• Nenhum resultado encontrado

A realização da entrevista com a gestora escolar ocorreu no mês de Novembro de 2014, o roteiro de entrevista foi um recurso que também somou no processo de coletas de dados, buscando informações que não se encontram nas fontes documentais. De acordo com Lakatos (2001, p.195), a entrevista “é um procedimento utilizado na investigação social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social”.

A entrevista com a diretora possibilitou a análise da gestão educacional e como se dá o processo de Implementação do PPP da escola, além de, apresentar as políticas, diretrizes, visões filosóficas e pedagógicas necessárias ao ambiente educacional.

O roteiro de entrevista é composto por oito perguntas, este recurso está presente no apêndice “A” deste trabalho cientifico e teve como finalidade obter dados necessários a pesquisa. A entrevista foi realizada de forma clara e objetiva, num clima de entusiasmo.

De acordo com a gestora/diretora a gestão educacional vem atualmente ganhando seu merecido espaço e reconhecimento nas esferas governamentais, uma vez que a educação é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento de uma nação. Segundo ela, a escola prioriza uma gestão escolar de qualidade, justa e igualitária, possuindo um excelente atendimento a comunidade escolar. Ao ser questionada sobre a importância da gestão do projeto político pedagógico a entrevistada mencionou a importância deste documento para comunidade escolar, o qual norteia todo o planejamento e execução das ações e serviços educacionais. Informou que a escola possui uma gestão democrática que facilita no processo de participação e implementação do PPP.

É notório a responsabilidade de um gestor escolar, diz a entrevistada, nesse sentido, a gestão democrática participativa no âmbito escolar está interligada a um trabalho coletivo dos docentes, discentes, funcionários, pais e comunidade, buscando sempre melhorias ao processo de ensino-aprendizagem. Possuo um enorme desafio:

“manter um equilíbrio e desenvolver melhores condições entre o pedagógico e o administrativo”.

Os discursos acima demostram a importância do gestor escolar no cotidiano da escola, assim o processo da administração educacional abrange muito mais do que os aspectos burocráticos administrativos.

De acordo com Martins (1999, p.165), a “administração é o processo racional de organização, comando e controle”, enquanto que a gestão caracteriza-se pelo reconhecimento da importância das pessoas nas decisões sobre a orientação e execução do seu trabalho.

A entrevista buscou traçar perguntas claras e objetivas sobre o conhecimento da diretora com relação ao planejamento, direcionamento e gestão do projeto político pedagógico. De acordo com a gestora escolar, ela afirma que o PPP da escola é uma ferramenta educacional construída de forma coletiva, que precisa ser explicada e compartilhada constantemente, buscando através deste documento o diálogo, o debate e a reflexão em busca de alcançar os objetivos e metas estabelecidas no PPP.

Observasse que o sujeito entrevistado expõe com clareza o significado, a importância e função do PPP, o qual é entendido como um instrumento de discussões e mudanças coletivas, o qual não é tratado pela gestão escolar como um documento de gaveta e sim de práticas discursivas.

Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. (VEIGA, 1995, p. 12-13)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho foi elaborado com a finalidade de esclarecer e valorizar a gestão educacional, a função do gestor escolar e seu desafio no processo de implementação do projeto político pedagógico, no intuito de compartilhar com a comunidade escolar e sociedade o desenvolvimento da educação. Assim sendo buscou-se demostrar a magnitude do projeto político pedagógico, que se constrói com todos que compõem a educação na escola, além do diretor que é o representante legal perante a sociedade.

Além disso, demostrou-se a importância que os teóricos conceituam a gestão democrática nas escolas exaltando o papel do gestor escolar/diretor diante a essa gestão democrática e participativa encontradas no desenvolvimento da mesma, e exibir as principais características de um líder, que será sempre um elo entre o fazer e o sucesso da escola, pois o gestor é a base de uma escola de sucesso.

REFERÊNCIAS

ALONSO, Myrtes (Org.). Formar professores para uma nova escola. São Paulo: Pioneira, 1985.

BARBOSA, Samara. Projeto Político Pedagógico como espaço discursivo na prática

social da escola. Campina Grande: EDUEPB, 2013.

BRITO, Ana Rosa Peixoto de. LDB da “Conciliação” possível à Lei ”. Proclamada. Graphitte: Belém, 1997.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 4. ed. Campinas: Alínea, 2007.

LAKATOS, Eva Maria et al. Fundamentos de Metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Atlas 2001.

LAKATOS, Eva Maria et al. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LAKATOS, Eva Maria et al. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011. LIMA, Paulo Daniel Barreto. Excelência em gestão pública: a trejetória e a estratégia do gespública. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

MARTINS, José do Prado. Administração Escolar. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SEVERINO, A. J. O projeto político-pedagógico: a saída para a escola. In: Para onde

vai a escola? Revista de Educação DA AEC, Brasília, DF (107), abril/jun. 1998.

VASCONCELOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto Político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2004.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Uma construção possível. 12. ed. Campinas: Papirus 1995.

VIRGÍNIO, Maria Helena da Silva et al. Gestão, aprendizagem e currículo como

APÊNDICE A – Roteiro de Entrevista

A gestão educacional vem passando por um processo de transformação ao longo dos anos em vários aspectos de sua administração. Com base na sua experiência na direção escolar:

1 – O que entende por gestão escolar pública?

2 – Qual sua opinião sobre a gestão educacional na atualidade?

3 – Qual o seu conhecimento em relação ao Projeto Político Pedagógico? 4 – Como se dá o processo de implementação do PPP?

5 – Quais dificuldades surgem na elaboração do PPP?

6 – Como ocorre o processo de participação, legitimidade e democracia do PPP? 7 – Qual a importância do PPP para a comunidade escolar?

APÊNDICE B – Questionário

O presente questionário é parte de uma pesquisa científica sobre meu Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema: GESTÃO EDUCACIONAL: o desafio do gestor escolar na implementação do projeto político pedagógico em uma escola estadual de ensino público do Estado da Paraíba. Suas respostas são muito importantes neste processo de Investigação Científica para obtenção do Título de Especialista em Gestão Pública da Universidade Estadual da Paraíba.

Os dados deste questionário são confidenciais, peço-lhe que sua opinião seja com o máximo de sinceridade. Marque um X em uma das opções DISCORDO

TOTALMENTE – DISCORDO – CONCORDO – CONCORDO PLENAMENTE

existentes em cada questão, EXCETO, nas questões sobre dados pessoais.

1 – Qual seu sexo?

( ) MASCULINO ( ) FEMININO

2 – Qual é sua idade?

( ) Menos de 40 ( ) 40 – 49 ( ) 50 – 59 ( ) 60+

3 – Qual sua função na escola?

R: __________________________________________

4 – Você exerce essa função há quanto tempo? ( ) Este é o primeiro ano

( ) 1 – 2 anos ( ) 3 – 5 anos ( ) 6 – 10 anos ( ) 11 – 15 anos ( ) 16 – 20 anos ( ) Mais de 20 anos

5 – A gestão atual é bem aceita pelos docentes da escola? ( )DISCORDO TOTALMENTE

( )DISCORDO ( )CONCORDO

( )CONCORDO TOTALMENTE

6 – Os discentes aprovam as normas e regras impostas pelo gestor? ( )DISCORDO TOTALMENTE

( )DISCORDO ( )CONCORDO

( )CONCORDO TOTALMENTE

7 – O gestor escolar demostra interesse pelos projetos e atividades escolares? ( )DISCORDO TOTALMENTE

( )DISCORDO ( )CONCORDO

( )CONCORDO TOTALMENTE

8 – O gestor transmite as informações sempre com clareza para a comunidade escolar, sem expressar insegurança e dúvidas?

( )DISCORDO TOTALMENTE ( )DISCORDO

( )CONCORDO

( )CONCORDO TOTALMENTE

9 – A comunidade escolar costuma cumprir as normas estabelecidas pelo gestor? ( )DISCORDO TOTALMENTE

( )DISCORDO ( )CONCORDO

10 – O gestor possui um relacionamento compreensível entre docente, discentes e funcionários? ( )DISCORDO TOTALMENTE ( )DISCORDO ( )CONCORDO ( )CONCORDO TOTALMENTE

11 – Os alunos têm conhecimento sobre o Projeto Político Pedagógico? ( )DISCORDO TOTALMENTE

( )DISCORDO ( )CONCORDO

( )CONCORDO TOTALMENTE

12 – A comunidade escolar participa do processo de revisão e implementação do Projeto Político Pedagógico?

( )DISCORDO TOTALMENTE ( )DISCORDO

( )CONCORDO

( )CONCORDO TOTALMENTE

13 – A implementação do PPP se dá de forma participativa e democrática? ( )DISCORDO TOTALMENTE

( )DISCORDO ( )CONCORDO

Documentos relacionados