• Nenhum resultado encontrado

Enquadramento Legal e Institucional do Estágio Profissional

A Iniciação à Prática Profissional do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) integra o Estágio Profissional – Prática de Ensino Supervisionada (PES) e o correspondente Relatório (RE), guiando-se pelas normas da instituição universitária e pela legislação específica acerca da Habilitação Profissional para a Docência.

22

Sobre a estrutura e o funcionamento do Estágio Profissional (EP) consideram-se os princípios decorrentes das orientações legais, nomeadamente do Decreto-lei nº 74/2006 de 24 de março e o Decreto-lei nº 43/2007 de 22 de fevereiro e têm ainda em consideração, o Regulamento Geral dos segundos Ciclos da UP, o Regulamento Geral dos segundos ciclos da FADEUP e o Regulamento do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física.

Segundo o Decreto-lei nº74/2006, o grau de mestre é atribuído aos alunos que: a) possuam conhecimentos e capacidades de compreensão a um nível que através dos conhecimentos obtidos ao nível do 1º ciclo, os aprofundem e desenvolvem, assim como possuam conhecimentos que permitam desenvolver muitos casos em contexto de investigação; b) saibam aplicar os conhecimentos e capacidades para resolução de novos problemas em situações novas; c) possuam capacidade para integrar conhecimentos, lidar com situações complexas bem como capacidade para solucionar e refletir sobre implicações éticas e sociais que estas mesmas soluções apresentam; d) demonstrem capacidade de comunicação, apresentando conclusões e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas ou não especialistas, de uma forma clara e desprovida de ambiguidade; e) possuam competências que lhes permitam uma aprendizagem realizada de forma autónoma e auto-orientada ao longo da vida.

Já o Decreto-lei nº43/2007 determina que a formação deve incluir unidades curriculares centradas na a) Formação Educacional geral; b) Didáticas específicas; c) Iniciação à prática profissional; d) Formação cultural, social e ética; e) Formação em metodologias de investigação educacional; e f) Formação na área da Docência.

O Estágio Profissional tem como objetivo a integração do estudante no exercício da vida profissional de forma progressiva, moderada e orientada, através de uma prática de ensino supervisionada em contexto real, que favoreça o acumular de competências profissionais, capazes de promover nos futuros docentes um desempenho crítico e reflexivo, estando assim mais próximos de responder aos desafios e exigências da profissão. Estas competências profissionais, associadas também a um ensino da Educação Física e Desporto

23

de qualidade, baseiam-se no Perfil Geral de Desempenho do Educador e do Professor (Decreto-lei nº 240/2001 de 17 de agosto) e organizam-se nas seguintes áreas de desempenho:

Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2 - Participação na Escola e Relação com a comunidade; Área 3 - Desenvolvimento profissional.

Assim sendo, e segundo as “Normas Orientadoras do Estágio Profissional”, a Área 1 contempla a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação do Ensino. Assim, o objetivo desta área passa pela construção de estratégias pedagógicas, fruto do nosso conhecimento na área da Educação Física e do Desporto, e que tem como propósito levar os nossos alunos à aprendizagem.

Em relação à Área 2, abrange o conjunto de atividades não letivas realizadas pelo estudante estagiário que resulte na sua integração na comunidade escolar. Portanto, nesta área estão incluídas todas as atividades não letivas realizadas pelo estudante estagiário que resultem na promoção do seu papel de professor e da Educação Física. Nela estão incluídas a participação no Desporto Escolar e a criação de eventos desportivos que visem a promoção da prática desportiva na escola.

Finalmente, a Área 3 agrupa as atividades e vivências importantes para a construção da competência profissional. Aqui, incluem-se todas as formações, palestras e cursos em que o estudante estagiário tem como propósito a aquisição de novos conhecimentos e competências, no sentido de melhorar e desenvolver a sua identidade enquanto profissional do Desporto.

3.3 A Escola

O meu Estágio Profissional decorreu numa Escola Básica e Secundária em São João da Madeira. Juntamente com outros estabelecimentos de ensino, faz parte do Agrupamento de Escolas, sendo considerada a sede de agrupamento. A escola iniciou o seu funcionamento em 1983/1984, apenas com

24

a lecionação do terceiro ciclo e assim se manteve até 1990/1991, ano em que foi incluído o ensino secundário. O agrupamento insere-se num meio urbano, predominantemente industrial e comercial o que justifica a afluência de alunos de São João da Madeira e de várias freguesias dos concelhos vizinhos: Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra e Arouca.

A nível de contexto desportivo, a escola situa-se num concelho onde reina a heterogeneidade desportiva, existindo clubes com as mais variadas ofertas a nível de modalidades para a prática desportiva. Desde o futebol, futsal, andebol, basquetebol, hóquei em patins, ténis de mesa, ginástica, natação, atletismo, terminando no ténis e nas danças, São João da Madeira é um concelho desportivamente bastante dinâmico e que possibilita à sua população em geral um variado leque de opções.

É um estabelecimento de ensino recentemente renovado, caraterizado pelas excelentes condições para a prática docente de qualquer disciplina. Para a lecionação das aulas de Educação Física, a escola apresenta excelentes instalações e condições de trabalho. É constituída por um pavilhão polidesportivo, com a dimensão de 42mx22m, sendo possível dividir em três espaços iguais, uma sala de dança de 20mx10m no piso 1, e um espaço exterior com uma pista de atletismo, caixa de areia para o salto em comprimento e campos polidesportivos com uma área total de 42mx22m destinados a prática de modalidades como o futsal, andebol e basquetebol e ainda um campo destinado à prática de voleibol. Estas infraestruturas são complementadas com 4 balneários (dois masculinos e dois femininos), uma arrecadação de material, posto médico e sala de professores. O acesso a estes espaços têm em consideração as situações de incapacidade física, exceto para a sala de dança situada no 1º piso. No que diz respeito ao material existente disponível para a Educação Física pauta-se pela excelente relação qualidade/quantidade, o que permite a duas ou mais turmas usufruírem da mesma modalidade em horários iguais.

A ocupação dos espaços disponíveis é estabelecida pelo roulement da escola que determina a distribuição das modalidades pelos respetivos períodos

25

e espaços atribuídos. Sempre que as condições atmosféricas não forem favoráveis à prática desportiva, o espaço exterior é substituído pela lecionação de uma aula de condição física geral nos corredores do pavilhão, ou então, à divisão do espaço do pavilhão, caso haja consenso com os professores.

Documentos relacionados