/2008.

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

AQUINO, C. Sucessão de executivos nas empresas familiares brasileiras: uma proposta. Revista de Administração. v.35, n.2, p.77-85, abr./jun., 2000.

ARKADER, R.. A pesquisa científica em gerência de operações no Brasil. Revista

de Administração de Empresas, v.43, n.1, p.70-80, jan./fev./mar., 2003.

ASTRACHAN, J. H. Commentary on the special issue: the emergence of a field.

Journal of Business Venturing. v.18, n.5, p.567-572, sep., 2003.

______________________. Family firm and community culture. Family Business

Review. v.1, n.2, p.165-189, summer, 1988.

______________________; SHANKER, M. C. Family business’s contribution for the U.S. economy: a closer look. Family Business Review. v.16, n.3, p.211-219, set., 2003.

AUKEN, H. V.; WERBEL, J. Family dynamic and family business financial performance: spousal commitment. Family Business Review. v.19, n. 1, p. 49-63, mar., 2006.

BALASSIANO, M. Análise quantitativa. Curso mestrado em Gestão Empresarial. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. (Apostila).

BARBEJAT, M. E. R. P. Relacionamento entre sócios em empresas de base

tecnológica. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. (Tese de

BARCELOS, R. O RH, a Formação e a Contratação de Sucessores Familiares – Um Estudo em Empresas Brasileiras e Portuguesas. In: Encontro de Gestão de

Pessoas e Relações de Trabalho, 1, 2007, Natal. Anais... Natal: ENGPR, 2007.

Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

BARRUECO, F. M.; PERROTTI, P. S. R.; LERNER W. (Org.) Empresas familiares: aspectos jurídicos e estratégicos para uma boa gestão. São Paulo: IOB Thomson, 2007.

BENAVIDES, F. C. Juego de empresa familiar: una experiencia práctica de gestión del conflicto familiar. Jornadas Hispano-Lusas de Gestion Cientifica. La Empresa Familiar en un mundo globalizado, 8, 2003. Anais... 2003. Disponível em: <http://www4.usc.es/Lugo-XIII-Hispano-Lusas>. Acesso em: 25/02/2009.

BERENSTEIN, I. Problemas familiares contemporaneos o situaciones familiares actuales: invariancia y novedad. Psicol. USP. v.13, n.2, p.15-25, 2002.

BERNHOEFT, R. Cartas um jovem herdeiro: a herança não vem com manual de instruções. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

______________________. Como criar, manter e sair de uma sociedade familiar (sem brigar). 3 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.

______________________. Empresa familiar: sucessão profissionalizada ou

sobrevivência comprometida. São Paulo: Nobel, 1989.

______________________. Governança na empresa familiar. 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

______________________. O sócio feliz: como ser e manter um sócio. São Paulo: Negócio Editora, 1999.

BERTERO, C. O.; KEINERT, T. M. M. A evolução da análise organizacional no Brasil (1961-93). Revista de Administração de Empresas. v.34, n.3, p.81-90, mai./jun., 1994.

______________________; VASCONCELOS, F. C. de; BINDER, M. P. Estratégia Empresarial: a produção científica brasileira entre 1991 e 2002. Revista de

Administração de Empresas, v.43, n.4, p.48-62, out./dez., 2003.

BERTUCCI, J. L. de O.; PIMENTEL, T. D.; CAMPOS, E. A. da S. Governança em empresas familiares: um estudo sobre o desenvolvimento não harmônico do eixo propriedade-empresa-família. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa

e Pós-Graduação em Administração, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de

Janeiro: ANPAD, 2008. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

BETHLEM, A. de S. A Empresa Familiar: Oportunidades para Pesquisa. Revista de

Administração. v.29, n.4, p.88-97, out./dez., 1994.

______________________. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1998.

BEUREN, I. M.; BOFF, M. L. Estratégias de legitimidade organizacional de Lindblom (1994) predominantes nos relatórios da administração do período de 1997 a 2006 de empresas familiares. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-

Graduação em Administração, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro:

ANPAD, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

BIEHL, K. A.; SILVEIRA, K. Análise de ações durante o processo sucessório de empresas familiares do cluster calçadista da região do Vale do Rio dos Sinos.

Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 3, 2003, Brasília. Anais... Brasília: EGEPE, 2003. (CD-ROM).

BIGNETTI, L. P.; PAIVA, E. L. Ora (Direis) Ouvir Estrelas!: Estudo das citações de autores de estratégia na produção acadêmica brasileira. Revista de Administração

Contemporânea, v.6, n.1, p.105-125, jan./abr., 2002.

BIRD, B. ET. ALL. Family Business Research: The Evolution of an Academic Field.

BIRLEY, S. Attitudes of owner-managers' children towards family and business issues. Entrepreneurship Theory and Practice, v.26, n.3, p.5-19, spring, 2002. BLUMENTRITT, T. The relationship between boards and planning in family businesses. Family Business Review. V.19, n.1, p.65-72, mar., 2006.

BOHNENBERGER, M. C.; SCHMIDT, S.; FREITAS E. C. de. A influência da família na formação empreendedora. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa

e Pós-Graduação em Administração, 31, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de

Janeiro: ANPAD, 2007. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 14/13/2009.

BOMFIM, R. T.; NÉRIS, J. S. A produção acadêmica sobre governança corporativa no Brasil: 2003 – 2005. In: Encontro da Associação Nacional dos Cursos de

Graduação em Administração. 18, 2007, Cuiabá. Anais... Cuiabá: ENANGRAD,

2007. (CD-ROM).

BORGES, A. F.; LIMA, J. B. de; CARVALHO, F. A. de P. Interação entre indivíduos, família e empresa na construção do processo de sucessão em uma empresa familiar. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação

em Administração, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD,

2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

BORNHOLDT, W. Governança na empresa familiar: implementação e prática. Porto Alegre: Bookman, 2005.

BORTOLI NETO, A. de; MOREIRA Jr., A. L. Dificuldades para a realização da sucessão: um estudo em empresas familiares de pequeno porte. Seminários em

Administração FEA-USP. 5, 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: SEMEAD, 2001.

Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/5semead/>. Acesso em: 17/03/2009.

BOTELHO, D.; MACERA, A. Análise metateórica de teses e dissertações da área de marketing apresentadas na EAESP-FGV (1974-1999). In: Encontro da Associação

Anais... Campinas: ANPAD, 2001. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 31/10/2008.

______________________; ZOUAIN, D. M. (Org.). Pesquisa quantitativa em

Administração. São Paulo: Atlas, 2006.

BRAUN, M; SHARMA, A. Should the ceo also be chair of the board? An empirical examination of family-controlled public firms. Family Business Review. v.20, n.2, p.111-126, jun., 2007.

BROCKHAUS, R. H. Family business succession: suggestions for future research.

Family Business Review. v.17, n.2, p.165-177, jun., 1994.

BUENO, J. C. C.; FERNÁNDEZ, C. D.; SÁNCHEZ, A. V. Gestão da empresa

familiar: conceitos, casos e soluções. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

BUIATTI, C. L.; GONÇALVES, C. M. D. P.; SHINYASHIKI, G. T. Comprometimento organizacional em empresas familiares. In: Encontro de Estudos Organizacionais, 5, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENEO, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 29/10/2008.

BUSSAB, W. de O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

CALDAS, M. P.; BERTERO, C. O. (Org.) Teoria das organizações. São Paulo: Atlas, 2007.

CALDAS, M. P.; TINOCO, T. Pesquisa em gestão de RH nos anos 1990: um estudo bibliométrico. Revista de Administração de Empresas, v.44, n.3, p.100-114, jul./set., 2004.

______________________; TONELLI, M. J.; LACOMBE, B. M. B. Espelho, Espelho Meu- Meta-estudo da Produção Científica em Recursos Humanos nos EnAnpads da década de 90. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-

Graduação em Administração, 26, 2002, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD,

2002. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 31/10/2008.

CAMPBELL, N. D.; HERIOT. K. C.; WELSH, D. H. B. The black box: unraveling family business succession. New England Journal of Entrepreneurship, v.10, n.2, p. 9-14, fall, 2007.

CAMPOS, L. J. de; MAZZILLI, C. Análise do processo sucessório em empresa familiar: um estudo de caso. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e

Pós-Graduação em Administração, 22, 1998, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do

Iguaçu: ANPAD, 1998. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

CAPELÃO, L. G. F. Relações de poder no processo de sucessão em empresas familiares: o caso das Indústrias Filizola S.A. Revista Organizações & Sociedade. v.7, n.18, p.141-155, mai./ago., 2000.

______________________; MELO, M. C. de O. L. Relações de poder no processo de sucessão em empresa familiar: o caso das Indústrias Filizola S.A. In: Encontro

da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 25,

2001, Campinas. Anais... Campinas: ANPAD, 2001. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 29/10/2008.

CAPPELLE, M. C. A. ET. ALL. Produção Científica sobre Gênero na Administração: Uma Meta-Análise. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-

Graduação em Administração, 30, 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD,

2006. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 28/10/2008.

CAPRETZ, C. de S. A contribuição atual da empresa familiar na geração de empregos em Piracicaba: o caso do setor comercial. In: Congresso de Iniciação

Científica Unimep, 6, 1996, Anais... UMIMEP, 1996. Disponível em:

<http://www.old.unimep.br/cepa/Artigos%20Pesquisa/artigos%20pdf%20HOME/contr ibuicao_Setor_comercial.pdf>. Acesso em: 17/01/2009.

______________________. ET. ALL. A contribuição atual da empresa familiar na geração de empregos em Piracicaba: o caso do setor comercial. In: Encontro de

1996. Disponível em: <http://www.old.unimep.br/cepa/Artigos%20Pesquisa/>. Acesso em: 15/03/2009.

CARAVANTES, G. R. Teoria geral da administração: pensando & fazendo. Porto Alegre: AGE, 1998.

CARRÃO, A. M. R. As empresas familiares da região de Piracicaba sob a ótica

dos empresários: uma investigação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica,

1996. (Dissertação de Mestrado em Administração).

______________________. Empresa familiar: riscos e oportunidades. In: Encontro

da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 21,

1997, Rio das Pedras. Anais... Rio das Pedras: ANPAD, 1997. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

CARRASCO-HERNANDEZ, A.; SÁNCHEZ-MARÍN, G. The determinants of employee compensation in family firms: empirical evidence. Family Business

Review. v.20, n.3, p.215-228, set., 2007.

CASTRO, C. L. de C.; BORGES, A. F.; BRITO, M. J. de. Família e relações de parentesco: inserção de uma abordagem antropológica para compreensão da dinâmica das organizações familiares. In: Encontro de Estudos Organizacionais, 5, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENEO, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 29/10/2008.

______________________; MORAIS, M. R.; CRUBELLATE, J. M. Atitudes e comportamentos da cúpula e os processos de profissionalização, formalização estrutural e sucessão em empresas familiares: um estudo exploratório. In: Encontro

da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 25,

2001, Campinas. Anais... Campinas: ANPAD, 2001. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 29/10/2008.

CAVEDON, N. R.; FERRAZ, D. L. Os diferentes modelos de família e de empresas familiares e seus respectivos valores: um olhar sobre empresas comerciais em Porto Alegre. Revista Organizações & Sociedade, v.10, n.27, p.75-91, mai./ago., 2003.

CHITTOOR, R.; DAS, R. Professionalization of management and succession performance a vital linkage. Family Business Review. v.20, n.1, p.65-79, mar., 2007.

CHRISMAN, J. J,; CHUA, J. H.; SHARMA, P. Trends and directions in the development of a strategic management theory of family firm. Entrepreneurship

Theory and Practice, v.29, n.5, p.555-575, set., 2005.

CHRISTENSEN, C. R. Management succession in small and growing

enterprises. Boston Division of Research. Graduate School of Business

Administration. Harvard University, 1953.

CHUA, J. H.; CHRISMAN, J. J.; SHARMA, P. Defining the family business by behavior. Entrepreneurship Theory and Practice, v.23, n.4, p.19-39, summer, 1999.

______________________. Succession and Nonsuccession Concerns of Family Firms and Agency Relationship with Nonfamily Managers. Family Business Review. v.16, n.2, p.89-108, jun., 2003.

CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2006.

COMINI, G. M. ET. ALL. Dilemas e desafios do processo sucessório em organizações brasileiras sem fins lucrativos: um estudo de casos. In: Encontro da

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 32,

2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

COSTA, A. D. Sucessão e sucesso nas empresas familiares. Curitiba: Juruá, 2006.

CRAIDE A.; CAVEDON, N. R.; ECCEL, C. S. Culturas organizacionais em uma empresa familiar do ramo leiteiro. In: Encontro de Estudos Organizacionais, 4, 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ENEO, 2006. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 25/10/2008.

______________________. “Não se deve chorar pelo leite derramado”: as oportunidades e desafios de uma empresa familiar do ramo leiteiro. In: Encontro da

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 30,

2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2006. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 28/10/2008.

CUNHA, D. P. M. F. da. A sucessão na empresa familiar: um estudo de caso na

empresa Centro Elétrico na cidade de São Luís Estado do Maranhão. Rio de

Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. (Dissertação de Mestrado em Administração).

DAMBORIARENA, L. A. A dinâmica do processo sucessório em empresas familiares de pequeno porte do Rio Grande do Sul: um relato de experiências. In: Encontro da

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 19, 2008,

Curitiba. Anais... Curitiba: ENANGRAD, 2008. (CD-ROM).

DAVEL, E. P. B.; COLBARI, A. Organizações familiares: desafios, provocações e contribuições para a pesquisa organizacional. In: Encontro da Associação

Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 27, 2003, Atibaia.

Anais... Atibaia: ANPAD, 2003. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 23/10/2008.

______________________. Organizações familiares: por uma introdução a sua tradição, contemporaneidade e multidisciplinaridade. Revista Organizações &

Sociedade. v.7, n.18, p.45-64, mai./ago., 2000.

______________________; SILVA, J. C. de; FISCHER, T. Desenvolvimento tridimensional das organizações familiares: avanços e desafios teóricos a partir de um estudo de caso. Revista Organizações & Sociedade. v.7, n.18, p.99-116, mai./ago., 2000.

______________________; TREMBLAY, D. Organizações familiares e intensivas em conhecimento: dilemas e contribuições para a análise organizacional. In:

Encontro de Estudos Organizacionais, 2, 2004, Atibaia. Anais... Atibaia: ENEO,

2004. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 31/10/2008.

______________________; WAIANDT, C. Representações sincréticas e familiares nas organizações: a experiência de uma empresa de bebidas. In: Encontro de

Estudos Organizacionais, 4, 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ENEO,

2006. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 25/10/2008.

DAVIS, J. A.; TAGIURI, R. The influence of life stage on father-son work relationships in family companies. Family Business Review. v.2, n.1, p.47-74, spring, 1989.

DAVIS, P. Realizing the potential of the family business. Organizational Dynamics. v.12, p.47-56, 1983.

DEL RÍO, F. N.; DEL RÍO, J. N. Planificar la sucesión en la empresa familiar: implicaciones. Revista de Empresa. n. 22, oct./dic., p.10-19, 2007.

DENOBLE, A.; EHRLICH, S.; SINGH, G. Toward the development of a family business self-efficacy scale: a resource-based perspective. Family Business

Review. v.20, n.2, p.127-140, jun., 2007.

DESCANIO, D.; LUNARDELLI, M. C. Saúde e qualidade de vida na empresa familiar. Revista Psicologia: organizações e trabalho. v.7, n.2, p.159-178, jan./jun., 2007.

DONATTI, L. Empresa familiar: a empresa familiar em um âmbito global. Cadernos

de Pesquisas em Administração. v.1, n.10, p.56-63, jul./ago./set., 1999.

DONNELLEY, R. G. A empresa familiar. Revista de Administração de Empresas. v.7, n.23, p. 161-198, out./dez., 1967.

DUARTE, F. D.; OLIVEIRA, L. R. de. Proposta para Avaliação de Maturidade no Processo Sucessório de Empresas Familiares. In: Encontro da Associação

Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 31, 2007, Rio de

Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 22/10/2008.

DURANTE, D. G. ET. ALL. Práticas de gestão em empresa familiar: desafio da conciliação entre competitividade e humanização. In: Encontro de Estudos

Organizacionais, 5, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENEO, 2008.

Disponível em: <http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 29/10/2008.

DYER JR., W. G. Examining the “family effect” on firm performance. Family

Business Review, v.19, n.4, p. 253-273, dec., 2006.

______________________. Culture and continuity in family firms. Family Business

Review, v.1, n.1 p. 37-50, spring, 1988.

ECCEL, C. S.; CAVEDON, N. R.; CRAIDE, A. A empresa familiar Cachorro Quente do Rosário: entre a Antropologia e a Administração. In: Encontro da Associação

Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, 29, 2005, Brasília.

Anais... Brasília: ANPAD, 2005. Disponível em:

<http://www.anpad.org.br/busca_resultado.php>. Acesso em: 30/10/2008.

______________________. A empresa familiar Cachorro Quente do Rosário: entre a Antropologia e a Administração. Revista Organizações & Sociedade, v.14, n.42, p.49-66, jul./set., 2007.

ESTOL, K. M. F.; FERREIRA, M. C. O processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira. Revista de Administração

Contemporânea. v.10, n.4, p. 93-110, out./dez., 2006.

FEDERICO, A. A. L.; BARBOSA, J. D. De pai para filho: uma análise do processo sucessório nas concessionárias de veículos de direção familiar em Aracajú. In:

Empresas. 2, 2001, Londrina. Anais... Londrina: EGEPE, 2001. Disponível em:

<http://jornalpovao.com.br/artigo8.pdf>. Acesso em: 20/01/2009.

FÉRNANDEZ, J. E. Protocolo familiar y pactos sucesorios: la proyectada reforma de los heredamientos. Revista para el análisis del derecho. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2328912> Acesso em: 14/03/2009. FERREIRA, P. A.; LOURENÇO, C. D. da S.; OLIVEIRA, V. A. R. de. Os reflexos da morte do fundador sob os elementos culturais: uma análise em duas organizações familiares sob a perspectiva simbólica. Seminários em Administração FEA-USP. 11, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: SEMEAD, 2008. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/>. Acesso em: 17/03/2009.

FISCHER, T.; DIAS, T. M. da C. O negócio do acarajé e sua liderança mítica. In: