• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DE RESULTADOS

5.2 Fontes de informação

5.2.5 Entrevista com a empreendedora da empresa X

Nesta seção da pesquisa de campo, os resultados obtidos envolveram a percepção da empreendedora da empresa em relação a utilização da imagem do influenciador digital para o marketing digital da marca. Desse modo, de acordo com o roteiro de entrevista, que foi utilizado como guia metodológico durante o processo dessa fase da pesquisa de campo; pôde-se inferir que a respeito das estratégias de vendas utilizadas pela empresa, a empreendedora “L” informou que as vendas online, inicialmente, compreendiam apenas as plataformas de WhatsApp e Facebook; além disso a entrevistada informou que a plataforma do Instagram começou a ser utilizada, recentemente, aproximadamente, no primeiro semestre de 2017, se tornando a principal rede social utilizada pela marca. A respeito do e- commerce, a empreendedora “L” informou que o objetivo de criação do mesmo foi a expansão da marca no mercado. Como informações adicionais, a entrevistada relatou ter tido algumas dificuldades iniciais no processo de adesão do e-commerce, que foram relacionadas às escolhas de plataformas digitais insuficientes para a atuação de vendas online, não atendendo as expectativas da referida empreendedora, que, por fim, através de buscas em e-commerces das maiores empresas de moda de Fortaleza, encontrou a agência de publicidade e marketing que havia desenvolvido a maioria dessas lojas virtuais, por isso optou por selecionar essa empresa que apresentou experiência no desenvolvimento de sites para o mercado da moda em Fortaleza, a partir daí o e-commerce da marca foi desenvolvido pela empresa “V”, e começou a atuar de forma online no mês de

dezembro de 2017, marcando o início de uma nova estratégia de venda online utilizada pela empresa “X”.

Quando questionada sobre a medição do retorno de vendas em relação a determinada estratégia utilizada, a entrevistada falou que as vendas de whatsapp são realizadas através de quatro grupos, que continham contatos de clientes antigos da marca, ou seja, enfatizou que as vendas efetuadas através dessa ferramenta de rede social são caracterizadas por perfis de clientes já fidelizados pela marca e, por isso, mais constantes em relação a números diários. Já sobre as vendas por instagram, a empreendedora afirmou relacionar novos clientes a essa plataforma, apresentando números diários de crescimento, principalmente diante de alguma postagem nova no feed da marca ou no feed de terceiros.

Dando continuidade a essa fase da pesquisa de campo, o roteiro utilizado direcionou o segundo momento de entrevista para perguntas relacionadas aos influenciadores digitais. Desse modo, a entrevistada foi questionada sobre a utilização da imagem de algum influenciador digital pela marca. A empreendedora “L” afirmou que, recentemente, utilizou a imagem de uma influenciadora digital celebridade obtendo um aumento de, aproximadamente, 20.000 seguidores e um crescimento acentuado no número de vendas relacionados ao período da postagem da influenciadora Adriana Sant’Anna. Além disso, relatou que já fazia o uso desse tipo de estratégia de venda no Instagram, com influenciadoras digitais menos famosas e que sempre obteve resultados satisfatórios, porém com menos impactos em relação as vendas, quando comparados com a postagem da influenciadora Adriana Sant’Anna.

Em relação aos seguintes questionamentos: “Em quais meios digitais a imagem da influenciadora digital foi utilizada?” “Qual a motivação de você ter escolhido essa influenciadora para atuar na divulgação de sua marca”? A entrevistada afirmou que o Instagram é o único meio digital que ela usa para a divulgação por parte dos influenciadores digitais, por se tratar da principal rede social da marca. Sobre a motivação, já citada, a empreendedora “L” enfatizou que a relação de custo e benefício foi a principal motivação da escolha da influenciadora Adriana Sant’Anna para divulgação de sua marca, considerando a realização de várias cotações com outras influenciadoras digitais, análises de número de seguidores e divulgação de retornos financeiros em sites que já haviam contratado os serviços da influenciadora Adriana Sant’Anna, conforme trecho da entrevista:

“Pronto! Foi custo benefício mesmo. Eu fiz vários orçamentos, aí analisei tudo, a quantidade de seguidores, e o preço dela em relação a outras é bom. Já tinha visto outros comentários, de outros sites que tinha retorno, então foi isso, o motivo de eu ter feito com a Adriana.”. Por fim, nessa fase da entrevista, a empreendedora “L” foi questionada a respeito sobre a percepção do impacto da utilização da imagem da influenciadora digital Adriana Sant’Anna sobre as suas vendas e sobre a pretensão de continuar utilizando a imagem de um influenciador(a) digital na divulgação de sua marca. A resposta da entrevistada consistiu em confirmar a percepção positiva, já citada implicitamente, em respostas anteriores, além de afirmar que o retorno de vendas foi extremamente positivo conforme trecho da entrevista: “Deu mais credibilidade, e as vendas aumentaram”, porém, informou de forma curiosa que os maiores números de vendas não foram efetuados no dia da postagem e sim, no decorrer de quinze dias, após o dia da postagem da influenciadora Adriana Sant’Anna conforme o que foi dito: “Valeu a pena, porque o retorno no dia do anúncio realmente aumenta o pico das vendas, mas no decorrer, tipo de uma quinzena, as seguidoras que não compraram no dia, ficam nos observando e acabam comprando também. E entra muita gente no Instagram, acabam algumas comprando depois”. Contudo, a entrevistada afirmou o interesse de continuar investindo nesse tipo de estratégia de vendas no Instagram, diante dos benefícios já citados pela mesma.

Dando início a fase final da entrevista que foi elaborada, através do roteiro já citado, com a intenção de conectar as informações obtidas sobre redes sociais e sobre a atuação do influenciador(a) digital na marca. Desse modo, o questionamento proposto apresentou-se pela seguinte pergunta: “Diante de tudo que conversamos e das informações que você me concedeu, qual a sua percepção sobre as estratégias de vendas em redes sociais que utilizam a imagem de influenciadores digitais, em relação ao retorno financeiro e ao investimento necessário para atingir esse retorno?” Para responder essa pergunta a entrevistada afirmou, de forma categórica, que não era possível saber o retorno financeiro exato a respeito da atuação do(a) influenciador(a) digital sobre as vendas, pois em meio a vários anúncios e postagens realizados pelo mesmo influenciador(a) digital, os acessos virtuais são inconstantes, assim como, as vendas, pois a primeira postagem, normalmente, atrai mais clientes do que as demais, porém as vendas atuam na contramão desse raciocínio,

considerando que, normalmente, se intensificam a partir da segunda postagem realizada pela mesma.

Para a conclusão da entrevista foi elaborado um questionamento de forma subjetiva, na intenção de motivar a fala livre da entrevistada, com o objetivo de obter o máximo de informações, que por algum motivo tenham sido omitidas ou esquecidas, nas fases anteriores. Para isso, foi dissertada a seguinte frase: “Nós estamos chegando ao final da nossa rica conversa, e para concluirmos, gostaria de deixar você à vontade, caso queira dizer mais alguma informação da qual tenha se lembrado”. Contudo, a entrevistado afirmou não ter informações adicionais a acrescentar e se colocou à disposição para obtenção de maiores informações pontuais, por parte do entrevistado. A partir daí o entrevistador fez os agradecimentos gerais sobre o processo de entrevista e sobre a atuação da entrevistada “L”.

Documentos relacionados