• Nenhum resultado encontrado

1. Tem energia como? Motor e alternador [com Sterling otimizador]; Gerador; Placas solares; Eólica. E, claro, com o fio do trapiche/luz.

2. Fio do trapiche, só ligar, colocar a chave seletora em “shore power”, e então ligar o 110 e o inversor- carregador.

3. Com motor, pode usar inversor, tomadas, TV, o alternador do motor carrega 70 A/h.

4. Tem um aparelho “Victron” ali, azulzinho e cinza, que mede tudo [carga e consumo] e pode ser visto no iphone ou no ipad.

5. Controlador de placas solares [dentro do painel], tem um mostrador, basta ir clicando que ele varia o indicador/medidor em si.

6. Lista de perigos ao mexer no painel, seja, como “não mexer” no painel.

7. Elétrica, inversor: somente com a chave seletora de energia 120v AC em inversor, inversor vermelhinho ON.

8. Elétrica e bancos de baterias: tem 7 baterias. 4 de 115A no banco de serviço; uma do motor popa separada, uma do motor e do gerador start; uma do bow thruster. As de serviço estão no paiol central, no banco comprido de boreste. A do motor e gerador, dentro do compartimento do motor. A do bow thruster no paiol bem de proa, embaixo da cama. A do bote no paiol, com controlador separado e só carrega quando motor ligado.

9. A bateria do motor está separada SE a “ponte-chave” estiver [e está, claro], desligada! [ali embaixo, perto da mesa de navegação].

10. Tv, tomadas, micro-ondas – inversor antes! [ou trapiche ou gerador ou (eventualmente) inversor]. 11. Ter fusíveis reservas, rechecar isso!

12. Ar condicionado: para ligar, gerador 2 min antes [para desligar, desliga o ar, desliga cargas, tira do gerador na chave seletora, espera 2 min e desliga].

13. Não deixe de levar combustível [diesel]. Calcule tudo como se fosse fazer a motor e leve mais 1/3. 14. Tem o controle de 3 bancos [1 é o de serviço; 2 é o motor; 3 é bow thruster].

15. As luzes de navegação são ativadas no painel na roda de leme de bombordo. E no painel da mesa de navegação, para ativar o painel da roda, ligar o “running lights”.

16. Inversor/carregador: está sempre em automático [botaozinho vermelho no painel bem para cima, quadradinho preto de acrílico]. A menos que deseje forçar o “ligar” [botaozinho bem para baixo]. 17. Os disjuntores: do motor, no pé da tampa, do lado direito. Os outros na lateral da mesa de navegação. 18. Tem dispositivo com chave [guardada na mesa de navegação] para ligar o motor (ao lado da escada

de acesso) em casos de emergência.

Iluminação

1. Revisar todas lâmpadas do barco.

2. Ter “lâmpadas” reserva, em especial para luzes de navegação e para tope do mastro. 3. Lanternas, trazer a sua!

4. Lanterna de cabeça. 5. Luzes no deque e convés.

6. Velas! Ter mais! E fósforos! E isqueiros! 7. 2 faroletes 12v.

8. 1 farolete cuja bateria tem q ficar carregando no 110v!

Veleiro Uruguaiana – U3 – Maio 2020 – by Henrique M R de Freitas ® 53

Capotaria

Periodicamente a impermeabilização deve ser refeita. Normalmente com Scotgard. O intervalo depende de quando começar a falhar muito. Lavar com sabão ou shampoo neutro e, depois de bem seco, aplicar o produto.

Chaves

09 chaves, sendo uma com HF, Newtinho, René, Bojunga. -- E 5 chaves para: Lise, Junior, paiol saquinho, carro hf reserva, 1 extra [tripulação ciente].

Paiol: Pena, e Alfredo/Fabiano, André. Uso [3]: paiol, paiol de popa bombordo [velas], motor bote [quando longa ausência, guardar motor no paiol e usar este cadeadinho no paiol do gás, popa boreste.

Painel hidráulico

1. Ver as válvulas na porta direita do armário da pia, embaixo, tem a descrição. Registros da Hidráulica – ver “B PE” [bomba de pé] e “E” [entrada] pé e aberto!

2. O paiol ali do pé (chão, bem ali mesmo) tem as válvulas, tampa menor.

3. Depósitos d'água [são 3]: limpar periodicamente [Água = Clorofila, 1 copo, ou kiboa, navega, sacode, retira tudo, recoloca água, fica limpa].

4. No painel elétrico, na parede da mesa de navegação, tem 2 “bombas” [pump], ligar o “pressurizador d’água” [water pressure] para sair água nas torneiras e chuveiros. E o “shower pump” aciona a pressão na mangueira de proa, na torneira fria da cozinha [abrindo uma válvula em Y ali embaixo da pia à direita], e no chuveiro da targa, bem na popa do barco; e ainda na ducha pendurada no banheiro principal [a não confundir com o chuveiro em si, quente e frio e que usa água dos tanques e a ser usado com muita moderação].

5. As válvulas todas estão abertas [nos banheiros, embaixo da pia, no box embaixo, embaixo da cozinha], assim como as da água dos tanques, ali no chão perto da pia da cozinha. Ficar atento e ver se deve fechar ou não.

6. As bombas de sucção estão todas em automático, rechecar de tempos em tempos, tem nos 2 banheiros, bem no nível da pia, e ali na mesa de navegação tem mais 2, bem no nível da mesa, na parede.

7. Fechar as válvulas = a alavanca ficará perpendicular com o cano em si; ou então toda para trás [se for de arrodear].

8. Água do rio/mar: uso da mangueira de proa na caixa de âncora (tem no pé da mangueira uma chavezinha para abrir e fechar; e a torneira tem q ser bem aberta para deixar pegar pressão); ou do chuveiro da targa (abrir na popa); ou da pia da cozinha com água do rio (levar a torneira para a posição azul ou fria totalmente; e antes ainda mexer na alavanca em Y dentro do armário, para dizer que a água vai ser a do rio) – ANTES disso tudo tem que ligar no painel elétrico a “shower pump”. 9. Ao terminar de usar a mangueira de proa, fechar a válvula na proa, tira excesso da mangueira,

guardar bem a mangueira na caixa, e desligar (se alguém puder ajudar, que desligue mesmo antes) chave "shower pump" painel.

10. Ducha de popa, quente e fria, não puxar a ducha sem ver que ela esteja bem liberada no paiol, não forçar. Idem ao recolocar, ter cuidado. Se não estiver desimpedida, ver paiol.

11. Banho quente? Motorada antes, 15 minutos.

12. Quando necessário e água do rio for bem limpa, pensar em usar água do rio no box chuveiro, restringir válvulas abertas das águas do tanque [ver painel no chão], mudar registro em Y na pia embaixo, ver se 2 ou 1 compressor ficam ligados no painel. Testar e melhorar esse uso, educando as pessoas no consumo d’água. Isso altera o sistema de alimentação d'água [do tanque ou do rio].

13. Uso dos banheiros: dar descarga com vontade (dar descarga no botão preto, segurando por alguns segundos [pode repetir a operação de pressionar o botão, caso julgue necessário]), 2 vezes separadas é suficiente. Imperativo não colocar papel no vaso! E não mexer no mecanismo do “holding tank” ali no banheiro da suíte de proa. Caso de alguma disfuncionalidade, chame o Comandante!

14. Ver se tem saco plástico no cesto [na portinha do armário]: facilita a retirada do lixo ao final. 15. Ao usar a pia, usar sempre na posiçnao água fria ou azul.

Veleiro Uruguaiana – U3 – Maio 2020 – by Henrique M R de Freitas ® 54

Ar condicionado

1. “Bomba virada” [um dia desvirar, Junior]. Caverna, paiol, embaixo da mesa, boreste camarote central. 2. Ver como faz para sangrar: purjar o ar e ver se está “mijando” lá fora, na proa, boreste.