• Nenhum resultado encontrado

Parte

Diversificada

LEM

Escolha a cargo da Comunidade

Escolar

Língua Espanhola

Poderá ser opção

Lei nº

11.161/2005

Vamos Gabaritar???

CEBRASPE - 2017 – SEDF– Professor de Educação Básica – Atividades

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais que regulamentam o ensino fundamental de nove anos, julgue os próximos itens.

33. O ensino religioso, de arte e de educação física são facultativos, estando a cargo de cada sistema de ensino decidir sobre sua inclusão no ensino fundamental.

34. O currículo do ensino fundamental é constituído por partes distintas e desarticuladas: uma base comum e uma base diversificada.

35. Essas diretrizes pautam-se pelas teorias pós-críticas do currículo, que apontam para a necessidade de construção da identidade dos estudantes enquanto sujeitos do conhecimento.

36. No currículo do ensino fundamental devem-se considerar as experiências escolares e as relações sociais.

CEBRASPE - 2017 – SEDF– Professor de Educação Básica – Atividades

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais que regulamentam o ensino fundamental de nove anos, julgue os próximos itens.

37.Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental estão organizados nas seguintes áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

38. Crianças que completarem seis anos de idade após trinta e um de março de determinado ano deverão ser matriculadas no ensino fundamental no ano seguinte.

39. A carga horária mínima do ensino fundamental é de setecentas horas de relógio, distribuídas em duzentos dias.

40. O ensino fundamental deverá ser ministrado, exclusivamente, em língua portuguesa.

41. A partir do sexto ano, obrigatoriamente, o ensino fundamental deverá contar com uma língua estrangeira moderna. O aluno, por conseguinte, poderá optar por língua espanhola, língua francesa ou uma língua indígena, entre outras.

Quadrix – 2021 – SEDF – Professor Substituto – Educação Física

As Diretrizes Curriculares Nacionais são normas obrigatórias para a educação básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação. Mesmo depois de o Brasil elaborar a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes continuam valendo, pois os documentos são complementares; as Diretrizes dão a estrutura, a Base, o detalhamento de conteúdos e competências.

Internet: <https://todospelaeducacao.org.br/> (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos.

45. Conforme a Base Nacional Comum Curricular, as avaliações não devem ser vistas como uma exigência burocrática das escolas para cumprir com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais. Além do conhecimento cognitivo construído pelo aluno, as avaliações no ensino fundamental e no ensino médio também devem observar o desenvolvimento de competências e habilidades.

46. Uma escola, ao incluir no currículo do ensino fundamental conteúdos que abordam os direitos das crianças e dos adolescentes, deixa de cumprir com o seu papel na formação básica do cidadão.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos.

47. Os componentes curriculares arte e educação física devem ser integrados com a proposta pedagógica das escolas, sendo sua prática obrigatória para os estudantes da educação básica. Porém, a prática da educação física é facultativa para todos os estudantes do ensino fundamental e do ensino médio.

48. O ensino fundamental compreende os anos iniciais (1.º ao 5.º ano) e os anos finais (6.º ao 9.º ano). De acordo com a Lei n.º 11.274/2006, a matrícula obrigatória é para as crianças com sete anos de idade, preferencialmente na rede pública de ensino.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos.

49. De acordo com a Lei n.º 11.645/2008, é obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas da educação básica. A Lei afirma que os estudos serão abordados a partir do ensino fundamental, desde que seja realizada uma formação dos docentes especializados nos temas.

50. Ao orientar a elaboração dos currículos do ensino fundamental, a Base Nacional Comum Curricular apresenta os objetos de conhecimento e as habilidades pretendidas em cada área e etapa, mas não especifica os formatos de avaliação. Isso reforça o caráter norteador da Base, permitindo que as escolas e os professores organizem seus currículos e suas propostas pedagógicas com a devida adequação aos seus contextos.

51. CS – UFG – 2016 Prefeitura Municipal de Goiânia – GO – PE II – Pedagogo -Adaptada

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (2010) preveem que a base nacional comum curricular e sua parte diversificada deverão integrar-se de modo a envolver:

a. a vida cidadã (saúde, sexualidade, educação financeira, meio ambiente, política, cultura, linguagens, ciência e tecnologia) e áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Língua Materna, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso).

b. áreas do conhecimento (leitura, escrita, operações matemáticas, ciências sociais, ciências naturais) e práticas de cidadania (eleições, saúde bucal, sanitarismo, culturas urbanas, ética nas redes sociais).

c. a vida cidadã (saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, cultura, linguagens, ciência e tecnologia) e áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Língua Materna, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física, Educação Religiosa).

d. componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Física) e práticas de cidadania (lixo seletivo, educação para o trânsito, respeito às minorias).

52. UPENET/IAUPE – 2013 – SESC – PE – Professor I – Educação Infantil

Qual é uma das maneiras em que deverá ser trabalhada a transversalidade nos componentes curriculares, nas áreas de conhecimento e nos temas sociais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010)?

a. Perspectiva integrada.

b. Perspectiva disciplinada.

c. Perspectiva ajustada.

d. Perspectiva estruturada.

e. Perspectiva tradicional.

53. GUALIMP – 2019 – Prefeitura Municipal de Areal – RJ – Professor Ensino Fundamental 6º 9º ano – Educação Física

Considerando a Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010, leia e analise os itens a seguir:

ITEM I – Os conteúdos que compõem a base nacional comum e a parte diversificada têm origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do

trabalho, na cultura e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de exercício da cidadania, dos movimentos sociais, da cultura escolar, da

experiência docente, do cotidiano e dos alunos.

ITEM II – A história e as culturas indígena e afro-brasileira, presentes, obrigatoriamente, nos conteúdos desenvolvidos no âmbito de todo o currículo escolar e, em especial, no ensino de Arte, Literatura e História do Brasil, assim como a História da África, deverão assegurar o conhecimento e o reconhecimento desses povos para a constituição da nação.

ITEM III – No Ensino Fundamental, em termos curriculares, a inclusão da história e as culturas indígena e afro-brasileira, possibilita ampliar o leque de referências culturais de toda a população escolar e contribui para a mudança das suas concepções de mundo, transformando os conhecimentos comuns veiculados pelo currículo e contribuindo para a

construção de identidades mais plurais e solidárias.

Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:

a. Apenas o item I é falso.

b. Os itens I e III são falsos.

c. Somente o item II é verdadeiro.

d. Os itens I, II e III são verdadeiros.

54. Gualimp – 2020 – Prefeitura Municipal de Quissimã – RJ – Professor – Supervisor Educacional – Adaptada

São componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, expressamente previstos na Resolução nº 7, DE 14 de dezembro de 2010:

I. Linguagens: Língua Portuguesa; Língua Materna, para populações indígenas; Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física.

II. Matemática; Ciências Biológicas e Ciências Humanas: Geografia e História.

III. Ensino Religioso

É CORRETO o que se afirma em:

a. I e III.

b. II e III.

c. I apenas.

d. I, II e III.

Documentos relacionados