• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 ANÁLISE DAS DISCIPLINAS

4.1.3 Enfoque Relação com a Atuação do Futuro Professor presentes nas

(Diurno, Noturno e EaD) da UFSC.

As disciplinas apresentadas a seguir propõem o desenvolvimento de seus conteúdos com vistas a contribuir na Atuação do Futuro Professor de Ciências e Biologia, ou seja, existem propostas de discussão relacionadas ao conteúdo disciplinar e a prática docente.

Conforme as tabelas 3 à 6 verifico a presença deste enfoque nos três cursos analisados, que podem ser observados no tabela 12. No Curso Noturno das doze disciplinas selecionadas, cinco apresentam tal ênfase. No Curso Diurno dentre as vinte disciplinas obrigatórias selecionadas, dez apresentaram esta ênfase, e dentre as dezesseis disciplinas Optativas selecionadas apenas uma foi caracterizada com esta ênfase. E no Curso EaD, das trinta disciplinas selecionadas para a análise seis se enquadram nesta categoria.

Tabela 12: Disciplinas com ênfase na Relação com a Atuação do Futuro Professor presentes nas disciplinas selecionadas.

Currículo Disciplinas selecionadas para análise Disciplinas com ênfase na Relação com a Atuação do Futuro Professor Noturno 12 5 Diurno OB 20 10 Diurno OP 16 1 EaD 30 6

A seguir destaco trechos para uma melhor compreensão das disciplinas:

“Selecionar u te a desenvolvido nesta disciplina e preparar uma atividade (aula teórica e/ou prática) visando à aplicação no ensino édio” (Bioquímica Básica, Curso Noturno – PPCC)

“adequar o conheci ento de fenô enos imunológicos para a aplicação dos es os por u professor de Biologia” (Imunologia, Curso Nortuno – objetivos) “o futuro professor Ci ncias e Biologia torne-se um agente de saúde e formador de opinião, proporcionando esclarecimentos e de novas regras de conduta” (Biologia e Saúde, Curso Noturno – objetivos)

Entretanto, esta fun o de “agente de saúde” n o deve ser atribuída ao papel do professor, pois conforme foi discutido na apresentação deste estudo, em grande parte das vezes o professor

tem seu papel confundido com o de agentes de campanhas de saúde, que buscam a mudança de comportamento, ditando regras e julgando o que é certo ou errado. Fica esquecido o verdadeiro papel do professor, que é auxiliar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos na escola poderão ser desenvolvidos no seu cotidiano, e que a partir disto o aluno será capaz de desenvolver sua autonomia para utilizar ou não estes conhecimentos para enfrentar determinadas situações do dia a dia.

Continuando a extração dos trechos, seguem mais exemplos destacados abaixo:

“Desenvolver aulas práticas que poder o ser facilmente adotadas em escolas de ensino funda ental e édio” (Microbiologia Geral, Curso Diurno – OB – objetivos)

“produzir materiais pensados para a Educação Ambiental” [esta produção se

dará] “como forma de enriquecer suas

práticas educativas, propomos a construção de uma revista de divulgação das temáticas estudadas, voltada para professores e aprendizes do ensino básico” (Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Curso EaD objetivos)

“Estratégias de ensino e reprodu o e e riologia hu ana” (Embriologia Humana Teórica, Curso EaD – ementa) “Preparar ateriais para u a Exposi o de Ciências Naturais, com apresentação dos exemplares fixados, banners e produtos oriundos de PPCC, com esquemas dos diversos planos corporais dos filos de invertebrados, organizados segundo conhecimentos evolucionários e

ecossistêmicos. A exposição será dirigida aos estudantes de ensino fundamental e médio para instruções de ciências iol gicas” (Zoologia dos Invertebrados II – Teórica e Prática, Curso EaD – PPCC)

Observo que os documentos curriculares destas disciplinas denotam certa preocupação com a transmissão de informações e conhecimentos da área biológica, sem aproximação com a perspectiva pedagógica preconizada neste estudo.

Durante a análise dos documentos destas disciplinas, identifiquei que a relação com a Atuação do Futuro Professor é pouco explorada e muitas vezes é mencionada apenas de forma superficial. Tal fato pode ser observado nos trechos destacados acima.

É estranho pensar um curso de formação de professores que não aborde de forma clara e explícita em seus documentos curriculares questões relacionadas à própria formação docente. Tal fato fica evidente na tabela 12 apresentada acima. Já considero assustador a pequena quantidade de disciplinas que abordam questões relacionadas à formação de professores, considerando as disciplinas selecionadas para a análise, porém são necessários outros estudos que investiguem tais questões. Afinal, existem inúmeras outras disciplinas nestes currículos que merecem ser investigadas.

Os documentos me permitem compreender que em algumas disciplinas esta ênfase pode ser dada apenas disponibilização de carga horária para o desenvolvimento de PPCC, possibilitando uma maior abertura para a compreensão das relações entre os conteúdos com a Atuação do Futuro Professor.

No Curso Diurno pude observar esta integração entre os conhecimentos científicos da área biológica e os conhecimentos da área pedagógica, por meio da PPCC, sendo desenvolvida em diversas disciplinas específicas biológicas. De acordo com o PP da UFSC (2005), a PPCC “deverá ser u a reflexão acerca do conteúdo específico biológico que é aprendido pelo graduando (tanto licenciado quanto bacharel), e que será ensinado por este

na educação básica formal e em outros espaços não escolares de educa o”.

No Curso Noturno, em cada semestre é desenvolvida uma disciplina chamada de Projeto de PPCC Integrado, com o o jetivo de “articular a prática docente co os conteúdos específicos da área iol gica”. Esta disciplina exclusiva para a PPCC ocorre nos primeiros sete semestres de curso e é organizada pelo coordenador de cada fase. Este Coordenador, de acordo com o Plano de curso, foi instituído para articular os conteúdos do semestre buscando maior integração entre os mesmos.

Há também no Curso do Noturno, assim como no Curso Diurno, carga horária de PPCC inseridas em disciplinas tanto a área biológica quanto pedagógica. Já no Curso EaD, tem-se a PPCC como eixo de articulação horizontal-vertical e teórico- prática. De acordo com o PP (UFSC, 2007), a carga horária desta atividade está inserida em disciplinas específicas, tanto de conhecimento biológico quanto de conhecimento pedagógico. Entretanto, todas as disciplinas e atividades devem ser pensadas para a formação do professor.

Tratando ainda das atividades de PPCC nos cursos de Ciências Biológicas da UFSC, identifiquei que poucas são as disciplinas que tratam de ES e integram atividades de PPCC nos cursos Diurnos e Noturnos. Já o Curso EaD não especifica quais e como são desenvolvidas as atividades de PPCC.

4.1.4 Enfoque Educação em Saúde presentes nas disciplinas