• Nenhum resultado encontrado

Enfim todos vocês podem ajudar a salvar a biodiversidade, com simples atividades do dia-a-dia como

No documento Biodiversidade (páginas 57-63)

Diminuindo a emissões de gases de efeito estufa, fiscalizando ônibus, carros e caminhões que polui por estarem com seus motores desregulados.

Outros meios de transportes que contribuem para a emissão de gases estufas são os aviões e trens.

Não compre lembranças prejudiciais, o que vem a serem essas lembranças prejudiciais, são os produtos que a sua fabricação deriva de pele, osso, carapaça, bico ou patas de espécies ameaçadas de extinção.

Não compre madeira ilegalizada, uma das principais causas dessa destruição é a extração madeireira ilegal, que é alimentada pela alta demanda por madeira e produtos de madeira que acabam indo parar em nossas lojas e nossas casas.

Alguns analistas estimam que o comércio internacional de produtos de

madeira ilegais gira em torno de US$ 5 bilhões por ano. Procure o selo do Conselho de Manejo Florestal (FSC) e, caso não o veja, pergunte e tenha a certeza de estar comprando somente da boa madeira!

Reduza seu consumo de papel e use papel reciclado. O uso de papel 100% reciclado poupa 24 árvores por tonelada de papel

Compre somente Pescados Sustentáveis.

Tanto no restaurante ou em casa, tudo que você tem a fazer é escolher peixes sustentáveis, evitando espécies ameaçadas, como o atum de barbatana-azul ou o bacalhau do Mar do Norte.

No Brasil, a exploração inadequada do pirarucu está aproximando essa espécie do risco de extinção.

Outro recurso pesqueiro brasileiro em risco são as tartarugas de água doce, cujos ovos e carne são apreciados em toda a região amazônica.

A regra número um é: na dúvida, não compre.

Reduza a geração de resíduos sólidos, ou seja, lixo. Esta atitude pode exigir ainda uma mudança no comportamento de consumo.

 Nunca queime os resíduos sólidos.

 Entregue o lixo reciclável para a coleta seletiva ou para os catadores.

 Entregue o lixo tóxico domiciliar nos pontos de coleta.

 Use restos de plantas, frutas e verduras como adubo para jardim.

Conclusão

Concluímos que a biodiversidade além de ser fundamental para todos os seres vivos do planeta ela deve ganhar mais respeito e admiração, isso é o que nosso grupo tem em mente após todos os estudos feitos sobre o tema. Os microrganismos,as plantas e os animais são os principais fornecedores de alimentos, remédios e matéria prima consumida pelo homem.

Nós não temos idéia de quantas espécies existe na terra devido a sua densidade, o que podemos dizer é que o Brasil foi abençoado pela natureza e está entre os 17 países considerados megadiversos quando se fala em biodiversidade.

A mesma inteligência utilizada para desenvolver novas tecnologias e facilitar a vida do homem no dia-a-dia pode ser utilizada também para preservar o que temos de melhor.

Na natureza todas as espécies têm uma função e um papel principal,

justamente para que o equilíbrio dessas espécies permaneçam estáveis, desde os microrganismos que são as menores espécies dentro da biodiversidade até os gigantes mamíferos todos devem ser bem vistos e bem cuidados.

Quando temos a interferência do homem na natureza às espécies poderão sofrer graves conseqüências, se houver principalmente a matança de matas, floretas, destruição de lagos e rios, que são considerados os principais habitats de cada espécie. Como já dizia o químico Antoine Lavoisier na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Para que a natureza continue fazendo várias transformações e continue trabalhando pela sobrevivênvia de cada espécie, precisamos também agir e fazer o nosso papel.

O homem é a única espécie que têm a capacidade de pensar de usar a sua inteligência para desenolver e criar algo pela salvação de todos os seres vivos..

Foi baseado nesse pensamento que os especialistas refletiram melhor nas consequências causadas pela nossa espécie,a união de alguns países preocupados também com o nosso planeta levaram os mesmos há começarem a tomar outras aititudes, justamente para debater,sugerir e levantar questões para ter um certo equilibrio entre o ser humano e o todos habitats,surgiram então algumas

Surgiu então a conferência Eco 92 ,ajudar o nosso planeta e favorecer parte dos recursos produzidos pelos países desenvolvidos aos países mais pobres, foi um dos principais compromissos desse conferência,compromissso que até hoje não foi cumprido entre os vários países participantes.

Devido os compromissos não cumpridos na conferência anterior o homem se reuniu mais uma vez, agora na conferência de Estocolmo foi o primeiro passo para que os países pudessem ter uma realação mais “amigável” e assim propor novas soluções.

Nesse encontro trataram de vários temas que continuava a prejudicar a biodiversidade.

A indústria principal causadora desse desequilíbrio natural foi e é uma questão que deve ser tratada com muita cautela, pois a indústria é vista pelos ambientalistas como a maior causadora de poluição no mundo.

Antes de qualquer decisão que fosse tomada em relação à indústria onde o nosso planeta fosse o principal favorecido geraria longos debates, pois os países desenvolvidos que defendiam o desenvolvimento zero era a favor de interromper as atividades industriais por certo tempo ao contrário dos países subdesenvolvidos que defendiam o desenvolvimento a qualquer custo, pois a sua economia precisava da indústria para continuar crescendo.

A terra começava a ganhar “aliados” que se preocupavam pela sua

preservação e de todas as espécies sobreviventes. Outro importante movimento realizado no Brasil foi o Rio 92.

Conferência que conseguiu reunir a maior quantidade de governantes no mundo, todos representando o seu país e em busca de soluções mais uma vez, soluções que fossem favorecer e desenvolver de forma sustentável, o propósito tinha foco também às populações carentes de vários países.

Quando se fala em má utilização dos recursos naturais estamos falando também da dificuldade que as populações mais carentes podem sofrer, essas populações são as mais prejudicadas, pois muitas dependem do meio ambiente para conseguir o seu próprio sustento.

Durante a Rio 92 foi assinado a Convenção sobre Diversidade biológica que propõe a conservação da biodiversidade e o seu uso desde que seja de forma sustentável. Enfim a biodiversidade ganha uma celebração, em 2010 foi celebrado o

o objetivo de conscientizar, incentivar e promover soluções para reduzir as ameaças sobre a biodiversidade a participação de todos foi e é muito importante, pois essa celebração deve continuar colaborando com a biodiversidade.

O nosso país é visto por todo o mundo como um dos melhores territórios para a sobrevivência das várias espécies existentes na terra, temos a maior floresta tropical do mundo, O país têm se preocupado sim com as questões voltadas para a preservação da nossa biodiversidade, existem muitas leis e projetos tanto

governamentais e não governamentais tentando passar adiante a importância da biodiversidade.

É preciso fazer mais e muito mais, a poluição o excesso de uso de recursos naturais a invasão das terras para o cultivo de alimentos e o desmatamento está destruindo os territórios das espécies, se o país continuar nesse ritmo acelerado de desmatamento o impacto dentro da biodiversidade vai ser arrasador, nossos netos talvez não vão conhecer muitas espécies existentes atualmente, as condições de vida ficarão cada vez mais precárias e complicadas.

Hoje alguns animais só podem ser vistos mesmo em fotografias eles não existem mais, pois foram extintos, ficaram somente nas lembranças, outra grande quantidade está ameaçada, precisamos agir urgentemente ou muitas espécies no mundo poderão se extintas, ou seja, deixarão de existir na natureza. A caça

predatória o comércio ilegal dos animais e plantas são ações causadas pelo homem, que contribuem muito infelizmente para essa realidade assustadora.

A palavra mais comentada nos últimos anos é a sustentabilidade palavra que está no nosso cotidiano e que algumas empresas estão levando muito a sério.

Tudo que temos na terra deve ser utilizado para a nossa própria

sobrevivência, ela é rica e dela todas as espécies necessitam, a natureza pode ser explorada desde que seja explorada de forma correta, desde o desenvolvimento do complicado biocombustível até uma simples sacolinha de mercado, essa que polui tanto o meio ambiente, é preciso ter cuidado, deve ser feito um planejamento, desde a exploração da matéria prima até o consumidor final, todos que serão envolvidos, quem será prejudicado tudo deve ser estudado antes da exposição de qualquer produto.

Adquirir produtos que são desenvolvido de forma sustentável, passar o conhecimento aos que não sabem sobre o que é a biodiversidade adiante,

conscientizar os mesmos desde a coleta de lixo de forma organizada até o próprio desperdício de papel, plásticos e materiais que muitas vezes não são jogados ou enviados a lugares que deveriam ser também podemos contribuir denunciado às pessoas que maltratam e prejudicam a biodiversidade, tudo que fizermos para proteger o que nós temos de melhor será válido.

Quando se fala em biodiversidade se fala de vida, variedade, não somos os únicos seres vivos existentes na terra, todos nós dependemos uns dos outros para garantirmos a nossa sobrevivência, baseado na conclusão descrita acima, ao

trabalho apresentado e ao tema explorado podemos refletir e ver que também temos uma parcela de culpa de tudo que ocorre dentro da natureza é hora de pensarmos melhor nas nossas atitudes e contribuir para a longevidade de todas as espécies e a preservação do nosso planeta, o grupo já está ciente e faremos algo para contribuir com a biodiversidade.

Questões

1- Defina biodiversidade?

Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

2- O que podemos fazer para conservar a biodiversidade?

Diminuindo a emissões de gases de efeito estufa, fiscalizando ônibus, carros e caminhões que polui por estarem com seus motores desregulados.

Outros meios de transportes que contribuem para a emissão de gases estufas são os aviões e trens.

Não compre lembranças prejudiciais, o que vem a serem essas

lembranças prejudiciais, são os produtos que a sua fabricação deriva de pele, osso, carapaça, bico ou patas de espécies ameaçadas de extinção.

Não compre madeira ilegalizada, uma das principais causas dessa destruição é a extração madeireira ilegal, que é alimentada pela alta demanda por madeira e produtos de madeira que acabam indo parar em nossas lojas e nossas casas.

No documento Biodiversidade (páginas 57-63)

Documentos relacionados