• Nenhum resultado encontrado

4. A DANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE

4.1 FLUXOS DE AFETOS NAS AULAS DE DANÇA EM QUATRO ESCOLAS

4.1.3 Do pátio ao palco: o ensaio vai começar!

A terceira docente de dança, Cássia, está na rede há nove anos, possui Licenciatura em Dança e formação em Teatro, ambas na UFBA. Atua em regime de 40 horas semanais e quando chegou à rede não tinha sala de dança. A “Escola Centro” é uma escola de grande porte que fica localizada no Vale do Matatu, em Cosme de Farias, e atende o Ensino Fundamental I e II.

A docente de dança Cássia protagonizou, em 2008, junto com um professor de música que atuava na “Escola Centro”, a idealização e criação de um projeto para ser desenvolvido no contraturno escolar, que envolve uma seleção artística e cuja proposta se baseia na pesquisa e criação de espetáculos com a integração da dança, da música e do teatro. O projeto existe até hoje na “Escola Centro”, fortalecido pela docente de dança Cássia em parceria com um professor de música e outra professora de dança que também são lotados na “Escola Centro”.

Esse projeto possui um quantitativo de mais de 100 alunos, entre crianças e adolescentes, oriundos da comunidade do Vale do Matatu, e outros integrantes maiores que não estudam mais na “Escola Centro”, mas que permanecem no projeto. O projeto já conta com seis espetáculos construídos ao longo desses oito anos e a cada ano possui um tema específico, com uma produção de roteiro, figurino, adereços de cena, direção artística e musical, em que uma parte da trilha sonora é composta nas aulas integradas entre dança e música. A docente de dança

100

Cássia, um docente de música e outra docente de dança conduzem esse projeto com muitos esforços para realizar um produto de qualidade estética rigorosa.

Os encontros na “Escola Centro” constam de dois ensaios gerais do espetáculo de fim de ano que foram observados nos dias dezoito de novembro e quatro de dezembro de 2015. Esse espetáculo foi apresentado em um teatro de Salvador para uma plateia calorosa de familiares, amigos, gestora, órgãos da Secretaria da Educação e coordenadoras das Gerências Regionais de Ensino que prestigiaram as cenas teatrais, as coreografias, as músicas e o enredo do espetáculo. Mais de 100 crianças na tarde (ensaio) e noite (apresentação) de 10 e 11 de dezembro apresentaram o espetáculo, que tem duração de 1 hora e 20 minutos, junto com a banda de música atenta ao professor de música e no tempo de “entrar a música”. Na apreciação do espetáculo do dia 10 de dezembro (Figura 15), no final da apresentação, a gestora da unidade faz um discurso caloroso sobre o tema e a beleza do espetáculo, a importância da arte nas escolas e parabeniza os docentes de Artes envolvidos na realização do espetáculo.

Figura 15 - Espetáculo de fim de ano da “Escola Centro” Data: 10/12/2015

Fonte: Arquivo pessoal da pesquisadora

É importante destacar o trabalho artístico desenvolvido pelo projeto, em especial aos integrantes maiores, na realização de elaboradas coreografias, cenas teatrais e também na atenção com os alunos menores. A equipe do projeto consegue um resultado artístico que é fruto de muito engajamento e ensaios, dirigidos pela docente Cássia nos complexos espaços da “Escola Centro”. Como a

101

unidade escolar não possui sala de dança, as aulas e ensaios ocorrem nas salas de aulas regulares, em um laboratório de informática, na quadra e no pátio da escola.

Figura 16 - Laboratório de Informática onde ocorre o projeto da “Escola Centro”, bem como pesquisas e ensaios

Fonte: Acervo pessoal da pesquisadora

Durante observação de um dos ensaios, a docente de dança Cássia organiza, no pátio da escola, o ensaio geral com todas as turmas e integrantes que fazem parte do projeto. Solicita aos alunos maiores que ajudem na organização das turmas menores. Há muitas crianças no pátio e o barulho é constante durante o ensaio, no qual a professora utiliza caixa de som e microfone. O ensaio ocorre juntamente com a turma de música. Os alunos ensaiam um espetáculo em comemoração aos trinta anos da “Escola Centro”.

Na observação do último ensaio geral do espetáculo (04/12) realizado uma semana antes da apresentação, a docente de dança Cássia, que também ensaia com os alunos, pois contracena durante o espetáculo, inicia sua fala no ensaio geral pedindo aos integrantes maiores do projeto que fiquem intercalados com os alunos menores e que os ajudem no momento de vestirem os figurinos.

Mesmo sendo perceptível um olhar de curiosidade dos alunos em relação à presença de alguém que não conhecem, olhando e registrando o ensaio, nessa unidade a participação da pesquisadora em relação aos alunos foi mais distanciada do que nas outras unidades, talvez pelo tipo de encontro observado: um ensaio que envolve mais de cem crianças, num espaço bastante propício à dispersão onde os docentes envolvidos se desdobram para conseguir realizar o ensaio até o final.

102

Nota-se que há muita empolgação entre os alunos, porque é a primeira vez que entram em contato com seus respectivos figurinos. A docente de dança Cássia explica como será o figurino da banda de música e chama atenção por causa da conversa que está ocorrendo no pátio em alguns grupos e exige seriedade no ensaio, pois a data da apresentação está muito próxima, e que este é um ensaio muito importante. A docente Cássia continua a explicar como será o roteiro nos dias das apresentações, o que podem levar para o teatro, o que é melhor não levar, sobre a maquiagem e a unha das meninas, pede também que escrevam os nomes nas fardas, que não levem dinheiro e que levem um lanche leve. Destaca, por fim, a importância da autonomia de cada um em ser responsável pelos seus pertences e que evitem levar celulares.

Figura 17 - Ensaio geral do espetáculo de fim de ano da “Escola Centro”

Fonte: Acervo pessoal da pesquisadora

Figura 18 - Ensaio Geral do espetáculo de fim de ano da “Escola Centro”

103

Foram percebidas diversas modulações afetivas durante todo o ensaio geral realizado no pátio da escola com todos os alunos do projeto, que é um local de passagem disperso e barulhento. Mesmo após as muitas solicitações da docente de dança Cássia para que os alunos maiores do projeto colaborassem na concentração e ajudassem com os alunos menores, na repetição das cenas e das coreografias do espetáculo, é nítido um clima de ansiedade por causa da proximidade da data da apresentação do espetáculo, sendo visível, no final do ensaio, uma expressão de cansaço dos docentes comprometidos com o projeto.

O perfil da docente Cássia na rede municipal é de uma profissional que trabalha a perspectiva da arte como transformação do indivíduo. Essa compreensão ampara-se numa visão instrumental da arte e da dança nos processos educacionais. Na construção dos espetáculos criados pelo projeto na “Escola Centro” a busca pela perfeição da execução das coreografias e cenas é notada o tempo todo. A exigência da disciplina é pontuada diversas vezes pela docente de dança Cássia, que rege o ensaio junto com os outros dois docentes de artes dessa unidade (dança e música).

Nota-se que, através de exaustivas repetições das cenas e coreografias, é exigida uma perfeição estética durante os ensaios observados. A docente de dança Cássia, em alguns momentos, realiza a sequência de movimentos para que a turma saiba como fazê-la e, nessa lógica, qualquer erro é pontuado e corrigido, como um braço que não está na posição correta na coreografia ou um posicionamento equivocado no espaço de cena. Percebe-se, portanto, uma busca obstinada da docente Cássia nos três ensaios observados (dois na unidade de ensino e um no espaço de apresentação do espetáculo) para que o espetáculo esteja impecável.

O projeto tem forte apoio da comunidade do Vale do Matatu, onde é possível avaliar essa adesão como uma afecção positiva pertinente para a continuidade do projeto na “Escola Centro”, e também dos alunos que integram o projeto, nos quais é visível o interesse pelas linguagens da dança, da música e do teatro. A docente de dança Cássia conta, no primeiro encontro ocorrido no início de novembro de 2015, que se alegra ao ver os integrantes maiores do projeto prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para Dança, porque o que busca em seu trabalho é a possibilidade de transformar os alunos através da arte e é essa transformação do indivíduo que move a docente Cássia na rede municipal de Salvador.

104

4.1.4 Do poder de afetar e de ser afetado pelos encontros: uma breve