• Nenhum resultado encontrado

Enquadramento histórico-cultural dos bens analisados

3. DADOS, MODELO E RESULTADOS

3.1 Dados

3.1.1 Enquadramento histórico-cultural dos bens analisados

Tomar é um local de bens culturais distintos, uma cidade templária, recheada de monumentos e de tradições culturais, procurada por consumidores interessados nesta área. Cidade que reúne todas as condições para a tornarem sagrada pois, à semelhança de Roma, Constantinopla e Lisboa, foi edificada sobre sete colinas (Mata dos Sete Montes) e está associada aos conclaves iniciáticos dos Templários e ao seu enigmático tesouro (Vasconcelos, 1998). A cidade (situada no centro do País, no distrito de Santarém como se pode comprovar através da Figura 1), encontra-se edificada nas margens do rio Nabão, é conhecida por muitos como cidade museu cuja arte é o reflexo mais expressivo das ordens dos Templários e de Cristo e assume uma relevância ímpar na História de Portugal (Saraiva, 2004). De entre o vasto património cultural edificado, de que é detentora, destacam-se o Castelo Templário e o Convento de Cristo

25 Pelas características do conjunto de bens em causa podia resultar que do trabalho de campo incidisse

a aplicação dos três MCV descritos no capítulo anterior. Após a aplicação do inquérito, veio a concluir-se que o mais adequável à situação era o MCV aplicado a um único local.

(recentemente foi um dos candidatos às Sete Maravilhas do País encontrando-se nos vinte e um monumentos finalistas), a Igreja de Santa Maria dos Olivais, a Sinagoga, a Igreja de São João Baptista, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de São Gregório, o Aqueduto dos Pegões, os Lagares D’el Rei.

Legenda:

Ô

Tomar Fonte: http://maps.google.com/

Figura 1: Mapa de Portugal

De entre os vários bens culturais26 oferecidos por esta cidade, destacam-se, pela sua

diversidade cultural e características singulares no património cultural português, o Convento de Cristo, a Sinagoga e o Museu dos Fósforos, cuja localização se encontra retratada na Figura 2. Através desta pode observar-se que a Sinagoga e o Museu dos Fósforos se localizam no centro urbano, enquanto o Convento de Cristo está nas proximidades.

26 O património cultural escolhido para a aplicação da valoração económica é unicamente de cariz

Legenda: Convento de Cristo Museu dos Fósforos Sinagoga Fonte: http://maps.google.com/

Figura 2: Localização Geográfica dos Diferentes Bens Culturais em Análise

Fonte: (http://tomar-actual.net/2006/12/cultura/7-maravilhas-de-portugal-convento-de-cristo/)

O Convento de Cristo é um dos principais monumentos nacionais pois todas as etapas estéticas, desde o séc. XII ao séc. XVIII, se encontram documentadas de forma ampla e profunda (Almeida, 1988), ou seja, a arquitectura demonstra traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos (Saraiva, 2004). Este bem cultural foi construído nas ruínas do Castelo Templário cuja edificação se iniciou em 1160 por ordem do Mestre Gualdim Pais (fundador da última cidade templária). O Convento possui associados a si dois símbolos de inigualável beleza arquitectónica, a Janela da Casa Capítulo – auge da arte manuelina em Portugal, onde se encontram representados os contactos ultramarinos e a Charola - baseada no tipo de mesquitas sírias e adoptada como Capela-Mor do Convento no séc. XVI (Saraiva, 2004). Este monumento foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1984.

Fonte: (http://www.rtt.ipt.pt/ficheiros/download/GuiaOferta_Portugues.pdf)

Figura 4: Sinagoga

A Sinagoga, cuja construção remonta ao segundo terço do século XV, é um monumento de características únicas no país. Este património cultural instala, dentro das suas abóbadas, que assentam em quatro colunas centrais e doze mísulas embebidas na parede, o Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, detentor de moldagens de lápides sepulcrais e de outros testemunhos históricos (Almeida, 1988).

Fonte: (http://www.rtt.ipt.pt/ficheiros/download/GuiaOferta_Portugues.pdf)

Figura 5: Museu dos Fósforos

O último património cultural escolhido foi o Museu dos Fósforos que proporciona um cariz de originalidade à cultura tomarense. Este museu, possuidor da maior colecção filuminística da Europa, surgiu a bordo de um paquete a caminho de Londres, onde Aquiles Mota Lima se deslocava para assistir à coroação da Rainha Isabel II.

Consumidores interessados pela história e cultura tomarense, e mesmo nacional, possuidora de diferentes características que revelam a unicidade do património cultural em análise têm procurado a cidade de Tomar e, mais especificamente, os bens culturais em estudo como pode ser documentado pelas estatísticas de visitantes dos três últimos anos (Quadro 5). Os dados contidos neste quadro permitem inferir que o Convento de Cristo se distingue largamente dos restantes monumentos pelo número de indivíduos que o visitam. Esta situação resulta das características únicas de que é detentor, que representam as diferentes fases da história nacional, o que o torna amplamente divulgado inclusivamente nos manuais escolares. Em termos de nacionalidade, tanto o Convento de Cristo como a Sinagoga são visitados maioritariamente por estrangeiros, situação que não se verifica com o Museu dos Fósforos, cujos visitantes são, na sua maioria, nacionais. No ano de 2004 verificou-se um aumento significativo das visitas ao Convento de Cristo, certamente devido à realização do Campeonato Europeu de Futebol em Portugal (Euro 2004), evento que atraiu ao País um elevado número de turistas,

aproveitando muitos deles para visitar itens culturais. Para esta ocorrência contribuiu a existência de pacotes turísticos que contemplavam a visita a este monumento. Os outros dois monumentos sofreram um decréscimo no número de visitantes pela sua não inclusão nesses mesmos pacotes e pela diversidade de eventos culturais existentes neste mesmo período. Relativamente ao ano de 2005 verificamos um acréscimo no número de visitantes, relativamente a 2003, no Convento de Cristo e no Museu dos Fósforos sendo neste último pouco significativo. No que concerne à Sinagoga verificamos um decréscimo dos visitantes.

Quadro 5: Estatísticas de visitantes dos três anos precedentes à recolha da amostra

Bens Culturais

Convento de Cristo Museu dos Fósforos Sinagoga Visitantes

Anos Portugueses

27 Estrangeiros28 Total29 Portugueses Estrangeiros Total Portugueses Estrangeiros Total

2003 33 931 55 912 135 188 12 399 2 911 15 310 11 428 14 808 26 236 2004 37 970 61 895 192 774 11 485 1 912 13 397 11 459 12 546 24 005 2005 36 165 55 794 147 073 13 859 1 997 15 856 11 762 12 835 24 597

Fonte: Câmara Municipal de Tomar e Convento de Cristo

Documentos relacionados