• Nenhum resultado encontrado

5.3 Versão 2 do Protótipo de Papel

5.3.1 Entrevista com Professores

5.3.1.4 Entrevista Semiestruturada com Professor 4

Na entrevista semiestruturada anterior a aplicação, o professor declarou já ter trabalhado antes com a disciplina e com o perfil de turma. Ele define a turma como uma turma heterogênea,

5.3. VERSÃO 2 DO PROTÓTIPO DE PAPEL 74 no que diz respeito a formação inicial dos estudantes, isso visto que já são formados e buscam sua segunda formação através do PARFOR. O professor realiza sua avaliação diariamente, diversificando para avaliar aspectos relacionados a construção do conhecimento, através de conteúdos conceituais e procedimentais, de forma oral e escrita. Em relação ao acompanhamento diário individual do estudante, afirmou realizar o acompanhamento através de anotações que posteriormente são recuperadas para transformar em um conceito do estudante, que é traduzido em nota.

Em relação às habilidades e atitudes que gostaria que os estudantes desenvolvessem, elencou a capacidade de refletir sobre o processo de formação da educação dos conceitos estuda- dos na disciplina, mas também mudar seu olhar sobre a necessidade de formação permanente do professor. Em relação aos comportamentos que espera dos estudantes, elencou a capacidade de ouvir o professor e os colegas de turma para fundamentar sua fala, a capacidade de argumentar baseado em informações verídicas ou em um embasamento teórico coerente com a argumentação, participação nas discussões e apresentação de suas ideias. Em relação aos comportamentos que não espera dos estudantes, o professor citou indisciplina e falta de compromisso. O professor criou 4 Ludus e distribuiu os ponto conforme a Figura 5.15.

Na entrevista posterior o professor declarou que a experiência com ludificação foi rápida, mas percebeu que os estudantes se sentiram mais envolvidos em sala e mudaram alguns comportamentos. Ele acredita que o quadro de líderes foi importante para que os estudantes compreendessem melhor o funcionamento da ludificação. O professor afirmou que não houveram pontos negativos na aplicação.

O professor também acredita que a ludificação ajudou os estudantes a desenvolverem habilidades e atitudes além do esperado para a disciplina, principalmente estar mais conectado com situações de informações que envolvessem a área de trabalho dos mesmos e com relação ao processo de saber argumentar e questionar.

Para o professor, a aplicação de ludificação despertou nos estudantes uma competição saudável e ajudou para que os objetivos da disciplina fossem alcançados, o professor declarou: Ajudou, pois o objetivo era exatamente fazer com que eles participasse, discu- tissem, mais do que eles terem o conteúdo assimilado era importante eles terem esse processo de reflexão ( Professor 4).

O professor realizou avaliações diárias, através de discussões em sala e uma auto avalia- ção do estudante ao final da disciplina. Para fazer o acompanhamento da participação em sala, o professor anteriormente utilizava apenas anotações, com a ludificação o professor passou a utilizar os Ludus entregues para contabilizar as participações. Desse modo o professor declarou ter utilizado a ludificação como principal elemento da avaliação. O professor declarou:

Com os Ludus ficou mais fácil mensurar minha observação diária em valores e transformar posteriormente em nota ou conceito (Professor 4).

Em relação ao processo o professor relatou que a utilização do Ludus em forma física é um diferencial para a experiência em sala de aula. De declarou:

5.3. VERSÃO 2 DO PROTÓTIPO DE PAPEL 75

PROJETO  DE  PESQUISA  LUDUS  EDU  

 

Objetivo  do  Projeto:    Utilizar    Ludificação  (uso  de  elementos  de  jogos)  em  sala  de  

aula  e  avaliar  o  impacto  nas  atividades  de  ensino,  aprendizagem  e  avaliação.  

Objetivo  da  Pesquisa:    Avaliar  o  impacto  de  ludificação  no  balanceamento  da  

avaliação  de  aprendizado  do  estudante  pelo  professor.  

Pesquisador:    Jáder  Anderson  Oliveira  de  Abreu     Professora:    Professor  4  

Turma:    Turma  2   Disciplina:    Disciplina  4  

   

DESCRIÇÃO  DOS  LUDUS  

Símbolo   Título   Descrição   Valor(    lu  )  

 

PARTICIPA   ATIVIDADES  

Estudantes  que  tem  participação  ativa   nas  atividades  desenvolvidas  em  sala.  

100  

 

BOM  OUVINTE   Estudantes  que  sabem  ouvir  o   professor  e  os  colegas  para   fundamentar  melhor  sua  fala.  

80  

 

BOM   ARGUMENTADOR  

Estudante  que  argumentar  baseada  em   informações  verídicas  ou  em  um   embasamento  teórico  coerente  com  a   argumentação.  

60  

?? 

QUESTIONADOR   Estudante  que  levantar  questionamento   relevante  para  o  assunto.  

50  

 

PONTUALIDADE   Estudantes  que  forem  pontuais.   20  

 

DESAFIO   Encontrar  e  assistir  o  filme  “Narradores   de  Javé”.  

200   Trazer  a  letra  de  uma  música  que  na  

sua  opinião  esteja  relacionada  com  a   EJA  e  explicar  a  relação.  

 

 

Figura 5.15: Ludus definidos pelo professor 4.

O estudante ao receber o Ludus tinha um feedback do processo de avaliação. Isso despertava a mudança de comportamento e aumentou a motivação. Pois se tivesse feito uma planilha, não teria o mesmo efeito, já que a ação de entrega, do feedback, do estudante receber ou não, de observar os outros estudantes recebendo, cria uma relação de proximidade, troca imediata, comunicação com olhares e a justificativa para cada estudante (Professor 4).

O professor também relatou o aumento da autonomia e questionamento pelos estudantes, e a necessidade do professor conhecer a sistematização da proposta e afirmou que tudo depende da forma como o professor vai aplicar. Relatou ainda:

Ao entregar os Ludus, alguns estudantes questionavam por que não receberam determinados Ludus, nesse momento eu tinha que justificar. Mesmo quando o estudantes não perguntavam, mas se os olhares já me informavam um questio- namento eu justificava os Ludus que entreguei ou deixei de entregar com base nas atitudes do estudante em sala de aula ( Professor 4).

5.3. VERSÃO 2 DO PROTÓTIPO DE PAPEL 76 a necessidade de um treinamento maior e maior conhecimento sobre as possibilidades de ludificação para melhorar a sistematização da aplicação. Declarou:

A aplicação exige sistematização por parte do professor para que ele esteja atento ao comportamento do estudante, exigindo uma maior organização e disciplina a fim de organizar as estratégias, sem isso acredito que não vai sortir efeito. Por isso, é necessário um maior estudo, planejamento da aplicação para se encaixar melhor no plano de disciplina ( Professor 4)

Questionado sobre melhorias que poderiam ser realizadas no processo o professor citou uma mudança estética dos Ludus para se assemelharem a uma moeda, a realização de maior treinamento com professores e uma apresentação melhor elaborada para os estudantes. O professor também afirmou que utilizaria uma ferramenta que automatizasse esse processo.