• Nenhum resultado encontrado

• Dra. Beatriz Mendez, Coordenadora Nacional do Centro Argentino Brasileiro de Biotecnologia (CABBIO) na Argentina.

Data: 20 de novembro de 2006 Local: UBA, em Buenos Aires

Interesse: Discutir a forma de organização do CABBIO e sua importância para o avanço nas pesquisas com biotecnologia no Brasil e na Argentina.

• Dra. Maria Cristina Saucede, Diretora Nacional Asistente de Planificación, Seguimento y

Evaluación do INTA.

Data: 24 de novembro de 2006

Local: Sede Central do INTA, em Buenos Aires

Interesse: Discutir as principais diretrizes adotadas pelo INTA nos últimos anos, com especial atenção ao Plano Estratégico Institucional (PEI) 2005-2015.

• Dr. Walter Pengue, pesquisador do Grupo de Ecología del Paisaje y Medio Ambiente (GEPAMA) e professor da UBA

Data: 05 de dezembro de 2006

Local: GEPAMA, UBA, em Buenos Aires

Interesse: Discutir os cultivos transgênicos na Argentina. O autor se destaca pela crítica em relação à forma como esses cultivos foram difundidos na Argentina.

• Dr. Salvador Bergel, professor da Facultad de Derecho (UBA) e Cátedra UNESCO de Bioética (UBA).

Data: 07 de dezembro de 2006

Local: Em seu escritório, em Buenos Aires.

Interesse: Discutir a legislação de propriedade intelectual de cultivares na Argentina, o conflito entre a Monsanto e os produtores rurais argentinos e outros aspectos referentes aos cultivos de Organismos Geneticamente Modificados.

• Dr. Jorge Schvarzer, professor da UBA e integrante do Proyecto Estratégico de la UBA - PLAN FÉNIX.

Data: 13 de dezembro de 2006 Local: UBA, em Buenos Aires

Interesse: Discutir os principais pontos referentes ao avanço da soja transgênica na Argentina e o papel que o INTA teve e pode vir a ter nesse processo. Discutiu-se também a polêmica entre a Monsanto e os produtores rurais argentinos.

• Dr. Jorge Nisi, Coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Trigo, do INTA (da unidade de Marcos Juárez).

Data: 18 de dezembro de 2006 Local: INTA, em Buenos Aires

Interesse: Discutir as características gerais do Programa de Melhoramento Genético de Trigo do INTA e o mercado de sementes do cereal na Argentina. Discutiu-se também as articulações do INTA com o setor privado na pesquisa e no mercado de sementes de trigo. • Adolfo Cerioni, Coordenador Nacional de Vinculação Tecnológica do INTA.

Data: 18 de dezembro de 2006 Local: INTA, em Buenos Aires

Interesse: Discutir a política do INTA de articulação com o setor privado, com especial atenção ao tema de propriedade intelectual. Discutiu-se alguns pontos do acordo INTA/Bioceres.

• Marta Gutierrez e Maria Elena Ragonese, pesquisadoras da Unidade de Vinculação Tecnológica do INTA.

Data: 18 de dezembro de 2006 Local: INTA, em Buenos Aires

Interesse: Discutir a estrutura do mercado de sementes de soja, milho e trigo na Argentina, o papel do INTA nestes mercados e suas formas de articulação com o setor privado, nacional ou estrangeiro.

• Flávia Galmarini, diretora de Marketing e Comunicação da Associação Argentina de Proteção das Obtenções Vegetais (Arpov) e também ligada à Associação dos Sementeiros da Argentina (ASA).

Data: 18 de dezembro de 2006 Local: Arpov, em Buenos Aires

Interesse: Discutir aspectos gerais da legislação argentina de proteção de cultivares e o mercado de sementes das principais culturas agrícolas, com destaque para o mercado paralelo de sementes (também chamado de “bolsa branca”).

• Marcelo Regunaga, professor da UBA e de San Andrés, Secretario de Agricultura de Argentina (1991-1993 e 2001) e Secretario de Industria, Comércio e Minería (1996). Data: 19 de dezembro de 2006

Local: Em seu escritório, em Buenos Aires

Interesse: Discutir a introdução e a difusão dos cultivos de soja transgênica na Argentina, o papel que o INTA teve nesse processo e o futuro do melhoramento vegetal público na Argentina.

• Alejandra Piermarini, técnica do Fondo Tecnológico Argentino (Fontar) de la Secretaría de Ciencia y Tecnología de la Nación.

Data: 19 de dezembro de 2006 Local: Fontar, em Buenos Aires

Interesse: Discutir a forma de atuação do Fondo e sua estruturação. Além dessas informações, discutiu-se também a importância de estudos comparativos entre Brasil e Argentina relacionados às formas de financiamento do processo de inovação.

• Roberto Bliujus, Secretário Técnico da Comisión Nacional de Semillas (CONASE) e Técnico do Instituto Nacional de Semillas (INASE).

Data: 19 de dezembro de 2006 Local: INASE, em Buenos Aires

Interesse: Discutir os diversos aspectos referentes ao mercado argentino de sementes, as estratégias das principais empresas sementeiras instaladas na Argentina e as principais características da Lei de Cultivares no país vizinho.

• Dr. Andrés López, Professor da UBA e Pesquisador Principal do Centro de

Investigaciones para la Transformación (CENIT)

Data: 12 de julho de 2007 Local: CENIT, em Buenos Aires

Interesse: Discutir as principais questões do livro “Los Transgénicos en la Agricultura Argentina”, de autoria de Eduardo Trigo, Danil Chudnovsky, Eugenio Cap e Andrés López

• Dr. Roberto Bisang, Professor da Universidad Nacional de General Sarmiento Data: 13 de julho de 2007

Local: Centro REDES, Buenos Aires

Interesse: Discutir com ele e com sua equipe as principais questões referentes à pesquisa agropecuária argentina, com destaque para a legislação de cultivares, a estrutura dos mercados de sementes e agroquímicos e as diferenças e semelhanças entre a forma de atuação da Embrapa e do INTA.

• Dr. Roberto Bochetto, Diretor Nacional do INTA Data: 13 de julho de 2007

Local: INTA, Buenos Aires

Interesse: Discutir com as principais diferenças e semelhanças entre a forma de atuação da Embrapa e do INTA na pesquisa e na comercialização de sementes.

• Dra. Mônica Witthaus, Professora de Direito da Propriedade Intelectual da UBA Data: 25 de setembro de 2007

Local: Estudio Witthaus & Asociados, em Buenos Aires.

Interesse: Discutir com as principais questões referentes às legislações de proteção de cultivares e de propriedade industrial na Argentina.

• Adolfo Cerioni, Coordenador Nacional de Vinculação Tecnológica do INTA. Data: 25 de setembro de 2007

Local: INTA, em Buenos Aires

Interesse: Retomar a discussão realizada em dezembro de 2006 a respeito da política do INTA de articulação com o setor privado, com especial atenção ao tema de propriedade intelectual.