• Nenhum resultado encontrado

Anexo I: Medidas Intangíveis Aprovadas

APÊNDICE 17: Entrevistas AES Eletropaulo e ELEKTRO

ELEKTRO

P13: Entrevista AES Eletropaulo

Por favor responda às seguintes questões, tendo em conta a tipologia Projeto Educacional da ANEEL e o programa AES Eletropaulo nas Escolas.

Projeto Educacional: “Projeto dirigido à formação de uma cultura em conservação e uso

racional de energia, no público escolar e em comunidades constituídas de consumidores de baixo poder aquisitivo. A implantação de projetos educacionais deverá ser feita, preferencialmente, com a metodologia do PROCEL nas escolas.” (ANEEL, 2008: 18)

1. Sabendo que a AES Eletropaulo optou pela metodologia PROCEL, pode explicar o por quê?

Resposta: A metodologia Procel já é bem conhecida no meio acadêmico e reconhecida pela Aneel. A AES Eletropaulo adaptou a metodologia Procel, aproveitando basicamente os conteúdos e as formas de controle que geram as evidências necessárias quanto à realização das atividades e investimentos. O projeto AES Eletropaulo nas Escolas, contudo, vai além e acrescenta outras atividades relevantes à metodologia Procel, além de inserirmos o tema Segurança no Consumo de Energia Elétrica, de maneira transversal, complementando as informações relevantes e de alto impacto que a população em geral merece e precisa receber.

2. No que diz respeito à metodologia específica da AES ELETROPAULO, foi aplicado o

Social Marketing para alcançar um comportamento socialmente desejado (a eficiência

energética)?

Resposta: A AES Eletropaulo realiza eventualmente campanhas de mídia com foco em educação para o consumo consciente, mas essa ação é totalmente desvinculada do projeto AES Eletropaulo nas Escolas, baseado na metodologia Procel.

3. Considera que os conhecimentos que uma empresa tem na área de marketing são importantes para alcançar os objetivos destes projetos (adquirir hábitos energeticamente eficientes)?

Resposta: Sim, muto importante, mas sempre vai depender da profundidade do projeto e da interação e utilização com outras ferramentas que possam potencilizar os resultados. As campanhas de mídia, por exemplo, são muito poderosas porque alcançam um grande número de pessoas e nesse sentido os conhecimentos de marketing são fundamentais. Contudo, sabemos que ter acesso à informação não garante que as pessoas mudarão o hábito de consumo e para isso é preciso desenvolver outras ferramentas, que nem sempre terão como

182

base os pilares do marketing. Se pensarmos que o ato de educar o cliente sobre o produto ou serviço prestado é uma importante ferramenta de marketing, podemos dizer que o Procel nas Escolas encaixa-se nas práticas de marketing. Contudo, a própria metotodologia Procel, praticamente ignora as ferramentas de marketing e a Aneel não reconhece que as campanhas de mídia deveriam ser usadas no processo de educação, mas a metodologia Procel lança mão de outras ferramentas pedagógicas que auxiliam o processo. Mas não há dúvida que o conhecimento sobre as ferramentas de marketing são um forte aliado que as empresas podem usar em qualquer processo de educação de seus clientes. Só assim, as empresas conseguirão alcançar os resultados esperados na sensibilização das pessoas (pela definição do target, linguagem e conteúdo mais apropriados) e ainda capturar possíveis resultados positivos para a imagem.

4. Por que a escolha do PROCEL Escolas, dentre todas as possibilidade de obrigação de aplicação de programas de EE?

A AES Eletropaulo utiliza praticamente todas as possibilidades de aplicação do programa de EE, mas também acredita que a educação é a melhor forma de contribuir para a mudança de hábitos de consumo. Substituir equipamentos antigos por outros mais eficientes também é um grande redutor do consumo, mas a maneira como utilizamos os recursos que temos também merece especial atenção. Nesse sentido, a educação dos atuais e futuros consumidores de energia elétrica é de fundamental importância.

5.Considera importante a parceria Concessionária/ Estado?

Resposta: Muito importante. A distribuição de energia elétrica é um serviço público, que ganha a eficiência administrativa que uma empresa privada pode oferecer, por ser direcionada para resultados. Dessa forma, fica evidente a necessidade de parceria entre o Estado e a Empresa Privada, pois se por um lado o Estado tem total interesse de que a sociedade receba a energia elétrica de qualidade para suprir a demanda de crescimento e de manutenção, por outro lado a Empresa Privada vai sempre buscar uma operação mais eficiente e com menores custos operacionais o que permite a desoneração da tarifa. Mas o Estado também precisa fazer a ‘lição de casa’ no seu papel de regulador do setor, desonerando também os impostos e permitindo ou até incentivando a modernização dos serviços prestados pelas concessionárias, que por sua vez detêm o monopólio desse serviço. A sociedade só tem a ganhar quando Estado e Setor Privado atuam juntos para a melhoria dos serviços a ela prestados. Na educação para o consumo consciente aplica-se a mesma lógica. As empresas privadas precisam ser remuneradas por seus serviços, mas podem ser incentivadas pelo Estado a desenvolverem projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor. E quando falamos de energia elétrica, necessariamente precisamos considerar a educação para o consumo consciente.

6. O que “ganha” a AES Eletropaulo ao aplicar um programa de Eficiência Energética com foco na mudança comportamental? (e neste caso especifico, destinado ao público infanto-juvenil)

Resposta: A AES Eletropaulo realiza o projeto de educação para o consumo consciente desde 2009 e o reformulou em 2010, sempre com a visão de o projeto prestaria um serviço importantíssimo para a comunidade e ao mesmo tempo permitiria aproximar a empresa de seus clientes. Recentemente (2012) a AES Brasil lançou a sua Plataforma de Sustentabilidade, que determina as diretrizes que serão perseguidas de forma a promover o desenvolvimento sustentável. Entre essas diretrizes encontra-se o Uso Eficiente dos Recursos Energéticos, que contempla a contribuição da AES Eletropaulo para a redução do desperdício de energia elétrica. A partir disso, a educação para o consumo consciente toma uma nova importância,

183

pois quanto mais conseguirmos contribuir para a redução do desperdício no consumo de energia, menos investimentos e sacrifícios o setor elétrico precisará fazer para atender à crescente demanda por energia elétrica. A AES Eletropaulo só pode distribuir energia elétrica se ela existir. Ninguém ganha nada se a energia acabar ou for insuficiente. Consideramos que essa seja a melhor oportunidade que o setor elétrica tem de praticar o desenvolvimento sustentável de fato, na busca pelo equilíbrio dos aspetos e impactos sociais, ambientais e econômicos.

Sobre o público-alvo, sabemos que é muito difícil provocar a mudança de hábitos, por vezes já tão arraigados nos adultos. Por isso, defendemos que as crianças e os jovens são os melhores influenciadores dos hábitos familiares, ao mesmo tempo em que serão nossos clientes do futuro e que já poderão entrar no mercado com uma nova consciência sobre o consumo de energia elétrica.

P14: Entrevista ELEKTRO

Por favor responda às seguintes questões, tendo em conta a tipologia Projeto Educacional da ANEEL e o programa Elektro nas Escolas.

Projeto Educacional: “Projeto dirigido à formação de uma cultura em conservação e uso

racional de energia, no público escolar e em comunidades constituídas de consumidores de baixo poder aquisitivo. A implantação de projetos educacionais deverá ser feita, preferencialmente, com a metodologia do PROCEL nas escolas.” (ANEEL, 2008: 18)

1. Sabendo que a Elektro optou pela metodologia PROCEL, pode explicar o porquê?

A Elektro utiliza o PROCEL nas escolas por ser um projeto interdisciplinar, da Eletrobrás e das concessionárias de energia elétrica, dentro do tema meio ambiente, onde envolve professores de todas as disciplinas aplicadas nas escolas.

Esta metodologia é apropriada e desenvolvida com linguagem pedagógica e literária e visa combater o desperdício de energia, com mudança de hábitos para uso da energia elétrica de forma eficiente, mais economica e com menos desperdício.

2. No que diz respeito à metodologia específica da Elektro, foi aplicado o Social

Marketing para alcançar um comportamento socialmente desejado (a eficiência

energética)?

A Elektro entende que é necessário implementar programas sérios perante a comunidade, e a importância em reforçar a parte pedagógica com o envolvimento dos alunos em situações em que possam por em prática o aprendizado e colaborem com o desenvolvimento de sua cidadania. Busca agregar ao processo educativo informações complementares às da grade curricular, disseminando o uso correto e eficiente da energia elétrica junto aos professores e alunos. A ideia é reunir a comunidade em busca de mudanças e novas perspetivas, conseguindo um comportamento e atitudes que são socialmente desejadas e aceitáveis.

3. Considera que os conhecimentos que uma empresa tem na área de marketing são importantes para alcançar os objetivos destes projetos (adquirir hábitos energeticamente eficientes)?

O marketing dentro da empresa, visa inserir a eficiência energética no planeamento de ações educativas voltadas aos professores e alunos, para que os mesmos pensem e ajam de forma coerente e única em prol da conservação de energia elétrica e da preservação do meio ambiente. O objetivo é aplicar os conhecimentos para que que possam ser feitas ações que visem adquirir novos hábitos eficientes para uma melhor qualidade de vida.

184

4. Porque a escolha do PROCEL Escolas, dentre todas as possibilidade de obrigação de aplicação de programas de EE?

A escolha do PROCEL se deve por ser um projeto interdisciplinar, o qual, envida esforços no sentido de possibilitar a atuação dos professores da Educação básica, como multiplicadores/orientadores nas atitudes anti desperdício visando à inserção dos alunos nas questões do uso racional de energia, garantindo eficiência e qualidade de vida e dos serviços.

5. Considera importante a parceria Concessionária/ Estado?

É valiosíssima estas parcerias pois promovem, desenvolvem e apoiam estudos que visam a busca de maior eficiência na conservação de energia elétrica junto aos consumidores, principalmente aos de baixa renda.

6. O que “ganha” a Elektro ao aplicar um programa de Eficiência Energética com foco na mudança comportamental? (e neste caso especifico, destinado ao público infanto- juvenil).

Com o combate ao desperdício de energia, vemos mudanças de hábitos que são repassadas às famílias, o que contribui para a preservação do ambiente para as gerações futuras, uma melhora na qualidade de vida e nos serviços essenciais à população.

APÊNDICE 18: Output Primary Doc Family: Perspetiva

Documentos relacionados