• Nenhum resultado encontrado

Entrevista semiestruturada

4 LEVANTAMENTO DOS DADOS

4.2 MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DE GESTÃO DE REQUISITOS NA

4.2.1 Entrevista semiestruturada

A pesquisa semiestruturada contou com o auxílio de um roteiro contendo 22 perguntas pré-elaboradas que podem ser visualizadas no apêndice B.

Tentou-se contato telefônico com o responsável pelo PDP das 11 empresas selecionadas (Líder Brinquedos, Grow, Elka, Bandeirantes, Estrela, Homeplay, Cotiplás, Xalingo, Magic Toys, Gulliver e Toyster), porém, apenas 3 empresas se disponibilizaram a participar da entrevista. A seguir serão descritas as características das empresas pesquisadas, porém, alguns dados obtidos nas entrevistas serão omitidos para preservar o sigilo e confidencialidade das empresas.

Empresa A: Situada na capital do estado de São Paulo, a empresa A é

considerada, segundo o SEBRAE, uma empresa de médio porte. Com mais de 50 anos de mercado, possui uma linha de produção por lotes e lança em média 100 novos produtos por ano.

Segundo o engenheiro de produto, a empresa segue uma estrutura formalizada de atividades para o desenvolvimento de novos produtos, porém, a Gestão de Requisitos não é padronizada. A cada novo produto uma sequência de atividades para o levantamento dos requisitos é estabelecida e não são utilizadas ferramentas encontradas na literatura para este fim.

Os requisitos que sempre são considerados no desenvolvimento de todos os brinquedos são provenientes de tendências de mercado, produtos concorrentes, normas da ABNT (NM 300) e assessoria pedagógica. Em casos esporádicos são levantados requisitos de forma informal através da opinião de crianças, pais, parceiros e funcionários, de clientes e educadores, por meio da página da empresa no facebook, pontos fortes e fracos de produtos já lançados e através da experimentação de protótipos produzidos e também de informações de clientes registradas no SAC da empresa.

O entrevistado relatou ainda que a empresa participa regularmente de feiras nacionais e internacionais e destacou que a empresa está desenvolvendo um laboratório para realizar pesquisas diretamente com crianças e obter informações

sobre seus desejos de consumo. Sobre as dificuldades relacionadas ao processo de gestão de requisitos, o entrevistado informou que os brinquedos são produtos com um curto ciclo de vida, pois eles se tornam obsoletos rapidamente devido as tendências que a mídia impõe. Desta forma, há uma necessidade de lançar continuamente novos produtos no mercado, dificultando a execução de um projeto detalhado.

EMPRESA B: Possui sede na cidade de São Paulo e unidades fabris

espalhadas pelo Brasil, a empresa é de grande porte e está no mercado a mais de 70 anos, desenvolvendo mais de 150 produtos por ano.

Na empresa B foi possível conversar com o gerente de produto e com o gerente de marketing o que possibilitou um maior esclarecimento sobre a divisão de tarefas. O gerente de produto é responsável pelos requisitos mais técnicos, como as normas e legislações, ergonômicos e teste dos protótipos. Já a equipe de marketing colhe informações referente as necessidades do mercado, como a opinião de crianças, pedagogos, pais, produtos concorrentes e licenciamento para o uso de imagens.

O gerente de marketing relatou que a equipe participa de feiras nacionais e internacionais em busca das novidades do mercado, acompanham o que está fazendo sucesso na mídia para o público infantil e partir daí eles buscam as licenças para o uso de imagem. Os representantes da marca também mandam sugestões sobre as tendências de mercado. Tendo definido o que será produzido, em alguns casos, as crianças e os pais são consultados para definir algumas características do produto através de entrevistas diretas, e em brinquedos educacionais, a opinião de educadores e psicólogos também são consideradas. Em todos os processos de desenvolvimento, são consideradas as avaliações de pedagogos, pontos fortes e fracos de produtos anteriores e as sugestões recebidas através do SAC. Apesar de considerar importante a utilização de redes sociais para encurtar o caminho até o consumidor, para o levantamento de requisitos a empresa ainda não possui uma atividade padronizada, as redes sociais são mais utilizadas no caso de divulgar novos produtos.

Antes de enviar as especificações do novo produto que será desenvolvido para a equipe de produção, a equipe de marketing que participou do projeto se reúne para rever todas as informações coletadas e, a partir daí, definir as especificações finais para o produto.

Quando o projeto chega à equipe de engenharia do produto, outras características são agregadas ao produto para satisfazer as normas da ISO 9001, Inmetro e a NM 300, para tornar o produto seguro e adequado à criança. Após a definição de todas as especificações, os dados são enviados ao designer que modela o produto com auxílio de softwares como o NX, Zebranch e 3D max. Em alguns casos é utilizada a impressão 3D para avaliar os componentes. Obrigatoriamente é fabricado então o protótipo do produto para que seja realizado em laboratório, testes de segurança e usabilidade onde participam as equipes de marketing e engenharia.

EMPRESA C: Fundada em 1972, a empresa de grande porte está localizada

no interior de São Paulo, possui uma linha de produção por lotes desenvolvendo brinquedos e jogos para crianças e adultos com média de 100 novos produtos por ano. A entrevista foi realizada com o responsável pelo marketing que trabalha em conjunto com o setor de Desenho Industrial que se encontram dentro do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Há 30 anos a empresa conta com uma equipe de design que é responsável pelo levantamento de requisitos tanto nos brinquedos não tecnológicos quanto nos jogos digitais, sempre com o objetivo de satisfazer o consumidor final. A coleta de dados é feita com crianças, adolescentes e adultos, através de entrevistas não estruturadas e sem o auxílio de uma ferramenta.

Os setores de comunicação visual, marketing e desenho industrial trabalham em conjunto e todos contribuem para as especificações do produto. O Design gráfico do setor de comunicação visual, é responsável pela elaboração de imagens 3D dos produtos, o setor de Desenho Industrial fica responsável pela definição de todos os componentes que o brinquedo terá e o marketing fica responsável pelas pesquisas de produtos concorrentes, desejos dos consumidores, tendências de mercado e definição de licenças.

A avaliação dos desejos do público alvo, é coletado através da participação em feiras nacionais e internacionais de brinquedos, observação de como os usuários estão atualmente brincando e jogando e quais personagens estão fazendo sucesso na mídia.

A empresa afirma utilizar o Facebook como principal canal de comunicação com o seu público para a compreensão do mercado geral. Através dessa rede são realizadas pesquisas diversas, que variam desde testes de aceitação de produto

através de votações, até a coleta de opiniões e sugestões diversas para a geração de ideias.

A partir dessas pesquisas, a diretoria define conceitos iniciais de produto, mas que serão posteriormente discutidos em uma segunda etapa, mais interna ao desenvolvimento.

Após as definições, protótipos são desenvolvidos para testes que costumam ser realizados internamente, por membros dos diferentes setores da empresa, ou informalmente com crianças e usuários.

Documentos relacionados