• Nenhum resultado encontrado

3 procura formal/ seleção formal

4.2 ENTREVISTAS EM ESCRITÓRIOS

As entrevistas com pessoas empregadas em escritórios ou chefes de escritórios não foram sempre tão abrangentes. Por isso as tabelas contêm menos colunas do que as tabelas sobre

os estabelecimentos comerciais. Certos resultados específicos são descritos no texto abaixo das tabelas.

Tabela 7

Caraterísticas gerais dos escritórios e do emprego nestes

Tipo de escritório Tipo do emprego Forma de seleção Treinamento Caixa oja tipo 1

(Bxa. dos Sapateiros)

informal procura informal/ Seleção informal não Administração loja tipo 3 (joalharia internacional)

formal procura formal/ Seleção formal

não

Escritório de advocacia

formal procura formal ou informal/ seleção relativamente informal não Consultório Odontológico

formal procura informal/ seleção informal

não

popular informal Banco

multinacional

formal procura formal/ seleção formal

sim

Fonte: Pesquisa própria - 1997

Nos escritórios e nas lojas pesquisadas só se encontrou emprego informal no pessoal administrativo no pessoal administrativo de uma das lojas visitadas. Mesmo assim é possível que em pequenos escritórios e consultórios haja funcionários sem carteira de trabalho assinadas. Em todas as empresas menores o processo de admissão é informal. Apenas o advogado introduz algumas formas mais formais, por exemplo anúncios em jornal ou testes elaborados na hora (escrever sob ditado, usar computador etc.). A seleção na joalharia e no banco são as mais formais, onde são poucos os canais de informalidade. Para secretárias, apenas o banco dá treinamento formal.

Tabela 8

Características, atividade e salário de funcionários administrativos em diversos estabelecimentos.

Tipo de escritório

Profissão / Função

Escolaridade Atividade exercidas Salário

Loja tipo 1 (Bxa. dos Sapateiros) caixa / aprovação de crédito 2o grau (colégio publico)

caixa e crédito (funções separadas),

gerente-dono faz os contatos com terceiros, resolve os

problemas 1 a 1½ SM Loja tipo 3 (Joalharia internacion al) secretária, contabilidade técnica mínimo 2o grau (colégio particular/ publico ), superior incompleto/ completo

contabilidade, caixa, estoque, recursos humanos, contato com

a matriz

4 a 5 SM

Advocacia secretária 2o grau digitação (a ditado, cópia), telefone, xerox

1 a 2 SM

Odontológic o

recepcionista (colégio publico) cobrar honorários, convênios

Escola particular popular assistente administrativo superior incompleto, 2o grau (colégio público) organização escolar, mensalidades, recursos humanos, caixa/bancos 3 SM Banco secretária executiva

superior completo redação ingl./port., agenda, contas pessoa física

17 SM

Fonte: Pesquisa direta - 1997

Em todos os casos a escolaridade mínima é o segundo grau. Com exceção dos dois últimos casos as atividades dos funcionários são trabalhos rotineiros e repetitivos que não requerem capacidade de decisão. Na loja da Baixa dos Sapateiros trata-se dos procedimentos de recebimento de caixa, consulta ao SPC etc. Em caso de qualquer dúvida o gerente-dono decide. Também na joalharia trata-se em princípio de procedimentos de rotina, só que mais complicados e que envolvem valores materiais ou financeiros maiores. Isto pode ser razão por escolaridades e salários maiores. No escritório de advogado as decisões são centralizados na mão do advogado-diretor e do outro advogado contratado. Além disso há ainda um analista de sistemas e um matemático. As secretárias só fazem aqueles trabalhos mais rotineiros. Segundo o advogado cometem muitos erros, de português e outros. Quando perguntado se não seria melhor que as secretárias teriam mais responsabilidades ele concordou, porém disse que as suas secretárias não conseguem fazer nem o trabalho atual e muito menos assumir responsabilidade. E pessoas mais qualificadas, segundo ele, exigem salários muito maiores.

A recepcionista no consultório de odontologia faz certamente trabalhos repetitivos e com pouca autonomia. Ela tem o segundo grau completo e faz "cursinho" para vestibular para odontologia. Os seus pais apenas tem uns poucos anos de escola e só sabem escrever o próprio nome. Ela prefere o emprego atual ao emprego anterior, na Supermar, porque apesar de ter o mesmo salário é menos cansativo e possibilita os estudos.

Um dos raros exemplos para jovens concluintes do curso médio que têm uma posição de certa responsabilidade pode ser encontrado no exemplo do assistente administrativo da escola particular. Trata-se de uma curso pré-vestibular e supletivo que oferece seus cursos a preços relativamente baixos. O curso foi recém inaugurado e estava, na época da entrevista, ainda não plenamente formalizado. O entrevistado também é um dos poucos jovens que trabalham em escritórios que ganham mais que 2 SM. A pessoa foi líder do grêmio estudantil e age de forma segura. O que também influi é a experiência de trabalho, pois ele trabalhava antes em bancos.

A secretária do banco multinacional diferencia-se fortemente do resto do grupo pelo salário muito mais alto. Ela tem nível superior e uma larga experiência como secretária bilingüe. Ela fala e escreve perfeitamente o inglês.

Reconhece-se que as entrevistas com o pessoal administrativo não são do mesmo tipo comparáveis, como aquelas com os comerciários, onde foi possível fazer uma tipologia mais rigorosa. Mesmo assim verifica-se que para trabalhos "básicos" de escritório, a escolaridade mínima exigida é o segundo grau completo, o que vale também para as lojas da Baixa de Sapateiros pesquisadas. Estas funções básicas podem ser encontradas nas lojas tipo 1, no escritório de advocacia e no consultório odontológico. Para este tipo de função o salário não excede muito o salário mínimo.

Num próximo grupo poder-se-ia reunir a escola particular e o escritório da joalharia; onde tanto as escolaridades são mais altas e os salários maiores. No primeiro caso, o funcionário tem que resolver mais assuntos de forma autônoma, tem maior poder de decisão e erros podem custar mais caro à empresa. No segundo caso, as funcionárias não trabalham de forma muito autônoma, ao contrário, todos os procedimentos (notas fiscais, pedidos internos, pagamentos de salários e comissões) tem que ser feitos com maior rigor. Erros podem ser caros para a empresa, já que os valores são maiores.

O caso da secretária executiva está à parte, ela recebe um salário muito maior que todos os outros, tem nível superior e fala e escreve inglês. Ela trabalha de forma bastante autônoma, tem redação própria, e faz contatos com altos escalões de empresas. Além disso, administra

a área dos clientes pessoa física, assistida pela gerente geral. Erros podem custar muito caro à empresa.

Documentos relacionados